Tocando com alegria

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: erico.ascencao


    Não, não vou falar de Restart aqui. Vou falar de quando você toca com alegria, com tesão, se divertindo mesmo.

    Sempre que vou num boteco ver uma banda ou vou num show fico pensando "cacete, gostaria de estar lá no palco, assim eu me divertiria mais". As minhas experiências com apresentações foram legais por causa daquele clima pré-show, aquela ansiedade pra subir no palco... mas quando eu subia no palco eu mais tocava do que me divertia, entendem?

    Ontem foi aniversário do baterista da minha banda e nós tocamos na festa dele - já estamos ficando especialistas em tocar em festinhas de aniversário. Por uma conjuntura de fatores a apresentação de ontem foi muito legal: a galera era "do ramo" do Rock n' Roll, o clima da banda era quase um clima de ensaio, nós estávamos mais seguros quanto ao repertório (no dia anterior fomos no aniversário do baixista e fizemos um acústico por lá também, ajudou a lembrar as músicas) e eu tava de olho numa groupie hehehehhe.

    Tudo isso nos deixou muito a vontade pra tocar e graças a isto, pela primeira vez, eu me diverti tocando. Eu tinha a sensação que o "palco" (er... a garagem) era meu, relaxei, fiz as gingas performáticas, fiz os vocais de apoio bem feitinhos (e que foram elogiados, pasmem!), fiz as poses quando cabiam, conseguimos emendar as músicas mais facilmente sem precisar daquelas paradas broxantes... O engraçado é que houve erros, como sempre há, mas foram em menor quantidade/gravidade do que em outras oportunidades.

    Contem aí como vocês lidam com esta coisa de se divertir enquanto tocam. Vocês têm dificuldade como eu tenho (ou tinha...) ou têm mais facilidade pra se soltar?

    PS.: Tudo isso foi sem ingestão de álcool hein!

    Marc Snow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    voce se diverte quando (raramente) não tem problemas de som/palco

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Marc Snow: voce se diverte quando (raramente) não tem problemas de som/palco

    Ah, isso também estava muito bom. No ensaio da semana passada o som estava ruim porque tanto eu como o vocalista estávamos com os amplificadores apontados para as canelas. O que fizemos? Cada um colocou o amplificador de frente pra si, a mais ou menos 1,5 m de distância e com uma ligeira inclinação. Resultado: cada um se escutou muito melhor e eu, particularmente, notei uma melhoria de timbre significativa (na verdade o timbre sempre foi o mesmo, o que mudou foi a melhor percepção).

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erico.ascencao


    quando eu consigo ouvir a musica enquanto toco é uma maravilha.

    o problema é quando o cara não tem muita segurança na musica ainda, e tem que ficar concentrado na execução. alem do nervosismo o cara não escuta nada, só fica de olho as casas.

    melhor coisa que tem pra isso é o improviso.

    Pepe Le P
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    É isso ae cara, o estado de espírito do cara influi pra caramba.

    Esse final de semana tocamos num bar onde não rolou nem passagem de som, não tinah retorno e tivemos que fazer uns enjambres sinistros em dez minutos pra subir no palco, ruteza total... mas a banda estava num clima legal e tinha um pessoal curtindo o show (era aniversário de uma amiga de um dos integrantes da banda então tinham vários rostos conhecidos fora as fiéis namoradas) então acabou que, mesmo em más condições técnicas conseguimos fazer um som bacana.

    Depois até pediram pra gente voltar pro palco (em parte talvez porque a galera que subiu depois não era o que dava pra se chamar de um "grande conjunto"), então acho que teve uma galera que curtiu, mas acima de tudo conseguimos ficar "numa boa" apesar dos percalços (era um show mais no formato acústico com violões, percussão, escaleta, vocais).

    Como o Marc falou é bem comum o cara ter algum problema técnico, mas temos que tentar contorna-los da melhor maneira possível. Tocar sem retorno é uma m****, especialmente com banda tipo "guitarra, baixo e bateria".

    Em suma, acho que tem muito a ver com o estado de espírito do cara (insegurança e nervosismo excessivo sempre atrapalham), a segurança e ensaio na execução das músicas e ter condições técnicas mínimas.

    erick_guitar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erico.ascencao

    Cara ontem tive uma experiência bacana também! Eu ministro louvores na igreja em que congrego, ontem ministrei 2 músicas agitadas que são bem estilo pop rock, quando se trata de ministração é algo que envolve muita responsabilidade, porque o ministro tem que estár envolvendo a igreja a buscar a Deus na hora da música, são varios detalhes que envolvem por isso exige uma atença muito grande, preciso estár direcinando e comandando a banda e ao mesmo tempo a igreja... Ontem foi diferente, meus timbres estavam bons, o microfone e o retorno estava ótimo, minha vóz parecia melhor e os músicos estavam em uma sintonia muito boa, eu usei um pedal novo também que ganhei no sortei que é o tube drive, usei ele o culto inteiro e gostei muito do som analógico!

    Bom eu acho que o que nos anima mais e o que faz as coisas fluirem bem na hora de uma apresentação, ministração e outras coisas do tipo é o fato de suas ferramentas de trabalho estiverem boas e agradaveis, ontem eu fazia alguns acordes e delirava com o timbre e a dinamica que o pedal me proporcionava, quando as coisas estão legais e você esta feliz tudo flui, mas no meu caso o fator mais importante é que eu também estava fazendo o meu melhor para Deus.

    Essa foi uma experiência que passei ontem e que vendo este tópico senti vontade de compartilhar!

    Abraço

    mr.floyd
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    "Tocando com alegria"

    eu juro que entendi outra coisa!

