tema: o que é escala e como deduzi-la

Autor Mensagem
Daniel Cortonesi
# ago/02


Os desenhos dos exemplos não sairam muito bem, caso não entendam podem me escrever.


neste tópico vamos falar sobre escala.

O que é tom e semi tom?
Da mesma forma que utilizamos cm ou km para medir as distâncias físicas, graus para temperatura, as unidades usadas para medir as distancias das notas basiam-se em tons e semi-tons. Cada traste do braço do instrumento equivale a um semi-ton. Se a distancia de 2 notas for de uma casa, então teremos 1 tom.

O que é uma escala?
Escala é uma série de notas separadas por tons e semi-tons, podendo ser maior ou menor.
A menor tem mais 2 escalas que variam dela, são as escalas menor Harmonico e menor melódico

O que é escala cromatica?
è uma escala que é formada pela relação sucessiva de intervalos em semi-tons, ou seja se tocarmos todas as notas de uma corda sucessivamente estaremos executando um cromatismo.

Como deduzir uma escala[b][/b]

Para compreender somo se deduz uma escala, pegaremos a escala de C, pois ela é a única escala maior sem acidentes.
As notas tem uma distancia natural entre elas, que são os tons e semi-tons, se você olhar o teclado verá as notas natuaris são as teclas brancas e entre elas existem as teclas pretas, que são as distancias de uma nota a outra. Pegando a escala Maior de C temos:

T - II - III - VI - V - VI - VII -VIII( OITAVA)
C - D - E - F - G - A - B - C
1 - 1 - 1/2 - 1 - 1 - 1 - 1/2

Os números romanos indica os graus da escala, as letras são as cifras e os númeors a dintancia de uma nota a outra.

Para deduzir a escala no braço do instrumento, pegue esse padrão e coloque em cima das notas das cordas. EX.
na corda E:Esse pedrão começa a partir do E, então teremos;

E - F - G - A - B - C - D - E
1/2 - 1 - 1 - 1 - 1/2 - 1 - 1
0 - 1 - 3 - 5 - 7 - 8 - 10 -12 - numero das casas que elas serão tocadas

Esse mesmo processo equivale para as cordas

maiden maniaco
# ago/02


cara, vc vai colocar aqui tb!??

Homer
# ago/02


Po eu num entendi os desenhos das escalas ... Dah pra mi explicar pur favor hehehe

Daniel Cortonesi
# ago/02


maiden, acabei colocando por um fato de que a outra é de violão e tem cara que toca guitarra que eu acho que nem olha, mas se achar que vai ficar muito repetitivo a gente nem abre essa aqui, se que sabe, na verdade eu só copiei e colei .

Daniel Cortonesi
# ago/02


Homer

O que eu fiz não são desenho, é como você conseguir achar os desenhos, esse é o padrão delas. Entenda que os números que aparecem embaixo das notas são as dintâncias de uma nota a outra(o tom e o semi-tom).Os numeros 1 -3- 5.... são as casa em que as notas se encontram, no exemplo da corda E, mas se você quiser mande um email para mim que é dmc3d@hotmail.com que eu te explico melhor, ou mande para o Maiden Maniaco ou pro Carlos se preferir. Não
sei o email deles, mas eu sei que eles já colocaram em alguns lugares do forum, é só vc procurar que vc acha.
abraço

ebmp
# ago/02


Daniel, eu tenho uma duvida, tipo, tente falar o mais simples possivel, pois naum entendo nada de linguagem musical...

É pq tipo, como eu já disse, eu ate sei improvisar, mas minha duvida é qto à transferencia de casas, akela deslizada q vc dá na mao pra "avancar" no braco. Por exemplo, deslizar da 7 casa pra nona. Em algumas musicas isso funciona, so q em outras naum. Vc pode me explicar pq isso acontece e como eu faco essa transferencia?

Homer
# ago/02


Putz agora num entendi nada eu achava que era o dedo q era pra apertar e a distancia das casas tava no desenho.... vou te mandar um mail

Descupem por minha burrice hehehe sou novu..

