Informações desencontradas de luthier sobre captadores

Autor Mensagem
nonatoprata
Veterano
# mai/11 · Editado por: nonatoprata


Amigos, recentemente adquiri uma guitarra strato SX Ash. É uma guitarra muito boa pelo custo. Madeira excelente. Todavia suas tarraxas são um lixo, não segurariam nem cordas de nylon e seus captadores, que não são ruins, poderiam melhorar. Por isso procurei três luthiers para trocar a captação. Como não quero gastar muito nela, pesquisei no forum e sugeri o uso do alnico blues da malagoli. Só que as respostas de cada luthier diferiram:

Luthier 1: malagoli não presta para nada, o seu é melhor que a malagoli. Tem que colocar seymour duncan.

Luthier 2: malagoli é muito fraco e os cabreras estão péssimos. Só recomendo o hot noiseless da Fender.

Luthier 3: Não compre malagoli e sim invista nos cabrera.

Considerando as informações desencontradas eu pergunto a todos:
- O custom alnico blues da malagoli é realmente tão ruim ou tão bom quanto falam?
- Está realmente muito abaixo dos fender?

R. Marcone
Veterano
# mai/11
· votar


nonatoprata
Luthier 1: malagoli não presta para nada, o seu é melhor que a malagoli. Tem que colocar seymour duncan.

Luthier 2: malagoli é muito fraco e os cabreras estão péssimos. Só recomendo o hot noiseless da Fender.

Luthier 3: Não compre malagoli e sim invista nos cabrera.


4: Malagoli é uma porcaria.

gucrispim
Veterano
# mai/11
· votar


5. eu discordo, malagoli (para mim) tem ótimos captadores.

nonatoprata
Veterano
# mai/11
· votar


E a dúvida continua. Será que alguém que usa os alnico blues pode dar opinião?

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nonatoprata

Cara, sobre tarraxas, eu já vi muita gente que colocava as cordas de forma errada, ou colocava certo mas deixava folga pois não puxava as cordas pra eliminar folga natural, que pode acontecer mesmo sem as cordas estarem novas.

Sobre os captadores, tenho uma Strat com Malagoli e Di Marzio. Enfim, tudo é questão de experimentar. É muito complicado dizer se um é melhor ou pior pq os captadores soam diferentes de acordo com a guitarra, que por sua vez podem soar diferentes, mesmo da mesma marca e modelo!

Enfim, eu prefiro gastar menos num Malagoli (que acho bom), pra uma guitarra "barata", do que investir num famoso pelo triplo do preço.

Só pra finalizar, timbre é algo muito subjetivo. Se eu dissesse que gosto de sons anasalados pra alguém isso poderia soar estranho, mas qts clássicos do rock soam assim! Mas isso é fruto do amp, cabo, microfone pra gravação e etc. Nada funciona sozinho, mas dentro de um sistema. Por isso, eu não me atrevo julgar captadores.

Abs

Digosambora
Veterano
# mai/11
· votar


Só uma pergunta:

Os luthiers vão fazer somente a mão de obra ou a captação está inclusa no serviço???

Se for isso, tá explicado!!! Os caps que citaram são tops, porém, ultrapassam (contando mão de obra) o valor da guitarra.

A Malagoli tem sim, ótimos captadores e sem contar que o atendimento é excelente. Você trata direto com o Érico que, inclusive frequenta o fórum.

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11
· votar


nonatoprata

Solução coloque: Sergio Rosar

Stevenzin
Veterano
# mai/11
· votar


O meu luthier não conhecia Malagoli até me conhecer :)

Levei uma Memphis pra colocar HB Hot e HB Trad, e ele gostou muito do som clean

Adorou o HH777 (Kit) que eu coloquei em uma Washburn.

