Autor |
Mensagem |
Ticoulat Veterano |
# jan/11
Oi, eu ja pesquisei bastante sobre isso mas ainda nao conseui responder a minha duvida. Em um campo hamonico, o grau I seria de função tonica, o grau II subdominante, o III tonal, o IV subdominante, o V dominante ( me avisem se estiver errado por favor), mas e o VI e VII? Oq eles seriam?
|
Prof_Guita Veterano |
# jan/11 · Editado por: Prof_Guita
· votar
Já que ninguem respondeu vamos lá...
I TONICA II RELATIVA DA SUBDOMINANTE III RELATIVA DA DOMINANTE IV SUBDOMINANTE V DOMINANTE VI RELATIVA MENOR VII RELATIVA SECUNDÁRIA DA DOMINANTE
ABÇ
|
Ticoulat Veterano |
# jan/11
· votar
A, valeu ae
|
Prof_Guita Veterano |
# jan/11
· votar
Ticoulat Agora eu te faço uma pergunta, vc entendeu o que cada grau faz na prática e como aplicar ?
|
2Humbucker Veterano |
# jan/11
· votar
Prof_Guita Eu não =P
|
Ticoulat Veterano |
# jan/11
· votar
Mais ou menos, eu to estudando ainda em detalhes. Agora eu percebi q nao entendi direiti uma coisa: as relativas ten as mesmas funçoes que suas relativas? Por exemplo, se eu tocar uma cadencia da dominante para a tonica (V-I) o "impacto"seria o mesmo que tocar uma cadencia de III para VI? ( relativa dominante para relativa menor)
|
Prof_Guita Veterano |
# jan/11
· votar
Ticoulat Os graus tem funções diferentes sendo que alguns são inversões do outro por exemplo V e VII, na Harmonia cada grau pode tensionar, preparar ou concluir uma Harmonia, repare como o V grau se resolve no I. Acredito que esse tipo de estudo seja mais complicado de se entender por aqui, até pq não sei o que vc já sabe sobres os modos, se possivel seria legal vc procurar um professor que te avalie e veja o que vc sabe e o que precisa aprender. Abç
|
Ticoulat Veterano |
# jan/11
· votar
Eh, eu ia perguntar pro mru professor, mas eh ferias e as aulas soh voltam em fevereiro, mas ja entendi um pouco melhor, valeu a ajuda Abç
|
De Ros Veterano
|
# jan/11 · Editado por: De Ros
· votar
Ticoulat
"as relativas ten as mesmas funçoes que suas relativas? Por exemplo, se eu tocar uma cadencia da dominante para a tonica (V-I) o "impacto"seria o mesmo que tocar uma cadencia de III para VI? ( relativa dominante para relativa menor)"
Não. Aqui vai uma tabelinha com as funções de cada acorde. Muito útil didáticamente, mas na prática, eu uso isso muito pouco, pois tenho uma maneira diferente de lidar com essas questões!
Abraço!
GRAU---NOME ---------------- FUNÇÃO
I ------TONICA -------------- TONICA II -----SUPERTONICA -------SUBDOMINANTE III-----MEDIANTE ------------TONICA IV------SUBDOMINANTE------SUBDOMINANTE V------ DOMINANTE ----------DOMINANTE VI -----SUPERDOMINANTE---TONICA VII ----SENSIVEL -------------DOMINANTE
|
Ticoulat Veterano |
# jan/11
· votar
Po, valeu pela tabela, ajudo a entende bastante, cada pessoa fala uma coisa e ela simplifica as coisas. Valeu ae, abç
|
De Ros Veterano
|
# jan/11
· votar
Ticoulat
Fico feliz em ter ajudado! Abraço!
|