Homer
# ago/02


Opssssssss eu achei que vc fosse o autor do curso de guitarra do cifra club eu num entendi os desenhos dakele curso... vou te mandar o e-mail quem sabe foi vc q fez ou vc me ajuda =D caraz Valewz

maiden maniaco
# ago/02


é, isso é verdade, naum custa nada colocar aqui tb!!!

maiden maniaco
# ago/02


baseado no que o Daniel falou, digamos que exista uma "fórmula" para escalas, como existe na matemática, música tem um pouco de ciência exata. então vamos lá: As escalas cromáticas como ele falou é uma relação sucessiva de intervalos em semi tons(na prática, de casa em casa, ou traste em traste), essa escala é composta por 12 notas, são elas:C|C#|D|Eb|E|F|F#|G|Ab|A|Bb|B|C|

pois,bem, a fórmula para se achar uma escala maior é:
TOM|TOM|SEMI-TOM|TOM|TOM|TOM|SEMI-TOM

como já foi mostrado pelo nosso amigo Daniel lá em cima, ele trabalhou com a escala de C (sem acidentes, ou seja, sem # ou b). Com a mesma teoria vou colocar aqui a escala de D maior...D-E-F#-G-A-B-C#-D, como consegui isto!??!?

de D pra E eu tenho um tom, certo?!?
de E pra F# eu tenho outro tom certo!?
de F# pra G eu tenho um semi-tom certo!?
de G pra A eu tenho um tom!!
de A pra B tenho mais um tom!!
de B pra C# eu tenho outro tom!!
e de C# pra D eu tenho um semi-tom...


não é fácil?!!?mas, e o q eu faço agora!?eu aconselho vc a escrever e memorizar, ou por que não dizer, aprender esta fórmula, e fazer o mesmo com as outras notas, já fizemos o C e o D, escrevam as escalas maiores de E, F, G,A e B...depois de escrever todas as escalas num papel, tente indentificá-las no braço da guitarra, identifique de uma forma extendida (puts o q é isso?!?!), com quantas oitavas vc puder achar, primeiro aconselho, 2 oitavas Ex: se vc está fazendo a escala de C (C D E F G A B C)este último C é uma oitava, procure encontrar outro C fazendo tipo uma emenda...bom, tentei ser o mais claro possível, se alguém tiver alguma dúvida manda um e-mail pra mim!!Falow galera!!!

mecinho@starmedia.com

Homer
# ago/02


Tipo eu memorizei isso, soh que pra construir escalas como eu sei que corda q eu uso, sendo q se eu usar o q o daniel falou mesmo se eu passar o que for da 5 casa pra frente pra corda de baxo eu num voiu usar todas as cordas e no desenho do curso do cifraclub ele usa todas as cordas pra fazer uma escala....

maiden maniaco
# ago/02


Como já vimos tudo de escalas maiores (quem quiser se aprofundar mais, estou bolando e tb vou dar uma olhada no q eu tenho de exercícios de improvisação com escalas maiores)

voltando ao assunto:As escalas menores naturais são derivadas das escalas maiores, a partir do VI grau, mantendo os intervalos. vamos ver na prática!!?
vamos voltar pra escala maior de C:

I |II|III|IV|V|VI|VII|VIII
C |D | E | F|G|A | B | C

O VI(sexto) grau da escala maior de C é A. Agora já sabemos qual a escala de Am (lá menor):

C D E F G |A B C D E F G A|, isso mesmo, a escala menor natural de A é A B C D E F G A B.

As notas das duas escalas C (Dó maior) e Am (lá menor são as mesmas), por esse motivo elas são chamadas de Escalas Relativas. São relativas mas e daí?!?daí que vc tocando uma música q o tom é C, vc pode tanto usar a de C como a de Am, gostou?!?!

uma coisa importante: o VI grau de uma escala maior é sempre sua relativa menor e o III graou de uma escala menor é sempre sua relativa maior

Dessa vez não vai ter fórmula?!?!? como já falei música tem um pouco de ciência exata. A fórmula de escalas menores naturais é:

