Qual guitarra comprar? Dean vs Ibanez

    Autor Mensagem
    Bitchão
    Veterano
    # abr/11


    Bom pessoal, sou novo aqui no forum, entrei para q possam me ajudar com esta duvida cruel. Este ano, irei trocar de guitarra, uma amiga minha irá trazer a guitarra q eu quiser dos EUA.
    Fiquei em dúvida quanto a qual guitarra escolher entre 800 e 900 dollares . Gostei de 4 em especial.

    http://www.deanguitars.com/bnds_v1/razorback_series_slime_bumblebee.ht m
    http://www.ibanez.com/ElectricGuitars/model-S770PB
    http://www.ibanez.com/RgPremium/index.html
    http://www.ibanez.com/ElectricGuitars/model-EGEN8

    Bom, eu gosto mto de tocar um som mais pesado, um heavy ou thrash metal, mas tb gosto de tirar um som diferente, mais leve, tipo um progressivo. O meu maior medo em comprar a dean é de ficar limitado a tocar somente metal (embora esse ano comece a montar um set de pedais tenho medo disso) , tenho uma ibanez RG e gosto mto, nao sei qual é o modelo, mas nao sei qual ibanez escolher, sao mtas, por favor pessoal me ajudem! Me ajudem a escolher a guitarra se quiserem sugerir outros modelos tb é valido... :D
    Obrigado!

    guizimm
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    essa dean explorer ai eh mto loka,se eu tocasse um som pesado eu ia qre uma dessas

    Bitchão
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Poxa, nenhum veterano pra me ajudar?

    buddy guy
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Bitchão

    Poxa, nenhum veterano pra me ajudar?



    R=Claro,serve eu?


    Bicho,compra a que mais te agrada e que "couber no teu bolso" !!!!


    EDIT E ah,vamo deixar esta preguiça de lado e vamo usar a busca aí heim !!![mode chato/off],só pra não perder o costume !!!

    leandroantonioli
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Kra, a Ibanez RG Premium parece ser uma guita muito boa (tenho uma RG350 e gosto bastante), ainda mais com uma captação superior à série Inf (Dimarzio IBZ).
    Eu ficaria com ela.
    Abraço!

    Bitchão
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    vamo deixar esta preguiça de lado e vamo usar a busca aí heim !!![mode chato/off],só pra não perder o costume !!!


    eu usei a busca e nao encontrei nenhum caso específico como o meu, criei o tópico justamente pq as 4 guitarras me agradam e estou num grande dilema. mas mesmo assim obrigado...
    :)

    Magrinho123
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    eu acho que a melhor opção seria a do herman li (ibanez), por causa da ponte dela que é edge III, junto com a captação dela que é top, e tem push/pull.

    As ibanez premium que vc postou tem captação IBZ, que é ótima, mas é inferior à V7 e V8 da Herman Li, e a premium tem ponte edge II, que é boa, mas também perde pra edge III.

    Já a Ibanez S, tem a tal da ponte ZR, que dizem que é a melhor de todas[/b], mas eu não posso afirma-lo, pois nunca toquei em uma. Além disso conta com a captação INF, que de todas as guitas q vc mostrou, é a piorzinha (não que seja ruim)

    A dean, tem floyd licenciado, que é não é tão boa assim, perde pra Edge III e pra ZR, talvez empate com a Edge II. De resto eu não posso dizer nada da Dean pq eu nunca toquei em uma.

    Junior AJNB
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    olha todas sao otimas, se vc puder testar vai ser bem melhor, aí vc ja tem uma ideia do poder de fogo de cada uma rsrsrs e tbm qual vai agradar mais vc

    olha as guitarras da dean dizem q sao muito boas, só q na hora de revender é ruim pq ibanez tem mais nome, nem todas as pessoas conheçem as guitarras da dean

    bom ta aí a minha dica

    buddy guy
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Bitchão

    vamo deixar esta preguiça de lado e vamo usar a busca aí heim !!![mode chato/off],só pra não perder o costume !!!

    eu usei a busca e nao encontrei nenhum caso específico como o meu, criei o tópico justamente pq as 4 guitarras me agradam e estou num grande dilema. mas mesmo assim obrigado...
    :)



