| Autor | Mensagem | 
| ferbarper Veterano
 | # jan/11 · Editado por: ferbarper 
 
 ae pessoal eu tava olhando uns topicos antigos de escalas e vi muinta gente comenta q o segredo de sola tava nos acordes (nao to falando de dissolver uma base em solo) mas n entendi muinto, eu estudei formaçao de acorde e acho q sei mais ou menos o caminho mais alguem poderia exemplifica isso pra mim? vlw ae galera
 
 
 | 
| Richard Guitar Veterano
 | # jan/11 · votar
 
 Se você visualiza a tetrade enquanto toca, só vai faltar 3 notas para completar uma escala de 7 notas.
 
 
 | 
| ohm777 Veterano
 | # jan/11 · votar
 
 Meu deus, o camarada não se cansa de criar um tópico non sense atrás do outro.
 Ah... férias escolares.
 
 
 | 
| ferbarper Veterano
 | # jan/11 · votar
 
 ohm777
 o kra a sei la to procurando um novo jeito de solo escala ja ta enjuada
 
 
 | 
| Andy TheCatSp Veterano
 | # jan/11 · votar
 
 ferbarper
 a sonoridade que voce deseja alcançar, depende inteiramente da harmonia da música
 
 
 | 
| Richard Guitar Veterano
 | # jan/11 · votar
 
 a sonoridade que voce deseja alcançar, depende inteiramente da harmonia da música
 
 da melodia, do ritmo, do andamento, da dinamica, dos timbres...
 
 
 | 
| mateusstarling Veterano
 | # jan/11 · votar
 
 em estilos de musica onde o improviso é mais sofisticado como o jazz, fusion e a musica brasileira é muito comum improvisar ressaltando as notas guias dos acordes e para isso usar as tetrades é um bom começo.
 
 
 | 
| Carregando Veterano
 | # jan/11 · votar
 
 
 o kra a sei la to procurando um novo jeito de solo escala ja ta enjuada
 
 
 
 estude arpejos, com palhetada alternada.
 
 
 | 
| ferbarper Veterano
 | # jan/11 · votar
 
 Carregando
 ja sei arpejo soq e so os dos outros ainda n faço os meus propios
 
 
 | 
| Prof_Guita Veterano
 | # jan/11 · votar
 
 ferbarper
 Existem diversas formas de se obter ´´novas sonoridades`` isso pode ser feito em uma musica já pronta ou a partir da composição.
 Para isso é importante conhecer muito bem o campo harmonico maior ( todos os modos, suas formulas, acordes gerados e intervalo caracteristico ) assim como os campos da menor harmonica e menor melódica.
 Com esse conhecimento vc pode enxergar a musica tonalmente ou modalmente e utilizar escalas caracteristicas de cada modo como penta M7, m6, diminuta etc além de escalas de outros campos harmonicos.
 
 Duas sonoridades famosas são Dórica, bastante usada por guitarrista como satriane, a lógica é a seguinte montar uma base onde o intervalo caracteristco do modo esteja em destaque e utilizar as resoluções desse modo. Outra sonoridade bastante usada é a da menor Harmonica, basta ouvir malmesteen, ele utiliza o frigio maior que está no campo da menor harmonica que nada mais é que um eólio com sétima maior, e a partir disso se utiliza dos arpejos dos modos, simetria das escalas diminutas e aumentadas, além da mistura com escalas menores do campo harmonico maior.
 Simplesmente saber as tétrades, arpejos maiores e menores não resolve a questão.
 
 Resumindo, estude muito o campo harmonico maior e posteriormente emprestimo modal, menor harmonica e melódica. Paralelo a isso as tecnicas pertinente a guitarra, como tapping, sweep etc etc.....
 
 
 | 
| mateusstarling Veterano
 | # jan/11 · votar
 
 ferbarper
 Se vc quer criar seus proprios arpejos te aconselho a dar uma lida nessa materia publicada no ano passado na revista cover guitarra por mim:
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/251647/
 
 
 | 
| ferbarper Veterano
 | # jan/11 · votar
 
 mateusstarling
 legal kra faz tempo q eu queria isso
 
 
 |