Epiphone Slash x Gibson Studio Tunada x Gibson Tribute 60's Tunada ?

Autor Mensagem
guimarcello
Veterano
# abr/11
· votar


Bog

Sim, conheço muito bem todos os captadores mencionados acima.

Referente aos Burstbuckers são mais abertos, som mais claro, com boa definição de graves, exatamente como eu gosto.

Qto aos caps da Studio em nenhum momento disse que são ruins!

Porém, soam mais fechados se comparados aos burstbuckers, e isso não me agrada.

Marcelo Bico
Veterano
# abr/11 · Editado por: Marcelo Bico
· votar


guimarcello
Cara, eu estive lá testando algumas guitarras para comprar e posso te dar algumas dicas.

Primeiro, acho que você está equivocado quanto aos preços:Uma Gibson Les Paul Studio custa por volta de US$ 1300 / 1400.

Uma Gibson Studio Faded custa US$ 799.

Testei as duas, e ainda toco regularmente em uma Gibson Les Paul Standard, que tem Burstbuckers.

Minha pergunta: para quê comprar uma guita nova e sair tocando os caps? A Studio tem o par 490/498 que funcionam muito bem. A diferença para os Burstbuckers é muito sutil. Uma coisinha aqui, outra ali. Talvez uma avaliação subjetiva ( muito subjetiva mesmo) : os Burstbuckers dão a impressão que são um pouco mais abertos.

As chambered body são guitas mais leves porém com um pouco menos de sustain. Outra pergunta: faz questão mesmo de um sustain interminável? Eu toco ao vivo e se tivesse uma Standard pendurada, talvez depois de duas horas de show eu sairia corcunda. Com a minha Studio eu fico legal e bem satisfeito.

Mas se você faz questão dos Burstbuckers por que não compra a Faded? Ao meu ver a única coisa inferior notável é a aparência: a Faded não é pintada e, subjetivo também, podem parecer mais feias.
Se não faz questão de aparência, vai de Faded.

O meu set tem uma Fender Strato De Luxe, uma Gibson Nighthawk e uma Gibson Les Paul Studio. A Standard eu uso com frequência nas minhas aulas, ela é do meu professor.

Eu acho meio irracional comprar uma Gibson e sair modificando...

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


guimarcello

Cara, eu comprei uma Gibson Les Paul Studio Tribute 60's Left Handed semana passada. Meu conselho: Se vc for comprar este modelo, teste-a antes de sair trocando os captadores P-90. Eles são muito bons! Também pensei nesta possibilidade de trocar os caps, mas acho que não vale muito a pena. Até pq, vc vai ter que fazer modificações no corpo pra trocar os P-90 por humbuckers, e isso pode ser danoso ao instrumento.

A minha é Worn Gold Top. Esse "worn" é um envelhecimento para dar um ar vintage, já que é um modelo tributo das LP's dos anos 60. A minha trouxe na case, show de bola. Ficou 4000,00 pra mim, e ainda levei a bag de brine!

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar


cara q nervoso de olha essas les paul tudo furada

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


guimarcello
Aproveitando o tópico, estou pensando em trazer um wah:
Sim, traga o Ernie Ball sem dúvidas!

maspn
Veterano
# abr/11
· votar


Spect

não é besteira velho, o luthier me mostrou, vi em sites, vi aqui no próprio fórum, a gibson studio, não tem a mesma madeira da standard como muitos acham, pelo menos é que me informaram aqui e na web... fora que tem mais emendas.... no orkut tem uma comu da gibson studio, eles mesmo dizem isso....

se estou errado, é porque me informaram errado...

mr.moretti
Veterano
# abr/11
· votar


guimarcello
Cara, eu tenho uma studio faded e ela tem burstbuckers. Puta som, e eu acho ela muito bonita e é beem mais em conta do que as outras. A não ser que vc tenha aversão ao acabamento da studio faded, eu recomendaria ela.

Spect
Veterano
# abr/11
· votar


maspn



Esse vídeo esclarece muitos mitos.

