maspn Veterano |
# mar/11
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Mogno Informações técnicas: madeira de cor avermelhada, pesada (densidade 0.63 g/cm3), dura, resistente e com baixa velocidade de som, boa sustentação, chega a ter 30 metros de altura com 80 centímetros de diâmetro (diâmetro). Madeira fácil de se trabalhar por isso também é muito usada para fazer instrumentos com perfeitos detalhes em acabamento.Infelizmente com o mau uso desta madeira ela é protegida no Brasil. Preço: Madeira Ilegal Usado geralmente em: Corpo e braço de guitarras e baixos e em tampos de instrumentos acústicos.
Imbuia Informações técnicas: Madeira de cor variada com muitos veios (próximo ao marrom), pesada (densidade 0.65 g/cm3), dura, resistente e de ótima sustentação do som, difícil de se cortar e chega até 20 metros de altura e 150 centímetros diâmetro, apesar de ser uma madeira difícil de se cortar, ela consiste em um acabamento perfeito pela sua bela cor que quando envernizada fica perfeito. Preço: R$ 2.700 m3 Usado geralmente em: Corpo e braço de guitarras e baixos, tampos, laterais e fundos de instrumentos acústicos como o violão e o piano.
Marfim Informações técnicas: O Pau-Marfim mais conhecido simplesmente como marfim é de cor clara, pesada (densidade 0.84 g/cm3), dura e não tão resistente, propicia um som claro e brilhante, de fácil trabalhabilidade e também é uma madeira muito usada em instrumentos nacionais, chega a ter 20 metros de altura com tronco de 90 centímetro de diâmetro. Preço: R$ 2.100 m3 Usado geralmente em: Braços e escalas.
Cedro Informações técnicas: O cedro é uma das madeiras mais leves com uma cor próxima a um bege escuro, com média resistência, não é permeável como o marfim e fácil de se trabalhar, o cedro apesar de ser de baixa densidade tem um som bem característico e encorpado. Preço: R$ 2.400 m3 Usado geralmente em: Corpo e braço de guitarras e baixos, tampos e braços de instrumentos acústicos.
Marupá Informações técnicas: A famosa caxeta, aquela mesmo usada para fazer palitos de fósforo, caixotes, madeira de cor clara, leve (densidade 0.38 g/cm3), tem ótima velocidade do som fácil de se trabalhar, com pouca resistência, pode chegar até 25 metros de altura com tronco de 80 centímetro de diâmetro, é uma madeira muito usada para fazer instrumentos nacionais, o marupá tem um ótimo resultado quando usado como tampo de violão. Preço: R$ 1.600 m3 Usado geralmente em: Corpo e braço de guitarras e baixos, tampo de violão.
Maple Informações técnicas: Maple é uma madeira clara usada em muitas guitarras da Jackson, pesada e com baixa velocidade sonora, ela tem um som bem peculiar e gordo, ótima resistência, pode chegar 75 metros de altura com tronco de 80 centímetros de diâmetro. Preço: Sem informações concretas de custo. Usado geralmente em: Corpo e braço de guitarras e baixos, tampo, lateral e fundo de instrumentos acústicos, e pra fugir um pouco do assunto instrumento essa madeira também é usada para fazer pinos de boliche.
Jacarandá Informações técnicas: O Jacarandá da Bahia é de uma cor escura próximo ao marrom com muitos veios na madeira, pesada, pode chegar até 25 metros de altura e 80 centímetros de tronco, o jacarandá é uma madeira dura e resistente, tem uma ótima sustentação sonora e por isso é tão usado em cavaletes, é uma das principais madeiras utilizadas em violões, seu timbre é gordo e inigualável porem hoje em dia ela é uma madeira protegida aqui no Brasil. Preço: Madeira Ilegal Usado geralmente em: Escalas de instrumentos em geral, tampos, braços, laterais, fundo de instrumentos acústicos.
Ébano Informações técnicas: Madeira escura e pesada é uma das principais madeiras usadas na luthieria, possui um timbre brilhante, gordo e intrigante, o ébano é uma das madeiras que tem a menor velocidade sonora. Preço: R$ 59.000 m3 Usado geralmente em: Escala de instrumentos acústicos como violão, violino, contrabaixo e também é usado bastante em escalas de guitarra e baixo elétrico.
Pinho Informações técnicas: Madeira macia usada em alguns instrumentos acústicos é elétricos nacionais e internacionais, de cor bege passando a ficar próximo ao amarelo quando envernizada, é uma madeira que quando usada em tampo de instrumentos acústicos produz um som claro e brilhante e muito singular. Preço: R$ 1.800 m3 Usadas geralmente em: Tampo de violão, corpo e braço de guitarra e baixos.
