Sobre altura de cordas!

    Autor Mensagem
    Luke Strat
    Veterano
    # mar/11


    Olá a todos, tenho uma dúvida, estava lendo um artigo das guitarras do SRV e vi que ele usava as cordas em uma altura 5 / 64" mizinha na 12° casa e 7 / 64" no mizão. O que significa esse 5 / 64" e 7 / 64"? É equivalente a quantos mm ou cm?

    ogner
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Luke Strat

    Uhmm, vou pesquisar. Mas por obséquio, coloca o link desse artigo ae!?
    valeu!

    Luke Strat
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Dae Ogner, veja ae!!!
    http://www.tangledupinblues.com/setup.html

    Abs

    crisão
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    essa ai quebrou as pernas...

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Luke Strat
    ogner
    Dá 1,99mm e 2,72mm. Se não me engano é igual ao padrão Fender...

    ogner
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Luke Strat
    Valeu!

    Will Bejar
    Conta pra gente a conta que vc fez ae...o/

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ogner
    Fácil... 1 polegada é igual 2,54 cm... ou seja, é só fazer assim:
    5/64=0,078125*25,4=1,984...

    *Multipliquei por 25,4 pq é igual a 2,54(cm)

    crisão
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Fácil... 1 polegada é igual 2,54 cm... ou seja, é só fazer assim:
    5/64=0,078125*25,4=1,984...

    *Multipliquei por 25,4 pq é igual a 2,54(cm)

    Bico, não sei como não pensei nisso antes rsrsrs

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    crisão
    Cara, na verdade é bem fácil mesmo... isso é uma coisa que eu falo pros meus sobrinhos e primos, se vc tiver noção de conversão de valores, medidas, pesos e tambéms porcentagem, vc estará à frente de muita gente. E eu sei disso pq via os "marmanjão véio de guerra" sofrerem nas aulas de estatística na facul...hehehehehe

    Tem um jeito mais fácil... hehehehehe
    http://www.industrial-enclosures.com/html/conversion-mm-inch.html

    crisão
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Tem um jeito mais fácil... hehehehehe
    Boa... rsrsrs ai sim..
    Na verdade o que eu ache complicado é colocarem em fração a medida... coisa mais esquisita, nunca tinha visto...
    abraço

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    crisão
    Na verdade o que eu ache complicado é colocarem em fração a medida... coisa mais esquisita, nunca tinha visto...
    Os padrões ingleses são assim mesmo.
    Só que aí vc tem que dividir, tipo nesse caso:
    5/64 = 5 ÷ 64 = 0,078125

    Depois, multiplica pela taxa de conversão, 25,4!!!

    Luke Strat
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Will Bejar

    Cara, valeu mesmo pela ajuda, agora entendi bem como funciona esse esquema e matar a curiosidade sobre altura de cordas de alguns guitar heroes heheh
    Abs

    pulgadopc
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    crisão

    Anda matando as aulas de matemática né meninão .

    crisão
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    pulgadopc
    pois é, cara, fiz direito pra num ter q fazer conta rsrrs e ainda assim tenho q fazer, me enganaram rsrsrs

    douglas_agostinho
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Falando em altura de cordas, eu achei legal esse texto no site da Gibson: "Gibson Tone Tips: String Height"

    http://www.gibson.com/en-us/Lifestyle/Features/tone-tips-901/

    Leitura interessante. Praticamente o texto diz que ação de cordas mais alta proporciona um timbre "melhor" em relação a vibração, riqueza e sustain das notas. Para entender melhor confiram o link... mas está em inglês.

    Abraços!

    Luke Strat
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    douglas_agostinho

    Cara, massa esse artigo, esse é um tema não é muito citado pela maioria dos guitarristas, e que influência muito na questão timbre/pegada.


    Muitos colocam cordas super pesadas e deixam elas coladas no braço, sempre fui da opinião que um jogo de cordas um pouco mais leve como 010 com uma ação mais alta timbra mais do que um jogo de 011 colado na escala, é o que o John Mayer faz. Mas lógico que 011 em uma altura média/alta fica com um baita de um timbre.

    Abs

    maspn
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Luke Strat

    mas mesmo assim prefiro uma corda 0.12 colada no traste...

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Por via de regra, eu uso altura de cordas como sugere a Fender em seu site (só uso stratocasters... hehehe)

    ogner
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Luke Strat
    Muitos colocam cordas super pesadas e deixam elas coladas no braço, sempre fui da opinião que um jogo de cordas um pouco mais leve como 010 com uma ação mais alta timbra mais do que um jogo de 011 colado na escala, é o que o John Mayer faz. Mas lógico que 011 em uma altura média/alta fica com um baita de um timbre.

