Como devo solar ?

Autor Mensagem
Breno guitar
Veterano
# jan/11


Se uma musica por exemplo tiver essa sequencia de notas

D C G

Como fasso para solar, por onde começar
sou iniciante ae galera da uma ajuda ae


Daniel Orp.
Veterano
# jan/11
· votar


Você tem que saber que tom está a música, primeiramente. Depois você tem que aprender algumas escalas e escolher as notas dentro das escalas.
 
Mas o principal é deixar que o feeling diga o que você vai solar, é perceber o que a música/bracking track 'precisa'.

jonas.hetfield
Veterano
# jan/11 · Editado por: jonas.hetfield
· votar


Breno guitar
EDIT: Falei merda, postei daqui do serviço e nem me toquei que o tom era G na verdade.

Cara bem no comecinho eu tinha essa duvida..

Não existe uma regra,música é uma arte.

Meus primeiros solos eram feitos da seguinte forma ( de acordo com seu exemplo ):
-Escala de D
-Escala pentatônica de Bm
É só pegar essas escalas e jogar encima da progressão que você passou, e ai você verá como encaixa.

Pesquise sobre escala maior, pentatônica menor,e intervalos aqui no fórum mesmo, é só o começo do mundo da improvisação e tal. Aprenda isso direitinho que você vai saber como improvisar legal..

abraço

Breno guitar
Veterano
# jan/11
· votar


se o tom for D ai tenho que solar usando esclas do mesmo campo harmonico ?

e na transição das notas eu devo mudar o tom que estou solando?

jonas.hetfield
Veterano
# jan/11
· votar


Breno guitar
Cara ai o assunto já muda...
Ai você pode estudar Modos pra entender melhor.

A principio sugiro que pegue essa música em que o tom esta, e use a escala maior e a pentatonica menor referentes ao tom em questao, e sinta a "vibe" da música.

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/11
· votar


jonas.hetfield Breno guitar

C maior nao entra na escala de re, isso ai eh G maior natural no mixolidio que eh D.
vc pode usar pentatonica menor de la, pentatonica menor de mi , alem de todas as escalas de todos os modos derivados da escala de sol maior .

pelomenos eu acho q eh iss...

Jawbreaker
Veterano
# jan/11 · Editado por: Jawbreaker
· votar


Breno guitar
Você deve solar na escala do tom, ou em outro modo, se o campo permitir. E se você está solando em um tom, você deve continuar solando nesse tom, mesmo que os acordes mudem, justamente porque esses acordes pertencem ao campo harmônico dele. Músicas que mudam o tom no meio são relativamente raras.

Breno guitar
Veterano
# jan/11
· votar


então nessa sequencia de notas posso solar em cima de D
e quando a musica passar para C e depois para G
posso continuar solando em cima de D ?

desculpa ae gente a chatisse mas estou com essa duvida rsrsr

Breno guitar
Veterano
# jan/11
· votar


ow valeu ae pelas dicas agora vou pegar umas escalas e treinar bastante

Deus abencoe vcs


Prof_Guita
Veterano
# jan/11 · Editado por: Prof_Guita
· votar


jonas.hetfield


Meus primeiros solos eram feitos da seguinte forma ( de acordo com seu exemplo ):
-Escala de D
-Escala pentatônica de Bm (que é a 5º de D)
É só pegar essas escalas e jogar encima da progressão que você passou, e ai você verá como encaixa.

Pesquise sobre escala maior, pentatônica menor,e intervalos aqui no fórum mesmo, é só o começo do mundo da improvisação e tal. Aprenda isso direitinho que você vai saber como improvisar legal..



Cara vc deu uma viajada legal, primeiro que a sequencia D C G, é uma progressão classica de T IV V ou seja o tom é G, segundo Bm não é quinta de D e sim Sexta. Outra coisa o tom de D não possui C e sim C#m5-.

Respondendo a quem fez o tópico

Resumindo o Tom do exemplo é G, como vc é iniciante não adianta ficar te falando sobre mixolidio, modulações ou tocar tonal, o mais simples é vc usar a penta de Em, ou seja a relativa menor de G.
Seguem abaixo dois videos que fiz para iniciantes que querem solar.





Abç

Jawbreaker
Veterano
# jan/11
· votar


Breno guitar
Não cara, se C não pertence ao campo harmônico de D, então o tom deve ser outro. Estuda Modos gregos também, vai ser igualmente importante.

renansena777
Veterano
# jan/11
· votar


assim
http://www.youtube.com/watch?v=TbHc5i4O2tc

elyts
Veterano
# jan/11
· votar


sola com a alma mlqk

Breno guitar
Veterano
# jan/11
· votar


alguem poderia me explicar como faço para descobrir o tom de uma musica

poderiam me dar exemplos ?

Breno guitar
Veterano
# jan/11
· votar


Alguns dizem que o primeiro acorde é o tom da musica ?