TOM|SEMI-TOM|TOM|TOM|SEMI-TOM|TOM|TOM

de novo, anote todas as escalas menores num papel e identifique-as no braço da guitarra, da mesma extendida como nas escalas maiores, com 2 oitavas, ou mais...fazendo isso vc terá uma munição de 24 escalas (12 maiores e 12 menores) pra improvisar e facilitar a sua vida na hora de tirar alguma música. Falow!!!
qualquer dúvida

mecinho@starmedia.com

Homer
# ago/02


COntinuo com a duvida , de saber em que corda eu faço a escala.... ????? VAlewz desde jah

maiden maniaco
# ago/02


|---------------------------0-1-3-|
|---------------------0-1-3-------|
|------------------0-1------------|
|------------0-2-3----------------|
|------0-2-3----------------------|
|-0-1-3---------------------------|


|-------------------------3-5-|
|--------------------3-5-6----|
|--------------2-4-5----------|
|---------2-3-5---------------|
|----2-3-5--------------------|
|-3-5-------------------------|


|------------------------5-7-8-|
|-------------------5-6-8------|
|--------------4-5-7-----------|
|-----------5-7----------------|
|------5-7-8-------------------|
|-5-7-8------------------------|


------------------------------7-8-9-|
-------------------------8-10-------|
------------------7-9-10------------|
-----------7-9-10-------------------|
------7-8-9-------------------------|
-7-8-9------------------------------|


|-------------------------------7-8-|
|--------------------------8-10-----|
|-------------------7-9-10----------|
|-------------7-9-10----------------|
|------7-8-10-----------------------|
|-8-10------------------------------|


----------------------------8-10-12-|
----------------------10-12---------|
---------------9-10-12--------------|
----------91012---------------------|
-----81012--------------------------|
1012--------------------------------|


Lembrando que todos esses desenhos correspondem à ESCALA DE C(Dó)MAIOR

maiden maniaco
# ago/02


Homer, quando estudamos escalas,estudamos o q tem naqueles 8 graus, quando a gente vai passar para a prática, independe as cordas q vc utiliza, Ex.: eu posso tirar uma escala de C maior ou menor, ou em qualquer modo, apenas na sexta corda, mas na prática fica feio né!??então se utiliza todas as cordas tanto pra fazer um exercício de mobilidade da mão esquerda como pra aprender a identificar as notas no braço da guitarra. Espero q eu tenha respondido, aí em cima vai uma gama de 6 desenhos da escala maior de C, usando todas as cordas...mais tarde eu mando as formas extendidas..Qualquer dúvida é só perguntar aqui ou mandar um e-mail.falow!!

mecinho@starmedia.com

maiden maniaco
# ago/02


mas se o tom da música for D maior?!?

fácil, vc soma 2 nos números escritos na tablatura. ex.: pegando o segundo desenho de cima pra baixo, a escala começa na casa 3 certo?!?!3+2=5, então ela vai começar na 5 casa, some 2 à todos os números do desenho e vc terá a escala de D maior. gostou?!?


mas pq somar 2!??!
pq vc tem um semi-tom entre o C e o D, que é o C#, isso não acontece de E pra F e de B pra C...nesses casos vc soma um, ou seja, uma casa...falow!!

Carlos
# ago/02


Maiden e DANIEL

Colocar no fórum de guitarra e violão ficara meio que repetitivo.

Bom o samuel disse que iria coloar um fórum de teoria musical é só aguardarmos.

Carlos
# ago/02


Ae galera.

Já que o Daniel e o Maiden.

Já deram uma explicada básica em escalas.

Vamos em mais um assunto, que facilitará a vida de muitos.

Bom vejo muita gente que pega esses acordes em revistinhas e diz assim poxa, o porque isso é um DÓ maior.

O que vou lhe passar aqui, pode ser usado em qualquer instrumento, desde piano a violao.

Vamos lá ao que interessa.

Bom vou pegar uma escala natural. No caso pegarei a de C pois nao contem acidentes. E ficara mais fácil explicar.

Como vcs sabem as escalas natural maior. É aquela que contel intervalos de tom, descrito dessa maneira. Tom - Tom - Semi Tom - Tom - Tom - Tom - Semi Tom. (Só relembrando.)

Entao a escala de C ficara assim.
C D E F G A B C (uma oitava)

Vou fazer um resuminho aqui.