    Velhão,para este tipo de dilêma acabar,só vc indo na loja e testar cada uma !!! Daí vc vê a que melhor lhe agrada.Por que este tipo de tópico,só vai fazer é te deixar mais confuso !! Pois "guitarra é que nem mulher",cada um tem sua preferência por determinado tipo(e ainda tem uns que não gostam).Cara,esse lance de qual guitarra vcs me indicam?,qual guitarra devo comprar?,não funciona!!! É mesma coisa que ter que chegar aqui e ter que te indicar "a mulher que tú terá que namorar e casar"!!!!! E se eu chegar aqui e te indicar ESSA!!! Ainda sim vc vai querer?

    Cara,vai na loja e testa !!!! Este tipo de coisa,não adianta "querer mastigadinho" não.Por que não rola!!!


    EDIT Mas olha,se de todo caso este post meu não te ajudar,quem sabe este aqui "te dá uma luz"!!!

    Tópico pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214851/

    Boa tarde!!!

    Pra tentar acabar de vez com essa história de "Qual guitarra devo comprar", "Qual destas vcs me indicam", "Qual guitarra comprar com zambous reais", etc, etc, etc, vou forçar os "preguiçosos de plantão" a darem uma lidinha neste tópico antes de abrir mais um do tipo citado acima.

    Vamos começar determinando um objetivo; onde chegar e depois como chegar:
    1 - Monte uma planilha que responda às questões abaixo e com espaço para anotar certas características da guitarra que serão apresentadas aqui.
    2 - Compare as anotações aos modelos disponíveis no mercado.
    3 - Escolha a que mais se aproximar do resultado apresentado pela sua planilha.

    Montando a planilha:
    a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
    De nada adianta receber indicações ou querer comprar instrumentos que não estão dentro do seu orçamento.
    b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
    É muito importante definir quais são seus objetivos ao adquirir determinado instrumento. Bons instrumentos evidentemente inspiram e incentivam quem pretende aprender a tocar, mas isso tem um custo que deve ser considerado em função do emprego deste equipo. O famoso "Custo x Benefício".
    c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
    "A força de uma corrente está em seu elo mais fraco". Guitarra não dá som sozinha e por este motivo necessita de equipos que tenham pelo menos qualidade próxima à dela. De nada adianta ter uma PRS se o ampli em que ela será plugada for uma caixa amplificada multi-uso.
    d) Qual é o seu nível técnico?
    Nada impede que um principiante queira adquirir um instrumento Top, desde que caiba em seu orçamento, corresponda às suas expectativas e seja utilizado com bons cabos num bom ampli (ta vendo como tudo se relaciona?). Acontece que assim como a técnica evolui com o treinamento, o guitarrista vai ficando mais refinado à medida que adquire experiência, ou seja, o equipamento deve evoluir à medida que o músico se capacite a explorar mais os recursos do instrumento até o ponto em que seja necessário algo que ofereça mais do que se tem no momento.
    e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
    Aqui é preciso perder um bom tempo, seja levantando suas necessidades, seja estudando assuntos relacionados à guitarra, seja pesquisando todos os modelos disponíveis para compra.

    - Primeiro: vamos parar com esse negócio de comprar guitarra pensando em trocar peças. Se a guitarra não é o que vc quer, não compre. Procure aquela que mais se aproximar da sua realidade e guarde dinheiro para futuramente adquirir outra que reflita sua nova realidade no momento da compra, ou somente invista em melhorar sua antiga guitarra se ela continuar sendo sua e continuar lhe atendendo, já que numa venda, dificilmente pagarão o que ela vale mais o "upgrade".
    - Segundo: sobre suas necessidades, quem sabe é VOCÊ! Não adianta muito ficar perguntando a vários guitarristas qual a mais indicada porque cada um falará uma coisa, já que esta opinião vai se basear em preferências como determinado gênero musical, modelo de guitarra, ídolo, etc.
    - Terceiro: pare de pedir opiniões sobre comparação de modelo X versus modelo Y, pois isso implica experimentar ambos para depois emitir uma opinião, o que é relativamente difícil pois nem sempre quem responde efetivamente experimentou os modelos comparados, muito menos exatamente os instrumentos a serem adquiridos, já que dentro de um mesmo modelo, há diferenças sutis ou até mesmo absurdas dependendo do controle de qualidade do fabricante.

