Musica Nordica - Harmonia e Escalas

    Autor Mensagem
    Zerck
    Veterano
    # fev/11


    Galera queria que vocês ouvissem as musicas a seguir e me dessesm umas dicas sobre as escalas que são utilizadas e alguma coisa sobre a harmonia nessas musicas, não achei nada que pudesse me ajudar até agora, e queria estudar essas musicas meio que nórdicas.

    Joy of Life - The Corrs e Toss the feathers
    http://www.youtube.com/watch?v=TpEctXsTDQg

    http://www.youtube.com/watch?v=KEJa_VgpIAc

    Mattrach - Live in Paris (Quando ele toca com ukelele)

    http://www.youtube.com/watch?v=Rpe6BKcAo_Q

    La pelo 1 minuto e 5...

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Cara eu curto muito musica assim, Medieval né.
    Também me interesso em saber o método para tocar esse estilo.

    GRam
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: GRam
    · votar


    Então, esse estilo normalmente usa muita escala maior.

    Os tons são sempre "alegres", as vezes intercalados com algumas notas menores. E uma outra característica, é a alternância rápida de notas. Não tem um ritmo padrão, as notas são "picadas", meio que usando a técnica de staccato.

    Mas basicamente, as escalas mesclam o modo mixolídio com o eólio(notas menores, tristes) o que dá nessa melodia bacana, que é também conhecida como Folk/Celta, em algumas regiões.Principalmente na Irlanda.

    Tem uma banda aqui na minha cidade, que mistura esse estilo com o rock. A banda está parada atualmente, por causa da saída de um dos integrantes.

    Se vcs quiserem ouvir:
    Tuatha de Dannan


    Abçs!

    Matheus Vengeance
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    juro q li musica nordestina kkkkk

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    É só tirar a melodia que ela está tocando e fazer uma análise ora!!

    GRam

    Gostei desse Tuatha de Dannan!!! Bem maneiro!!

    FAP
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Só complementando o GRam, utiliza-se bastante os modos que possuem a sétima menor, sendo o dórico e mixolídio os mais comuns. Outra característica peculiar é o uso de certos padrões rítmicos, como colcheia pontuada + semicolcheia se repetindo, o que dá uma sensação de ritmo "picado", como disse nosso amigo acima. Estou compondo uma música com essas propriedades e soa bastante nórdica/celta/folk.

    Inclusive, quando fiz minha monografia na faculdade, cujo tema envolvia composição de estilos musicais, percebi o quão escasso é esse tipo de informação na Internet. Acho muito interessante discutir as características de determinados estilos musicais, amplia muito as possibilidades de composição.

    GRam
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: GRam
    · votar


    Jabijirous

    Então, os caras mandam bem, tem um estilo bem próprio deles... Talvez um dos únicos do Brasil.

    Pena que agora estão parados e talvez nem continuem com o trabalho.

    O vocalista saiu e formou uma banda chamada Braia, que segue mais ou menos o mesmo estilo. Mas já não tem muita guitarra, rsrs...

    Abçs!

    FAP

    Disse tudo!
    Muito bem complementado, cara! Vc falou sobre o modo Dórico, e é verdade...
    E que legal vc estar compondo nesse estilo, é bem interessante mesmo.
    Valeu pelas informações!

    Abçs!

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Esse ritmo "picado", provavelmente se deve ao fato dos instrumentos mais utilizados na epoca medieval nao terem um sustain tao apurado, como o luth e os mandolines e suas variacoes...

    Mas claro que violoes e violas tinham um sustain maior, e os violinos tocados com arco tambem, mas os instrumentos que fazem "a base" da musica normalmente nao tinham tal sustain.

    Pra simular essa falta de sustain (fica parecendo um banjo), eu uso uma guitarra com o capt do meio (single) e uma bucha de lavar louca ou um pano na ponte. Tambem funciona com violoes, mas nao gostei do resultado com cordas de nylon que eu testei, com um violao equipado com cordas metalicas o som fica mais semelhante a isso.

    Espero ter digo algo util pra vcs, Abraco!

    RastafariPai
    Veterano
    # out/13
    · votar


    É exatamente a parte do ukulele dos 1:05 que eu procuro, por acaso alguém sabe onde eu encontro mais desse tipo de musica? Bandas que tenham apelo a esse tipo de harmonia (dos 1:05)..

    eduardodff
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Cara, isso é música Celta (tipo irlandesa- escocesa), geralmente é tocada com Rabeca, que é uma espécie de violino mais popular!
    Dá uma olhada aqui:
    a partir dos 40"



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Musica Nordica - Harmonia e Escalas