solos e estudo de musicas

    Autor Mensagem
    Lg-slash
    Veterano
    # abr/11


    pessoal tenho umas duvidas
    supondo que esteja tocando uma base
    D -C- G- D
    esses acordes pertencem ao CA de sol maior entao estao nesse tom certo?
    ai se eu fosse usar a escala menor melodica para solar por exemplo eu deveria manter a base DCGD ou conforme a escala (menor melodica-menor hamornica) devido a mudança de intervalos os acordes de base tambem mudam.
    e uma coisa eu tiro uma musica de ouvido ,blz
    mas n sei dizer qual o Tom , qual tonica (obvio)
    qual tipo d escala foi usada pq as vezes o cara faz um lick numa escala diferente dps volta fica mto confuso
    isso e falta d inteligencia minha ou falta d percepçao
    pq eu tiro certinho dps confiro na tab ta OK
    mas mesmo caçando nota por nota (assim q eu tiro) n consigo identificar tom e escalas usados e tal..
    basicamente eu so caço as notas :S
    se puderem ajudar

    OBS`: usei a busca
    mas msm assim se alguem vier comentar

    regras do forum use a busca etc..
    pelomenos indique o link q RESPONDA a minha duvida ao invez d dizer q fulano anos atras deu uma resp q o cara q pergunto tb n intendeu xD

    Hixen
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    isso e falta d inteligencia
    Falta de inteligencia é escrever CA , poha ! , é CH
    Campo Harmonico
    mano sei la sou inicante :D, mas da uma olha nas areas de aprendizado e apostila la vai te ajuda !

    Lg-slash
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    kkkkkkkkkkkkk foi mal CA foi a pressa kkkkkkkk

    celotoledo
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: celotoledo
    · votar


    Lg-slash

    Nossa, ó tem mala nesse FCC....desconsidere o nosso amigo Hixen.

    o problema na verdade é esse seu sobrenomes aí....slash.

    Brincadeiras a parte, existem músicas que possuem sequência de acordes que formam mais de um Campo Hamônico.

    Fico imaginando aqui você tentanto nota por nota até achar a certa.....rs.

    Geralmente o caminho é inverso, descobre os acordes, a hamonia, estabelece o campo harmônico e depois tira as melodias....acho que o que está te atrapalhando é isso de ficar caçando notas...

    Lg-slash
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Lg-slash
    · votar


    po eu tenho q tira os acordes de ouvido e dps assim vai
    ou eu vejo as notas q eu tirei e "monto" o acorde/?
    pq tem musicas q pelomenos pra mim o som do acorde e quase imperceptivel
    mas eu vo estuda isso sim valeu a dica
    pq tira nota por nota mesmo é muito chato kkkkkkkk
    e quando ao CA kkkkkkk quem nunca errou n e verdade
    SLASH q o diga ;P (so fan dele mas verdade seja dita kkk)
    serio

    se alguem puder dizer mas ou menos a linha d raciocinio q vcs usam pra tirar a musica
    tipo axar isso pra descobrir isso
    dps axar isso pra identifica aquilo
    seria bom ouvi d alguma boa alma disposta a ajudar tipo o celotoledo xD brigado a dica inclusive veio xD

    Juneba
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lg-slash, acha a tônica do primeiro acorde com os baixos, descobre se é menor ou maior, usa as notas do campo harmônico, e sempre q usar outro campo harmônico tem explicação, estude os ciclos de quartas e quintas .

    Lg-slash
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    po fui usar essa dica q o JUNEBA deu(obrigado inclusive)
    e mesmo tirando os acordes da musica e sabendo o campo harmonico ,n identifiquei como ele se relaciona com os acordes
    a n ser notas de repuoso e umas q dao sentido d continuidade(esqueci o nome)
    existe outra relaçao entre os acordes e o solo pq n me "ajudou" ou n percebi tanta diferença pq eu ainda "caçei" as notas :S
    será q fiz algo errado ou deixei escapar algo?

    jberbetz
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Cara, isso vai depender muito da música...

    Tem música onde o esquema é "modal"...aí a cada mudança de acorde, pode ocorrer uma mudança de campo harmônico/tonalidade...saca?

    Nesse exemplo que tu deu (D-C-G-D), você está em G Maior / E menor; mas, perceba que o acorde que é o "principal" aí é o D...você começa e termina com ele...ou seja, estamos falando de D mixolidio (mesmas notas da escala de G maior, porém iniciando e terminando em Ré)...entendeu? A sonoridade é um pouco diferente.

    Agora, falando em harmônica menor, nesse exemplo, se você usar a menor harmônica de E, não vai ficar legal; pois você vai ter um d# e o som vai ficar bizarro (pq D# não fecha com nenhum acorde do teu exemplo...não vai combinar com a base...a harmonia vai ficar ruim)...

    Espero ter ajudado. Me corrijam se estiver errado.

    Abraço!

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Se tu for usar a menor melodica encima de uma base. a base vai ser a mesma. se mudar a base, muda a escala.

    agora, quando tu tocar a menor melodica, pode soar estranho alguns intervalos encima dos acordes.

    e quanto a achar o tom por escalas... fica complicado.

    o certo é tirar a base, e achar o tom. "A mais as veses tem muito acorde"

    sim, mas analise cada parte da musica.. ela pode ter 3 tons diferentes. Tire uma parte, analise os acordes e ache o tom.

    quando essa sequencia de acordes mudar, tire a outra parte, e veja se esta no mesmo tom.. e assim vai indo. geralmente os solos estão encima de uma base especifica. mas no decorrer da musica ela muda.
    tire a base da musica inteira.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a solos e estudo de musicas