Roteiro de estudos

    Autor Mensagem
    Veirac
    Veterano
    # jan/11


    Opa, boa tarde galera.

    Ganhei uma guitarra (GIO Ibanez, que era do meu primo) nesse final do ano e pretendo me dedicar pra conseguir tirar um bom som. Mas como não tenho tempo pra ter aulas, vou ser obrigado a me dedicar sozinho, mas nem sei por onde começar.

    Andei um tempo aí procurando alguns tópicos, encontrei uns bons (Sobre rotina de estudos), conversei com alguns amigos meus e tal, mas acabei me perdendo mais... Meu amigo disse pra eu escolher um estilo e estudar em cima dele, treinar algumas técnicas e pá.

    Quero tocar uma coisa mais pro blues-rock do AC/DC, mas também quero conseguir criar algumas coisas e tal. Toco violão a uns dois anos, toco mais MPB e reggae, tive aulas por dois meses aprendi os acordes maiores e menores, aprendi a ler partitura bem +/-, mas nada de especial.

    Aí pô, eu queria uma dica de vocês aí, com o que começar, como começar, priveligiar o que, etc.

    Se puderem me ajudar, agradeço.

    Abraço..

    -caue-
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Procure estudar escalas
    comece com as Pentatonicas.
    =)

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: mendigo_desabrigado
    · votar


    Você sabe os acordes maiores e menores? Aprenda os com sétima!

    Tire algumas músicas que use acordes com sétima (love me do, eu te devoro, tente outra vez, etc.)

    Depois vai aprender escalas, comece pelas pentatonicas maiores e menores. Aprenda as funções dos graus das escalas.

    Tente e treine improviso sempre, a partir daqui! Grave uma base e depois tente fazer um solinho em cima!

    Depois parta para a Maior natural e para a menor natural. A escala de blues também é uma boa idéia :)

    Treine progressões (use a busca que vc descobre o que são) em cima de todas as escalas e tente ir tirando as escalas em varios tons.

    Aprenda formação de acordes com tríades, e estude campos harmonicos maiores e menores!

    Tente "decifrar" os tons das musicas, usando apenas sua lógica de campos harmonicos...

    Depois parta para as tétrades...

    etc. etc. etc.
    tem também muito treino de técnica por aí, mas vc encontra roteiros legais com exercicios de técnica muito bons pesquisando mais um pouco :)

    Uma boa idéia tbm é vc fazer um "plano de metas", por exemplo: "Essa semana eu VOU tirar o solinho de paranoid em 4 tons diferentes" ai vc vai lá e tira o solinho de paranoid em 4 tons diferentes... entende o que quero dizer com isso? xD

    De Ros
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: De Ros
    · votar


    Veirac

    Me disseram que tinha um tópico com um nome assim:

    O que estudar? Isso! Estudo "de grátis" para a galera!

    Será que vai te ajudar? Hum... Talvez.

    Tomara que tu me pergunte: "Como eu acho esse tópico?"

    Abraço!!

    AloiS
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    aprenda MAIS acordes... mais variedade, como os com 7

    aprenda a ler tablaturas.
    aprenda escalas (pentatonica... de inicio)
    tecnicas, como Bend, vibrato, harmonico, slide, etc ;)

    Veirac
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mendigo_desabrigado
    Valeu brother, vou dar uma pesquisada nisso aí.

    De Ros
    Não é que eu achei? UAHSUAHSAS

    Abraço..

    Vinícius Braga
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Veirac

    Opa!

    É bom estudar sim e tal.
    Mas deixa eu fazer uma perguntinha.
    Você tem tempo pra estudar sozinho e não tem tempo pra aulas?
    É tempo mesmo o problema?


    Bem, agora as dicas.
    Eu nunca fui a favor de roteiro de estudo.
    Mas se tem uma coisa que vai te ajudar a melhorar sua técnica/improvisação/composição vão ser as pentatônicas.
    Esse é um assunto pra vida toda, escalas aparentemente simples, mas que tem muito a se estudar!


    Abração!

    Veirac
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vinícius Braga
    É tempo mesmo brother.
    É foda eu me locomover pra ir até um professor ou ter aulas particulares, até porque eu tive 2 meses de aulas particulares de violão tranquilamente, mas isso no EM... Sem trampo e facul.

    Mas de qualquer forma, vou começar a treinar aqui, aproveitar as férias ainda e tal.

    Valeu, abração.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roteiro de estudos