    1) Preço: "Nem tudo que é caro é bom, mas tudo que é bom é caro". Não existe milagre. Qualidade custa e quanto mais qualidade, mais custo terá um equipo. O limite será seu bolso...
    2) Pesquise: seja para conhecer as características do que vc vai comprar, seja para analisar a qualidade do que vc encontrar, não tenha preguiça de pesquisar nem vergonha de experimentar pelo tempo que for necessário e perguntar tudo ao vendedor, afinal, ele está na loja para lhe atender e não só para vender. A venda é conseqüência do atendimento.
    3) Negocie: não ta fácil pra ninguém. Se ta difícil pro vendedor vender, ta difícil pro comprador ganhar dinheiro pra comprar.
    4) Examine: se não tiver experiência, peça ajuda, mas não esqueça de observar detalhes como encordoamento velho, pintura danificada, braço empenado, trastejamento, ferragens enferrujadas, mal-contato na parte elétrica, ruídos e chiados, defeitos no acabamento, garantia, etc.
    5) Vá no certo: marcas conhecidas e consagradas não são garantia de 100% de qualidade, mas certamente têm mais chance de serem melhores que marcas desconhecidas. Isso vale não só para a guitarra, mas também para suas peças e acessórios.

    6) Características do instrumento: este é um capítulo a parte.
    É importante salientar que o timbre da guitarra é um conjunto de fatores que contribuem um pouco mais ou um pouco menos, mas nenhum deles isoladamente é decisivo para caracterizar uma guitarra nem para estabelecer seu uso. Stratos são usadas tanto para Blues quanto para Metal, assim como Teles são usadas tanto para Country quanto para Rock, por exemplo.
    O som de uma guitarra vem da amplificação de um sinal resultante da vibração das cordas sobre um captador. Este captador gera um campo magnético que se altera quando as cordas vibram, produzindo pequenos impulsos elétricos na sua(s) bobina(s) que por sua vez são enviados ao amplificador.
    Bom, se a coisa toda é elétrica, a madeira usada na construção da guitarra não influencia no seu timbre, já que madeira é um isolante elétrico, certo? Errado!
    O material de que é feita a guitarra exerce influência no padrão vibratório das cordas e funciona como um filtro para certas freqüências, alterando assim a forma com que as cordas modificam o campo magnético gerado pelo captador. Se modificam o campo magnético, modificam o que o captador capta e conseqüentemente o timbre.

    - Madeiras: Não vou entrar na especificação de cada madeira utilizada na construção de guitarras pois o tópico ficaria mais extenso do que já é e existem inúmeros tópicos descrevendo as características tonais de várias delas.
    Vou aqui listar de forma generalizada a contribuição da madeira para o timbre considerando o objetivo deste tópico, ou seja, dar uma idéia de que caminho seguir a fim de optar por determinada característica numa guitarra.
    Antes de mais nada, não existe exatamente o conceito de madeira melhor ou pior para uma guitarra. É possível se dizer que o Mogno é melhor que o Alder se vc quiser um timbre mais grave, mas ele seria pior do que o Alder se seu objetivo fosse uma guitarra mais "ardida", então vamos trocar o conceito de "melhor ou pior" para "mais indicada ou menos indicada" quando o assunto for madeira. Exceção feita ao se falar em Compensado (Plywood), MDF, e coisas do gênero. Além disso, é interessante observar que a mesma madeira assume características tonais diferentes dependendo de que parte do instrumento ela será empregada. Finalmente, madeira nacional é tão boa quanto madeira importada, pois o que define sua qualidade é o tratamento que recebe e não sua origem.
    Basicamente o que influencia na característica tonal da madeira é: sua densidade, a velocidade de propagação e a velocidade de decaimento. Madeiras mais densas e pesadas facilitam a propagação de agudos, dando mais ênfase nestas freqüências, exceção feita ao Mogno que é uma madeira pesada mas que não propaga bem os agudos pois o alinhamento de suas fibras e abertura dos poros lhe dão esta característica mais grave apesar de seu peso, ao passo que madeiras mais leves tendem a abafar os agudos.

