esclareçam duvidas de M.gregos

    Autor Mensagem
    Lg-slash
    Veterano
    # abr/11


    assunto repetitivo mas q nunca encontrei certas resp aqui no forum

    alguns dizem q modos gregos n alteram a escala
    tipo CDEFGAB
    em outro modo seria
    DEFGABC
    outros dizem algumas notas sao sustenizadas outros dizem q n
    os modos gregos sao aplicados somente em regiaoes especificas do braço
    ou eles sao na verdade a sequencia d notas q os caracterizam?
    quando se toca um improviso sobre a base
    C G Am F
    eu usando um C em algum modo ( caso ele seja acrecido com b e # ...) a base continuaria a mesma e isso q daria a caracterisca d modo grego?
    desculpe um assunto tao já falado mas encontrei coisas diferentes oq e definitivo ( e verdadeiro sobre modos )

    sidguitar1
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lg-slash
    pra mim vc ta falando grego e o penta_blues vai fecha teu topico hehehe
    brother, da uma olhada nos topicos q tem na busca q tem material demais sobre isso, tem tambem um topico fixo, tem varios topicos q o Leandro P da verdadeiras aulas de teoria, abraço

    erickx
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    desculpe um assunto tao já falado mas encontrei coisas diferentes oq e definitivo
    Quando for assim velhao, reviva o topico, faça la sua pergunta, nao crie outro tópico!

    fique com Deus!
    ;D

    Drinho
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    com certeza ... que diferença tem entre CDEFGAB e DEFGABC? concorda que a diferença é apenas a primeira nota e isso não influencia na escala de forma alguma, você mudar a primeira nota basicamente transpoe o modo que você está trabalhando mas não altera a tonalidade da múisica, CDEFGAB, DEFGABC, EFGABCD, tudo isso é escala de dó hehe. Pra existirem outras tonalidades tem que haver os sustenidos se não tudo seria escala de dó hehe.


    Enfim, eu não entendi direito qual a sua pergunta mas vamos lá, pra vc compreender basicamente como funcionam os modos gregos, vc precisa conhece-los, e entender como eles funcionam pra vc ver que nada desse monte de informção é atoa e tudo tem um pq.

    Então para começar vamos falar das notas da escala. Como vc mesmo falou a escala de dó é C D E F G A B, beleza então quais são as notas da escala de ré por exemplo?

    Para descobrir isso vc pode pegar a sua guitarra e a partir de qualquer ré dela (ex. corda 6, casa 10 ou corda 5, casa 5) tocar para frente 1 tom, 1 tom, 1/2 tom, 1 tom, 1 tom, 1 tom e 1/2 tom, esta é a estrutura da escala maior então fazendo isso a partir do ré você vai encontrar as notas D E F# G A B C# e o D novamente re-começando a sequência, então em cima disso vc já viu que a escala de ré é diferente da de dó, na escala de ré o F e o C são sustenidos. Para você encontrar todas as notas em outras tonalidades, pegue a primeira nota como referência e siga essa sequência de tom, tom, 1/2 tom, tom, tom, tom, 1/2 tom que isso vai gerar as respectivas notas de cada tonalidade.

    Isso é um jeito simples e mecânico de se descobrir as notas de cada escala, existem formas mais sofisticadas da gente descobrir quais são os sustenidos e bemols das escalas mas não vou colocar isso em pauta agora.

    Agora pra todo esse monte de nota funcionar na hora do improviso, das criações, nos temos que respeitar uma harmonia tonal, então existe o estudo dos campos harmônicos pra gente saber em quais acordes podemos aplicar tais notas para a música funcionar. Da mesma forma que as notas das escalas, os campos harmônicos também possuem 7 graus, também respeitam a mesma distancia da escala maior de um grau para o outro mas não são dados como apenas notas e sim acordes, para que vc faça suas "bases", suas harmonias.

    Então estruturando o campo harmônico maior de Dó, para todas as outras tonalidades você vai fazer a mesma coisa que vamos fazer aqui com o dó, os acordes terão a mesma distancia e estrutura.

    Acordes campo harmônico Dó:
    C Dm Em F G Am Bm5º
    I II III IV V VI VII ---> GRAUS

    Respeitando isso vemos que:

    Primeiro Grau: Acorde Maior
    Segundo Grau: Acorde Menor
    Terceiro Grau: Acorde Menor
    Quarto Grau: Acorde Maior
    Quinto Grau: Acorde Maior
    Sexto Grau: Acorde Menor
    Sétimo Grau: Acorde Menor Meio Diminuto


    Então para acharmos os campos harmônicos basta respeitarmos a distancia de tons e semi-tons que falamos lá em cima, e acordes maiores, menores, meio diminutos respeitando o grau que compete a cada um. Transpondo para qualquer tonalidade isso funciona.

    E por fim vamos falar dos modos gregos que são a sua dúvida.
    Da mesma forma que as escalas, campos harmônicos, os modos também são 7 e também respeitam a distância de tom e semi-tom que falamos lá em cima de um pra cada um, é claro afinal eu falei um monte de coisa e tudo isso é praticamente a mesma coisa, os modos pra quem não sabe são Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio. Então mais vez usando dó como exemplo:

    Distância: T T 1/2T T T T 1/2T
    Acorde: C Dm Em F G Am Bm5º C novamente
    Grau: I II III VI V VI VII
    Modo: J D F L M E L J novamente

    Então isso é basicamente a forma como tudo funciona, se você respeitar á risca esta estrutura você consegue transpor o sistema para qualquer tonalidade e vai funcionar.

    O que diferencia um modo do outro?

    Todos os modos funcionam da mesma forma e soam bem pois estão dentro da tonalidade, o que acaba diferenciando um do outro são características sonoras, dependendo do acorde em questão, um vai soar alegre, outro vai soar tenso, outro vai soar meloso e assim de acordo com o seu estudo e desenvolvimento você vai acabar sentindo o que é mais interessante passar para o ouvinte na sua música, seu improviso.

    Espero ter contribuído com alguma coisa.

    Um abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a esclareçam duvidas de M.gregos