    FAIL

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erico.ascencao
    e eu tava de olho numa groupie hehehehhe.
    Safadinho!!! kkkkkkk

    Contem aí como vocês lidam com esta coisa de se divertir enquanto tocam. Vocês têm dificuldade como eu tenho (ou tinha...) ou têm mais facilidade pra se soltar?
    Eu passei 2 anos tocando TODOS os finais de semana... foi uma época muito legal, a gente tocava muita música diferente e tínhamos um acordo: toda semana tiraríamos 2 músicas novas para pelo menos 1 entrar no set!!! O set já era bem grande, possibilitando variações todos os shows.
    O clima era legal, a galera se entrosou bem e levava na boa, tipo, se rolava um erro, a gente dava risada um do outro...nem aí!!! rs... Achoq ue esse clima tb ajuda a soltar a banda pra poder ter uma performance mais segura e tranquila.
    O som era sempre arrumadinho, a gente chegava umas 8h pra tocar à meia-noite, então, não tinha desculpa.
    Outra coisa que eu achava legal é que ninguém tirava a música "à risca". Todo mundo ouvia, tirava mais ou menos e na passagem de som rolava o ensaio... no final das contas, a música ficava com a nossa cara!!!

    Minha experiência é essa. Que acham???

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Will Bejar
    Depende muito de banda pra banda. Sua banda parecia (ou parece...) ter um espírito mais livre, isto facilita na hora de curtir a apresentação mesmo estando no palco. Na minha banda atual temos outra pegada por sermos, na realidade, uma banda de cabaços. Depois de três destes shows/aniversários, percebi que estamos começando a ficar malandrinhos.

    O lance de sempre ter uma música nova no set também é muito legal, é uma coisa que eu senti falta na minha natiga banda. Eu adoraria ter uma banda que tivesse este tipo de mentalidade, de sempre querer trazer novidades para um show, fazer performances diferentes, usar vídeos, playbacks...

    E quanto ao som, é outra coisa fundamental. Quando você se ouve e ouve a todos, fica tudo mais divertido.

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erico.ascencao
    Então, concluindo a minha história, a banda acabou acabando pq chegou uma época que a galera não fazia mais nem set, pq estávamos tocando sempre as mesmas músicas (isso entre 2008 e 2010). Uma casa bacana que tocávamos em Osasco e uma outra melhor ainda na Faria Lima "limaram" a gente. A primeira contratou o DJ (mais barato!) e a segunda quebrou. Aí acabou desanimando a galera, ficou difícil achar outras casas, problemas pessoais e etc...

    Realmente, a proposta da banda era mais light, a galera vinha junto e tals... mas depois acabou por mudar!!! Por isso acho importante que a banda tenha sintonia não só na música. Tipo, se juntar uns 3 caras e improvisar um som muito bacana, vc fica mais feliz que tocar com aquela banda que tá com o mesmo set há 2 anos.

    Hoje, mais velho (minha primeira apresentação foi aos 15), casado, com uma filhinha, minha perspectiva em relação à banda mudou muito!!! Não tenho mais aquela GRANDE esperança de fazer o mundo mudar, de ficar famoso... ainda tenho uma pequena esperança de que isso aconteça, mas de maneira diferente. Quero gravar minhas composições... antigamente escrevia num tipo de blog, e minha idéia é mais ou menos essa.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    erico.ascencao: Contem aí como vocês lidam com esta coisa de se divertir enquanto tocam. Vocês têm dificuldade como eu tenho (ou tinha...) ou têm mais facilidade pra se soltar?

    Eu toco pra me divertir! Sem isso, não tem graça. hehe Só tem uma coisa que me tira do sério: o calor exagerado. Ficar pingando me irrita! (hoje levo uma toalinha brega, mas fazer o que?)

    fiz as gingas performáticas, fiz os vocais de apoio bem feitinhos (e que foram elogiados, pasmem!), fiz as poses quando cabiam

    Eu não gosto muito fazer "performances". Prefiro ficar na minha. As vezes até rola, mas é raro. Estilo Mark Knopfler! hehehe

    Guitarrista adora aparecer mesmo... hehehe

    Abs

    ogner
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erico.ascencao

    Aposto que vc pegou a groupie..

    Case closed!

    Hehe!

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ogner: Aposto que vc pegou a groupie...

    Não. E olha que eu já estava de olho nela em outra oportunidade. Huahuaauahu, tem que rir mesmo pra não chorar.

    SmugShooter
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: SmugShooter
    · votar


    Sei que alguns podem até criticar, mas acho que o melhor jeito de ser "natural" (em relação a perfomance) é ter coisas pre-treinadas, aí voce acaba fazendo inconsientemente.

    Treinar postura em frente a um espelho por exemplo, tem guitarrista que tem muita tecnica mas age meio estranho no palco, fica fazendo poses esquisitas com a perna enquanto toca...

    Um exemplo classico de "esquisitisse" são os metaleiros que abrem demais a perna enquanto tocam guitarra, chega a ficar engraçado aquilo. (os caras do massacration até tiram sarro disso)

    Não estou dizendo que isso é mais importante que a musica, mas é algo que eu levo em conta.

    O James Hetfield do metallica por exemplo, eu tenho certeza que tocar com a guitarra la no joelho não foi algo confortavel pra ele no começo, mas ele acostumou só pelo "fator perfomance", e pra quem olha ele tocando daquele jeito é estiloso.

    Só precisa maneirar e não querer se aparecer muito fazendo malabarismo no palco. uahuahauhua

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Tocando com alegria

    Nada melhor do que tocar com muita "Alegria".

    SmugShooter
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    um pequeno detalhe, eu li ALERGIA na primeira vez que vi o titulo.

    Ai fiquei pensando que p#### é essa? auhauhauhau

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocando com alegria