Enriquecimento harmônico: algumas dicas.

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    El Musicista
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: El Musicista


    Bom dia galera.

    Após rachar um pouco a cabeça, ter trocado umas idéias e ter lido um pouco a respeito de harmonia, elaborei alguns raciocínios que resolvi compartilhar com vocês.

    * A°: A C Eb Gb

    Se adotarmos o A como sendo a 3M (terça maior) de um determinado acorde, temos: F7(b9);
    Se adotarmos o A como sendo a 5J (quinta justa) de um determinado acorde, temos: D7(b9);
    Se adotarmos o A como sendo a 7 (sétima menor) de um determinado acorde, temos: B7(b9);
    Se adotarmos o A como sendo a b9 (nona menor) de um determinado acorde, temos: G#7(b9)

    Resumo: o acorde diminuto, quando montado a partir da terça maior de determinado acorde, ou de sua quinta justa, ou de sua sétima menor, ou de sua nona menor, no caso, vai funcionar como um acorde maior com 7(b9).

    * Am7(b5): A C Eb G

    Se adotarmos o A como sendo a 3M (terça maior) de um determinado acorde, temos: F7(9);

    Resumo: o acorde meio-diminuto, quando montado a partir da terça maior de determinado acorde, vai funcionar como um acorde maior com 7(9).

    * A7M: A C# E G#

    Se adotarmos o A como sendo a 3m (terça menor) de um determinado acorde, temos: F#m7(9);

    Resumo: o acorde de sétima maior, quando montado a partir da terça menor de determinado acorde, vai funcionar como um acorde menor com 7(9).

    Na prática, como funfa?

    Suponhamos que a sua banda tenha 02 guitarristas ("se inclua-se" como sendo um deles), 01 baixista e um baterista. Em determinada música, vocês tem que tocar a seguinte passagem:

    Dm7(9) | % | G7(9) | G7(b9) | C7M(9)

    Guitarra 01: executa as bases na íntegra, como no exemplo acima;
    Guitarra 02: executa a bases abaixo:

    F7M | % | Bm7(b5) | D° | G6

    O resultado sonoro, com a banda, pode soar muito interessante. Cabe a você experimentar, conduzir as vozes da maneira que for mais adequada para que esse resultado soe da maneira mais harmoniosa possível.

    E fica a dica para que vocês experimentem pegar outros acordes, pensando-os como terça (maior ou menor) de alguém, ou como quinta de algum outro, enriquecendo dessa forma seu vocabulário harmônico.

    Abraços!!! Bons estudos a todos!!!
    Fiquem com Deus!!!

    GRam
    Veterano
    # fev/11
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    El Musicista

    Não tem nem o que falar! Muito bacana sua análise, certamente vai enriquecer nosso trabalho.

    Valeu por compartilhar!

    Abçs!

    guizimm
    Veterano
    # fev/11
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    n intendi nda

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/11
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    El Musicista
    Esse tipo de approach sempre foi muito usado no jazz (Joe Pass, Bill Evans, George Benson, etc...) agora se vc pegar o acorde meio diminuto (T b3 b5 b7) vc tamb pode usa-lo para sobrepor varios acordes e soa muito interessante tamb.
    Ex:
    A7 usar C#m7b5 vai gerar sobre A7 (3,5,b7,9)
    Ex:
    A7 usar Gm7b5(11) vai gerar sobre A7 (b7,b9,3,b13)
    Se vc pegar esse mesmo meio diminuto e colocar a tensão 11 no lugar da terça menor vc obtem a tensão #9 sobre o acorde dominante.

    abs e paz.
    www.MateusStarling.com.br

    d1rc3u
    Veterano
    # fev/11
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    Puta merda não entendi nada. Eu sou um analfabeto mesmo. :P

    sidguitar1
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: sidguitar1
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    El Musicista bom hein,parabens pelo bom material,realmente em funçoes de acorde o V7 pode ser substituido pelo VIIm7(b5) e o acorde dininuto e considerado uma inversao de um acorde maisor com 7 e (b9) no caso um G7(b9) pode ser substituido por um B dim e qualquer uma de suas inversoes ja q contem o mesmo tritono (fa-si) entao o diminuto pode ser ate usado como acorde dominante,o meio diminuto idem so q fica uma inversao de um dominante com nona G7(9) e Bm7(b5) e se vc pegar e sobrepor acordes ou arpejos em triades ou tetrades as possibilidades ficam cada vez mais interessantes,por exemplo um arpejo de Em7 em cima de um C resulta em uma sonoridade de um C7M(9) e assim por diante, tomara q o pessoal aproveite o material,abraço e parabens

    condor guitar
    Veterano
    # fev/11
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    sidguitar1

    Nao intindi nada

    condor guitar
    Veterano
    # fev/11
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    instendi e basicamente isso:


    Se adotarmos o A como sendo a 3M (terça maior) de um determinado acorde, temos: F7(b9);
    Se adotarmos o A como sendo a 5J (quinta justa) de um determinado acorde, temos: D7(b9);
    Se adotarmos o A como sendo a 7 (sétima menor) de um determinado acorde, temos: B7(b9);
    Se adotarmos o A como sendo a b9 (nona menor) de um determinado acorde, temos: G#7(b9)

    Resumo: o acorde diminuto, quando montado a partir da terça maior de determinado acorde, ou de sua quinta justa, ou de sua sétima menor, ou de sua nona menor, no caso, vai funcionar como um acorde maior com 7(b9).

    * Am7(b5): A C Eb G

    Se adotarmos o A como sendo a 3M (terça maior) de um determinado acorde, temos: F7(9);

    Resumo: o acorde meio-diminuto, quando montado a partir da terça maior de determinado acorde, vai funcionar como um acorde maior com 7(9).

