Corda trastejando mesmo super altas

    Autor Mensagem
    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/11


    Ontem peguei minha guitarra para tocar um pouco, já que fazia uns 2 meses que não tocava e estava ok.

    Na última vez que toquei foi quando levei num luthier para regular a ponte Floyd Rose e trocar as cordas. Ele prendeu o locknut com os quadradinhos, mas só agora que vi que estava MUITO apertado porque precisei trocar a afinação.

    O que aconteceu é que eu soltei o locknut da mizona e ela ficou trastejando. Soltei os restantes (com muita força pra sair) e somente as três mais agudas não trastejavam.

    Resolvi subir um pouco a altura das cordas, mas cheguei a subir para quase 1cm nas últimas casas, e mesmo assim continuou trastejando na primeira cara.

    Coloquei uns pedaços de papel dobrado no locknut para poder tocar, mas queria saber se alguém tem idéia do que aconteceu.
    Sempre toquei a guitarra sem prender no lock, pra afinar mais facilmente.

    Talvez seja o lock muito baixo, mas não sei se pode trocar.

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Up

    junior.rocha
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Leva pra dar uma regulada geral.
    Altura da ponte, tensor.
    Pode ser até o braço empenado.

    Doggy
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    O problema pode ser a curvatura do braço, não que esteja enpenado, mas apenas curvado de forma errada

    tapinga
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    é cara leva no luthier é o melhor a se fazer...

    por ter ficado muito tempo sem tocar e quando tocou pela utima vez tava beleza pode ser o braço curvado, empenado ou alguma coisa parecida...nada q uma voltinha no tensor não resolva

    tapinga
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    haa
    não mecha no tensor heimm
    deixa isso pro luthier

    Doggy
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Contrariando o tapinga:

    Aprenda como deve ser a regulagem do tensor/curvatura do braço com tutoriais e tente arrumar você mesmo.

    O máximo que vai acontecer é não dar certo e você ter que levar nim luthier.

    MAS CLARO: Faça isso caso queira e procure descobrir o que você tem que fazer, não saia dando vários 360o de forma randômica no tensor achando que isso tá certo.

    tapinga
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Doggy
    so disse pro cara deixar isso pro luthier pois cada um tem conciecia do que faz...

    eu deixo tensor pro luthier...acho muito arriscado.
    prefiro pagar e resolver o problema...

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    tapinga
    Doggy
    Não cheguei a reparar se o braço estava curvado, quando chegar eu vejo.

    Se for coisa leve, vocês podem me dar uma auxiliada?

    Não gosto de mexer com essas coisas, tenho um medo enorme de fuder com tudo, tanto que até pra regular a ponte eu levei, mas só isso ficou 50 reais. Não dá pra ficar pagando sempre isso.

    tapinga
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    DarkMakerX
    Se for coisa leve, vocês podem me dar uma auxiliada?
    oque tiver ao meu alcançe pode contar comigo.

    na minha guitarra, regulo tranquilho, se precisar eu troco um potenciometro ate um cap se não ter q mudar a ligação..

    mais no tensor eu tenho medo de mexer..

    FLWWS

    Kold
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    acho q isso q eu vo falar pode ser inutil eridiculo,mas já tentou com outras cordas?

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Kold
    Não porque as cordas tem dois meses, sendo que não usei nesse tempo.

    Já estão até meio velhas, mas nunca tinha dado problemas nas outras mudanças de cordas.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    DarkMakerX

    Cara não tem muito segredo o tensor... Mas vão haver guitarras com floyd que são mais difíceis de acessá-lo em outra ocasião que não a troca de cordas.

    Porém eu recomendo uma regulagem geral realmente, pois além do braço, o Luthier irá corrigir tudo que estiver desrregulado.

    Doggy
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    tapinga

    Não é arriscado não, é só ter noção que uma volta de 180o já é MUITA diferença, passar muito disso pode dar um pequeno problema, mas não grande coisa.

    Sem falar que acho que além de saber tocar, saber configurar seu instrumento é importante.

    Abç!

    DarkMakerX

    Dá uma estudada em tutoriais e veja como funciona e como fazer o que você deseja.

