Quero mandar fazer uma Wolfgang Special

    Autor Mensagem
    playerguitar
    Veterano
    # fev/11


    Galera, estou querendo mandar fazer uma guitarra modelo EVH da Peavey e preciso do máximo de informações disponíveis. Na verdade estou indo mais pelo modelo dela, pois na verdade nunca toquei em uma. Que é linda isso é indiscutível (pelo menos eu acho).
    Minhas dúvidas começam na madeira. O que vocês acham de fazê-la de mogno? O luthier que vai fazer tem um mogno que deve ter no mínimo 20 anos. Acho que vai dar um baita som.
    Alguém sabe informar algo sobre o timbre dela?
    Quero fazer apenas uma modificação nela: Braço mais fino. Na original o braço parece ser grosso.
    Também aceito sugestões sobre a captação.
    E... alguém sabe um link onde eu possa ver toda a configuração de um modelo da peavey? Tipos de madeira, captação, ferragens...

    Valeu, e abraço a todos!

    StratoBlues
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    playerguitar

    Não é melhor você tocar em um modelo EVH primeiro? Sobre o modelo Peavey, é só dar uma procuradinha no google. Preguiça mata viu?;)

    Não gosto muito do modelo, preferia as antigas do EVH (Frankenstrat). Sobre fazer a guitarra no Luthier, acho muito válido você fazer uma cópia de um modelo que você achou bonito, agora, sinceramente, copiar todo o hardware sem ao menos ter tocado na guitarra e ouvido para saber se é mesmo seu som, eu acho muito equivocado da sua parte.

    No mínimo, antes de copiar tudo "tim-tim por tim-tim" eu procuraria uma guitarra de configuração semelhante, se não a mesma. Às vezes o modelo lhe agrada, porém o som não é o que você procura, e guitarra de Luthier você fica esperto, que é instrumento pra vida toda. Estude bastante e procure a sua sonoridade antes de sair fazendo guitarra em Luthier.

    Abraço.

    playerguitar
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Mas... entre fazer uma com Luthier e comprar uma na loja, a primeira opção não seria melhor?

    Melhorando a pergunta: em quais casos é mais interessante comprar uma guitarra na loja?

    Pergunto isso porque tem muita guitarra cara que não vale isso tudo. Olha as Tagimas... a cada dia aumenta mais o preço. Tem Tagima (Edu Ardanuy) no preço de Fender.

    StratoBlues
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: StratoBlues
    · votar


    playerguitar

    Isso de comprar guitarra em luthier depende muito do seu intuito de comprar uma guitarra. Você precisa lembrar que:

    Guitarra de Luthier, muitas vezes é invendável, ou seja, comprou, montou do jeito que você quis, mas por não ter nome de mercado, se conseguir vender, vai ser por um valor muito menor do que você pagou.

    Os preços de guitarras de "marca" no Brasil são absurdos, a taxação é altíssima. Uma alternativa sem precisar importar ou viajar para terras distantes a fim de comprar uma guitarra de "marca" de qualidade é ficar ligado no mercado de guitarras usadas em bom estado. Sempre dá pra achar algumas pérolas por lá.

    Comprar uma guitarra na loja hoje, pra mim, só é interessante se você tem dinheiro, se você tem vontade (difícilmente um guitarrista não ter vontade), se você curtiu o som e a pegada, e se você necessita dela de imediato. Se não, existem N coisas a se fazer antes de gastar todo seu dinheirinho suado numa loja (repetindo):

    Procurar por guitarras usadas em bom estado, se possível, testá-las e leva-las à um luthier para uma avaliação junto ao vendedor;

    Procurar testar um bom número de guitarras de boa qualidade e perceber as diferenças entre seus materiais e as sonoridades diferentes presentes em cada um, para assim, conseguir montar uma mistura de componentes, criando um instrumento único, que lhe dará o que você precisa (a sua sonoridade do momento, visto que nós nunca acharemos um timbre perfeito e uma guitarra eterna)

    Acho que o mais interessante mesmo, é você fazer como eu tenho feito atualmente: junte uma boa grana, procure um instrumento de boa marca, sem extravagâncias (como hobbysta, não preciso de Custom Shops e afins, mas um bom instrumento já é um começo) e compre-a usada, após testes e avaliações. De preferência à vista, assim você consegue um bom desconto. Ah, e se precisar vender, a guitarra sempre terá um bom nome (dependendo da marca que você for comprar né).

    Abraço.

    [P.S.]: Não quero desestimular a compra de uma guitarra de luthier, porém, é bom você pensar muito bem antes de tomar tal decisão (tem gente que não compra guitarra pensando em vender, é aquela coisa de "casamento" e muitos não ligam).

    Abraço.²

    playerguitar
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    StratoBlues

    Pow cara, valeu pelo retorno.

    Nessa minha obsessão pela wolfgang... tem a Strinberg CLG 63. É uma cópia e já vi pela net, inclusive aqui no fórum, que ela é muito boa. Ela é feita de paulownia. Não conheço essa madeira, vc conhece?
    Pelo que vi nos cometários, todos falam que é um ótimo custo/benficio. Tá na casa dos 600,00 - 700,00... depois, quem sabe, dá um up nela.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero mandar fazer uma Wolfgang Special