RELIC, Fender Sonic Blue - eu fiz!

Autor Mensagem
SRVitor_strato
Veterano
# abr/11


Olá pessoal,
Esse é meu primeiro post.

Sou afccionado por stratos. Um dia desses estava navegando pela net e vi uma Fender Relic Sonic Blue 62 strat (http://www.youtube.com/watch?v=2XPAShEhc7E).

Fiquei tão apaixonado pela guitarra, em especial pela cor e pelo relic que resolvi encarar o desafio de transformar minha fender méxico.

Primeiro, eu lixei ela inteirinha, tirei toda a tinta preta, deixando na madeira mesmo. Depois, pesquisei sobre a tinta que era utilizada pela fender nos anos 60, que no caso era nitrocelulose (conhecida como DUCO), depois, mandei pintá-la exatamente no tom SONIC BLUE (nesse caso, o pintor soube misturar muito bem o branco com o azul, pq não se acha nos catálogos de tinta DUCO o Sonic Blue).

Fiz o relic nela, tirando a tinta em alguns lugares específicos, além de fazer alguns riscos. Nesse caso, a tinta ajuda muito, pois é bem mais fraca que a tinta PU (largamente utilizado nas guitarras atuais).

Também comprei uma ponte Fender Vintage e utilizei nela, bem como no resto das ferragens, um pouco de betume, para dar aparência de velho. Para os botões e capas dos caps eu utilizei café. Só não consegui um resultado satisfatório com o escudo, que não absorveu o café, assim, utilizei betume tbém.

Ela está equipada com captadores Texas Special e as tarrachas são GOTOH, mas tenho plano de trocá-las pelas Fender Vintage, para ficar mais fiel a minha proposta.

Enfim, estou gostando muito do visual dela, acredito que cheguei bem próximo do que eu queria, por isso, resolvi postar aqui as fotos para apreciação daqueles que gostam de stratos e relics.

http://img716.imageshack.us/slideshow/webplayer.php?id=26751309.jpg

Qualquer dúvida sobre o processo, responderei com prazer! Abraço a todos os stratomaníacos!

Demolisher
Veterano
# abr/11
· votar


Parabéns, ficou muito legal!

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


SRVitor_strato

Linda a guitarra!

Entao o cafe funcionou nos knobs...

geralmente nao funciona. Comigo nao deu certo nem o betume.

Abracos

Digosambora
Veterano
# abr/11
· votar


SRVitor_strato

Parabens cara, ficou show de bola!!!
Só falta fazer um relic no braço.

Dá uma olhada na que estou fazendo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/255805/

Dark Fallen Angel
Veterano
# abr/11
· votar


SRVitor_strato
Esse escudo é de 3 camadas né? Serial legal trocar por um vintage de uma camada. Se pá já acha um bege ou envelhecido.

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


Dark Fallen Angel

fender 60 o escudo ja tinha tres camadas, nao?

Onzeo furos eu ja vi, mas tres camadas fiquei na duvida.

Abracos

Dark Fallen Angel
Veterano
# abr/11 · Editado por: Dark Fallen Angel
· votar


Velvete
Vou conferir. Mas numa fender vintage que toquei o escudo era uma camada só. Acho que era 60 ou 70. E Era daquelas chaves de 3 posições ^^

Realmente, em 60 já tinha escudo de 3 camadas. Então devo ter tocado numa 57. Falha minha.

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


Dark Fallen Angel

Sem problema

O que sei das fender 54 (li na GP) eh que tinha chave de tres posicoes, escudo de uma camada com oito furos e knobs de baquelite (o que eh isso? rs)

As 62 tinha escudo com 11 furos e escala em rosewood.

Pronto, tudo que sei sobre fenders...rs

Abracos

Dark Fallen Angel
Veterano
# abr/11
· votar


Velvete
Baquelite é um material duro pra caramba, muito resistente a vibração, impacto e calor. É aquele "plastico" das furadeiras.

fconde77
Veterano
# abr/11
· votar


fugindo do assunto "estética", eu reparei no bloco da ponte... era assim pequeno nessas fender's de 62... pq se não for acho que se vc trocar por um maior vai ter um som mais encorpado do que esse que parece ser de antimônio.

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar


fico mto daora a guita
mais se eu tivesse uma fender,mesmo q mexicana,eu n ia te coragem de fze isso n

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


fconde77

Imagino que não era, e imagino tb que ele so trocou a ponte, nao o tremolo todo.
Mas ta bem bonito o trabalho

Abracos

SRVitor_strato
Veterano
# abr/11
· votar


Velvete

Engraçado mesmo, o café funcionou legal nos botoes e caps, mas no escudo nem com reza braba! Acho que vou comprar um escudo com cor vintage!

Digosambora

Fiz um relic leve no braço, ao vivo da p/ sentir legal, na foto ficou meio imperceptivel! hehehe Já tinha visto a sua, esta ficando show! Parabéns!

fconde77

eu até pesquisei sobre o bloco da ponte, mas o preço dela com bloco grande era mais que o dobro da de bloco pequeno. Mas fiquei com vontade de comprar o grande mesmo! hehehe

Qto ao escudo, preferi o sanduiche mesmo, pois usei como base a guitarra do video: http://www.youtube.com/watch?v=2XPAShEhc7E Apesar da minha ter ficado um pouco mais escura na cor.

Não tenho intenção de deixá-la exatamente como as dos anos 60. Busco apenas a referência da época.

Agradeço as respostas!

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


SRVitor_strato

Mas tb o efeito foi mais "aged" do que o creme mesmo.

Comprei caps novos com covers creme... os knobs estao "aged" pelo betume, mas nao passa disso.