Nome Distância Exemplo
Segunda Menor 1/2 tom C para C#
Segunda Maior 1 tom C para D
Terça Menor 1+1/2 tons C para D#
Terça Maior 2 tons C para E
Quarta Perfeita (Justa) 2+1/2 tons C para F
Quarta Aumentada ou Quinta Diminuta 3 tons C para F#
Quinta Perfeita (Justa) 3+1/2 tons C para G
Quinta Aumentada ou Sexta Menor 4 tons C para G#
Sexta Maior ou Sétima Diminuta 4+1/2 tons C para A
Sétima Menor 5 tons C para A#
Sétima Maior 5+1/2 tons C para B
Oitava 6 tons C para C

P.S.: (O resumo que coloquei acima leva em Consideração a Escala Maior de C) Lembre-se: Se passar para a escala de D terá que considerar a escala de D e assim por diante.

Vamos agora as fórmular para Formação de Acordes.


Acorde Notas que Compoe Exemplo Acorde do Exemplo
Maior I + IIIM + VJ C + E + G C (Dó Maior)
Menor I + IIIm + VJ C + D# + G Cm (Dó Menor)
Aumentado I + IIIM + Vaum C + E + G# C+ (Dó aumentado)
Diminuto I + IIIm + Vdim C + D# + F# C° (Dó Diminuto)
Sétimo I + IIIM + VJ + VII m C + E + G + A# C7 (Dó com Sétima)


Vamos vê isso na pratica.

Vamos Là quero formar o Acorde de C (Maior)

Na fórmula tem I + IIIM + VJ, ( Tônica, Terça Maior e a Quinta Justa) Pegue aquele resuminho feito em escala de C ( A tonica sempre será 1° nota da escala (1°), olhe no resumo e pegue a terça Maior (D), e por fim a Quinta Justa (G)).

E ------------------- (E)
B --1---------------- (C)
G ------------------- (G)
D -----2------------- (E)
A --------3---------- (C)
E ------------------- (E)


Sendo assim Acorde Maior de C (C)

Simples e fácil.

Sem segredos!!!!

Agora vc sabe formar 35 acordes!!! Facil né.

Uma dica. Faça o que eu fiz em escalas de D E F G A B, e tire os outros acordes, fazendo isso irá memorizar bem o que eu Disse.

Abraço e até a próxima.

Digitei isso meio que com pressa pois estou no serviço. Então qualquer coisa que nao dá para entender me mande um email.

cardraw@hotmail.com

Homer
# ago/02


Como assim 3 maior?????? ... maiden maniaco mais vc aumentou a escala de C pra usar todas as cordas num aumentou?????????????????????????


desculpem me a minha ignorancia... Valew pelas respostas e valew desde jah

Homer
# ago/02


... maiden maniaco mais vc aumentou a escala de C pra usar todas as cordas num aumentou?????????????????????????


desculpem me a minha ignorancia... Valew pelas respostas e valew desde jah

Homer
# ago/02


tentando formar D7 e depois conferindo com os acordes deu errado, no acorde só usa-se 3 cordas por esse metodo eu usaria 4....

Daniel Cortonesi
# ago/02


ebmp

Cara, se eu entendi sua pergunta, voce esta me falando de quando voce toca uma nota na 7 casa e depois vai pra 9, em alguma músicas a nota rola, e em outras não. Bom isso acontece, pois cada música está num tom, como você gosta de Guns, tipo vou dar 2 ex de músicas simplificadamente.
A Paradise City, a Sweet child o mine, aí se voce for improvisar nas duas, tipo a 1ª está na escafa de Fá maior e a segunda na escala de G maior, então se você improvisar as notas que emcaixam estão em casa diferentes. Por ex se eu tocar as notas a partir da 7 casa as notas estara nas casas:
Na 1ª música: 8 - 10 - 11
na 2ª musica: 7 - 8 - 10
O que seria legal pra voc~e é decorar o desenho da escala maior, pois como o maiden falou em fómula, o desenho da escala é igual pra todas, é só transpor o desenho pra Tonica e sair digitando