E ele falou que o Intruder Pro e Hot blade, tem tanto ganho e definição quanto um captador boutique.
Até me preguntou o preço

Agora, SD, Dimarzio, EMG, REALMENTE são melhores, mas as vezes muito imperceptivel. E nome sempre fala mais alto.... Como dizem marca é qualidade

Nunca testei captadores Fender tirando os Noiseless, eles são bem diferentes. Mas o Alnico Blues é muito bom, não vai se arrepender, se vc for usar uma distorçao de vez em quando, compra o Vintage Stack deles

nonatoprata
Veterano
# mai/11
· votar


o VINTAGE stack da malagoli não iria tirar o som estalado de strato?

gucrispim
Veterano
# mai/11 · Editado por: gucrispim
· votar


nonatoprata
eu, sinceramente, achei muito foda o som dos custom alnico blues que coloquei numa strato tagima que tive (braço e meio) e pra falar a verdade na mesma época eu arranquei fora um seymour de uma tele fender e coloquei um gfs por que não curti o SD na tele.
eu indico o malagoli custom alnico blues, são captadores otimos (meu luthier comentou isso comigo tambem, e falou ainda que a imagem de malagoli que ele tinha na cabeça era outra e errada).

quanto ao vintage stack acredito que ele iria eliminar o ruído de single, dar um pouco mais de saída mantendo as caracteristicas de single, se você tiver maiores dúvidas sobre os malagoli, entre em contato direto com o Érico Malagoli, que é muito atencioso e prestativo, pelo site www.captadores.com.br

nonatoprata
Veterano
# mai/11
· votar


Eu quero um captador de som estalado e quente, mas não quero muito ruído. Não me importo com marca ou boutique. Me importo com meu bolso pois meu dinheiro não vem fácil. Por isso estou aberto a todo tipo de captador. Alguém mais tem os malagoli?

Marcosrcf
Veterano
# mai/11 · Editado por: Marcosrcf
· votar


nonatoprata
Eles devem estar achando que são aqueles malagoli xexelento de 20 reais.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nonatoprata: Alguém mais tem os malagoli?

Sim, é só usar a busca que vc vai se dar bem. ;) Inclusive tem um tópico oficial só sobre esses captadores, onde o Erico Malagoli participa até hoje.

Abs

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


nonatoprata
Eu acho que tem muito luthier que é mais acostumado a lidar com instrumentos mais tops, logo tem um pouco mais de "preconceito" com relação a materiais mais baratos. O meu luthier costuma falar mal dos Malagoli e elogiar os Cabrera. Pedi pra ele instalar uns GFS na minha double neck e ele curtiu o som deles.

nonatoprata
Veterano
# mai/11
· votar


Um grande Luthier de Ipatinga certa vez me fez um orçamento e me disse que eu tinha que usar os cabrera que eram tops, melhores que muito fender. Agora, quando questionei ele, um ano depois já me diz que cabrera tem um péssimo padrão de qualidade e que o negócio é partir pros dimarzio. Pôxa, só quero dar um up na guitarra e não quero gastar muito. Se os custom alnico blues forem muito próximos dos originais da SX Ash eu nem vou mexer pois não dá para pagar 600 reais só no captador. Ainda tenho que gastar no amp já que tenho pedais legais já. Assim, minha dúvida segue...

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


nonatoprata
No seu caso, eu investiria nuns Malagolis ou GFS. Dá pra importar um trio de singles tops do GFS por US$80 mais uns US$20 de frete. Eu peguei o 1963 Strat Texas, gastei mais ou menos isso, passou batido pela receita, mas ainda não instalei.

erickx
Veterano
# mai/11
· votar


Cade o bertola?
Ele sim vai saber te responder!
Abç

nonatoprata
Veterano
# mai/11
· votar


Onde está o bertola?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


nonatoprata
Cara, luthiers que tem preconceito com os Sound/Malagoli tem aos montes; eu mesmo fui um deles.
Isso não procede.
Os capts Sound/Malagoli AlNiCo Blues são bons para o seu preço e adequados à sua guitarra (outra boa escolha são os GFS, mas esses, só importando diretamente, e há que se possuir Cartão de crédito internacional).
O "hum" de 60 ciclos é inerente aos capts "single-coils", e não há como eliminá-lo. O que minora bastante é uma blindagem com folha de cobre específica.
Se minha memória não me traiu, eu acho que já lhe dei essas dicas antes, não?
Abçs

nonatoprata
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como sempre o Bertola resolvendo nossas questões. Estou agora em dúvida entre os GFS Blue Texas I96 ou os alnico blues da malagoli. O preço é o mesmo. O que vcs acham, vou de gfs ou de malagoli?

