Autor |
Mensagem |
AleK Veterano |
# abr/11 · Editado por: AleK
Alguem podia dar algumas dicas sobre como associar o estudo da teoria com as músicas que gosto? Sem ficar aquela monotonia na hora de por em prática.
|
Educassiano Veterano |
# abr/11
· votar
Para te auxiliar voce poderia ser mais especifico, tipo o que da teoria voce nao assimila na pratica? quais as musicas que voce gosta?
|
AleK Veterano |
# abr/11 · Editado por: AleK
· votar
Tudo... no papel dá pra entender tudo direitinho e tal. Formação de escalas, formação de acordes, intervalos e por ai vai.
O negócio é na hora de por em prática essa teoria, eu sempre acabo parando de estudar teoria por falta de entusiasmo.
Fica aquela coisa de aprender primeiro no papel e depois por em prática aquilo que apredeu, até ai tudo bem.
Acontece que quando eu estou lá estudando e práticando eu não vejo nem um sentido no que eu estou fazendo, pra que serve ou como aquilo vai ser útil pra mim, ai eu acabo me dispersando, começo a fazer outras coisas, brincar de improvisar nas escalas e tal e estudar que é bom nada.
Por exemplo a pauta, quando começei estudar pauta sempre é baseado em algumas obras, aquelas músicas folcloricas lá, acho que é isso. Até hoje tenho essas músicas grudadas no meu cérebro que só de lembrar em pauta começam a "tocar" na minha cabeça. Eu não dou conta de ficar horas treinando essas coisas e com vontade de estar tocando outras.
Tem algum método de estudar baseado nas coisas que eu gosto?
Começar com alguns riffs simples, solos simples e tal e depois a medida que for avançando ir pegando composições mais complexas? Ou pra isso eu vou precisar de acompanhamento de um professor?
Atualmente estou sem condições de pegar aulas e nem sei quando vou ter, ai o que eu puder ir estudando por contra própria até voltar a pegar aulas vou estudando.
Sobre as músicas, o que eu realmente gosto de tocar é Iron Maiden, Metallica, Megadeth, Anthrax, Artillery, Pantera, Judas Priest, Motorhead, Slayer, Black Label Society, Lamb Of God, Kreator, Death.
Mas também gosto de tocar algumas musicas de Kansas, AC/DC, Accept, Black Sabbath, Ozzy Osbourne.
|
Will Bejar Veterano |
# abr/11
· votar
AleK Se vc tem noção boa de partitura, eu faria o seguinte, ao invés de procurar músicas pra tirar pela partitura, tira a música e transcreve!!! Eu fiz isso várias vezes e comecei a ter uma percepção muito melhor de leitura à primeira vista e análise das partituras!!! Eu sinceramente odiava algumas músicas que meu professor do Conservatório me passava pra tirar, aí eu escolhia uma e fazia a transcrição!!!
|
AleK Veterano |
# abr/11
· votar
Entendi, mas minha noção de tablatura não é tão boa ainda pra transcrever músicas não.
Atualmente quero focar mais em teoria pórem deixando a partitura de lado um pouco, quero voltar a estudar partitura quando voltar a pegar aulas, quero evitar possíveis vícios.
Mas se não me engano já me deram essa dica mesmo, pegar músicas e transcrever, que ajuda a melhorar a leitura e análise de partituras.
|
Educassiano Veterano |
# abr/11
· votar
AleK
Certo amigo, entendi sua dúvida com o seu segundo post. Entendi sua dúvida só espero nao ser chato e falar tudo que voce ja percebeu sobre guitarra, mas ae vai minha tentativa:
O principal obstaculo que eu vejo da sua parte é o seguinte: Voce super estima a teoria, voce a está colocando num pedestal quando fala desse jeito, entende? acima de outras coisas como "se divertir tocando" e "tocar o melhor possível que consigo".
Tenha em vista: Tony Iommi, Angus Young, O trio Maiden, Dave Mustane, Lemmy, nenhum deles no seus tempos de "subida a fama" ou ainda "reconhecimento por tocar bem" tinha noçoes apuradas de teoria como as que voce busca (pauta, por Ex.). MAS é claro que isso nao é nenhuma razao para voce simplesmente ignorar o fato de aprender, ter noçao do instrumento.