    CASO SINTA QUE VOCÊ CONSEGUE, faça-o, sabendo o que fazer você pode até não regular direito, mas estragar tudo não vai.

    silvio_rp
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: silvio_rp
    · votar


    Cara, minhas cordas estavam meio altas e eu tava desconfiando que era tensor, por ter trocado cordas de 011 (que vieram na guitarra) para 009. Li um ou dois sites, dei uma mexida no tensor e melhorou um pouco. Não chegou onde eu queria mas estou dando um tempo para a madeira "acostumar" com a nova tensão para dar mais uma ajustada. Para conferir o trabalho você deve re-montar a guitarra inteira, afinar e regular tudo certinho, deixar 1 hora ou mais, conferir a regulagem denovo e checar a altura. Se não te satisfazer, de mais uma apertada e repira o procedimento.

    No seu caso, por estar trastejando mesmo com cordas altas, me parece que a altura da ponte tb está desregulada. A minha é floyd tb e a ponte está exatamente na altura do corpo e completamente alinhada com o mesmo (deu um trabalho do caramba pra deixar assim!!).

    Edit: A regra pra mim está sendo o que li postado pelo Bertola e pelo Soulface: até 90º pra um lado ou pro outro, afina a guitarra e dá 1 horas de descanso pra madeira.

    MMJr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sinceridade nao sei qual e dificuldade em entender o mecanismo do tensor....

    Observem a gravura abaixo...

    http://www.lapatrieguitars.com/double-action-truss-rod-adj.jpg


    Pronto...e simples demais...
    Basta usar o bom senso e "apertar" ou "soltar" o tensor 1/4 de volta de cada vez...Gire 1/4 de volta afine a guitarra e espere...o resultado pode aparecer em 15 minutos ou em 24 horas...

    Valeu...

    Spect
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    MMJr

    Pois é... Eu nunca entendi toda essa mistificação em cima dele. Se o cara tem conhecimento básico de como usar ferramentas e o mínimo de bom senso, não tem nenhum grande risco.

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Dei uma olhada aqui no braço e não parece estar curvada.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    DarkMakerX
    levei num luthier para regular

    Voce tem certeza que levou no luthier?

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    DarkMakerX
    Agora não :(
    Era uma escola de música, nunca levei lá antes.

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Dei uma olhada nno braço e ela está microscopicamente inclinada pra dentro.

    Spect
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    DarkMakerX

    Para ter mais certeza, aperta a mizona na primeira e na última casa ao mesmo tempo. O ideal é que lá para o meio do braço a corda esteja a uma altura bem pequena dos trastes, menos de 1mm.

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Spect
    Está bem perto dos trastes, acho que talvez menos de um milimetro.

    Já dei um pouco mais de 1/4 de volta no tensor. É possível o braço ficar "inchado" na parte das cordas do meio? Como se da mizona pra mizinha tivesse uma barriguinha?

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    O problema é que no primeiro traste a mizona está encostada no traste :(

    jeametal
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    galera, estou com quase o mesmo problema, troquei as cordas da minha guita de 0.09 para 0.10, e o cara que mecheu nao fez nenhuma regulagem ( oque achei bem estranho ), e agora parece que as cordas estao trastejando no nut e nas primeiras 6 casas, oque pode ser ? o braço nao esta torto ja conferi bastante.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    jeametal
    eu diria altura das cordas ,mas se a tua ponte for floyd rose,aí o jeito eh luthier msm pra ñ acabar fazendo besteira...
    mas se vc confia no seu taco ,vai e fuça ela lah....

    AloiS
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    deve ser o braço mesmo.
    Já que ficou mt tempo sem tocar o braço pode ter empenado

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Acho que o lock nut pode estar gasto. Vou colocar um papel mais duro para subir as cordas ali enquanto não resolvo.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    DarkMakerX

    Pessoal... O braço tem que estar levemente curvado para dentro, caso contrário as cordas não tem espaço para vibrar direito... Antes que façam besteiras com seus instrumentos, ou levem em um luthier, ou simplesmente busquem informações internet afora para evitar problemas futuros.

    jeametal

    Deve ser um probleminha de regulagem do tensor/ponte ou dos trastes. Nada que um Luthier de verdade não resolva com as mãos nas costas...

    DarkMakerX
    Acho que o lock nut pode estar gasto

    Isso é fácil de ver, trave ele bem, e depois plugue um afinador, e veja se as tarraxas ainda afetam a afinação das cordas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corda trastejando mesmo super altas