    * A7M: A C# E G#

    Se adotarmos o A como sendo a 3m (terça menor) de um determinado acorde, temos: F#m7(9);

    Resumo: o acorde de sétima maior, quando montado a partir da terça menor de determinado acorde, vai funcionar como um acorde menor com 7(9).

    Na prática, como funfa?

    Suponhamos que a sua banda tenha 02 guitarristas ("se inclua-se" como sendo um deles), 01 baixista e um baterista. Em determinada música, vocês tem que tocar a seguinte passagem:

    Dm7(9) | % | G7(9) | G7(b9) | C7M(9)

    Guitarra 01: executa as bases na íntegra, como no exemplo acima;
    Guitarra 02: executa a bases abaixo:

    F7M | % | Bm7(b5) | D° | G6

    O resultado sonoro, com a banda, pode soar muito interessante. Cabe a você experimentar, conduzir as vozes da maneira que for mais adequada para que esse resultado soe da maneira mais harmoniosa possível.

    E fica a dica para que vocês experimentem pegar outros acordes, pensando-os como terça (maior ou menor) de alguém, ou como quinta de algum outro, enriquecendo dessa forma seu vocabulário harmônico.

    Como pude nao entender na hoora tsctsctsc.

    sidguitar1
    Veterano
    # fev/11
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    condor guitar
    hehehehehehe e complicado no começo mas vc pega a manha,o negfocio e entender de intervalos ... por exemplo misture uma triade de do C do - mi - sol

    com uma tetrade de Bm7 si- re- fa#-la

    toque essa triade de Bm7 em cima de C e vc vai gerar a sonoridade de C7M(9,#11) pensando em modos gregos daria pra vc gferar um C lidio. é so vc analizar oq as notas de um acorde sao no outro ....por exemplo a quinta justa do B ( fa #) é a 11# do do a tonica do B é a setima maior do do e assim por diante.. o nome disso e sobreposiçao de escalas,abraço

    Lord-g
    Veterano
    # fev/11
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    El Musicista
    mateusstarling
    Caraka man´s mataram a pau .
    Excelente análise de vc´s senti vontade de estudar harmonia a fundo novamente....

    mateusstarling
    CAra massa o seu site hein !!!!
    muito material de qualidade ..
    Deus te abençoe cara , continue assim...

    _Felipe_Rock_n_Roll_
    Veterano
    # fev/11
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    O que eu entendi é que dependendo do tipo acorde que você pega (no primeiro caso, um diminuto), outro determinado tipo de acorde sempre vai soar legal em cima das notas do primeiro acorde (no caso do diminuto, um acorde de 7(b9). Isso proporciona uns duetos de guitarra com sonoridade interessante e diferenciada. Como um cara ali em cima disse, usado bastante em jazz.

    É isso?

    El Musicista
    Veterano
    # fev/11
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    GRam

    Valeu parceiro!!! Espero que enriqueça mesmo =)

    mateusstarling

    Obrigado pela contribuição!!! Eu não tinha pensado em usar a 11 dos acordes menores em cima dos acordes dominantes... Realmente, pode trazer uma sonoridade bem fera... Valeu!!!

    sidguitar1

    Opa!!! Obrigado parceiro, valeu mesmo! Curti essa idéia de arpejar um acorde em cima de outro. Na verdade, já tinha escutado sobre isso, mas nunca tinha conseguido entender o porquê. Depois de quebrar a cabeça e sacar esses raciocínios que eu fui entender. E pensar que esse rebuliço todo surgiu de um pequeno bate-papo com meu professor shuaehusahueaaaaaaaaaaaaa

    Lord-g

    Valeu mano!!! E simbora estudar harmonia!!! O trem é massa demais.

    _Felipe_Rock_n_Roll_

    Pense em jogar o acorde diminuto sobre o acorde de 7(b9), apesar do contrário também poder dar certo (pegar o acorde diminuto e jogar um 7(b9) sobre ele que soe de acordo com a sonoridade com o que você pretende tocar).

    Espero ter conseguido responder sua pergunta.

    Abraços para todos!!! Vamos contribuir aí galera...

    sidguitar1
    Veterano
    # fev/11
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    El Musicista
    massa,o petrucci o kotzen usam e abusam dessas sobreposiçoes. geralmente as melhores ideias acontecem assim quando menos esperamos,em um bate papo da vida hehehe, bom topico, parabens e Up no topico abraço

    _Felipe_Rock_n_Roll_
    Veterano
    # fev/11
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    El Musicista

    Não sei se entendi direito. Se você montar um acorde diminuto a partir da terça, quinta, sétima ou nona bemol de um outro acorde, esse acorde sempre será 7(b9). E esse raciocinio segue nos outros exemplos.

    Acho que se for isso, agora eu entendi hehe...

    El Musicista
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: El Musicista
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    sidguitar1

    Certamente. Um bate-papo sempre pode ser muito produtivo. Temos que ficar atentos =) Valeu!!! Abração...

    _Felipe_Rock_n_Roll_

    Não sei se entendi direito. Se você montar um acorde diminuto a partir da terça, quinta, sétima ou nona bemol de um outro acorde, esse acorde sempre será 7(b9). E esse raciocinio segue nos outros exemplos.

    Se você montar um acorde diminuto a partir da terça maior, quinta justa, sétima menor ou nona menor de um acorde maior, aí sim, esse acorde maior será com 7(b9).

    O raciocínio é o mesmo para os outros exemplos.

    Abraços!!! Bons estudos!!!

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