Na sua opnião, existe ou não improviso?

Autor Mensagem
[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mar/11 · Editado por: [M]@a.[K]!ller


Esses dias eu percebi algo interessante: por mais que tentem, nunca vai sair um improviso totalmente diferente de outro, sempre vai sair as tecnicas que vocês mais gostam de usar, os licks preferidos entre outros, tudo que é manjado pra você, portanto, pra mim não existe improviso verdadeiro. Só pra ilustrar a idéia do tópico:


Pulem logo pra 2:50. Percebam, por mais que tentem improvisar, o som sempre vai sair caracteristico da pessoa, não sei se é por causa dos licks, timbre ou pegada, pra mim é por causa de todos em conjunto. Mas enfim, deixem sua opnião ai.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
Na sua opnião, existe ou não improviso?
Sim!!!

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Claro que o improviso pode soar mais ou menos parecido com outro improviso ou música, além de carregar suas características próprias, mas não quer dizer que não haja improviso, mesmo que isso tudo que eu citei anteriormente aconteça, você vai estar tocando uma melodia que não existia antes sem pensar, o que caracteriza um improviso.

papillon
Veterano
# mar/11 · Editado por: papillon
· votar


cara, axo q existe sim improviso, claro q varios fraseados vao soar familiar para vc, mas ai eh que ta a questao do feeling, vc saber colocar cada frase no seu devido lugar!
acho q nesse estilo q vc postou ai, do slash, realmente acaba sempre soando mt parecido, não so do slash claro, rock em geral...
mas se vc escuta um jazz, um fusion, vc vai ve q existe muito fraseado alem desses licks q escutamos dos guitarristas de rock.

da uma olhada nesse video:


pra mim, eh improviso puro!!!
abraçoo

EDIT: quando digo que eh improviso, falo dos solos, não do tema da musica!

Carregando
Veterano
# mar/11
· votar


claro que sim

OFBRITO
Veterano
# mar/11
· votar


Para mim também existe, e muito.

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Mas eu entendo o cara, acho que ele quis dizer que não existe improviso TOTAL, que mesmo tu improvisando, tu faz isto baseado numa escala, numa sequência de acordes, num determinado estilo, etc. Tecnicamente seria um improviso planejado, acho que é isto que ele quis dizer, se for isto, está corretíssimo.

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


[M]@a.[K]!ller: pra mim não existe improviso verdadeiro.

Vc escreve com as mesmas letras do alfabeto, as mesmas palavras e regras gramaticais. Nem por isso um discurso é igual ao outro pois as idéias estão na mente e não nas regras.

Eu acredito plenamente no improviso, mas também acredito que sem vocabulário, vc não saberá se expressar.

Enfim, quem cruza as barreiras sem pensar, acaba criando!

Abs

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mar/11
· votar


Gaiteiro15
É que tipo assim, você nunca tá tocando algo que nunca tocou, sempre ta tocando uma escala que aprendeu, ou alguma progressão que já sabia, um lick de antes. É muito raro você aprender algo novo com seu improviso.

Paulo Heineken
Veterano
# mar/11
· votar


não pegue as coisas ao pé da letra
é logico que seus improvisos saíra sempre com sua cara e sua pegada

mas o improviso nada mais é do que tocar aquilo que te der na telha na hora sem nada programado

horas..vamos super eu queira comer um macdonalds, mas ele tá fechado..eu vo na lanchonete do bigode e peço um big-ode..

tá foi horrivel a explicação, mas é mais ou menos por ai!

inovar é uma coisa, improvisar é outra

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
É muito raro você aprender algo novo com seu improviso.

Aí eu vou ter que discordar contigo.

will789
Veterano
# mar/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
kra, desculpa, mas acho uma merda o q vc falou!! heheehhehe, respeitosamente claro... não se ofenda! ;)

mano, nunca ninguen falou q improviso é "algo novo nunca feito nada parecido!" não, o improviso é um solo, como qualquer outro, mas feito na hora, sem pensa-lo previamente.

pra mim é isso, mas é inevitável vc usar seus licks "caracteristicos", isso é mais q normal e necessário, pq assim vc vai poder evoluir e amadurecer seu estilo musical e tecnicas, aprimorando os seus licks, é assim kra, pq, tocar algo totalmente novo, sem nunca ter feito nenhum daqueles licks, é muito dificil, pra não dizer impossivel.

mano, improviso é algo q vc não planeja mto antes o q vai tocar, então seus dedos te levam ao caminho mais curto, o q eles ja conhecem, licks e escalas mais tranquilas pra vc tocas, entende?

essa é MINHA opinião, qero ouvir a dos outros tbm...

abçs

Pepe Le P
Veterano
# mar/11
· votar


Acho que o problema é que a definição de improviso que você está utilizando parace muito restritiva...

Obs:
[M]@a.[K]!ller
Aproveitando o ensejo, da uma olhada aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/256273/p2

Marc Snow
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia
Vc escreve com as mesmas letras do alfabeto, as mesmas palavras e regras gramaticais. Nem por isso um discurso é igual ao outro pois as idéias estão na mente e não nas regras.



Disse tudo agora! Exatamente o que eu ia escrever

Matheus Vengeance
Veterano
# mar/11
· votar


Concordo plenamente contigo

improviso seria se fosse criado na hora .. " na doida "

will789
Veterano
# mar/11
· votar


Matheus Vengeance
mas é mano! oia os jazzistas e suas JAMs!! até eu q sou noob de guita, gravo varios solos pra JAMs do FCC de prima, só descubro o tome saio soland e mando o primeiro! então existe SIM improviso.

