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El Musicista Veterano |
# fev/11 · Editado por: El Musicista
Bom dia galera.
Após rachar um pouco a cabeça, ter trocado umas idéias e ter lido um pouco a respeito de harmonia, elaborei alguns raciocínios que resolvi compartilhar com vocês.
* A°: A C Eb Gb
Se adotarmos o A como sendo a 3M (terça maior) de um determinado acorde, temos: F7(b9); Se adotarmos o A como sendo a 5J (quinta justa) de um determinado acorde, temos: D7(b9); Se adotarmos o A como sendo a 7 (sétima menor) de um determinado acorde, temos: B7(b9); Se adotarmos o A como sendo a b9 (nona menor) de um determinado acorde, temos: G#7(b9)
Resumo: o acorde diminuto, quando montado a partir da terça maior de determinado acorde, ou de sua quinta justa, ou de sua sétima menor, ou de sua nona menor, no caso, vai funcionar como um acorde maior com 7(b9).
* Am7(b5): A C Eb G
Se adotarmos o A como sendo a 3M (terça maior) de um determinado acorde, temos: F7(9);
Resumo: o acorde meio-diminuto, quando montado a partir da terça maior de determinado acorde, vai funcionar como um acorde maior com 7(9).
* A7M: A C# E G#
Se adotarmos o A como sendo a 3m (terça menor) de um determinado acorde, temos: F#m7(9);
Resumo: o acorde de sétima maior, quando montado a partir da terça menor de determinado acorde, vai funcionar como um acorde menor com 7(9).
Na prática, como funfa?
Suponhamos que a sua banda tenha 02 guitarristas ("se inclua-se" como sendo um deles), 01 baixista e um baterista. Em determinada música, vocês tem que tocar a seguinte passagem:
Dm7(9) | % | G7(9) | G7(b9) | C7M(9)
Guitarra 01: executa as bases na íntegra, como no exemplo acima; Guitarra 02: executa a bases abaixo:
F7M | % | Bm7(b5) | D° | G6
O resultado sonoro, com a banda, pode soar muito interessante. Cabe a você experimentar, conduzir as vozes da maneira que for mais adequada para que esse resultado soe da maneira mais harmoniosa possível.
E fica a dica para que vocês experimentem pegar outros acordes, pensando-os como terça (maior ou menor) de alguém, ou como quinta de algum outro, enriquecendo dessa forma seu vocabulário harmônico.
Abraços!!! Bons estudos a todos!!! Fiquem com Deus!!!
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GRam Veterano |
# fev/11
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El Musicista
Não tem nem o que falar! Muito bacana sua análise, certamente vai enriquecer nosso trabalho.
Valeu por compartilhar!
Abçs!
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guizimm Veterano |
# fev/11
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n intendi nda
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mateusstarling Veterano |
# fev/11
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El Musicista Esse tipo de approach sempre foi muito usado no jazz (Joe Pass, Bill Evans, George Benson, etc...) agora se vc pegar o acorde meio diminuto (T b3 b5 b7) vc tamb pode usa-lo para sobrepor varios acordes e soa muito interessante tamb. Ex: A7 usar C#m7b5 vai gerar sobre A7 (3,5,b7,9) Ex: A7 usar Gm7b5(11) vai gerar sobre A7 (b7,b9,3,b13) Se vc pegar esse mesmo meio diminuto e colocar a tensão 11 no lugar da terça menor vc obtem a tensão #9 sobre o acorde dominante.
abs e paz. www.MateusStarling.com.br
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d1rc3u Veterano |
# fev/11
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Puta merda não entendi nada. Eu sou um analfabeto mesmo. :P
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sidguitar1 Veterano
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# fev/11 · Editado por: sidguitar1
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El Musicista bom hein,parabens pelo bom material,realmente em funçoes de acorde o V7 pode ser substituido pelo VIIm7(b5) e o acorde dininuto e considerado uma inversao de um acorde maisor com 7 e (b9) no caso um G7(b9) pode ser substituido por um B dim e qualquer uma de suas inversoes ja q contem o mesmo tritono (fa-si) entao o diminuto pode ser ate usado como acorde dominante,o meio diminuto idem so q fica uma inversao de um dominante com nona G7(9) e Bm7(b5) e se vc pegar e sobrepor acordes ou arpejos em triades ou tetrades as possibilidades ficam cada vez mais interessantes,por exemplo um arpejo de Em7 em cima de um C resulta em uma sonoridade de um C7M(9) e assim por diante, tomara q o pessoal aproveite o material,abraço e parabens
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condor guitar Veterano |
# fev/11
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sidguitar1
Nao intindi nada
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condor guitar Veterano |
# fev/11
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instendi e basicamente isso:
Se adotarmos o A como sendo a 3M (terça maior) de um determinado acorde, temos: F7(b9); Se adotarmos o A como sendo a 5J (quinta justa) de um determinado acorde, temos: D7(b9); Se adotarmos o A como sendo a 7 (sétima menor) de um determinado acorde, temos: B7(b9); Se adotarmos o A como sendo a b9 (nona menor) de um determinado acorde, temos: G#7(b9)
Resumo: o acorde diminuto, quando montado a partir da terça maior de determinado acorde, ou de sua quinta justa, ou de sua sétima menor, ou de sua nona menor, no caso, vai funcionar como um acorde maior com 7(b9).
* Am7(b5): A C Eb G
Se adotarmos o A como sendo a 3M (terça maior) de um determinado acorde, temos: F7(9);
Resumo: o acorde meio-diminuto, quando montado a partir da terça maior de determinado acorde, vai funcionar como um acorde maior com 7(9).