Sera que o cafe da um grau a mais de envelhecimento?

Vc deixou quanto tempo?

Abraços

SRVitor_strato
Veterano
# abr/11
· votar


Velvete

deixei 2 dias no café, mas antes de colocar eu passei bombril nas capinhas e botoes para tirar a verniz. Fiquei impressionado com o resultado. Recomendo!!!

Digosambora
Veterano
# abr/11
· votar


SRVitor_strato
Velvete

Caras, no escudo tentem dar uma lixada com lixa d´agua 600 ou 1200, apenas para tirar aquela pelicula de brilho, talvez o café funcione dessa forma. O betume é certeza.

Em relaçao a ponte, na Guitar Fetish vende somente o bloco, tem tanto o fino quanto o mais largo. Essa que estou fazendo comprei com eles o tremolo todo com o bloco mais largo.

papillon
Veterano
# abr/11
· votar


LINDA LINDA LINDA!!
ficou um TESÃO de STRATO!!

Parabens brow! =]]

SRVitor_strato
Veterano
# abr/11
· votar


Velvete

ótima dica cara, agora vc me animou para comprar somente o bloco. Qual deles vc comprou??? Qual serviria na minha ponte? Como eu faço para encomendar pelo site??

Digosambora
Veterano
# abr/11
· votar


SRVitor_strato

Se foi em relaçao ao Bloco da ponte, foi eu quem comprou. Da uma olhada ai:

Só o bloco:

http://www.guitarfetish.com/Upgrade-Steel-and-Brass-Tremolo-Blocks_c_2 19.html

O tremolo que comprei:

http://www.guitarfetish.com/Vintage-USA-Strat-Steel-Saddle-Trem_p_846. html

E a compra é feita normal com cartao internacional, e o envio vc tem duas opcoes uma + barata sem rastreio e uma com rastreio (praticamente o dobro do preco)
Sempre compro sem rastreio, vou na emocao hehehe

Nas compras até $ 100 doletas os caras da Guitar Fetish declaram um valor abaixo para "tentar" passar sem ser taxado.

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


SRVitor_strato

Eu comprei a ponte vintage do site da malagoli. o espacamento dela eh de 11,3 mm de cada furo da ponte, a minha guitarra possuia espaçamento de 10,5 mm e tive que adpatar.

No site da guitarfetish como o amigo
Digosambora falou tem tanto a ponte sozinha, a ponte com o bloco e so o bloco.

ha tres tipos de blocos no site da GFS, a ponte USA (vintage com espacamento 11,3 mm) a ponte made in mexico (espacamento 10,5 mm mas tem que ver o buraco pra alavanca) e a ponte importad (10,5 mm de espacamento e costuma servir nas guitarras chinesas).

Os blocos tem de aco ou bronze e comprando no site deles (precisa ter cartao de credito internacional) sai menos de 70 reais com o frete... isso se nao for taxado, ai sao mais 60%...

De qualquer forma, passa lah...
http://www.guitarfetish.com/Tremolos_c_3.html


Abracos

SRVitor_strato
Veterano
# abr/11
· votar


Digosambora

desculpe a confusão com o nome! hehehe
Legal o tremolo que vc escolheu.

Vou medir a expessura do meu bloco para comprar o bloco correto. Vou mandar ver tbem nas tarrachas Vintage, que estão boas de preço!

Agradeço novamente a dica!

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


Digosambora

ha ha ha Progandada em dobro pro GFS

Vou passar bombril no knob e aplicar betume novamente. Ja tava pensando em lixar para ver se pegava.

A parte de tras do escudo (o posterior, que esconde as molas) pegou betume de primeira no teste, mas a frente (mais lisa) não.

Os knobs sao complicados pra lixar, entao creio que o bombril ajude.

Abracos

Digosambora
Veterano
# abr/11
· votar


SRVitor_strato

Falows precisando, estamos ai!!!

Recomendo esses tambem:

StewMac
Warmoth
Guitar Fetish
AllParts

Floydniaco
Veterano
# abr/11
· votar


SRVitor_strato

A guita está um tesão!!


Mas .... e os sons ? rsrs

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


Digosambora

lixei com bombril e ate a proteçao da chave seletora pegou o betume!

Esta vendo como que o tutorial pra ir pro blog vai ser importante!

ja eh sucesso garantido aqui!rs

Abraços

buddy guy
Veterano
# abr/11
· votar


SRVitor_strato

Muito linda !! Sou suspeito para falar de stratocaster !!! Abração e parabéns pela máquina !!!

Curly
Veterano
# abr/11
· votar


SRVitor_strato

belo trabalho amigo, parabéns !

fconde77
Veterano
# abr/11 · Editado por: fconde77
· votar


SRVitor_strato
Mas em relação ao bloco vc pode comprar separado só o bloco que tem disponível no site da GFS, é só conferir as medidas.

Agora que reparei que o DiegoSambora postou o site e os comentários sobre os blocos nGFS

SRVitor_strato
Veterano
# abr/11
· votar


É isso ai pessoal, agradeço a dica de todos. Esse foi o meu primeiro post no forum e gostei muito. Realmente o pessoal está empenhado em ajudar e discutir com seriedade. Vou produzir um videozinho com o som da criança e postarei logo por aqui!
Vou aguardar meu valvulado que está no conserto!

Abraço a todos!

edalko
Veterano
# abr/11
· votar


Opa, achei muito legal e natural o relic.
Só to estranhando esse braço da sua Fender Mexicana. Geralmente tem o acesso ao tensor no headstock...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a RELIC, Fender Sonic Blue - eu fiz!