Chord melody dicas

Autor Mensagem
    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10

Alguém tem boas dicas pra um iniciante em "chord melody"?

Dei uma pesquisada aqui no forum mesmo e achei esse site: www.lickbyneck.com

peguei uma tab e tou começando a tirar e jaja vou dar mais uma explorada no site, mas queria mais algumas dicas, conselhos, musicas legais pra se tirar, o que estudar pra "otimizar" minhas chord melodys, etc.

Obrigado!
    :D

Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Cara acho que antes de tudo vc tem que conhecer bem Harmonia, tanto no campo harmonico maior, como menor harmonica e melódica.

e se prepara pra estudar muito se vc quiser criar chord melody`s, obviamente se for só pra pegar musicas prontas basta estudar a técnica expecifica do genero.

Abç

Carregando
    Veterano
    # dez/10
    · votar

tu ta curtindo chord melody, ou o fingerstyle? porqe tem diferença

mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Prof_Guita
    Obrigado pelos conselhos! Tenho conhecimento razoavel de harmonia nos campos harmonicos maior e menor, o melódico nunca parei pra olhar, mas provavelmente o conceito é o mesmo, certo? Vou trabalhar bastante nisso :)

Acho que o ideal é começar pegando a "tecnica expecífica do gênero" inicialmente, certo? Meu objetivo é sim criar chord melodys, mas não só "criar", como também fazer "arranjos".

Me motivei a fazer isso lendo o "Real book of Jazz", peguei uma musiquinha legalzinha, "My favorite things", toquei a melodia e depois os acordes, e pensei em juntar e fazer um chord melody e eu falhei. Logo então, comecei a pesquisar melhor e achei tabs faceis pra ir treinando e adquirindo a "musicalidade" necessária pra isso, antes da teoria :D

Então, recapitulando, estudar bastante harmonia, imagino que formação de acordes com tríades e tétrades tbm, escalas e a técnica(com musicas prontas).

Seria isso um "conteúdo" razoavel para ir começando meus estudos de chord melody?

mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Carregando
    Fingerstyle é só "dedilhado" traduzido, certo?

Chord melody é uma "maneira" de se tocar instrumentos harmonicos aliando os acordes a melodia, de maneira que só com um instrumento consiga-se fazer um "acompanhamento, baixo e melodia". certo novamente?

Se sim pros dois, estou treinando "chord melody's dedilhadas".

Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar

mendigo_desabrigado
    Então, falei sobre os outros 2 campos harmonicos pq vc vai ver muito acorde que não vai estar dentro do campo harmônico maior e muito empréstimo modal e pra saber de onde veio e qual a escala naquele momento vc deve conhecer os 3 campos harmõnicos, se vc puder continua estudando o que vc citou e dá uma procurada nesses campos que te disse. o maior, o menor Harmonico que´vem do eolio, mudando a sétima, para sétima maior, e o menor melódico que vem do dórico, passando a sétima para sétima maior, á partir disso todos os outros graus mudam, gerando novas escalas, novos acordes.

Abç

mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Prof_Guita
    Obrigado novamente, vou montar um roteiro de estudos e vou colocar tudo isso nele, muito obrigado :)

Outra: O livro do Almir Chediak, "Harmonia e Improvisação" é uma boa pra dar um apoio? :)

Carregando
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Carregando
    · votar

mendigo_desabrigado

chord melody é isso

esse lance de tocar, melodia e harmonia de forma que consiga tocar em um só instrumento é o fingerstyle

mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: mendigo_desabrigado
    · votar

Carregando
    Obrigado, mas nada impede disso ser feito com "fingerstyle", certo? :)

Anyways, acho que tanto faz o nome, mas deu pra entender o que eu quis dizer quando eu "expliquei o que era chord melody para mim"

Carregando
    Veterano
    # dez/10
    · votar

mendigo_desabrigado

sim sim, só tava qerendo entende, e também quando tu for buscar pode achar material diferente doque tu quer, não to qerendo fase intriga, ahuaha

Carregando
    Veterano
    # dez/10
    · votar

mendigo_desabrigado

entao eu tbm to nessa onda de estuda o dedilhado, mas to pegando dicas com meu professor, entao o maximo que posso te passar é algumas musicas com tab prati treinar a tecnica... tem nos videos desse caraa aqui, o site dele na descrição tem as tabs caso tu presise

Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Carregando

Cara posso estar errado mas pra mim fingerstyle é quando vc não usa palheta e toca com os dedos, muito usado em country, jazz etc ...

Chord melody - fazer a harmonia e melodia no mesmo instrumento, bastante usado em violão, independente se vc usa somente os dedos , paheta e dedos, ou só palheta.

Até os nomes sugerem isso. mas posso ter aprendido errado.

Abç

Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Carregando

Acredito que o video que vc postou esteja como fingerstyle pq o cara toca sem palheta e não pelo fato de ter melodia e harmonia juntos, que é o que caracteriza o chord melody, estudei um pouco sobre isso com o Mozart Mello, depois fiz a especialização em Rock Com O Edu Ardanuy.

Abç

Carregando
    Veterano
    · votar

Prof_Guita

nao sei cara, talves eu tenha aprendido errado... mas tudo da na mesma, seila.. entao ta tudo certo aushduahsd

po cara, se tu estudo com o mozart melo, eu nem vou discutir, tens toda a razão, peço desculpas... vivendo e aprendendo uahsdh

Carregando
    Veterano
    · votar

Prof_Guita

mas o fingerstyle é a melodia e a harmonia juntas... entao chord melody e fingerstyle é a mesma coisa?

só que no chord melody pode se usar a palheta, e no fingerstyle é só os dedos....

mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Carregando
    No final tudo isso não é nada além de umas cordas vibrando num pedaço de pau. hehehe :P

Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Carregando

Cara eu aprendi chord melody sendo harmonia e melodia juntas, na época té comecei a estudar palhetada hibrida, as 3 cordas de baixo com os dedos e os bordões com a palheta.
    Fingerstyle, nunca tinha ouvido essa expressao, pode ser que seja a mesma coisa, nao sei...

Obs. não é pq eu estudei com o cara que eu sei tudo, to aqui pra aprender tbm...

abç

Carregando
    Veterano
    # dez/10
    · votar

mendigo_desabrigado

poisé, ashdiahs

Prof_Guita

entendo, eu to querendo aprender bastante sobre o assunto, fas pouco tempo que to estudando, vale ai.u

Prof. Palota
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Algumas dicas: Procure identificar as notas da melodia que pertencem aos acordes, toque alguma posição (digitação) do acorde em questão deixando a nota da melodia como sendo a mais aguda. As nota que não pertencem aos acordes podem ser preenchidas através de diversas técnicas, mas o princípio básico do chord melody é esse.
    Como já foi dito, estudar harmonia é fundamental. Sem um bom conhecimento de harmonia fica muito difícil criar seus próprios chord melody.
    Espero ter contribuído um pouco.
    Até.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Chord melody dicas