* A7M: A C# E G#
Se adotarmos o A como sendo a 3m (terça menor) de um determinado acorde, temos: F#m7(9);
Resumo: o acorde de sétima maior, quando montado a partir da terça menor de determinado acorde, vai funcionar como um acorde menor com 7(9).
Na prática, como funfa?
Suponhamos que a sua banda tenha 02 guitarristas ("se inclua-se" como sendo um deles), 01 baixista e um baterista. Em determinada música, vocês tem que tocar a seguinte passagem:
Dm7(9) | % | G7(9) | G7(b9) | C7M(9)
Guitarra 01: executa as bases na íntegra, como no exemplo acima; Guitarra 02: executa a bases abaixo:
F7M | % | Bm7(b5) | D° | G6
O resultado sonoro, com a banda, pode soar muito interessante. Cabe a você experimentar, conduzir as vozes da maneira que for mais adequada para que esse resultado soe da maneira mais harmoniosa possível.
E fica a dica para que vocês experimentem pegar outros acordes, pensando-os como terça (maior ou menor) de alguém, ou como quinta de algum outro, enriquecendo dessa forma seu vocabulário harmônico.
Como pude nao entender na hoora tsctsctsc.
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sidguitar1 Veterano
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# fev/11
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condor guitar hehehehehehe e complicado no começo mas vc pega a manha,o negfocio e entender de intervalos ... por exemplo misture uma triade de do C do - mi - sol
com uma tetrade de Bm7 si- re- fa#-la
toque essa triade de Bm7 em cima de C e vc vai gerar a sonoridade de C7M(9,#11) pensando em modos gregos daria pra vc gferar um C lidio. é so vc analizar oq as notas de um acorde sao no outro ....por exemplo a quinta justa do B ( fa #) é a 11# do do a tonica do B é a setima maior do do e assim por diante.. o nome disso e sobreposiçao de escalas,abraço
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Lord-g Veterano |
# fev/11
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El Musicista mateusstarling Caraka man´s mataram a pau . Excelente análise de vc´s senti vontade de estudar harmonia a fundo novamente....
mateusstarling CAra massa o seu site hein !!!! muito material de qualidade .. Deus te abençoe cara , continue assim...
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_Felipe_Rock_n_Roll_ Veterano |
# fev/11
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O que eu entendi é que dependendo do tipo acorde que você pega (no primeiro caso, um diminuto), outro determinado tipo de acorde sempre vai soar legal em cima das notas do primeiro acorde (no caso do diminuto, um acorde de 7(b9). Isso proporciona uns duetos de guitarra com sonoridade interessante e diferenciada. Como um cara ali em cima disse, usado bastante em jazz.
É isso?
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El Musicista Veterano |
# fev/11
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GRam
Valeu parceiro!!! Espero que enriqueça mesmo =)
mateusstarling
Obrigado pela contribuição!!! Eu não tinha pensado em usar a 11 dos acordes menores em cima dos acordes dominantes... Realmente, pode trazer uma sonoridade bem fera... Valeu!!!
sidguitar1
Opa!!! Obrigado parceiro, valeu mesmo! Curti essa idéia de arpejar um acorde em cima de outro. Na verdade, já tinha escutado sobre isso, mas nunca tinha conseguido entender o porquê. Depois de quebrar a cabeça e sacar esses raciocínios que eu fui entender. E pensar que esse rebuliço todo surgiu de um pequeno bate-papo com meu professor shuaehusahueaaaaaaaaaaaaa
Lord-g
Valeu mano!!! E simbora estudar harmonia!!! O trem é massa demais.
_Felipe_Rock_n_Roll_
Pense em jogar o acorde diminuto sobre o acorde de 7(b9), apesar do contrário também poder dar certo (pegar o acorde diminuto e jogar um 7(b9) sobre ele que soe de acordo com a sonoridade com o que você pretende tocar).
Espero ter conseguido responder sua pergunta.
Abraços para todos!!! Vamos contribuir aí galera...
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sidguitar1 Veterano
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# fev/11
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El Musicista massa,o petrucci o kotzen usam e abusam dessas sobreposiçoes. geralmente as melhores ideias acontecem assim quando menos esperamos,em um bate papo da vida hehehe, bom topico, parabens e Up no topico abraço
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_Felipe_Rock_n_Roll_ Veterano |
# fev/11
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El Musicista
Não sei se entendi direito. Se você montar um acorde diminuto a partir da terça, quinta, sétima ou nona bemol de um outro acorde, esse acorde sempre será 7(b9). E esse raciocinio segue nos outros exemplos.
Acho que se for isso, agora eu entendi hehe...
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El Musicista Veterano |
# fev/11 · Editado por: El Musicista
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sidguitar1
Certamente. Um bate-papo sempre pode ser muito produtivo. Temos que ficar atentos =) Valeu!!! Abração...
_Felipe_Rock_n_Roll_
Não sei se entendi direito. Se você montar um acorde diminuto a partir da terça, quinta, sétima ou nona bemol de um outro acorde, esse acorde sempre será 7(b9). E esse raciocinio segue nos outros exemplos.
Se você montar um acorde diminuto a partir da terça maior, quinta justa, sétima menor ou nona menor de um acorde maior, aí sim, esse acorde maior será com 7(b9).
O raciocínio é o mesmo para os outros exemplos.
Abraços!!! Bons estudos!!!
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