Produto para polir e limpar os Trastes

Autor Mensagem
Sioux
Veterano
# jan/11 · Editado por: Sioux


Olá.

Alguém poderia me indicar um produto que dê pra polir os trastes mas que mantenha-os protegidos?

Acontece que os trastes da minha guitarra ficam foscos, secos e "sujos" muito rápido...

Pode ser porque transpiro um pouco, mas acho que os trastes deveriam durar mais limpos e polidos.

Queria usar um produto que conservasse o polimento para mante-los lisos, brilhantes e com saúde. rs rs (parece comercial de shampoo kkk)

Vlw

Borges Rafael
Veterano
# jan/11
· votar


É eu tbm quero saber

Jg Destroyer
Veterano
# jan/11 · Editado por: Jg Destroyer
· votar


Sioux
Cara, ontém eu tava reformando um antigo violão aqui.
Não sei se é o adequado, mas isolei toda a escala com fita adesiva e, com um bombril embebido com BRASSO, passei nos trastes. Voltaram à vida, como novos.

Abraço!

EDIT:
Ah, é fundamental passar um algodão nos trastes depois.

Sioux
Veterano
# jan/11
· votar


Jg Destroyer

Eu sempre limpo com bombril e as vezes até com pouco de massa de polir, mas 3 dias depois já estão secos e foscos denovo.....

Deve existir algum produto que vc passe e dure um bom tempo sem que tenha que polir denovo... seria como se fosse uma cera, mas para metal (o material do traste...)

Jg Destroyer
Veterano
# jan/11
· votar


Sioux
Cara, será que não tem algo errado com esses trastes?
Tipo, nunca poli nenhum dos trastes das minhas guitarras nem do meu violão. Estão depois de 5 anos (com excessão da strato, 2 anos) brilhando e normais.

Sei lá..

Sioux
Veterano
# jan/11
· votar


Jg Destroyer

Pode ser, eu já fiz uma retífica neles que os consertou de trastejamentos indesejáveis.... apesar de ter limado e lixado bem to achando que ainda ficou riscos da retifica e lixa... mas a olho nu vc praticamente não percebe....

mas se tiver riscos fica mais fácil aglomerar sujeira do ar nestes orifícios... se é que me entende.... cara que merd.... foda que os trastes já estão no fim e fazer uma troca não compensa.....

vou ter que lixar denovo e com mais vontade......

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


Vamos te ajudar entao!!!!!!!

Duas situações são possíveis:
1- Trastes sujos e engordurados.
Nesse caso, apenas a cera automotiva deve resolver.
Passe um pouco de cera num pano e esfregue os trastes. Depois, retire-a com um pano limpo.

2- Trastes com ferrugem
Aqui, a situação é mais grave e não deveria chegar a este ponto.
Provavelmente, um instrumento que atinge este estado precisará de uma boa regulagem. Este texto tratará apenas de limpeza, logo é muito aconselhável consultar um luthier de confiança para avaliar o estado deste instrumento.

Pegue um pedaço pequeno de palha de aço e esfregue no traste.
Tenha cuidado para não retirar a fita crepe ao esfregar a palha de aço nos trastes. Se for preciso, use 2 camadas de fita crepe para isolar os trastes.

Para o brilho final, passe cera automotiva e depois, retire-a com um pano limpo.

Retire com cuidado a fita crepe que isola os trastes.

Sioux
Veterano
# jan/11
· votar


DINO EK

Já fiz isso Dino, eu mesmo regulo meus instrumentos e fiz retifica dos trastes, que resolveu meus problemas de bends comidos....

O meu problema é que preciso de um produto que proteja os trastes para que não fiquem sujos, foscos e secos mto rápido...

Quer um exemplo? Conhece as cordas Elixir... ? Então... quero um nanoweb ou poliweb pros meus trastes hehehehe.

Abrs e obrigado

Marcelo Bico
Veterano
# jan/11
· votar


Sioux
Para manter os trastes e a própria escala deslizando, eu uso Fast Fret sempre após todas as vezes que uso a guitarra. Também ajuda a aumentar a vida útil das cordas.

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


Sioux
Eu passo Brasso nos trastes (protegendo a escala com fita crepe), porém já me aconselharam de simplesmente passar bombril.

ghn05
Veterano
# jan/11
· votar


eu uso o fast fret da ghs nos trastes e nas cordas pois ele limpa, pule e tira o ferrugem.

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


Para o brilho final, passe cera automotiva e depois, retire-a com um pano limpo.

Synthosh
Veterano
# mar/11
· votar


Eu uso cera automotiva
Passo nos treate escalas e cordas tudo de uma vez só, ai deixo uns dois minutos depois passo uma flanelae uma escova de dente (velha) para limpar os residuos dos bordões e já éra tá tudo novo

MMJr
Veterano
# mar/11 · Editado por: MMJr
· votar


A solucao e comprar um instrumento de qualidade....

