Autor |
Mensagem |
disevenfold Veterano |
# jan/11
Bom, sou novo nesse fórum e sei da qualidade e potencial dos usuários desse fórum, então resolvi aderir... Minha dúvida é, qual é o tom dessa música? Como dá para saber disso?
http://www.youtube.com/watch?v=tqy7EJr17P4
|
mendigo_desabrigado Veterano |
# jan/11
· votar
E menor
ouça, toque a escala em cima e veja se "combina"... esse é o jeito "rústico"
da tbm pra vc fazer uma analise, pegar as notas da musica e ir comparando com as escalas, até encaixar.
|
disevenfold Veterano |
# jan/11
· votar
mendigo_desabrigado
Vlw ae cara!!! Vi que as notas dessa música são G, A, B, C, D, E, F#!!!
Essas notas são da escala maior de G não é? Se eu quiser improvisar nessa música devo utilizar qual escala? A maior de G ou pentatônica de E menor?
|
junior.rocha Veterano |
# jan/11
· votar
Pode usar a de G Maior e E menor, já que são tons relativos. Um abraço.
|
disevenfold Veterano |
# jan/11
· votar
junior.rocha
No caso seria escala pentatônica? A música possui as notas F# e C, duas notas que não estão na escala pentatônica nem de G nem de Em!!!
|
junior.rocha Veterano |
# jan/11
· votar
Isso, pode usar a penta maior de G e a menor de E.
|
disevenfold Veterano |
# jan/11
· votar
Mas essas duas escalas não possuem as notas F# e C. Sendo assim pq ele usou essas duas notas?
|
pulgadopc Veterano |
# jan/11 · Editado por: pulgadopc
· votar
para dar um '' toque '' especial , sabe , pra nao ficar na mesmice . Acho que é isso .
|
# jan/11
· votar
disevenfold Não estão na penta, mas estão na escala menor de E e na escala maior de G.
as duas escalas são relativas, isso quer dizer, possuem as mesmas notas :)
pode usar tbm as pentas de Em e de G, mas essa musica utiliza-se de notas da escala Em, o que sai da penta. A penta também serve, mas a menor da mais opções pra você! :D
|
# jan/11
· votar
e: a escala menor de E:
E F# G A B C D E
maior de G:
G A B C D E F# G
percebeu como são as mesmas notas, só muda a primeira? :)
|
disevenfold Veterano |
# jan/11
· votar
mendigo_desabrigado
Ah tá... As escalas pentatônicas são aquelas que possuem 5 notas né! Essas escalas que possuem 7 notas são escalas maiores? No caso o que vc mostrou ai seria a escala maior de Em?
|
# jan/11
· votar
disevenfold tem varias que possuem 7 notas, mas a de E que eu coloquei é menor(A primeira) e a de G é maior (a segunda).
as pentatonicas possuem 5 notas sim :)
|
disevenfold Veterano |
# jan/11
· votar
mendigo_desabrigado
Vlw msm cara, obrigado pela paciência vc me ajudo muito!!! Só pra finalizar existem escalas maiores, menores, pentatônicas maiores e pentatônicas menores? É isso? Ou to viajando?
|
# jan/11
· votar
disevenfold todas essas que vc falou existem, mas existem MUITAS outras, tipo centenas, sabe? fique mestre nessas daí depois pesquisa outras como a de blues, a menor harmonica e a menor melódica e onde elas são aplicadas, de onde elas vem, etc!
e de nada, estou aqui pra contribuir com o pouco que sei, fico feliz que fui util :)
|
disevenfold Veterano |
# jan/11
· votar
mendigo_desabrigado
Muito obrigado msm!!! Se eu puder ajudar em algo é só falar!!! Vlw a todos ae pela paciência...
|
junior.rocha Veterano |
# jan/11 · Editado por: junior.rocha
· votar
disevenfold: Pra você nunca errar uma pentatônica, faz assim: Pega o tom que você quer solar, por exemplo Ré Maior. Olha a escala de Ré Maior e tira a nota 4 e 7 da escala. Você tem a escala pentatônica de Ré Maior. O tom relativo de Ré Maior é Sí Menor daí você faz o mesmo: Pega toda a escala de Sí[/], tira a nota [i]4 e 7. Agora você pode improvisar no tom de Ré Maior usando a pentatônica maior de Ré e a pentatônica menor de Sí
|
Viniciuz Membro Novato |
# jul/13 · Editado por: Viniciuz
· votar
Como a moderação tranca topicos novos, é o jeito usar esse aqui mesmo.
Primeiramente desculpem-me por estar aqui mais uma vez dando trabalho a vocês. Estou agora estudando campo harmonico e tentando tirar músicas de ouvido, a música em questão é a So os loucos sabem do Charlie Brown.
Link tab que depois usei : Aqui
Música:
A questão é, de cara achei que o tom fosse A, so que pesquisando encontrei em E e depois em G, o que gostaria mesmo de saber é o tom da tab do guitar pro. Também gostaria de saber se o fato de estar estar usando um capotraste na música pode ter dificultado a minha procura pelo tom.
|
Viniciuz Membro Novato |
# jul/13
· votar
up, alguem?
|