Procure fazer o que Will Bejar disse, faça o "método contrário" de teoria, tente aprender ela a partir das músicas que você gosta: "Qual a pentatônica do solo de Ace of Spades?", "quais técnicas o guitarrista do Pantera usou naquele solo?" e entao busque o domínio teórico SOBRE a prática.
Perceba os mais bem sucedidos e influentes guitarristas de blues, rock e até jazz, muitos deles jamais leram partituras.
Procure usar a teoria para Prática: "Tenho uma Música do Guns 'N Roses para tirar, é uma balada, mas queria que os acordes soassem diferentes: vou conferir inversão de acordes para que ela soe diferente."
A partir daí voce ja pode aplicar a situaçao de inversao de acores noutras musicas, músicas do Hendrix por Ex., e olhe de novo: Hendrix tocava com a "postura" errada, tanto ao agarrar a palheta quanto a posiçao da mao de digitaçao dele.
Sinceras desculpas se falei tudo que voce ja sabia, mas acreditp que é cruel e simples assim a questão de abordagem de teoria, ela surge da prática, e nao o contrário, por isso se preocupe em tocar o melhor possível que você acredita poder tocar, e recorra a teoria quando atingir um platô, para continuar evoluindo.
Bom som !
|
Will Bejar Veterano |
# abr/11
· votar
AleK Entendi, mas minha noção de tablatura não é tão boa ainda pra transcrever músicas não. Tablatura é outra história... tô falando de partituras!!! E tenho certeza que o fato de vc não ser "tão bom" em partituras só vai melhorar com essa dica!!! A primeira música que transcrevi foi She-Wolf do Megadeth. Isso pq eu só tinha assistido UMA aula de um amigo meu (eu tava de xereta...rs). Depois fui procurando outras e pedindo ajuda ao professor.
Se vc quiser, a gente pode se inscrever num programa que alguém montou aqui no fórum pra ajudar o outro no estudo. Me avisa aí!!! Abraço!!!
Vou procurar e postar aqui o link.
|
Will Bejar Veterano |
# abr/11
· votar
AleK http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/256273/
|
erico.ascencao Veterano |
# abr/11
· votar
AleK O que eu tenho procurado fazer é associar a parte teórica com o meu repertório pessoal. Quando eu vou tirar uma música agora, paro pra analisar qual é o tom dela, quais são os acordes que eu posso usar na harmonia, como os acordes da música se encaixam na harmonia, qual a escala usada no solo, etc.
|
AleK Veterano |
# abr/11 · Editado por: AleK
· votar
Educassiano Bom, então estou no caminho certo eu acho, ná pratica modestamente falando eu já não sou mais um iniciante, não toco lá essas coisas mas acho já consegui passar do nivel de iniciante hehe.
O que me deixa pu** asvezes é essa falta de conhecimento teórico que na prática faz falta. Por exemplo, quero tocar uma música, não tem tab, tá.... começo a tirar ela ai chega no solo um pedaço vai porém a outra parte que asvezes não entendo direito e precisaria de uma tab pra ver onde é, eu poderia simplesmente saber o que o cara tava fazendo lá no solo... qual escala estava seguindo ou quais, e essas coisas sabe? ai com certeza tirar solos ia ser bem fácil.
Esse ponto que abordou ai sobre esses artistas ai, sim eu já sabia de alguns, e ficava me perguntando. Bom, o cara não sabe teoria a fundo e compoe essas coisas?
Parte teórica pra mim só mesmo pra chegar a um nível de saber improvisar bem, e compor bem já basta, Partitura quanto mais eu pudesse evitar melhor mas geralmente falam que se quiser estudar bem Harmonia e Improvisação é altamente recomendável aprender Partitura, por isso estava com planos de aprender, mesmo sem muita vontade mas se precisasse...
Mas valeu ai, vou seguir sim a dica do Will, tentar encontrar alguns metodos de aprender teoria apartir das músicas que gosto.
"...ela surge da prática, e nao o contrário..." eu estava pensando exatamente o contrário.
Will Bejar Agora que fui atinar com o que você havia dito, sim sim entendi o que quis dizer, quando postei estava meio na lua.
Sobre esse programa de estudo ai, li la e achei bem interessante, quero sim. Vou dar mais uma lida depois com mais atenção e ler os comentários lá.
Valeu!
erico.ascencao É, vou procurar fazer isso sim, valeu ai pela dica!
|