essa escala de blues esta correta ? (ja usei a busca e q n entendo d teoria) e maior ou menor?

    Autor Mensagem
    marcosaalcantara
    Veterano
    # abr/11


    desculpa ta enxendo o saco com isso denovo mais autodidata e triste tem q pergunta pra quem sabe
    entao vou postar a tab com alguns tons (de cabeça pra baixo como sempre ne) por favor me ajudem a corrigir e c n for pedir dmais me dem um exemplo da diferença entre os intervalos da maior e da menor (alem de um ser maior e outro menor ne ja pra excluir as tiradinhas kkkk)

    C

    6 8
    6 7 8
    5 8
    5 8
    6 8 9
    6 8

    D

    5 8
    6 8 9
    5 7
    5 6 7
    5 8
    5 8

    G

    6 8 9
    6 8
    5 6 7
    5 8
    5 8
    6 8 9

    prenatopb
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Pensando em Blues, elas são para serem usadas em acordes maiores, mas na teoria são pentatônicas menores, acrescidas de acidentes de 4ªaumentada. Quando são tocadas sob acordes Maiores, são chamadas de Penta Blues. Espero ter ajudado cara! Abraço!

    @prenatopb
    http://letraemusicadgp.blogspot.com

    marcosaalcantara
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    prenatopb
    poxa kra obg pela tentativo mais vc explicou pela teoria e eu sou totalmente leigo nisso , entao quero saber c estas shapes tao certas ou n ?, onde estao os erros? , e se essa ea maior ou menor?
    qualquer ajuda e bem vinda desd q realmente ajude ou tenha intençao d ajuda

    marcosaalcantara
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    so quero q usem a teoria nisso pra me explica a diferença entre a maior e a menor

    prog_jam
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    marcosaalcantara
    bicho, o lance de maior e menor sem teoria fica mais ou menos assim:
    manja aquele clássico desenho que você usa os dedos 1 e 4 na corda 6, 1 e 3 na 5, 1 e 3 na 4, 1 e 3 na 3, 1 e 4 na 2 e 1 e 4 na 1?
    então, supondo que você queira fazer uma penta em Lá, sua tônica na sexta corda, o Lá, vai estar na casa 5.

    supondo que a penta a ser executada seja menor, faça esse desenho básico começando a tônica com seu dedo 1 na casa 5 (nota Lá).

    se for maior, comece com o dedo 4 na tônica (Lá da casa 5 sexta corda), o que fará com que seu dedo 1 fique na posição do segundo traste (o F# da casa 2 na sexta corda).

    deu pra entender assim?

    marcosaalcantara
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    prog_jam
    deu sim kra otimo muinto obgd agora vc ou alguem pd me dizer c essas tbs tao corretas?

    prog_jam
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    a de C está sim. esse formato de C que você pôs é o de Cm (não está errado dizer C quando se trata de pentas, dado que elas têm por default serem menores).
    para mudar os tons, basta mudar o local das tônicas.
    se você souber onde estão as notas no braço da guitarra, uma escala pentatônica de Am ficaria assim (com a blue note):
    A, C, D, D#, E, G

    Sendo A a tônica, C a terça menor, D a quarta justa, D# a quarta aumentada (famosa blue note), E a quinta justa, G a sétima.

    lembrando que a quarta aumentada também pode ser a quinta diminuta, porém pra isso ao invés de D# você teria de escrever Eb.

    marcosaalcantara
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    valeu cara mais um pontim

    prog_jam
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    marcosaalcantara
    valeu, man. bons estudos aí

    prenatopb
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    prog_jam

    Explicou bem cara... melhor do que eu!rs

    @prenatopb
    http://letraemusicadgp.blogspot.com

    prog_jam
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    prenatopb

    valeu, cara, abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a essa escala de blues esta correta ? (ja usei a busca e q n entendo d teoria) e maior ou menor?