    O corpo da guitarra tem influência no timbre, seja pela madeira utilizada, seja pelo seu desenho e dimensões. Alguns consideram que guitarras feitas com Top de madeira diferente da do corpo assumem mais o timbre deste Top do que do corpo em si, fato que deve ser levado em consideração ao optar por uma guitarra com o sem Top.
    Todo corpo possui uma freqüência natural de vibração. Quando este corpo recebe um som na mesma freqüência que a sua entra em ressonância e vibra. Esta ressonância é propagada pelo corpo a uma certa velocidade dependendo de sua construção, contribuindo para o seu timbre, e se dissipa numa determinada velocidade de decaimento definindo o sustain do instrumento. Então, de maneira geral, quanto mais material tiver um corpo, mais sustain terá.

    Braços com escalas escuras como o Jacarandá filtram os agudos "encorpando" o timbre, enquanto escalas claras (Maple ou Marfim) geralmente dão sonoridade mais clara e cristalina. E por que "geralmente"? Porque algumas madeiras escuras possuem características brilhantes como é o caso do Ébano e do Pau-ferro.

    - Construção: de acordo com o tipo de construção, as guitarras podem ser sólidas, semi-sólidas, semi-acústicas e acústicas. De maneira geral as guitarras acústicas tendem a ter um som mais encorpado e orgânico, mas são suscetíveis a Feedback, ao passo que as sólidas além de gerarem mais agudos em comparação às acústicas, apresentam mais dinâmica e ataque.
    A construção do braço em peça única ou em mais peças, bem como seu encaixe no corpo da guitarra, são importantes características. Os de peça única apresentam sonoridade mais aguda e estalada, além de pegada mais firme. Quanto ao tipo de encaixe, braços colados dão boa transmissão sonora e proporcionam bom sustain, já os parafusados tem sua transmissão sonora um pouco prejudicada e geram timbres mais agudos e estalados. A vantagem dos braços parafusados está na praticidade de manutenção até numa eventual troca por conta de defeitos ou empenamento. A angulação do headstock exerce influência na pressão da corda sobre o Nut e conseqüentemente gera maior sustain quanto mais angulado for, como é o caso das Lês Paul. O perfil do braço é uma característica muito mais voltada para o conforto ao tocar do que para o timbre. Podem ser encontrados braços em "C", em "U" ou em "V", além de perfis compostos, portanto é importante experimentar.
    A curvatura e a medida da escala influenciam na tocabilidade e no timbre. Escalas mais curtas geram menos tensão e um timbre mais grave e encorpado, com peso e maciez. As mais longas geram mais tensão nas cordas, proporcionando mais agudo e ataque.

    - Ponte: As ponte basicamente se diferenciam pela forma com que são fixadas ao corpo da guitarra. Existem as fixas, as que possuem sistema de alavanca (divididas em dormentes e flutuantes) e ainda as que equipam as guitarras acústicas. Quanto mais "grudada" for a ponte ao corpo da guitarra, melhor será a transmissão da vibração das cordas para este. Pontes flutuantes como as Floyd Rose são extremamente eficientes nas alavancadas, mas chatas para manutenção e afinação, não sendo muito recomendadas para principiantes. Nas pontes com alavanca é importante observar a espessura do bloco que prende as cordas pois quanto maior for, melhor será.

    - Tarrachas: são fundamentais para a manutenção da afinação da guitarra, portanto devem ser preferencialmente blindadas, de ótima qualidade e merecem uma atenção especial por parte de quem compra. Podem ser do tipo Kluxon, blindadas e com trava.

    - Trastes: variam no material de que são feitos e em suas dimensões. Quanto mais fino for o traste, mais precisa sua afinação; quanto mais largo, melhor ataque e sustain. Trastes de latão são mais opacos e os de níquel, alpaca e prata têm timbre mais agudo. Na maioria das guitarras são em número de 22. As do tipo Vintage possuem 21 e alguns modelos apresentam 24 e até mesmo 27 trastes. Esta característica deve ser levada em consideração de acordo com o maior ou menor uso nas regiões mais agudas da escala.

