A guitarra e a música indiana

    Autor Mensagem
    klavier
    Veterano
    # dez/10


    O caso mais notório foi o interesse do George Harison pela música e pela cultura Hindu, fazendo aulas de sitar com Ravi Shankar e interessando-se tb pela filosofia espiritual da Índia.
    O guitarrista John Mclaughlin sem dúvida é o guitarrista ocidental de referência no que se refere às possibilidades de associação entre a guitarra e a música indiana.
    Ele tocou com Miles Davis e Jimy Hendrix, teve formação jazzística, tocou rock, rythym blues, gravou um disco junto com Carlos Santana, etc.
    Estudou vina (instrumento de corda hindu, parecido com o sitar), estudou a teoria da música clássica da Índia, associou-se ao guru Sri Chinmoy, recebendo deste seu nome espiritual Mahavishnu, realizou práticas espirituais como hatha yoga, meditação, tornou-se vegatariano, pesquisou outras tradições espirituais como o xamanismo (pelos livros de Carlos Castañeda), o sufismo (pelas obras do músico sufi Inayat Khan), tornou-se teosofista, teve contato com a obra de Sri Ramakrishna (mestre espiritual Hindu), estudou tarot, astrologia, numerologia, inclusive pesquisando a relação dos 12 planetas com as 12 notas da escala cromática ocidental.
    Além de vários discos de jazz, fusion, do trio com Al di Meola e Paco de Lucia, criou e gravou com a Mahavishnu Orchestra uma obra que é referência no que se refere à fusão da guitarra com o jazz e a música hindu. Outro trabalho seu neste sentido é com o grupo Shakti, em colaboração com músicos indianos, tb realizando gravações. Seu trabalho é admirado e respeitado tanto no ocidente como no oriente.
    E tão surpreendente como mclaughlin é o guitarrista Prasanna. Ele é indiano, toca tanto a música clássica indiana na guitarra elétrica com trastes (e mesmo assim conseguindo os micrtons da música hindu) quanto jazz, se formou na Berklee Colege of Music, gravou um cd em homenagem ao hendrix chamado Eletric Ganesha Land, o que mais umavez demonstra o valor e a abrangência da música do hendrix e do nosso querido instrumento. Tb toca jazz, fusion, e vem experimentando a fusão da música hindu com o bebop, o reggae etc, sempre tocando sua guitarra elétrica tal como a conhecemos no ocidente.
    Paz Profunda

    Links :
    www.johnmclaughlin.com
    www.guitarprasanna.com (ambos tem myspace)
    www.musicaindianabrasil.blogspot.com
    www.allegaia.blogspot.com
    Dedico esta postagem a Sri Ramakrishna e à todos os músicos e guitarristas que buscam conciliar arte e espiritualidade.

    De Ros
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Adoro essa mistura!!

    Tenho todos os CDs do Shakti e Mahavishnu e muitos da carreira solo do McLaughlin, que é, sem sombra de dúvida, meu MC preferido, hehehe!

    Não conhecia o Prasanna, te agradeço muito a dica!

    Achei esse cara aqui muito massa:




    E esse video video é só para confirmar minha primeira frase deste post:




    Abração!

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    outro que pesquisou bastante a música indiana




    quanto ao John Mclaughlin, acho que o melhor resultado artístico das experimentações dele com os sistemas indianos de música não foi com o Shakti nem com a Mahavishu mas sim no lado acústico do álbum "my goals beyond"



    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    klavier

    quanto a questão música x espiritualidade, são interessantes as concepções do filósofo e místico russo G.I. Gurdjieff, muitas das quais foram transformadas em música pelo próprio Gurdjieff e seu discípulo, o maestro Thomas de Hartmann (alias muito interessante o livro escrito pela esposa do maestro Hartmann sobre a época em que viveram com Gurdjieff em plena revolução bolchevique)



    SK8Boy
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Tópico extremamente interessante! Tbm acho mto legal essa sonoridade da guitar com a musica indiana....simples harmônicamente mas extremamente complexa nas inflexões do fraseado.

    klavier
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Curly]quanto a questão música x espiritualidade, são interessantes as concepções do filósofo e místico russo G.I. Gurdjieff, muitas das quais foram transformadas em música pelo próprio Gurdjieff e seu discípulo, o maestro Thomas de Hartmann (alias muito interessante o livro escrito pela esposa do maestro Hartmann sobre a época em que viveram com Gurdjieff em plena revolução bolchevique)[/i]
    Vou criar outro tópico sobre isso p deixar esse mais focado na música indiana, embora para a cultura hindu arte e espiritualidade são inseparáveis, mas muito bacana essas informações aí que tu compartilhou, vlw.

    klavier
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Curly

    Shawn Lane curti pra caramba, não conhecia. Principalmente porque ele usa os quartos de tom indispensáveis da música hindu, sem abandonar sua bagagem rock n roll.