Daniel Cortonesi
# ago/02


Homer

Quando eu coloquei o padrão da escala, ele serve para todas as cordas, eu só coloquei a da corda E como exemplo. Aí pegue esse padrão e faça o mesmo na corda lá.Vou escrever como ficaria
A - B - C - D - E - F - G - A
1 1/2 1 1 1/2 1 1
0 2 3 5 7 8 10 12

Os números sãos as casa que as notas ficam.
isso vale o mesmo para a corda D
D - E - F - G - A - B - C - D
1 1/2 1 1 1 1/2 1
0 2 3 5 7 9 11 12

Lembre-se que o 0 quer dizer a nota solta. Espero que agora tenha clareado.

Daniel Cortonesi
# ago/02


Homer

Quando eu coloquei o padrão da escala, ele serve para todas as cordas, eu só coloquei a da corda E como exemplo. Aí pegue esse padrão e faça o mesmo na corda lá.Vou escrever como ficaria
A - B - C - D - E - F - G - A
1 1/2 1 1 1/2 1 1
0 2 3 5 7 8 10 12

Os números sãos as casa que as notas ficam.
isso vale o mesmo para a corda D
D - E - F - G - A - B - C - D
1 1/2 1 1 1 1/2 1
0 2 3 5 7 9 11 12

Lembre-se que o 0 quer dizer a nota solta. Espero que agora tenha clareado.

Anônimo
# ago/02


Complementando o que foi falado.

Quando vc deduz todas as escalas, a gente tem visto muito esses símbolos:
# e b. O que são isso?
Isso se chama Acidente Musical. Quando analizamos a disposição das notas naturais no braço, veremos que existem uma série de espaços entre as mesmas. Estes são as notas acidedntadas. Os acidentes simples são:
- sustenido (#)- eleva a enotação da nota em um semi-tom
- bemol (b)- abaixa a enotação da nota em um semi-tom
- Enarmônicas - são notas que possuem o mesmo som, porém tem nomes diferentes. Ex. F# = gb

Obs: E# = F B# = C
Fb = E Cb = B
Na prática não existe diferença entre sustenido e bemol, funciona mais para estudo teórico na dedução das escala.

Ex: Escala de G
G - A - B - C - R - E - F# - G
1 1 1/2 1 1 1 1/2
não estaria errado se na dedução você colocasse G A B G D E Gb G,pois na prática são as mesmas notas, mas se usa sutenido, devido o padrão da escala elevar a nota F.

na escala de F
F - G - A - Bb - C - D - E - F
1 1 1/2 1 1 1 1/2

Anônimo
# ago/02


continuando

No exempolo de F ocorre a mesma coisa, pois estaria certo na pratica se você colocasse F G A A# C D E F, mas se usa bemol, pois o padrão da escala abaixa a nota B.

Tônica
A tônica é a nota principal de uma escala ou acorde.

Em cima da escala maior podemos obter os acordes e tríades, como já foi falado pelo Carlos.

Tríades:
são acordes de 3 notas ao longo de todo o braço, existindo 4 tipos; as maiores, as menores, as aumentadas e as diminutas.

tríade maior: Sua formação é composta de T - III - V nota da escala.

Dentro da escala de C:
Se pagarmos como tônica C, entaum o acorde de C será
T III V
C E G
PPara deduzirmos as outras tríades do campo de C faça o mesmo pegando a tonica da nota da segunda nota, e assim sucessivamente.Ex:
T III V
D F A

T III V
E G B
F A C
G B D
A C E
B D F


Todos as tríades da escala de C.
IMPORTANTE:

Daniel Cortonesi
# ago/02


IMPORTANTE: isto serve apenas para a dedução de notas e não para classificação dela . Para a classificação, se pega a tonica C, como o Carlos deu uma abordada.

ebmp
# ago/02


Tipo, como eu sei qual escala é de cada musica e onde eu posso axar as escalas dos acordes normais, maior e menor?

ebmp
# ago/02


axar eu digo axar os desenhos

Nowt
Veterano
# jan/06
· votar


Porque não dão stick nesse tópico? esse pessoal de 2002 são ótimos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tema: o que é escala e como deduzi-la