Drinho Veterano |
# abr/11
· votar
com certeza ... que diferença tem entre CDEFGAB e DEFGABC? concorda que a diferença é apenas a primeira nota e isso não influencia na escala de forma alguma, você mudar a primeira nota basicamente transpoe o modo que você está trabalhando mas não altera a tonalidade da múisica, CDEFGAB, DEFGABC, EFGABCD, tudo isso é escala de dó hehe. Pra existirem outras tonalidades tem que haver os sustenidos se não tudo seria escala de dó hehe.
Enfim, eu não entendi direito qual a sua pergunta mas vamos lá, pra vc compreender basicamente como funcionam os modos gregos, vc precisa conhece-los, e entender como eles funcionam pra vc ver que nada desse monte de informção é atoa e tudo tem um pq.
Então para começar vamos falar das notas da escala. Como vc mesmo falou a escala de dó é C D E F G A B, beleza então quais são as notas da escala de ré por exemplo?
Para descobrir isso vc pode pegar a sua guitarra e a partir de qualquer ré dela (ex. corda 6, casa 10 ou corda 5, casa 5) tocar para frente 1 tom, 1 tom, 1/2 tom, 1 tom, 1 tom, 1 tom e 1/2 tom, esta é a estrutura da escala maior então fazendo isso a partir do ré você vai encontrar as notas D E F# G A B C# e o D novamente re-começando a sequência, então em cima disso vc já viu que a escala de ré é diferente da de dó, na escala de ré o F e o C são sustenidos. Para você encontrar todas as notas em outras tonalidades, pegue a primeira nota como referência e siga essa sequência de tom, tom, 1/2 tom, tom, tom, tom, 1/2 tom que isso vai gerar as respectivas notas de cada tonalidade.
Isso é um jeito simples e mecânico de se descobrir as notas de cada escala, existem formas mais sofisticadas da gente descobrir quais são os sustenidos e bemols das escalas mas não vou colocar isso em pauta agora.
Agora pra todo esse monte de nota funcionar na hora do improviso, das criações, nos temos que respeitar uma harmonia tonal, então existe o estudo dos campos harmônicos pra gente saber em quais acordes podemos aplicar tais notas para a música funcionar. Da mesma forma que as notas das escalas, os campos harmônicos também possuem 7 graus, também respeitam a mesma distancia da escala maior de um grau para o outro mas não são dados como apenas notas e sim acordes, para que vc faça suas "bases", suas harmonias.
Então estruturando o campo harmônico maior de Dó, para todas as outras tonalidades você vai fazer a mesma coisa que vamos fazer aqui com o dó, os acordes terão a mesma distancia e estrutura.
Acordes campo harmônico Dó: C Dm Em F G Am Bm5º I II III IV V VI VII ---> GRAUS
Respeitando isso vemos que:
Primeiro Grau: Acorde Maior Segundo Grau: Acorde Menor Terceiro Grau: Acorde Menor Quarto Grau: Acorde Maior Quinto Grau: Acorde Maior Sexto Grau: Acorde Menor Sétimo Grau: Acorde Menor Meio Diminuto
Então para acharmos os campos harmônicos basta respeitarmos a distancia de tons e semi-tons que falamos lá em cima, e acordes maiores, menores, meio diminutos respeitando o grau que compete a cada um. Transpondo para qualquer tonalidade isso funciona.
E por fim vamos falar dos modos gregos que são a sua dúvida. Da mesma forma que as escalas, campos harmônicos, os modos também são 7 e também respeitam a distância de tom e semi-tom que falamos lá em cima de um pra cada um, é claro afinal eu falei um monte de coisa e tudo isso é praticamente a mesma coisa, os modos pra quem não sabe são Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio. Então mais vez usando dó como exemplo:
Distância: T T 1/2T T T T 1/2T Acorde: C Dm Em F G Am Bm5º C novamente Grau: I II III VI V VI VII Modo: J D F L M E L J novamente
Então isso é basicamente a forma como tudo funciona, se você respeitar á risca esta estrutura você consegue transpor o sistema para qualquer tonalidade e vai funcionar.
O que diferencia um modo do outro?
Todos os modos funcionam da mesma forma e soam bem pois estão dentro da tonalidade, o que acaba diferenciando um do outro são características sonoras, dependendo do acorde em questão, um vai soar alegre, outro vai soar tenso, outro vai soar meloso e assim de acordo com o seu estudo e desenvolvimento você vai acabar sentindo o que é mais interessante passar para o ouvinte na sua música, seu improviso.
Espero ter contribuído com alguma coisa.
Um abraço
|