    - Nut: juntamente com a ponte, é um dos mais importantes itens a se verificar, pois ambos são os apoios das cordas e os responsáveis por transmitir a vibração das mesmas ao corpo da guitarra e receber a ressonância deste. São vários os materiais: o osso é o mais tradicional e possui um som macio e oferece baixo atritamento; grafite quase não oferece atrito, mas o timbre tende a ser apagado; o latão é dos metais o mais usado para nut e seu timbre é aberto, claro e agudo; o plástico é utilizado normalmente em guitarras de baixo custo; a micarta também pode ser encontrada em guitarras de baixo custo, mas ao contrário do plástico, produz um bom timbre.

    Chegamos aos dois últimos itens e que propositalmente foram deixados assim pois os considero fundamentais para o timbre da guitarra e conseqüentemente para sua escolha.

    - Cordas: o diâmetro e não o calibre (calibre é medida interna) das cordas é importante pois quanto mais massa tiverem, mais alteração no campo harmônico provocarão. Cordas leves podem ser mais confortáveis mas têm pouco volume; cordas mais pesadas proporcionam maior volume e som mais encorpado. O material de que são feitas altera drasticamente o timbre. Níquel tem sonoridade mais quente e equilibrada, aço som mais agudo e estridente, e cromo timbre mais aveludado.

    - Captadores: bem, digamos que seja o responsável por pegar tudo isso que falei até agora, colocar "nas costas" e entregar aos ouvidos que estão aguardando o resultado de seu trabalho.
    Algumas características determinam o comportamento do captador e conseqüentemente seu timbre. Muitos se preocupam somente com a saída do captador, mas existem outras características tão ou mais importantes que esta, já que alguns podem até ter saída maior mas não necessariamente volume maior.
    Captadores de baixa impedância deixam o som mais agudo e brilhante, com graves percussivos e definidos. Os de alta impedância são ricos em médios, com graves encorpados e bons para serem usados com distorção.
    O metal de que é feito o ímã de um captador influencia o timbre seja pelo material em si, seja por suas propriedades magnéticas e a perda desta capacidade com o passar do tempo. Os de Alnico trabalham de maneira mais equilibrada todas as freqüências, são mais agudos e seus harmônicos mais destacados, enquanto os Cerâmicos possibilitam maiores saídas e som mais macio.
    A característica mais importante de um captador é o seu tipo de construção.

    Existem os Single Coil que são captadores de uma única bobina. Proporcionam timbre cristalino, bem definido, limpo e claro, porém sem muito peso e um característico ruído chamado de "Hum".
    Os Humbuckers são captadores de duas bobinas criados para eliminar o "problema" do Hum nos Single Coil. Possuem mais volume e ganho, mas perdem em agudos e definição. Seu timbre é mais encorpado e grave, com mais ataque e sustain.
    Existem vários outros tipos como Tri-Buckers, Quad-Rail, Piezo, Hexafonicos, Stacks e os Ativos (possuem baixa impedância, sonoridade moderna e limpa, mas são limitados em certas freqüências) que necessitam de bateria para funcionar e sofrem menos influência das características construtivas da guitarra, mas vc encontrará basicamente os dois acima destacados.

    Apesar de não ser decisivo na composição do timbre, um outro aspecto é importante para ser considerado, pois tem a ver com aspectos mais pessoais:
    - Acabamento: não adianta muito ter tudo o que pode ser ideal num instrumento se a guitarra que vc escolher não agrada aos seus olhos. É importante sim que sua futura guitarra seja do modelo que vc achar mais bonito e da cor de sua preferência, afinal, ninguém quer "Guitarra Pantufa", aquela que dá até pra usar em casa, mas sair com ela dá uma vergonha fudida, não é não?...

    Bom, é isso aí.
    Parece que acabei complicando mais do que esclarecendo, mas isso é até bom para que se veja que escolher uma guitarra não é nada fácil e indicar uma para outra pessoa é mais difícil ainda dada a enormidade de itens a serem considerados.

