Captadores Cabrera e Fender (algumas dúvidas)

    Autor Mensagem
    Poyares
    Veterano
    # dez/10


    Ola pessoal, bem eu comprei um cabrera custom pro e um cabrera screaming blues. Coloquei o pro no meio e o outro no braco. Na ponte eu uso um seymour duncan hot rails, o qual eu desejo usar um knob de push pull. A minha guitarra é uma eagle stratocaster. Uso corda 0.11 Elixir. Gostaria de saber sobre os captadores Fender utilizados na stratocaster em geral, qual seria a vantagem (sonora que seja) deles em relacao aos Cabrera? E se eu usar um push pull no seymour duncan hot rails, vai ficar com um som legal de single coil na ponte ou vai continuar pesado do jeito que ele é? Ele com uma bobina desligada vai chiar mais ou menos que um single coil comum?
    Notei que as stratocaster da Fender tem a madeira do corpo abaixo do escudo no formado dos captadores single coils. Nao tem um espaco grande como voce ve nas stratocasters genericas. Isso influencia no som ou na captacao?

    felipelfln
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Nao tem um espaco grande como voce ve nas stratocasters genericas. Isso influencia no som ou na captacao?

    Por que influenciaria?

    Os meus humbuckers splitados ficam sim com som de single nas posições 2 e 4 (é HSH), bem parecido com som de strato. No Hot Rails não deve ser diferente.

    felipelfln
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O espaço que sobra é até bom porque dá pra por um Humbucker ser fazer cortes na madeira, é só trocar o escudo

    crisão
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    E se eu usar um push pull no seymour duncan hot rails, vai ficar com um som legal de single coil na ponte ou vai continuar pesado do jeito que ele é?

    Vai ficar mais parecido, mas não tem aquele som estalado de um single, não é a mesma coisa.


    Notei que as stratocaster da Fender tem a madeira do corpo abaixo do escudo no formado dos captadores single coils. Nao tem um espaco grande como voce ve nas stratocasters genericas. Isso influencia no som ou na captacao?

    Influencia sim, eles fazem com a madeira bem próxima ao captador para reverberar melhor.
    As stratos genéricas fazem esse espaço cavadão para usar a mesma madeira com captação SSS HSS HSH e assim vai...

    felipelfln
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    eles fazem com a madeira bem próxima ao captador para reverberar melhor.

    Como assim? Eu meio que entendi, mas um pedacinho a mais de madeira faria tanta diferença?

    Ant--
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Poyares
    Notei que as stratocaster da Fender tem a madeira do corpo abaixo do escudo no formado dos captadores single coils. Nao tem um espaco grande como voce ve nas stratocasters genericas. Isso influencia no som ou na captacao?

    crisão
    Influencia sim, eles fazem com a madeira bem próxima ao captador para reverberar melhor.
    As stratos genéricas fazem esse espaço cavadão para usar a mesma madeira com captação SSS HSS HSH e assim vai...


    A nova Fender American Standard Stratocaster (A STRATO) tem furação do corpo em HSH. Acha que eles colocariam em risco a reputação de seu modelo mais famoso e tradicional? Veja as especificações abaixo.


    Unique Features:
    New Bent Steel Saddles with Elongated String Slots, Copper Infused High Mass 100% Metal Bridge Block, Thinner Undercoat Finish for Improved Body Resonance, Tinted Neck, Maple fingerboard Neck: Satin Finish on Back, Gloss Finish on Front; Rosewood fingerboard Neck: Satin Finish on Back, Gloss Finish on Headstock Front with Buffed fingerboard, 4-Bolt Neck Attachment with Micro-Tilt™ Adjustment, Bi-Flex Truss Rod System, Parchment Knobs and Pickup Covers, Rolled Fretboard Edges, Staggered Tuning Keys, H/S/H Pickup Routing, New Molded Fender/SKB Case with TSA Locks, Glass Reinforced Nylon Trigger Latches, and Form Fitted Plush Interior

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sem zoeira, os melhores singles de alnico que já usei foi os da Guitar Fetish. Deve ter melhores, mas aqueles são melhores que os Fender Texas Special e extremamente superior aos malagolis da vida.