Quando alguem vai comprar uma guitarra , geralmente se preocupa com madeira, captadores e talvez tarraxas... Ninguem se preocupa com a qualidade dos trastes....E isso tambem faz um grande diferenca...e ajuda a explicar a diferenca de precos entre guitarras da mesma marca e modelo...

Valeu...

....

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


MMJr
As vezes ate mesmo as guitarras caras tem problemas de trastes. O negocio mesmo e ter trastes bons. Por isso que resolvi colocar uns Dunlops nas minhas chinocas.

Invalid User
Veterano
# set/14
· votar


Aproveitando o tópico:

Afinal, qual a melhor forma de tirar a sujeira dos trastes sem danificá-los? Passo esponja de aço?

erico.ascencao

a minha tá com Dunlop e suja igual. Nesse quesito, acredito que não faça diferença entre Dunlop e as demais marcas.

HortaRates
Membro
# set/14
· votar


Invalid User
Sim, passar esponja de aço de leve (lembrar de proteger a escala, com fita crepe, por exemplo) pra dar uma polida não faz mal algum.

Del-Rei
Veterano
# set/14
· votar


Invalid User
HortaRates
Não sei se é correto ou não, mas eu passo bombril de leve nos trastes... Parece que foram trocados, de tão limpos e reluzentes. É incrível...

Mas não pode deixar de proteger a escala com fita.

Um aceno de longe!!!

HortaRates
Membro
# set/14
· votar


Del-Rei
Exatamente, também faço isso. Passo bombril na escala também, quando tá muito suja e depois hidrato com óleo de peroba. Para escalas de Rosewood e Ébano funciona muito bem, parece um instrumento novo, e dura bastante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Del-Rei
HortaRates
É exatamente o que se deve fazer. Não precisa passar nenhum "produto" para esse míster...
Abçs

Invalid User
Veterano
# set/14
· votar


Perfeito, obrigado a todos pela resposta!

Indo um pouco mais além: para tirar aquela sujeira da escala sem danificar a madeira (não estou falando de hidratação), qual o melhor meio?

raphael.rui
Veterano
# set/14
· votar


eu passo bombril nos trastes e depois dou um acabamento com Silvo, fica brilhando, parece um espelho. pra tirar sujeira tenta uma escova de dente de cerdas mais duras com o proprio oleo de peroba, depois passa uma flanelinha.

erico.ascencao
Veterano
# set/14
· votar


Invalid User
Pois é, veja só o que é a experiência... na época desta minha última postagem, eu cheguei a trocar os trastes de duas guitarras que eu tinha na época ( SX SST 57 e Cort X-6) por tastes Dunlop. Resultado: eles também ficam manchados por oxidação.

Com o tempo incorporei ao procedimento de troca de cordas o polimento dos trastes com palha de aço. Protejo a escala com fita crepe e esfrego um pouco de palha de aço em cada traste pra tirar estas manchas de oxidação. O trastes fica bonitinho e torna os bends mais macios.

Alex guitar man
Veterano
# set/14
· votar


palha de aço

Bombril?

erico.ascencao
Veterano
# set/14
· votar


Alex guitar man
Isso aí! Não quis usar a metonímia... :P.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Invalid User
As crostas de sujeira devem ser retiradas com uma esponja de cozinha (a parte verde - abrasiva), com Veja multi-uso e depois secando com papel higiênico deixando-a depois por um tempo até secar. Depois hidrata-se com óleo-de-peroba.
Abç

Invalid User
Veterano
# set/14
· votar


Li em um tópico aqui do fórum que eu poderia misturar suco espremido do limão e óleo de cozinha para hidratar a escala. Essa informação é válida? Saberia me informar a quantidade de cada um dos ingredientes? Caso não seja aconselhável fazer isso, existe alguma solução que possa ser preparada em casa que cumpra essa função de hidratar a escala sem prejudicar, causar dano, à madeira?
Obrigado desde já!

MMJr
Veterano
# set/14 · Editado por: MMJr
· votar


Li em um tópico aqui do fórum que eu poderia misturar suco espremido do limão e óleo de cozinha para hidratar a escala.

Invalid User

Pare um minuto e pense....................

Serio?


existe alguma solução que possa ser preparada em casa que cumpra essa função de hidratar a escala sem prejudicar, causar dano, à madeira?
Obrigado desde já!


Sim tem...Voce se prepara em casa para sair, vai ate uma loja de instrumentos musicais e compra um produto indicado espeficico para hidratar a escala...Ou entao voce se prepara ligando o computador de casa para fazer a compra do produto online...


Valeu...

HortaRates
Membro
# set/14
· votar


Invalid User
Cara, óleo de peroba não é tão caro assim não... Com 10 reais você compra um vidro que vai durar muito tempo. Economia meio nesta essa.

Invalid User
Veterano
# set/14
· votar


Notem que eu não perguntei onde comprar soluções industrializadas, nem o preço. O que eu tenho em casa é limão e óleo de cozinha, então, se funciona, por que não utilizá-los? Continuo aguardando resposta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Produto para polir e limpar os Trastes