    Busque aquela guitarra que melhor se ajustar a todos os quesitos que vc procura, mas não se prenda a um único detalhe pois vários fatores deixam uma guitarra mais aguda ou com maior sustain, por exemplo.

    Pesquise muito, pois o que fiz foi apenas pincelar os assuntos, e confie acima de tudo em seus sentidos, pois a guitarra tem que ser confortável para vc e agradável aos seus ouvidos.

    Leve em consideração o que colegas mais experientes disserem, mas deixe a decisão absolutamente em suas mãos (e em seus bolsos...rs)

    Finalmente, ao escolher seu modelo e compra-lo, é muito importante que sua nova guitarra passe por um bom Luthier para que seja ajustada e regulada a fim de lhe proporcionar a melhor tocabilidade e produzir seu melhor timbre.

    Valeu!!!(Penta_Blues)

    Australlis
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Com certeza a melhor dessas é a Ibanez Premium, A ponte dela não é edge II e sim EDGE ZERO II, é um modelo de ponte novo, baseado nas EDGE ZERO, que tem um regulador atras, não precisa tirar a tampa para regular a ponte.

    X.i.X.i.O
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bitchão

    Bom cara na minha opiniao acho que vc deveria ficar com a ibanez, a Dean tem um som do capeta, cai como uma luva pra tocar um thrash!
    Mas pra tocar outras coisas da trabalho pra arrumar o som, falo isso pq tenho uma bc. Rich.
    A Ibanez tem um som mais versatil, e um visual mais comum, agora se vc ama tocar metal, e nao pretende parar, vai na fé, Dean arrebenta!!!!!
    Cara procura pesquisar se nos EUA tem Edwards, segunda linha da ESP! Sao otimas guitarras, qualidade otima, som versatil, preço muito mais acessivel que uma esp, procure pesquisar!!!

    Bitchão
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bom pessoal, acho q vou comprar a Ibanez Premium mesmo, guitarra versátil, se encaixa bem em quase todos os estilos, e tem uma ótima captação e alavanca. Acho q estarei fazendo uma boa compra, e agradeço o pessoal do fórum que me ajudou, gostei muito, e continuarei frequentando o fórum sempre q possível. Mais uma vez , GRATO!

    Matheus, ou Bitchão!

    guizimm
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Velhão,para este tipo de dilêma acabar,só vc indo na loja e testar cada uma !!!
    mais na loja,a guitarra que agradar mais vai ser a que tive o som melhor e for mais confortavel,mais n da pra sabe a qualidade das peças,da ponte(ainda mais floyd,pe de acordo com o pessoal eh a mais dificil de mexer)tarraxas etc.
    a quemais agradar momentaneamente pode dar dor de cabeça no futuro,qndo a que nao agradou tanto podia estar de boa,sem nenhum problema.
    para isso nao acontecer,eh bom ter a opiniao de outras pessoas que ja conhecem o instrumento que vc quer comprar,e um meio de fazer isso eh perguntando aki.



    e legal a sua escolha aí,depois faiz um review

    danielfz
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Parabéns pelo tópico! Muito bom mesmo, pois estou com a mesma duvida... fiquei muito interessado na PREMIUM, quando vi os preços!
    Se tiver alguém que traga lá de fora... compensa! A linha PREMIUM vai sair uns 800 / 900 doletas ou seja 1500!! Aqui você paga nas chinesas este preço!
    Mas não se acha no Brasil, como ter parâmetros pra testar!!??
    Rs. Talvez a sua seja a única, se já estiver chegado! (Vejo nas lojas on line e nas lojas que fui também não as econtrei!!))
    Se alguém souber uma loja que tenha, favor indicar, gostaria muito de testa-la pessoalmente, pois, se o braço a construção e a ponte forem bons, (tanto quanto a ZR), pra mim está ótimo pois os caps eu posso customizar da forma que eu quiser!
    Olha só, assim como outro usuário comentou... a ponte desta guitarra é a EDGE ZERO II e não EDGE II!! É totalmente baseada na ZR... praticamente igual!