    Magrinho123
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    felipelfln
    não é a quantidade da madeira que influencia, é a proximidade dela até os captadores. Isso na teoria, pra mim não muda bosta nenhuma, ou é insignificante, pois tem muitas características que fazem mudanças mais drásticas no som, isso é só um detalhe.

    vai ficar com um som legal de single coil na ponte ou vai continuar pesado do jeito que ele é? Ele com uma bobina desligada vai chiar mais ou menos que um single coil comum?
    O som vai ficar próximo ao de um single coil comum, mas não igual... mas o resultádo é beeem satisfatório, coloque o push pull sem medo. O que eu sinto mais falta em relação ao single é o quack-quack xD

    Gostaria de saber sobre os captadores Fender utilizados na stratocaster em geral, qual seria a vantagem (sonora que seja) deles em relacao aos Cabrera?
    Se está falando do cabrera single coil, a vantagem não é tão gritante, mas o som dos fender é mais aberto e agressivo, dependendo o modelo o som não é nada encorpado, ou pouco encorpado.
    Se vc está falando do cabrera humbucker, então a diferença é grande mas a vatagem ainda é pequena. Vai soar mais aberto e beeem menos pesado, pois é uma porra de um fender, não pode soar pesado kkkkkkk

    mvmarquezini
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sem zoeira, os melhores singles de alnico que já usei foi os da Guitar Fetish. Deve ter melhores, mas aqueles são melhores que os Fender Texas Special e extremamente superior aos malagolis da vida.



    Poderia colocar o link de qual deles vc está falando pq a linha da GFs é grande.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Poyares

    Tenho uma Fender Strato mexicana que inicialmente estava com os captadores originais. Primeiro troquei o cap da ponte pelo Seymour Duncan Humbucker. Depois troquei os tres pelos originais da Fender, American Standard Noiseless, que proporcionam som característico de Fender Strato - estalado e consistente, sem ruídos.
    Quanto ao Seymour Duncan, mesmo se voce "splitar", não terá o som característico dos captadores de ponte da Fender. Sairá um pouco mais "carregado".

    felipelfln
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Magrinho123

    Entendi, mas faria diferença no captador? Ele capta mudança no campo magnético que as cordas fazem quando vibram, né? A madeira mais perto ou mais longe faria diferença?

    Poyares
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Tudo bem, mas dizem que os Cabrera tem saida mais alta que os Fender, portanto o som seria mais encorpado nao?

    Magrinho123
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    felipelfln
    não, a diferença é nula, se não, inexistente.

    crisão
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    A nova Fender American Standard Stratocaster (A STRATO) tem furação do corpo em HSH. Acha que eles colocariam em risco a reputação de seu modelo mais famoso e tradicional? Veja as especificações abaixo.


    Eu disse que a madeira encostada no captador faz diferença, não disse que é uma puta diferença, mas faz diferença. Se você tiver HSH e a madeira estiver próxima, perfeito...

    Quando a cavidade é muito grande o captador fica em contato apenas com o escudo de plástico. Não é a toa que as gibson são parafusadas na madeira.

    agora, pode ser que a diferença seja muito pequena que alguns não percebam, mas porque as melhores marcas teriam esse trabalho se não tivesse diferença?

    Abraço

    Ant--
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Ant--
    · votar


    crisão
    agora, pode ser que a diferença seja muito pequena que alguns não percebam, mas porque as melhores marcas teriam esse trabalho se não tivesse diferença?

