Saber rapidamente em qual escala está?

    Autor Mensagem
    playerguitar
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: playerguitar


    Galera, minha dúvida é simples, mas, acho que será difícil explicá-la para vocês. Enfim, se alguém entender e me responder, eu agradeço.

    Olha só, pode até ser boba... mas, pensei que pode existir um meio mais fácil.

    Sei o que é uma escala, entendo os intervalos, conheço o braço da guitarra... a pergunta é:

    Tem alguma forma (macete) de descobrir rapidamente em qual escala (ou campo harmônico) se está tocando? Ou seja... Pressiono a casa 3 da primeira corda. Em seguida pressiono a 5, depois a 7, depois a 8 e assim até completar uma sequência de 7 notas seguindo o padrão: T, T, ST, T, T, T, ST. Fazendo isso eu estarei digitando a escala de sol maior. Porém, eu sei que esta é a escala de G porque, logicamente eu já sabia que a casa 3 é a nota sol e por várias razões eu sei que essa é definitivamente a escala de G, e é óbvio que eu fiz isso premeditadamente, isto é, pensando na escala de G... Agora... imaginemos que eu escolha aleatoriamente uma determinada casa da guitarra e pressione-a e a partir daí vou criando uma determinada melodia (imagine que eu estou só com a guitarra plugada e não tem nenhuma harmonia na parada)... existe algum macete para rapidamente eu saber: Estou dentro da escala tal!

    Ou não tem como fugir dos desenhos, shapes, digitações (tudo a mesma coisa) ou ciclo das 4s e 5s?

    Alguém entendeu alguma coisa do que eu disse? hehehehe

    ROo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ué, se cada vez que você bater em alguma casa você souber que nota é aquela e enquanto vai tocando outras tem o conhecimento de escalas, você vai saber o que tá tocando.

    playerguitar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Nem sempre... e se a nota não for o I grau da escala?

    Dibilo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    a escala de sol maior é diferente de Dó maior concorda comigo?
    como o ROo falou quando vc pressiona determinada nota e em seguida outras notas etende-se que as notas que vc estara pressionando esteja dentro do campo harmonico (salvo exceçoes),basta voce conhecer cada escala e sua respectivas notas e reparar quando vc estiver solando as escalas,num sei se deu pra entender...não sou muito bom explicando.

    De Ros
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    playerguitar

    Entendi. Tem como saber rapidamente sim.

    Basta tocar algumas notas que tu vai descobrir o centro tonal. Para saber isto, basta conhecer harmonia, saber como funcionam os "campos harmônicos" e um pouco de harmonia funcional.

    Lógico, a música pode estar em tons um pouco diferentes do comum, então é bom saber também os campos harmônicos menores (harmônica e melodica).

    Entender como funcionam as modulações também é legal!
    E lógico, ter o ouvido preparado para reconhecer linhas atonais ou dodecafonicas também ajuda, apesar de não se usar muito.

    Não existem atalhos. Os atalhos levam a outros caminhos.

    Abração!

    playerguitar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Poxa De Ros... arrebentou! hehehehe

    Perguntei isso porque vez ou outra alguém vem com algum macete... aí pensei: Será que existe algum macete para rapidamente saber em qual campo harmônico está?

    Sobre sua resposta: É aquela velha história... guitarrista que não sabe harmonia é um guitarrista fracassado, concorda?

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Não existem atalhos. Os atalhos levam a outros caminhos.
    (Marcos De Ros)
    Já faz a patente ai!

    muellerviana
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Não é uma regra mas eu uso por mim msm foi só um raciocinio(ou não,huahaha),repara o desenho que está se formando,exemplo um mixolídio,aí já sabe o tom,ou na maioria dos meus casos a frase acaba em uma das três notas que forma o acorde(o acorde da tônica)

    De Ros
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    playerguitar

    "É aquela velha história... guitarrista que não sabe harmonia é um guitarrista fracassado, concorda?"

    Nunca! Posso citar uma lista enorme de guitarristas maravilhosos que não sabem nada de harmonia.

    Mas eles nasceram com um dom que eu não tenho, então eu estudo para chegar lá!

    Abração!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saber rapidamente em qual escala está?