Cansei-me de tocar só blues!

Autor Mensagem
Gianyny
Veterano
# mai/11 · Editado por: Gianyny


Bom pessoal, de uns dias pra cá venho "brincando" muito de solar, improvisar, mas me cansei de ficar solando errado, fora da escala, dando slide pra tudo quanto é lado pra acertar a nota certa, cansei de ficar só no 1234, e resolvi que agora quero estudar as notas do braço da guitarra/violão, saber cada nota do braço sacam ? Se for pra arranjar alguma coisa, eu consigo de boa, porém tenho que ficar lá alguns minutos procurando as notas da escala.

Edit: Entenderam o que eu quis dizer com "tocar blues" né ?

A princípio quero aprender o básico, solar nas escalas naturais e menores, tipo:

C: dó, ré, mi, fa, sol, la, si

D: ré, mi, fa#, sol, la, si, do#

E: mi, fa#, sol#, la, si, do# ré#

F: fa, sol, la, sib, do, ré, mi

G: sol, la, si, dó, ré, mi, fa#, sol

A: la, si, do#, ré, mi, fa#, sol#

B: si, dó#, ré#, mi, fa#, sol#, la#

E nas menores dessas escalas, porém, não tenho muita idéia de como começar este estudo, por isso peço a ajuda dos colegas do fórum para me instruirem em como começar esse estudo ai.
Bom galera, eu usei a busca, li este tópico, porém são muitas coisas de uma vez, se puderem me ajudar fico muito grato galera, vlw.

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


puts..
SRV morreu e não se cansou..devia estar vivo..
adoro blues..putss...

Ant--
Veterano
# mai/11
· votar


Acho que vc está confuso, ou nos confundindo. Chegou a dominar o Blues completamente para se cansar dele? Se sim, o resto não deveria ser tão misterioso assim.

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


Ant--

falou e disse..

buddy guy
Veterano
# mai/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Gianyny

Cansei-me de tocar só blues!

Só pra animar !!!



ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Gianyny
Entenderam o que eu quis dizer com "tocar blues" né ?

Entendi perfeitamente, e é assim mesmo. Mas um ponto engraçado que pelo menos aconteceu comigo e com mais guitarristas que conheço, é que como vc descreveu começamos "tocando blues" ( principalmente por culpa da famigerada pentatonica, a "escala do povo" hehehe) ou pelo menos achando que estamos tocando.

No meu caso depois de tocar os guitar heroes de outros estilos e bandas de outros estilos, voltei pro blues depois de velho, e acredito tocando bem mais!!!

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mai/11
· votar


Gianyny
Procure um bom professor e seu problema estará resolvido.

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Edit: Entenderam o que eu quis dizer com "tocar blues" né ?
na verdade n

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm
Edit: Entenderam o que eu quis dizer com "tocar blues" né ?
na verdade n


Se eu entendi bem ( se não me corrijam ) ele quis dizer pela "facilidade" pelo uso somente da pentatonica, por ser no geral o primeiro estilo que nos familiarizamos e começamos a improvisar. Foi meio ironico, acredito, mas essa afirmação serve pra caractarizar o ponto dele. Mas como outros disseram se ela ja toca um bom blues, improvisa bacana ou não, é outro assunto...


Gianyny
Cara, tem muita coisa....Nao acho que esse topico aqui vai render não. Continua lendo e procurando por topicos sobre assunto de improvisação. Sou duvida é MUITO genérica, estuda mais e quando tiver um duvida mais aguda, algum detalhe vc posta a duvida. Acho melhor.

Marc Snow
Veterano
# mai/11
· votar


tocar blues = decorar o primeiro shape da penta m7

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Marc Snow

Esqueceu das blues-notes, pô. Ta doido!!!! Nem parece bluseiro vc!!!

o/

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


buddy guy

o/ Craig é mágico! Legal é a marca da guitarra no head! hehe



Abs

Gianyny
Veterano
# mai/11
· votar


Galera

Pessoal, desculpem-me, pensei que fossem entender o que eu quis dizer como "tocar somente blues".
Vou explicar: é que o Blues é o estilo mais "livre" pra se improvisar não é ? Eu quis dizer com isso que eu fico solando/improvisando sem saber escala nenhuma, entenderam ? Tipo, pego a guitarra/violão e fico lá brincando mas sem saber um nota sequer que estou tocando. Agora ficou claro.

Quanto ao tópico, quero saber como resolver justamente isso, como eu devo começar a decorar as notas no braço da guitarra/violão. Eu entrei em um site que vi aqui, JGuitar, e imprimir isso aqui: http://jguitar.com/scale?root=C&scale=Major+Pentatonic&fret=0&labels=l etter&notes=sharps

Tipo, eu que sou leigo em escalas (de solos e improvisos, não de acordes), posso começar por ai ? Aprendendo essas notas ai ?

Bom pessoal, agradeço quem postou e desculpem-me se não fui claro.

Vlw

Gianyny
Veterano
# mai/11
· votar


brunoepronto
Procure um bom professor e seu problema estará resolvido.