Ash Informações técnicas: Madeira de densidade baixa/média, ou seja, moderadamente leve, muito usada em instrumentos americanos em geral, traz ao musico um ótimo desempenho quanto a sua velocidade sonora, ou seja, rápida propagação do som, produz um som agudo e brilhante único. Preço: Sem informações concretas de custo. Usadas geralmente em: Corpos, braços de guitarras e baixos, essa madeira já foi muito utilizada pela fender para fazer a belas telecasters e algumas stratos já vieram a ser feitas dessa mesma madeira pelo seu característico som estalado.
Pau-Ferro Informações técnicas: Madeira pesada de cor escura próxima a um marrom, mais avermelhada que o jacarandá da Bahia, com ótima velocidade sonora é uma madeira muito utilizada em instrumentos tais quais como: Tagima, Jackson e outras marcas famosas nacionais e internacionais, considerada uma madeira macia e resistente pelos ensaios realizados nesse material. Preço: Sem informações concretas de custo. Usadas geralmente em: Escala de instrumentos sólidos e acústicos também pode ser usada como ponte de instrumentos acústico propiciando um ótimo desempenho.
Basswood Informações técnicas: Madeira de baixa densidade, som macio e de baixo custo, muitos instrumentos internacionais foram construídos com essa madeira como a própria B. C. Rich fez muitas guitarras desse tipo de material por apresentar bom desempenho com captadores de peso (alto ganho). Preço: R$ 1.700 m3 Usadas geralmente em: Corpos, braços de instrumentos sólidos em geral.
- Mogno (Mahogany):
Densidade: Média/Alta
Estabilidade dimensional: Ótima
Velocidade de som (propagação): Baixa
Potencial de sobre-tons (parciais): Baixo
Madeira macia, pesada, com o som "morno", repleto de freqüências baixas e médias. É uma das madeiras mais versáteis em lutheria, utilizada em corpos de guitarra, braços, tampos, fundo e laterais de instrumentos acústicos e archtop. O mogno tornou-se popular para violões pela sua beleza e por ser bem mais barato. O som é estridente, e não brilhante. Não tem uma sonoridade "potente", mas tem sua característica própria.
Muito utilizada pela Gibson e PRS.
- Cedro (Cedar)
Densidade: Média / Média Baixa
Estabilidade dimensional: Boa
Velocidade de som (propagação): Baixa
Potencial de sobre-tons (parciais): Baixo
Muito semelhante ao mogno, é amplamente usado pois o primeiro é protegido por lei e sua extração é controlada. Tem brilho, leveza, e o tom avermelhado adiciona um "look" diferenciado ao instrumento.
- Bordo (Maple)
Densidade: Média a Média/Alta
Estabilidade dimensional: Regular
Velocidade de som (propagação): Baixa
Potencial de sobre-tons (parciais): Baixo
O bordo é uma madeira muito densa e dura. Ideal para suportar a tensão das coras. Os principais usos desta madeira são na construção de braços e como "cobertura" no corpo das guitarras mais caras de mogno (como as Gibson Standart e Custom, bem como as PRS), pois além de ser bonita, acrescenta freqüências mais altas à sonoridade obscura do mogno.
Quase não é utilizado no corpo, devido ao seu peso, mas pode ser encontrado no braço (top) de qualquer guitarra de um bluesman.
- Amieiro (Alder)
Densidade: Baixa
Estabilidade dimensional: Média
Velocidade de som (propagação): Alta
Potencial de sobre-tons (parciais): Médio
Madeira dura, de som cheio e encorpado. Muito sustain e riqueza de médios. Essa pode ser considerada a madeira clássica das Stratocaster. Destaca-se pelo fácil manuseio na fabricação, pois independe do uso de muita seladora.
- Freixo (Ash) Densidade: Baixa
Estabilidade dimensional: Média
Velocidade de som (propagação): Alta
Potencial de sobre-tons (parciais): Médio
É dura, estridente, porosa e pesada. Riquíssima em agudos. O ingrediente clássico do timbre Telecaster. Atualmente é usada nos modelos mais caros de Fender.
- Ébano (Ebony)
Densidade: Alta
Estabilidade dimensional: Ótima
Velocidade de som (propagação): Baixíssima
Potencial de sobre-tons (parciais): Baixa
Madeira das mais tradicionais em lutheria. Muito bela pela sua coloração escura, largamente utilizada em escalas de violinos de guitarras e baixos sólidos, em acústicos, pontes de acústicos e Archtop. tem a mais baixa velocidade das madeiras utilizadas em lutheria. É extremamente forte, brilhante e durável. Por isso, ficou conhecida como madeira de instrumentos caros.
- Jacarandá (Rosewood)
Densidade: Alta
Estabilidade dimensional: Boa
Velocidade de som (propagação): Alta
Potencial de sobre-tons (parciais): Baixo
Madeira conhecida pelo seu tom escuro, é bastane densa e porosa. Sua sonoridade é uma das mais ricas, com graves cheio, boa "mordida" em altas freqüências e médios aveludados. É considerada a melhor escolha para as escalas.
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