Duvida sobre improvisação em Jazz

    Autor Mensagem
    Rednef2
    Veterano
    # jan/11


    E ae galera tenho essa duvida, tenho a seguinte base

    C7+ Bm7 C7+ G7+

    e no C7+ uso o modo lidio, no Bm7 o modo dorico ou eolio e no G7+ modo lidio tmb. Blz, mas a duvida ta no seguinte: sempre que eu for muda o modo da escala eu tenho que sempre tocar a nota do acorde?? (quando for solar no Bm7 primeiro tenho que tocar a nota "B") ou é só tocar as notas caracteriscas do modo??

    DanielGelle
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Não necessariamente. Vc pode tocar a nota do acorde se quiser ou qualquer outra, desde que essa nota esteja dentro da escala do modo que estiver usando.

    Vc citou como exemplo o Bm7 Dórico, que possui os seguintes intervalos:

    I - II - bIII - IV - V - VI - bVII

    B - C# - D - E - F# - G# - A

    Vc poderia usar qualquer umas das notas acima após a passagem do C7+ para Bm7, sendo que, provavelmente, umas irão soar melhor que as outras.

    DanielGelle
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: DanielGelle
    · votar


    Espero ter ajudado!

    Rednef2
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    A ta, vlw ae cara, era isso mesmo que queria saber.
    Abraços, Paz de Cristo ae.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Rednef2
    Na verdade nessa base que vc citou basta usar os modos de sol, afinal essa base tá toda dentro da mesma tonalidade. Mas, vc pode usar essas escalas que vc citou tb, pra dar uma liga diferente. Eu faria isso apenas se cada acorde rolasse por vários compassos, além do mais provavelmente daria uma sugerida nesses modos usando uma linha de baixo com notas desses modos.

    O que é mais importante no jazz na verdade, é usar as notas de passagem. Vc pode meter qq grupo de notas ou escalas q vc quiser inventar, desde que tenha inserido tb as notas dos acordes. Outra coisa importante, são detalhes ritmicos fraseado.

    Um estudo detalhado sobre intervalos e seus efeitos é o mais indicado. Depois disso, dar uma sacada nas diferentes maneiras de executar essas escalas, tipo mais bluesy, mais swing, etc.

    Honestamente o único jeito é pegar uns caras que vc gosta e sair transcrevendo suas frases. Aí vc vai começar a entender que na verdade n interessa muito qq vc tá usando, mas a maneira de agrupar essas notas, as frases dos caras (o que realmente funciona e o pq disso).

    DanielGelle
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: DanielGelle
    · votar


    É, como o Rei Arthur Pendragon disse, pode-se abusar de cromatismos, porém é importante ter noção de quais notas estão dentro das escalas, para que vc use os cromatismos entre essas notas, como uma aproximação.

    Evite repousar nessas notas de aproximação e procure terminar as frases em notas que estejam dentro na escala.

    Abraços.

    Rednef2
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Vlw galera pelas explicações. Ajudou bastante.
    Abs Paz de Cristo ae

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Amigo, primeiramente acho muito perigoso vc escrever 7+ para exemplificar um acorde maior com setima maior, a melhor maneira de se escrever um acorde maior com setima maior seria 7M ou então maj7. Quando vc usa 7+ a maioria das pessoas vão ler isso como um acorde dominante aumentado.
    De qualquer maneira a tonalidade em questão é um G maior, todos os acordes cabem dentro desse campo harmonico, e se vc analisar desta maneira o Bm seria frigio e não dorico como vc citou.
    Precisa-se se respeitar a principio isso, mas é claro que a improvisação vai muito alem disso, vai chegar um ponto em que vc pode usar qualquer coisa, mas a principio os modos devem remeter ao campo harmonico de G maior, mas primeiro aprende-se a regra para depois quebra-la.
    Uma outra coisa importante é que no jazz é muito importante tocar as guide notes dos acordes que são as terças e sétimas, por isso uma das coisas basicas é vc tocar as tetrades dos acordes, solando acorde por acorde. Esse é um bom exercicio inicial.
    Acabei de postar uma aula aqui no cifra club sobre arpejos cuja a materia foi publicada na cover guitarra no ano passado. Recomendo.
    Abs e fica com Deus.
    Mateus Starling

    Rednef2
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling
    Vlw ae pelas explicações mano, é B frigio mesmo heheheeh foi viagem minha hehehee.
    Abs fica na Paz de Cristo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre improvisação em Jazz