    BOM VAMOS A MINHA TEORIA!

    Seria um tanto estranho a IBANEZ lançar a versão II pior que a inicial, e principalmente pelo que tenho visto as peças são muito parecidas... pelo menos a montagem, acho que é mais uma questão de modelo!!
    A principio, não quis acreditar que pudesse ser inferior..porém, vamos às evidencias que encontrei!
    ... mas como disse.. não testei por isso é 'achomoetro'.. de nada vale!
    Estou procurando algum teste na WEB achei um TESTE INSANO DESTA GUITARRA QUE VOCÊ POSTOU a modelo S... que tem a Edge ZERO mas não é a versão II!
    Fiquei fascinado pela ponte! É fantástica! Vejam o vídeo.. o cara literalmente detona a alavanca segura a guitarra pela alavanca e balança e a guitarra continua afinada! Eu não teria coragem de fazer isso com minha guitarra... mas foi legal ele fazer isso e por o video.. agora eu estou convencido quero ter uma guitarra com esta ponte.. além de ser muito fácil de regular... ela é mto confiável!
    Vejam o video: http://www.youtube.com/watch?v=1LGyg2VNytw&feature=related
    Se vocês conhecerem algum teste da ZERO II por favor mandem, deste nível INSANO não existe no YOU TUBE!!! Somente testes básicos!

    Acessando o site americando.. consegui compreender esta série PREMIUM. segundo o video, diz ser uma fábria diferenciada... da IBANEZ... porém, é na indonésia, não é japonesa!
    Ou seja..não é japonesa como a série prestige, logo o preço é inferior, mas segundo o video, os caras dão a entender que não é aquele estilo china e corea, feito nas coxas!
    O video impressiona, tanto pela fábrica, como pelo cara que fica tocando uma musica chapada... com ela..... oque duvido muito na vdd lançaram a gravação do cara e o guitarra 'dublava' a música rolando!
    Mas no vídeo 2 parece uma hora que ele toca mesmo, um pequeno trecho, o timbre me pareceu legal!
    Bom então resumindo... minha teoria.. imagino o seguinte... seria uma boa idéia, uma série, onde abrissem uma fábrica em um local com mão de obra mais barata, como neste caso, para baratear, mas não abrissem mão da qualidade, ou seja, utiliando os mesmos produtos de qualidade, da série Japonesa Prestige!
    Neste caso, na indonésia por exemplo...(onde é a fábrica desta linha PREMIUM), pois lá a mão de obra é infinitamente mais barata que no Japão....
    Porém, como evidencia, que os caps desta linha não são DIMARZIO de renome, (ou seja baratearam não só na mão de obra mas nos materias), logo, isto indica, que realmente trata-se de uma segunda linha, já pra não concorrer com as japonesas Prestige!
    São NeckPU: DiMarzio® IBZ-N e BridgePU: DiMarzio® IBZ-B
    Não que os caps sejam ruins mas não são consagrados modelos.... se alguém conhecer.. gostaria muito de ouvir uma análise sobre eles!
    ... mas imagino que sejam bons.. já toquei em alguns IBZ antigos que falavam muito!

    Finalmente, ao abrir o site americano e clicar em produtos e depois em RG, podemos ver bem seguimentado.. primeiro a PRESTIGE.... o texto deixa bem claro: Prestige models are now all made in Japan by Ibanez's finest luthiers, with Wizard necks with Prestige finishing, Edge Zero and Edge Pro bridges, and a broad range of intense pickups in different configurations.
    Logo abaixo, aparece a linha PREMIUM.... (eles não falam que é feito na indonésia... neste texto, mas, se você procurar nos vídeos tem um que explica e mostra a fábrica!
    Depois.. a terceira... linha.. abaixo.. RG TREMOLO...... São guitarras com o Edge Zero II, mas sinceramente não sei onde são feitas... pra mim trata-se de umas china / corea turbinadas com a ponte ....
    E a quarta linha... as RG sem tremolo...