Nem sempre isso é possível.

cordassi
Veterano
# mai/11
· votar


Gianyny
Eu acho que você devia começar harmonia do 0, porque mesmo que você aprenda todas as notas/escalas, entender a relação delas com os acordes/progressõe ajuda muito..

Eu ia indicar o site do Panucci mas entrei agora, e tá fora do ar o.o

erickx
Veterano
# mai/11
· votar


Gnte, tem outra escala, além da penta-blues, pra tocar blues em cima?
ou seja, que dá a sonoridade de blues, nos solos!

Outra coisa> a penta blues é só com: penta menor+blue note? Ou também penta maior+blue note, ou outras escalas +blue note?


Desculpe a noobisse, e Gianyny, foi mal por usar seu tópico!
Valeu...............

DraKo
Veterano
# mai/11
· votar


Vc devia ter vergonha de falar que tocar errado é tocar blues.

Gianyny
Veterano
# mai/11
· votar


DraKo

Pow cara, quer que eu desenhe?!

cordassi

Man, eu sei o que é harmonia, eu sou tecladista.

DraKo
Veterano
# mai/11
· votar


Eu entendi o que vc falou. Mais sair falando que da uns slide outside e ousar comparar isso com blues ou nomear isso de blues devia ser crime

... SRV e Eric Clapton estão intercedendo por sua alma

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Gianyny
é que o Blues é o estilo mais "livre" pra se improvisar não é ? Eu quis dizer com isso que eu fico solando/improvisando sem saber escala nenhuma, entenderam ? Tipo, pego a guitarra/violão e fico lá brincando mas sem saber um nota sequer que estou tocando. Agora ficou claro.


Xiiiii, é pior doq eu pensava!!!

Boa sorte!!

Ant--
Veterano
# mai/11
· votar


Tipo, pego a guitarra/violão e fico lá brincando mas sem saber um nota sequer que estou tocando. Agora ficou claro.

Sim, agora ficou claro :)

Jube
Veterano
# mai/11
· votar


DraKo
Vc devia ter vergonha de falar que tocar errado é tocar blues.
Huahauhauahuahuahuah

Gianyny
Eu começaria a teoria do 0
Tem um material muito bom nesse topico aqui, veja o link no post do Carregando

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


erickx
Gnte, tem outra escala, além da penta-blues, pra tocar blues em cima?
Outra coisa> a penta blues é só com: penta menor+blue note? Ou também penta maior+blue note, ou outras escalas +blue note?

Descubra você mesmo! Experimente.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Gianyny: Eu quis dizer com isso que eu fico solando/improvisando sem saber escala nenhuma, entenderam ? Tipo, pego a guitarra/violão e fico lá brincando mas sem saber um nota sequer que estou tocando. Agora ficou claro.

Filho, blues é o pai do Rock! O alicerce... Pura raiz! Feeling na véia! Se vc cansou do Blues, talvez precise revisar seus conceitos!

Só na maciota:



Abs

Felipe.Guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Estudo um pouco de jazz, funk, metal qualquer outros estilo com certeza vc vai sentir falta do blues mais tarde, outra coisa tenta solar cantando as notas é bem legal e te da uma noção do que vc ta fazendo, nas videos aulas do mozart mello sempre que improvisa vc ve ele cantando as notas baixinho e tocando a mesma coisa mesmo quando frita.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Só na maciota 2!

Robert Cray!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Gianyny
Veterano
# mai/11
· votar


Pessoal, obrigado aos que postaram, tem gente que até agora não entendeu o negócio do Blues.

Jube
Vlw pelo post.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Gianyny
tem gente que até agora não entendeu o negócio do Blues.
Acho que você que não entendeu o que é blues.

A coisa não é tão simples quanto se imagina não. Aliás, nada é simples. Para se tocar um blues de verdade é necessário mais do que pentatônicas (ou arriscar notas sortidas, como tu faz).

Ouça esses vídeos que a galera postou, os teus improvisos saem pelo menos tão bons quanto? ao menos você acerta as notas certas (dificil quando não sabe nenhuma escala)? Se não, não é blues.
Deixa de preguiça, tem muito material por aqui, pegue uma escalas e vá estudar.
Se tu não gosta de blues, bem... azar o teu, mas pegue um metal, um funk (estilo James Brown), qualquer coisa mas vá treinar.

Entendo como é esse desânimo, mas tu ten que levar a coisa pra outro nível se quizer progredir. Aí é so botando a mão na massa e treinar.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Gianyny: Pessoal, obrigado aos que postaram, tem gente que até agora não entendeu o negócio do Blues.

Ou será que vc não soube explicar claramente? ;)

Abs

Luciano SJ
Veterano
# mai/11
· votar


Rssrsrsrsrs, nossa,

muito engraçado o conceito de Blues encotrado aqui.

Infelicidade extrema.

E a emenda saiu pior que o soneto.

Passa uns Clapton, Jeff Back, SRV e, principalmente, BB King

pro garoto.

ai, quando ele "enjoar",

vai dizer que enjoou de "alguma coisa" de blues

e finalmente partir para fritação em paz.

boa sorte!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cansei-me de tocar só blues!