Filippo14
Veterano
# abr/11
· votar


esclarece mesmo, otimo video

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


Spect

Esse vídeo esclarece muitos mitos.

Realmente, em nenhum momento eu vi esses tais furos...

Bog
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bog
· votar


renatocaster
Realmente, em nenhum momento eu vi esses tais furos...

O weight relief não é um mito. Na verdade, eles *mostram* naquele vídeo o corpo com o chambered body (olhe em 3:43).

Vou postar outro vídeo. Eles comentam os weight relief holes aos 1:45. Em seguida, mostram o chambered body na própria fábrica.



guimarcello
Veterano
# abr/11
· votar


Marcelo Bico

Então, eu não gosto do acabamento das faded, e já ouvi vários caps, sei que os da Studio são bons, porém como já disse, prefiro os Burstbuckers.

guimarcello
Veterano
# abr/11
· votar


Mr.Moretti
Marcelo Bico

Então, eu não gosto do acabamento das faded, e já ouvi vários caps, sei que os da Studio são bons, porém como já disse, prefiro os Burstbuckers. Questão de gosto pessoal, sei que a diferença não é gritante, porém perceptível a quem gosta de música.

guimarcello
Veterano
# abr/11
· votar


renatocaster

Vlw pela dica, bem lembrado.

Achei que as medidas do P-90 eram basicamente as mesmas do hb.

Randy78
Veterano
# abr/11
· votar


hj vc encontra a LTD EC-1000 na faixa da epiphone do Slash, é outra opção pra vc procurar por lá.

guimarcello
Veterano
# abr/11
· votar


Randy78

Estive vendo a LTD EC-1000 q vc citou, porém quero o visual clássico das Gibson.

Nada contra a qualidade e visual das LTD.

Mas vlw pela dica!

Marcelo Bico
Veterano
# abr/11
· votar


guimarcello
Entendi, bicho. Se você quer o som e a cara de uma Standard, só comprando a Standard mesmo.

Se meter Burstbucker numa Studio não vai ter tanto sustain ( mas continuo insistindo que a diferença é pouca ).

E a Faded não tem a mesma beleza de uma Standard...

guimarcello
Veterano
# abr/11
· votar


Marcelo Bico

Cara, essa é uma dúvida cruel, tipo pra mim é muito dinheiro entende, desejo investir, mas meu medo é esse, pagar muito mais por uma Standard ou uma Custom(Cheguei a ver a Custom Alpine White, rapaz, que maravilha.... absurdamente linda, som maravilhoso, dispensa comentários....)

Porém uma Gibson Studio Alpine White, seria legal também, essa é minha dúvida, e detalhe muito importante, bem mais em conta.

Brother, agora visando o bolso$$ entre a Gibson Studio Alpine White, e a Gibson Studio Tribute 60's , o que acha mais negócio ??

Infelizmente as Faded não me agradam, e tem pouco mercado depois....

Vlw pela ajuda brother!!

guimarcello
Veterano
# abr/11
· votar


Segue os links das guitarras:

Gibson LP Studio 60's Tribute:
http://www.amazon.com/Gibson-Studio-Tribute-Electric-Guitar/dp/B004M17 ME0/ref=sr_1_44?s=musical-instruments&ie=UTF8&qid=1303248907&sr=1-44

Gold Top: http://www.amazon.com/Gibson-Studio-Tribute-Electric-Guitar/dp/B004M17 MM2/ref=sr_1_50?s=musical-instruments&ie=UTF8&qid=1303248937&sr=1-50

Gibson Les Paul Studio Mahogany Electric Guitar, Satin White Ebony Fretboard: Pq é tão mais barato que a studio com hardware dourado?? Só visual ?!?
http://www.amazon.com/Gibson-Studio-Mahogany-Electric-Fretboard/dp/B00 4WMGXAI/ref=sr_1_55?s=musical-instruments&ie=UTF8&qid=1303248937&sr=1- 55

Gibson Les Paul Studio Electric Guitar, Arctic White - Gold Hardware:
http://www.amazon.com/Gibson-Paul-Studio-Electric-Guitar/dp/B0002CZUWY /ref=sr_1_62?s=musical-instruments&ie=UTF8&qid=1303248937&sr=1-62