    Conclusão... é segunda linha! Mas acredito, que a qualidade deva ser bem superior às china e corea.. acredito que a Ibanez quis colocar um produto diferenciado no mercado... pra quem não pode pagar uma Japonesa.. seus 1600$ doletas... oferecer um bom produto por 800$ / 900$...
    A única coisa.. é que a ponte... deveria ser ZR.. .não ZR II.... a ZR pelo video vemos que é fantastica.. mas a ZR II não sei... se não for tão boa.. aí pra mim não vale a pena pagar tudo isso.

    Quanto ao Edge Zero II parece identicos ao Edge Zero.. inclusive já tem o upgrade w/ZPS3 que são peças adicionais! Edge Zero bridge w/ZPS3 ...
    Algumas prestige antigas não tem este upgrade! w/ZPS3
    Se a Edge Zero II fosse melhor que Edge zero... eles deveriam ter invertido.. e colocado a linha 2011 já com o modelo Edge Zero II.. o que não ocorreu!

    Se eu tivesse 5 mil em dinheiro pra gastar numa ibanez, prestige aqui no brasil, eu jamais faria isso! na vdd ia comprar direto la fora, com o dolar baixo está ótimo momento! A mais tops prestige RG3550MZ.. ta saindo aqui por mais de 8 MIL!
    Lá, vai sair 1600 doletas ou seja 2560!... ou seja, você paga a passagem de ida e volta e a ainda te sobra grana!!!
    Daria pra comprar mais algumas coisas lá (notebook, celular, IPAD, etc)... trazer e vender com o dinheiro da venda se paga a passagem!
    Como eu curto demais o TONE ZONE... seria uma escolha provável minha esta guitarra.. além de ter o braço mais afinado... o que ajudaria minha pegada.
    Bridge: Edge Zero bridge w/ZPS3
    NeckPU: DiMarzio® Air Norton™ Neck
    MiddlePU: DiMarzio® True Velvet™ Middle
    BridgePU: DiMarzio® Tone Zone® Bridge



    Como o brasileiro é mto comodo... e não sabe juntar... ou entra na loja e emite o carnezão.. pra pagar em 12x... e paga o absurdo que pedem.. ou acaba pagando caro em segunda linha!

    danielfz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pessoal, toquei na versão Ibanez Premium...
    Estava com cordas novas, e bem regulada!
    Gostei muito do braço, estremamento fino, muito confortável!!
    Muito macia, boa para solos.
    Testei a alavanca... Segurou afinação numa boa.
    Ótimo acabamento por ser Indonésia, deve ser uma nova estratégia de fazer guitarras bem acabadas em países de mão de obra barata...

    A única coisa, são os captadores, que senti que são inferior aos V... da Japonesas Prestige... em relação aos Dimarzio da série top de linha nem se fala...

    paulomichels
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu tenho uma Dean Cadillac 1980; acho animal. O som dela pra metal é muito bom e pra clean tambem é excelente. Além dessa tenho uma gibson tradicional e nao questao clean acho que nao perde em nada. Pra metal a dean ganha...
    Nunca toquei nessas ibanez portanto nao tenho parametro pra te dizer qual a melhor. Mas como foi dito acima; todas sao fodas.... qualquer uma nao te arrependerás.

    danielfz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    paulomichels
    Legal cara nunca toquei numa Dean mas dizem que é fantástica!.. Ainda vou procurar uma pra tocar qualquer hora!

    Marcelo Bico
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    buddy guy
    Cara, neguinho deveria imprimir este teu post e colocar num quadro. Garanto que resopnderia boa parte das perguntas " essa ou aquela guitarra" .

    daniel.damin
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bitchão

    Poxa, nenhum veterano pra me ajudar?

    Cara, o "veterano" embaixo do nome não significa nada. Se o Juninho Afram resolver participar do fórum e se cadastrar, ele será um reles"membro novato"...

    Não se julga o livro pela capa ein, abre o olho bichão...

    daniel.damin
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Buddy Guy

    Parabéns... valeu uma "positivada" depois dessa...

    Muito bom o texto, espetacular mesmo!

    danielfz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    daniel.damin
    Fui eu! Você está coberto de razão!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual guitarra comprar? Dean vs Ibanez