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Tem uns gaiteiros aqui do sul que fazem uns improvisos cromáticos, sem escala nenhuma como referência, só o ritmo. Fica uma merda.

jberbetz
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia
Vc escreve com as mesmas letras do alfabeto, as mesmas palavras e regras gramaticais. Nem por isso um discurso é igual ao outro pois as idéias estão na mente e não nas regras.

É isso aí!


Destrói os improvisos do Slash (hihihihi):






paulosergio
Veterano
# mar/11
· votar


Quando eu improviso me utilizo de :
* técnica (estudo, quanto mais, mais peculiar)
* conhecimento (muita harmonia, escalas)
* memória (daí o porque de alguns licks característicos)
* alma (o mais importante pra mim no momento)
Eu tanto posso inovar como posso tocar pedaços de licks de terceiros de jazz, rock, erudito, choro, etc, mas é um improviso. Quanto mais bagagem musical melhor.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mar/11
· votar


Pepe Le P
Putz, nem tinha visto, cabei de confirmar lá.

d1rc3u
Veterano
# mar/11
· votar


Com toda a sinceridade, improviso assim como muitas outras coisas relacionadas a música perdeu de certa forma o verdadeiro sentido.
o acesso fácil á licks, frases e blábláblá acaba por dar a idéia de que improviso é simplesmente juntar essas merdas decoradas e pronto.

Galera, eu acho que existe o improviso no qual o músico constroi uma melodia instantaneamente, com um "motivo" uma intenção prévia. Tem gente que joga licks agressivos, tristes, rápidos, lentos alegres, tudo junto aí vira aquela salada.

Um exemplo do improviso "moderno" tipo Kirk hammet, utilizar os mesmos licks q vc conhece nas mesmas escalas nos mesmos tons, só trocando a ordem e a velocidade. :P

http://www.youtube.com/watch?v=f7N4P7ejddw&playnext=1&list=PLB0168EBEF D5C686C

Não dizendo que os solos dele são ruins mas nunca vi um improviso dele que preste.

Aqui tem outro "improviso" dele:


http://www.youtube.com/watch?v=E6rxqdglYM8&feature=related
a apresentação e final da video-aula é só um monte de licks ao vento com Ultra Power MegaZord Pedal Wah.

GuiMolusco
Veterano
# mar/11
· votar


ninguém faz o que naum sabe, por isso repetimos fraseados, licks, etc... isso pra mim faz parte da identidade do guitarrista

Rednef2
Veterano
# mar/11 · Editado por: Rednef2
· votar


Concordo que realmente improviso perdeu o significado original. O cara simplesmente decora uns 40 licks e sai misturando tudo.
Como eu vi nos comentarios de um video do youtube que o cara falava pro autor do video que tinha dificuldade em improviso que nao pensava muito em como queria fazer o solo e nem as frases que usava e meio que deixava o dedo seguir por si só e o autor do video respondeu "tocar e deixar o dedo seguir é como vc dirigir um carro de olhos fechados"

E plagiando o autor do video: Improvisar mandando todos os licks que vc sabe "a doida" é como vc dirigir um carro de olhos fechados, ou seja, nao é 100% um improviso.

To tentando mudar isso em mim. Mas se Deus quiser vou chegar lá.

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


Na sua opnião, existe ou não improviso?

Ta de zuera né? É claro que existe!

Sabe quando um cara mira uma arma na sua cabeça e fala que é um assalto, e você finge estar tendo um ataque epilético para se livrar do bandido? É a mesma coisa. Improviso!

Qualquer coisa que não esteja em uma "pauta" ou "agenda" ou "roteiro" é improviso. Então se um guitarrista começa a solar uma coisa que não estava programada para fazer, é um improviso. Não importa se é sempre parecido, é improviso.

Loues
Veterano
# mar/11 · Editado por: Loues
· votar


Existe.

Mas tem um ponto importante que foi levantado, é que tem gente que acha que improvisar é decorar umas frases, padrões, arpejos, escalas, etc, etc; e sair vomitando tudo isso junto, sem coesão, sem sentir direito a música, sem saber direito o que está fazendo.

Acho que o verdadeiro improviso deve ser livre. A pessoa deve falar o que sente ali na hora. Deve procurar umas idéias bem loucas, e se soltar, sempre pensando na música... Mesmo que num dia isso não saia muito inspirado, em outro dia pode sair algo muito bom, essa é a beleza de um improviso, é fazer música na hora, não tem o que falar...


Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Um vídeo então...




Paulo Heineken
Veterano
# mar/11
· votar


se ainda tiver duvidas sobre isso.
ouça miles davis..e me diga se improvisos não existe..
o cara só tocava com ferinhas, tipo john scofield!

Stalingrado
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia
Perfect. Flawless Victory!

R. Marcone
Veterano
# mar/11
· votar


Todo bom solista é bom de improviso.
Já que as notas existem, e não tem como alguém criar mais uma nota diferente, só lhe resta colocar estas em posições diferentes.

elyts
Veterano
# mar/11
· votar


Percebam, por mais que tentem improvisar, o som sempre vai sair caracteristico da pessoa, não sei se é por causa dos licks, timbre ou pegada, pra mim é por causa de todos em conjunto.

Eu gostaria de ter um som característico meu, isso é uma coisa muito boa, não é algo de reclamar

Loues
Veterano
# mar/11
· votar


R. Marcone
só lhe resta colocar estas em posições diferentes.
Na verdade, o buraco é beeeem mais embaixo. Tem muito mais coisa que se pode fazer, tem muita coisa pra viajar em cima...

MauricioBahia
(...) +1!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Na sua opnião, existe ou não improviso?