    klavier
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    De Ros
    Parabéns pela somzeira, fazer música para dança, teatro, cinema etc é mais um campo da atuação para nós músicos.

    klavier
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Tem tb o disco do Stanley Jordan, chamado Ragas, que ele gravou com um sitarista indiano chamado Jay Kishor e o tablista Vedang Londhe. Porém não encontrei nada nem no youtube, nem no myspace. Encontrei um texto escrito por ele mesmo, parece ser o texto de apresentação do cd :

    About the Music

    Since I was a child I have loved Indian classical music, and I think it has already influenced my jazz style. But meeting Jay and Ved has given me an opportunity to learn more formally by playing with two masters. For this I feel very grateful. Together we have found a lot of musical common ground. Indian music is rich and profoundly beautiful. I tried to approach it in a way that felt natural to me, while respecting the essentials of the tradition and the spiritual quality of the music. To keep it authentic I let the guys take the lead often, but I was always creatively shaping the harmony and texture.

    A raga is a piece of music in the Indian classical tradition that is usually improvised, just like jazz. Ragas can have up to four movements--alap, jor, vilambit, and drut--always in that order, though some can be omitted. They build very gradually over time from low to high, from slow to fast, from simple to complex. To this traditional format we added harmonic changes and other new elements. This is just one part of a large continuum. We are developing a new synthesis of musical formsÑthis live set documents the very beginning of this work.

    Producer & Executive Producer: Stanley Jordan
    Recording Engineer: Fausto Torres
    Mixing and Mastering Engineer: Jim Reitzel
    Cover Design: Stanley Jordan, Rachel Wyatt

    All selections recorded live (no overdubs).
    Recorded in July 2000 at the Jazz Alley, Seattle Washington.
    Mixed at The Plant Recording Studios, Sausalito, CA
    and Rebel Studios, San Rafael, CA.
    Mastered at Laughing Tiger Studios, San Rafael, CA.
    (p) (c) 2003 Manifold Music.

    MMI
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sou muito aprendiz para discutir espiritualidade... Mas o som da sitar me impressiona, acho muito legal. Assim como curto bastante o som do John Mclaughlin e Mahavishu. Belo tópico,
    Conhecem o vídeo do Frank Solari tocando uma versão de Estrela, Estrela (Vitor Ramil), com um dueto de guitarra e sitar? Eu achei duca...




    De Ros

    Bem legal seu video! Como saiu esse som?

    De Ros
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: De Ros
    · votar


    MMI

    É só um violão de cordas de aço normal.

    Ah sim, a sexta corda está afinada em A, oitava abaixo da quinta corda.

    Abraço!

    MMI
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    De Ros

    Interessantíssimo! Percebi que tinha algo "errado" ali! Hehehehe
    Parabéns!

    Loues
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O Mclaughlin é indiano? Pensei que fosse inglês ou daquelas vizinhanças...

    Do trabalho dele conheço o Mahavishnu e um pouquinho do guitar trio... Mahavishnu tem músicas muito doidas, mas não é todo dia que dá vontade de escutar...

    Sobre a música indiana clássica não conheço nada... quando eu penso me vem na cabeça uma percussão legal e o jeito deles de cantar/tocar, com aquelas sonoridades bem diferentes...

    Acho muito massa quando os instrumentos entoam uma espécie de mantra...

    MMI
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Loues

    Ele é britânico de Yorkshire, depois foi viver nos EUA. Eu também gosto, mas de fato não é para todo dia e toda hora.

    klavier
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    MMI
    Curti tb o vídeo, assim como a guitarra se adequa bem a música clássica indidana, o sitar tb se adequa bem a música ocidental, dependendo mais de quem toca do que do instrumento em si, vlw.

    klavier
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: klavier
    · votar


    Descobri outro guitarrista que toca jazz e música indiana , trata-se de Todd Ferris Mosby, inclusive vem tocando além de guitarra um instrumento inventado pelo professor dele de música indiana, é um instrumento híbrido entre a guitarra e o sitar, chama-se Imrat guitar. No site e no blog dele tem bastante informação : www.toddmosby.com
    Admiro muito esses músicos que estudaram de verdade, que tem um compromisso com a linguagem musical e sua sublimação, esse cara consegue ser fluente no jazz, na música clássica indiana e na música contemporânea de concerto, três searas do universo da música que exigem muito empenho e talento. Maior somzeira, fica aí o exemplo de que é possível sim transitar pelos infinitos caminhos da música sem rebaixar o padrão de excelência.

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu uso alguns elementos da musica indiana na minha maneira de improvisar, mas uso as silabas para tocar mais naturalmente as polirrimitas do que propriamente o som da musica indiana nas minhas composições.

    Ate se alguem quiser checar (fiz uma video aula de guitarra intitulada de "polirritimia e solfejo indiano"): www.mateusstarling.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A guitarra e a música indiana