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nonatoprata

O GFS Blues Texas é mais bonito! hehe...

Abs

ps. eu instalei esse Blues Texas na minha Strat. Gostei!

nonatoprata
Veterano
# mai/11
· votar


Será que o GFS vai ficar muito mais estalado e cortante que o malagoli?

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


nonatoprata

Cara, pra comparar só instalando os 2 na sua guitarra, um de cada vez. Como isso provavelmente nunca vai acontecer, relaxa, pois vc tá bem servido.

Abs

nonatoprata
Veterano
# mai/11
· votar


Comprando pelo ML (não tenho as manhas de comprar direto dos EUA) sai a 230 o set de caps GFS blue Alnico Texas. São dois modelos: o I96 que é o Boston Blue Texas e o 195 que ´o Boston Blue Vintage. A diferença é só na ponte. O I96 tem mais saída. Agora vejam só: Esse cap é um dos top de linhas da GFS, um dos mais caros. Importado eu pago 230 o trio. Se eu comprasse Malagoli, nacional, sem ser top de linha, eu pagaria os mesmos 230 reais. Então, acho que entre um GFS top de linha e um malagoli o correto é apostar no GFS. Correto?

nonatoprata
Veterano
# mai/11
· votar


A propósito, esse GFS terá mais ruído por ser "texas" do que um captador vintage?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


nonatoprata
Cara, como eu já te disse acima, "desencana" com esse troço de ruído.
TODO "single-coil" tem ruído, isso é fato. "Singles" de qualidade com esses citados acima (notadamente o da GFS, que é MUITO bom!), tem menos ruído, e uma blindagem minora isso ainda mais.
Não existe isso de guitarra 100% silenciosa! Isso é coisa de estúdio, de gravação. Não confunda o som que vc ouve num CD, com o som real, "ao vivo".
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


nonatoprata
Hoje mesmo eu estava assistindo um show do Faiska "ao vivo" na TV Sesc, e ele tocava "pra caramba"! com uma Superstrato e o ruído estava lá, dava pra perceber claramente....
So what?
Abç

Drinho
Veterano
# mai/11 · Editado por: Drinho
· votar


No fim das contas existem ótimos profissionais no mercado que também erram pois são seres humanos mas tentam ser o mais imparcial possível dando argumentos técnicos e educados a respeito de um produto ou seja lá o que for para chegar numa solução inteligente de acordo com suas necessidades e seu bolso. A Seymour Duncan é ótima, eu tenho captadores da seymour nas minhas guitaras e realmente não deixam a desejar mas não existe só ela no mundo, há fabricantes que trabalham com a mesma linha de custo e fabricantes de produtos mais econômicos que são excelentes também. Eu não tenho captadores da malagoli mas tive a oportunidade de testa-los e fiquei impressionado com a qualidade e o custo desses produtos, principalmente no que simula os texas special da fender, agora eu nao sei dizer o nome do captador, se eu não me engano é custom blues, alnico blues, alguma coisa assim. É fácil o luthier falar que tudo é uma merda e só seymour duncan é bom, o difícil e você chegar na oficina do cara com seu suado dinheirinho contado e ele deixar a sua guitarra honesta com um investimento que tá dentro da sua realidade. Há profissinais que conhecem, pesquisam, comparam e conseguem proporcionar essas melhorias ao cliente.
Captadores da cabrera eu sinceramente não conheço, mas falar que malagoli é uma porcaria... eu não concordo porque isso não é verdade. Eu testei mais de uma vez em guitarras de cedro, marupá que são as madeiras nacionais favoritas ai pra esse tipo de som, comprovei e recomendo de cara para quem quer dar uma envenenada na menina.

Abraço

nonatoprata
Veterano
# mai/11
· votar


Bertola muito obrigado. Vou ficar com os GFS!

Calime
Veterano
# mai/11
· votar


nonatoprata
Kra, dá uma olhada nos Sergio Rosar tbm, pq são mto bons.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Informações desencontradas de luthier sobre captadores