Gibson Les Paul Studio Electric Guitar, Arctic White - Chrome Hardware:
http://www.amazon.com/Gibson-Paul-Studio-Electric-Guitar/dp/B002JJIVG0 /ref=sr_1_90?s=musical-instruments&ie=UTF8&qid=1303248969&sr=1-90

Gibson Gary Moore Signature BFG Les Paul Electric Guitar, Lemon Burst - Chrome Hardware: mesma faixa de preço
http://www.amazon.com/Gibson-Gary-Moore-Signature-BFG/dp/B001VO61NO/re f=pd_sim_sbs_MI_5

Ajudem ae!!!!

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


guimarcello

Pq é tão mais barato que a studio com hardware dourado?? Só visual ?!?

Olha só como ela fica depois de um tempo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179996333-guitarra-gibson-les-p aul-studio-alpine-white-ano-1993-loja-_JM

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


guimarcello

Acho impossível dizer qual é mais jogo para você, mas vou fazer só uns comentários rápidos:

Gibson LP Studio 60's Tribute
Gold Top:

Nunca toquei, mas o braço desta é slim taper. Tenho uma guitarra com este profile, e vale dizer que dá a impressão de ser bem fininho. A pegada é diferente do braço normal de LP. Particularmente, eu prefiro o mais gordinho. E tem os captadores P-90. Eles soam diferentes de humbuckers, bem mais abertos. Tem que ver o que VOCÊ prefere. O mesmo vale para o acabamento. Eu pegaria simplesmente o que achasse mais bonito.

Gibson Les Paul Studio Mahogany Electric Guitar, Satin White Ebony Fretboard: Pq é tão mais barato que a studio com hardware dourado?? Só visual ?!?

O preço é menor porque a guitarra tem o acabamento mais simples. Não tem o verniz e nem o binding no braço. A pintura tende a descascar com o tempo, e é um pouco mais sensível a batidas e arranhões (que fatalmente acontecem, mais cedo ou mais tarde). Ah, e não tem o tampo em maple, a guitarra é inteira em mahogany, o que dá um som com menos brilho. Eu nunca toquei nela, mas tenho uma Studio Faded e imagino que seja mais ou menos na mesma linha.

Gibson Les Paul Studio Electric Guitar, Arctic White - Gold Hardware:
Gibson Les Paul Studio Electric Guitar, Arctic White - Chrome Hardware:

A boa e velha Studio. Não tem muito o que dizer.

Gibson Gary Moore Signature BFG Les Paul Electric Guitar, Lemon Burst - Chrome Hardware: mesma faixa de preço

Nunca vi, nunca toquei. Pela Internet, já vi quem tivesse chiliques de ódio por essas BFG, mas não sei até que ponto é histeria desmedida.

Se eu fosse comprar a minha primeira LP hoje, compraria uma das que eu já tenho: uma Studio Faded ou uma Fujigen. Mas como você não quer saber da Faded e nem deve ter acesso à Fujigen, e não pode pagar por uma Traditional ou Standard, a Studio branca seria a minha primeira opção. Já toquei em uma, com escala em ébano, achei mais suave e lisinha que rosewood.

guimarcello
Veterano
# abr/11
· votar


Bog

Vlw pelo post, as ferragens douradas com o tempo tendem a perder o acabamento, já a cromada não. estou correto ?!

renatocaster
Moderador
# abr/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Bog

O weight relief não é um mito.

Desculpa a ignorancia, mas qual é a finalidade desse tal Weight relief? Ao pé da letra, é só pra aliviar o peso mesmo? Qual seria a diferença de peso do weight relief para o chambered boy? Isso influencia no som tbm?

Peguei uma Studio tribute 60s e realmente é uma guitarra leve, e isso é uma vantagem.

Bog
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bog
· votar


renatocaster
qual é a finalidade desse tal Weight relief?