    É, o tema é ótimo mesmo. Em stratos, numa "vibe" mais minimalista, o esquema guiatarra, poucos pedais e amp, ( No Higain) a ação do tensor/Saddles + espessura da corda faz uma diferença absurda no timbre...

    Velvete
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ogner

    E qual ação vc tem usado?

    Minha Mizão tá 2,0 mm e a mizinha 1,5mm.

    Será que isso está acabando com meu timbre blues/SRV/J. Mayer?rs

    Abraços

    Velvete
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lembrando que uso cordas 0.10 e sempre gostei da ação mais baixa...

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Velvete
    Minha Mizão tá 2,0 mm e a mizinha 1,5mm
    Veja só o que diz o site da Fender;

    ACTION
    Players with a light touch can get away with lower action; others need higher action to avoid rattles. First, check tuning. Using a 6" (150 mm) ruler, measure the distance between bottom of strings and top of the 17th fret. Adjust bridge saddles to the height according to the chart, then re-tune. Experiment with the height until the desired sound and feel is achieved.

    Note: For locking tremolo systems, the individual string height is preset. Use the two pivot adjustment screws to achieve the desired overall string height.

    Neck Radius Bass Side Treble Side
    7.25" 5/64" (2 mm) 4/64" (1.6 mm)
    9.5" to 12" 4/64" (1.6 mm) 4/64" (1.6 mm)
    15" to 17" 4/64" (1.6 mm) 3/64" (1.2 mm)
    http://www.fender.com/en-BR/support/articles/stratocaster-setup-guide/

    Eu acho que tá boa a regulagem... só tem que ver qual o tipo de raio da escala. Se bem que aí, ach que vai mais de como vc ataca as cordas.
    Eu deixo com 1,6mm (+ ou -) em todas as cordas. Escalas com raio de 9,5.

    Qual sua guitarra???

    Velvete
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Will Bejar


    Eu tenho uma fantastica tagima t735 s que nao faço a menor ideia do raio da escala...rs

    Obrigado eplas informações e vamos ver se mais gente ajuda.

    Abraços

    PS: Gosto da ação baixa e não toco "descendo a lenha".

    erick_guitar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Sobre altura de cordas!

    Na minha opinião e no meu gosto, quanto mais coloda as cordas do braço melhor! Te proporciona uma certa facilidade na hora de tocar, com as cordas mais baixas por exemplo você tem mais facilidades com ligados, rifs, slides e por ai vai, existem pessoas que gostam mais alto eu respeito mas prefiro baixinhas! hehe


    Abraços

    Velvete
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erick_guitar

    Eu tb prefiro mais baixa... mas comecei a tocar guitarra querendo velocidade e virtuosismo.

    Hoje toco coisas completamente diferentes, mas me acostumei com a ação baixa.

    A preocupação era se estava perdendo no timbre por isso e se valeria a pena tentar subir a ação.

    mas isso soa meio subjetivo

    Abraços

    erick_guitar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Velvete

    Entendi, bom sobre interferir no timbre acredito que isso não interfere, porque de fato a altura dos captadores que vão mais interferir nesse caso, quando se abaixa as cordas acredito que tem que dar uma abaixada também nos captadores e ai sim influência no timbre.

    É e timbre é aquela coisa, eu acho que é muito pessoal e vai do ouvido de cada um.

    Eu tb prefiro mais baixa... mas comecei a tocar guitarra querendo velocidade e virtuosismo.

    Hoje toco coisas completamente diferentes

    [2]

    Velvete
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erick_guitar

    Parece que cordas mais altas (ai entra a influencia do tipo de traste tambem) tem mais espaço para se mover, favorecendo o sustain...

    Enfim, mais altas melhoram em alguns aspectos, mais baixas em outros.

    A duvida seria se o meu estilo (rock classico, blues, mpb) nao seria mais favorecido por uma açao alta.

    Mas sempre havera exceçoes bem vindas.

    Abraços

    monstrona
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    equivale a milímetros (:

    abraços

    monstrona
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Entendi, bom sobre interferir no timbre acredito que isso não interfere, porque de fato a altura dos captadores que vão mais interferir nesse caso, quando se abaixa as cordas acredito que tem que dar uma abaixada também nos captadores e ai sim influência no timbre.



    isso é verdade, pra você tomar mais conheçimento leia esse blog

    monstrona
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    net caindo ainda vou enviar
    D:

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre altura de cordas!