Mas acho que ñ é

Jawbreaker
Veterano
# jan/11 · Editado por: Jawbreaker
· votar


Breno guitar
Nem sempre, mas geralmente é.
Mesmo assim, não é obrigatório usar a escala de G se o tom for G. Aí entram os estudos sobre Modos Gregos e suas aplicações. Em G pode ser usado modo jônio, mixolídio, lídio de G ou até escalas menores, costume de guitarristas de blues.

Prof_Guita
Veterano
# jan/11
· votar


Breno guitar
Alguns dizem que o primeiro acorde é o tom da musica ?

O Tom na musica não tem que ser o primeiro acorde.



Mas acho que ñ é

alguem poderia me explicar como faço para descobrir o tom de uma musica

poderiam me dar exemplos ?


Cara seria interessante vc procurar um professor que possa te ensinar com calma campo harmonico. antes disso vc precisa aprender intervalos, escala natural, triades, tétrades, pra ai sim ter base pra compreender e analisar campo harmonico.

Em todo caso segue um exemplo do campo harmonico de G em Tétrades, G é o tom da musica que vc citou no inicio.

G7+ Am7 Bm7 C7+ D7 Em7 F#m5-

Abraço

Prof_Guita
Veterano
# jan/11
· votar


Outra coisa veja os videos e o link que coloquei, vão te ajudar....

Jg Destroyer
Veterano
# jan/11
· votar


Breno guitar
Alguns dizem que o primeiro acorde é o tom da musica ?

ERRADO!
Ex:

A / E / C#m / B
Tom E

Cara, com o tempo acaba ficando natural. Você vê pelas progressões. A dica que dou é olhar as notas dos acordes e vê em que escala se encaixa ;)

Breno guitar
Veterano
# jan/11
· votar


vlw gente blz vou dar uma estudada nesse assunto

Rock With Salad
Veterano
# jan/11
· votar


Breno guitar

Vou tentar explicar como eu faço para descobrir o tom..

Primeiramente, eu procuro os acordes maiores na música, que no caso são D, C e G. Depois eu procuro pelos acordes maiores 'seguidos' entre os outros ( ex: dó e ré, fá e sol, e por ai vai.. )
Então eu consulto o Campo Harmônico na minha cabeça:
I Grau ( O tom da música) = Maior
II Grau: Menor
III Grau: Menor
IV Grau: Maior
V Grau: Maior
VI Grau: Menor
VII Grau : Diminuto ( menor, whatever)

Entãaaao= C maior + D maior = IV grau -- C & V grau -- D
VI grau -- Em e VII grau -- Fm

Portanto, Concluímos que o tom da música seja G Maior !!!!
É uma matemática, véio kkk
Foi mal pelo tamanho do texto ae, espero ter ajudado ;D

Prof_Guita
Veterano
# jan/11
· votar


Rock With Salad
Cara seguindo seu raciocinio me fala como vc faz pra descobrir o tom de uma musica em que os acordes sejam A7 e Em6 ?

Dica - se vc só souber as triades em alguns casos como as do exemplo que dei sua teoria não fuciona, é preciso conhecer as tetrades assim como as dissonancias, ou seja a formula inteira de cada grau.

Abç

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/11
· votar


Prof_Guita

exatamente oque eu quis dizer!

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/11
· votar


pra descobrir o tom da musica basta saber que acordes fazem partes de cada escala, eh sentar a bunda e decorar no minimo todas as escalas maiores , ai se vc souber a forma;ao dos acordes fica facil de vc detectar.

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/11
· votar


logico q eh mais facilde decorar se voce souber "a lei de forma;ao" ent'ao come;e por estudando intervalos , depois campos harmonicos ,e dai triades e tetrades,por fim modos e vc vai ter uma boa BASE de harmonia ,q eh um assunto MUITO mais complexo tao complexo que mesmo o feijao com arroz eh dificil de aprender..

Prof_Guita
Veterano
# jan/11
· votar


rhoadsvsvai
Não é tão dificil não, o problema é que a maioria dos guitarristas não tem paciencia pra estudar da maneira correta, o cara não sabe nem fazer uma base de 3 acordes mas já quer solar as musicas do guns, ai complica.

Breno guitar
Veterano
# jan/11
· votar


Voces poderiam me dizer o que devo estudar até chegar nos solos ?

power_ranger
Veterano
# jan/11
· votar


Prof_Guita

parabens pelos videos cara, voce ensina muito bem!
eu só aconselharia tipo, colocar um desenho do shape, com as notas e tudo mais. porque teve umas horas que eu fiquei perdido no video shushushuash.
mas mesmo assim parabens, tu ensina bem.

Feliphph
Veterano
# jan/11
· votar


Como devo solar ?
Eu uso e recomendo usar dedos e palhetas.

Sartori
Veterano
# jan/11
· votar


Como devo solar?

Sole com o coração!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como devo solar ?