Deixar a guitarra mais leve mesmo. Não é uma "enganação", a Gibson não omite nenhum detalhe sobre ele, e se pensar bem é trabalho a mais que eles precisam fazer. O chambered body só foi possível mais recentemente, com o corte controlado por computador - fazer isso manualmente seria trabalhoso demais. Por exemplo, a minha Studio Faded de 2006 ainda usa o sistema antigo, com os buracos (informação confirmada pela Gibson).

Quanto ao som, o fabricante alega que o impacto é mínimo, mas há quem discorde. Alguns chegam ao ponto de dizer que soa quase como uma semi-acúsitca, o que provavelmente é um exagero. Eu já toquei em LP com chambered body (Studio e Standard), e com uma Traditional. Preferi esta última, mas não posso falar que é por causa das câmaras - fiquei sabendo ontem mesmo que os captadores dela eram diferentes! Essa questão do chambered body é daquelas coisas que geram discussões infinitas em fóruns da Internet, e não acho que dá para chegar a uma resposta definitiva. Acho que tem horas que melhor mesmo é fechar os olhos para o que está escrito e simplesmente ouvir e tocar.

Marcelo Bico
Veterano
# abr/11
· votar


guimarcello
Bicho, uma 60's Tribute tem um som um pouco mais magro do que uma Studio.
Pelo que eu percebi, o seu gosto é mais para timbres cheios, e nisso os captadores 490/498 da Studio são "melhores" do que os P-90 das Tributes.
Mas isso é opinião pessoal. Se você tivesse a oportunidade de testá-las seria melhor, porque não é só timbre que importa, certo?
Eu, apesar de gostar prá caceta da minha LP Studio, sinto que há uma restrição: acho que o acesso às últimas casas é difícil e a impressão é que o braço da Tribute é mais fino e menos chatinho prá acessar as últimas casas.

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


Marcelo Bico

o braço da Tribute é mais fino e menos chatinho prá acessar as últimas casas.


Sim, é o que eles chamam de Slim Taper. Achei bem confortável o braço com essa espessura

Pelo que eu percebi, o seu gosto é mais para timbres cheios, e nisso os captadores 490/498 da Studio são "melhores" do que os P-90 das Tributes.

É uma questão de gosto mesmo esse lance, pq eu achei até o som dos P-90 bem à vera, é quente e tem uma saída alta (!)

Tava vendo num desses sites que fazem testes e o cara que testou a Tribute 60's até reclamou disso, ele disse que não era para o som dos P-90 ser assim, muito quente. Ele contestou isso, pois se tratando de uma guitarra "tributo" ela teria que soar mais próximo das LP's deste modelo da década de 60.

Marcelo Bico
Veterano
# abr/11
· votar


renatocaster
Bicho, a Tribute também é uma guitarra excelente! Na minha opinião, até balancei prá trazer uma Tribute ao invés da Studio. Na época eu não trouxe porque era mais cara que a Studio, e também não tinha disponível prá venda, mas poderia ter sido uma opção.
Cara, do monte de Gibson LP que eu testei, a única que eu realmente não gostei foi a Junior. Não porque é ruim, mas achei feia, uns captadores estranhos...

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


É uma questão de gosto mesmo esse lance, pq eu achei até o som dos P-90 bem à vera, é quente e tem uma saída alta (!)

Olha só uma original de 56 ela tem um som quente porem moderado:

http://www.youtube.com/watch?v=ko8fvcZDoNs&feature=related


Agora uma reedição:

http://www.youtube.com/watch?v=g4QrZquHBDQ

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


Sir.Paulo

Olha só uma original de 56 ela tem um som quente porem moderado:

http://www.youtube.com/watch?v=ko8fvcZDoNs&feature=related


Agora uma reedição:

http://www.youtube.com/watch?v=g4QrZquHBDQ


Vou ter que ver qdo chegar em casa, aqui no trabalho o youtube é bloqueado :(

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


renatocaster

hehehehe

Ainda bem aque aqui no meu sou eu quem manda na rede :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Epiphone Slash x Gibson Studio Tunada x Gibson Tribute 60's Tunada ?