    Não acho que seja questão de marca, e sim de modelo. Gibson, Condor, Strimberg, qualquer uma que construa um modelo Les Paul vai parafusar o captador na madeira (ou na moldurinha, mas encostado na madeira). E qualquer uma que construa um modelo Strato (com escudo) vai parafusá-lo no escudo. Entendo que é um assunto polêmico. Mas eu acho que:
    - O que mais influencia no som é a construção do instrumento em si, o tipo de madeira e, principalmente, a QUALIDADE da madeira. O som da corda deve percorrer um caminho equilibrado, da corda ao Nut, do Nut ao braço, do braço ao corpo, do corpo à ponte e de volta à corda. O captador absorve o som resultante através de seus polos que estão virados para cima, direcionados às cordas. Não digo que este seja o único som que ele capta, mas a parte mais significante está aí.
    Para voce ter uma idéia de como um buraco a mais não faz tanta diferença assim, a Black Strat do Gilmour tem um buraco enorme que ele cavou uma vez para colocar um humbucker no meio (Fotinho). Depois da experiência ele resolveu voltar a usar 3 singles. Se fizesse tanta diferença (ou mesmo alguma perceptível) certamente ele teria trocado o corpo da guitarra.
    Sobre as escavações, é normal marcas mais baratas e genéricas fazerem verdadeiras piscinas por baixo do escudo. Juntando isso com a "maravilha" que deve ser o critério na escolha da madeira e sua preparação, cria-se a idéia de que foi o "piscinão" que matou o som. Eu acredito que sim, se escavar muito vai perder algo... mas não um routing HSH bem feito numa madeira decente.

    Abraço.

    crisão
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bom, no fim concordamos então, pode não ser uma diferença monstro mas faz diferença...

    Magrinho123
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    sim

    Poyares
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Poyares
    · votar


    Cara, tem diferenca no som sim...é algo perceptível. Mas eu acho que o amplificador que vai mandar o som classico mesmo. O lance é isso mesmo, o som da corda tem que percorrer todo o instrumento de maneira equilibrada. Mas pode-se notar que varios guitarristas como Rory Gallagher e Stevie Ray Vaughan usavam guitarras "destruidas e relaxadas" hehe. Nesse caso a madeira é responsavel pela qualidade. Essas guitarras genericas tem madeira de baixa qualidade. Mas eu sinceramente, acho que depois que coloquei os cabreras na eagle, o som fico com mais saida que os padroes da fender. Inclusive eu falo isso, pois eu teste uma fender HSS num vox ac30vr e logo depois pluguei minha eagle customizada la. O som saiu mais alto e com mais "quack" nos singles...mas é claro, o som de uma stratocaster original fender é único, sendo possível imita-lo se voce fizer uma guitarra usando os mesmos materiais. Agora, imagine, tem varios guitarristas que colocam captadores dimarzio no lugar do proprio fender. O Dimarzio seria muito melhor que o Cabrera ou a diferenca seria mínima? O Kent Armstrong single tem algo de especial em relacao aos fender e aos cabrera?

    Magrinho123
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Poyares
    nunca testei o kent armstrong, mas absolutamente TODAS as pessoas que eu perguntei ou não conheciam ou falaram muito bem dele, mas não posso dar minha opinião pois nunca testei nem ouvi. Já o Dimarzio em relação ao cabrera, a diferença não é muito grande não; seria mais ou menos assim: nota 9 pro cabrera nota 10 pro dimarzio

    Magrinho123
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    a diferença de preço não compensa

    Poyares
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Poyares
    · votar


    Beleza, acho que vou vender os Cabrera e completar o preco pra pegar um set fender texas special. Com certeza tem um som melhor. Os cabrera na minha opiniao, mesmo sendo muito bons, ele ainda deixam de dar uma certa sonoridade classica pra stratocaster, mesmo ele tendo uma saida um pouco mais alta...

    Magrinho123

    nunca testei o kent armstrong, mas absolutamente TODAS as pessoas que eu perguntei ou não conheciam ou falaram muito bem dele, mas não posso dar minha opinião pois nunca testei nem ouvi. Já o Dimarzio em relação ao cabrera, a diferença não é muito grande não; seria mais ou menos assim: nota 9 pro cabrera nota 10 pro dimarzio

    e voce sabe se o dimarzio tem algum mini humbucker? acho que o seymour duncan tem muita falta de agudo no captador.

    Magrinho123
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Sim, a dimarzio tem 2 mini humbuckers até onde eu sei:
    Mini humbucker (DP168)
    e sua versão "hot":
    Hot Mini humbucker (DP198)

    Nunca testei nenhum dos dois, mas arecem ser bons. O 198 tem a saída mais alta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores Cabrera e Fender (algumas dúvidas)