<==Peter Green - Fleetwood Mac==> Um blues com timbre absurdo. Captador Braco invertido?

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# nov/10


Tem que aumentar o volume porque essa gravacao eh baixa. Mas o timbre dessa les paul aqui e brincadeira. Dizem que isso e devido ao captador do braco estar invertido, reparem no video, alguem ja ouviu falar nisso? faz diferenca mesmo? Esse timbre pra mim eh matador, dinamica animal.

A Gibson tinha que fazer uma peter green signature, ta dando mole...



Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


que vacuo...

Magrinho123
Veterano
# nov/10
· votar


o captador invertido tem nome: defasado.
mas realmente, o timbre é magnífico... dentre os meu upgrades na guitarra tem chave pra defasagem de captadores também, é super legal, mas ouvi dizer que diminui a vida útil deles (nao sei se é verdade)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Magrinho123
Drive30
Não é isso.
Na verdade o Peter green já adquiriu essa guitarra assim. Alguém apenas trocou o lado do captador, deixando-o com os magnetos aparentes para baixo, e isso não muda muita coisa. Não tem nada de defasagem, até porque não se fabricavam capts de 4 fios nessa época, isso só foi feito à partir dos anos 70, por luthiers que "manjavam" bem de captação (Um deles era o Sr. Seymour Duncan).
O que se tem aqui é um cara que tem excelente "pegada" e um amp valvulado bem regulado. Nada mais...
Abç

Drive30
Veterano
# nov/10 · Editado por: Drive30
· votar


Editado: Valeu Bertola. Editei porque voce respondeu o que eu queria.

Ant--
Veterano
# nov/10
· votar


Pelo que ouvi o Peter Green foi trocar ele mesmo a barra magnética do captador e colocou a nova com polaridade invertida, gerando o som anasalado. Só que ele gostou do som e assim ficou.
Sim, um dos timbres mais bonitos do blues. Quando Gary Moore comprou essa Les Paul do desanimado Peter Green por 150 merrecas, mandou um Luthier destrinchar a guita atrás da razão do timbre anasalado. Assim foi descoberto o truque que outros guitarristas então começaram a imitar. Mais notadamente Jimmy Page, que mandou instalar uns push-pulls splittando e defasando os caps de sua Les Paul.
O resto é história :)

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eh entao, a dinamica 'e impressionante o cara tira um som quase clean as vezes e na outra bem sujo, valvuladao dos bons.

Mas a lenda de que o magneto invertido muda o som podia ter rendido bons trocados a gibson hein? hehe por isso eu disso que deram mole. hehe

gege_correa
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30
eh entao, a dinamica 'e impressionante o cara tira um som quase clean as vezes e na outra bem sujo, valvuladao dos bons.


Não consegui ver no video, mas ai tem algum esquema com o botão de volume, abaixando o volume -> som mais clean, aumentado -> o inverso...

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


gege_correa

sim, tambem, provavelmente.

Mauricio Luiz Bertola

mas o fato do magneto do cap do braco estar mais perto da ponte nao influencia o som? deixando-o mais aberto/agudo, ou eh minima essa diferenca?

Ant--
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

O som anasalado veio da barra magnética invertida (lá dentro do captador). Apenas virá-lo de cabeça para baixo não altera o som de maneira significativa. O Peter Green deve te-lo instalado assim por acaso, sei lá.
Mas que a história conta que ele "errou" ao instalar a barra magnética com polos invertidos, com isso adquirindo aquele timbre único, isso conta. Assim como conta que ele gostou do som e por isso deixou como estava, sem se preocupar com o "por quê".
Outro que ficou intrigado com o timbre de Peter Green foi o B.B. King que alegou na época "sentir arrepios" quando ouvia.

angus.young1991
Veterano
# nov/10
· votar


Lá para 2:27 dá para perceber a mudança de altura no som, ou seja, ele usa os pots de volume, não é da pegada ou seja lá o que for.

Flw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30
Influencia sim, mas, na posiçãobraço, essa influência é menor que na posição ponte.
Amps valvulados, mormente os que possuem retificação à válvula, tem uma dinâmica MUITO maior que os amps SS's. As válvulas respondem com ganho e timbre quando se palheta com mais força. Claro que o uso dos pots de volume, técnica hoje esquecida, também influencia bastante.
Abç

Konrad
Veterano
# nov/10 · Editado por: Konrad
· votar


Se o Peter Green tocasse um berimbau, a gente ouviria a dinâmica. Isso é dele.

Já esse som anasalado..... é fruto do acaso. (alguém inverteu o ímã, e isso se tornou referência)

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

Olha isso.

Está tudo lá....



Spect
Veterano
# nov/10
· votar


Só inverter o captador não vai dar em nada. Eu fiz isso com o cap do braço da minha SG pois achava ele muito "fechado", então virei ele para deixar os polos mais próximos da ponte, mantendo o timbre característico do timbre de cap do braço, só que menos fechado do que era.

Ant--
Veterano
# nov/10
· votar


Konrad
Olha isso.

Está tudo lá....


Infelizmente este não é mais o Peter Green. É só uma "shadow of the man he used to be".

Hoje em dia ele mal consegue cantar. Os solos mais significativos não são feitos por ele. Comparado com o gênio brilhante e autosuficiente que ele foi, a ponto de uma vez tocar uma música sozinho no palco enquanto o outro guitarrista trocava uma corda arrebentada, tudo isso para não deixar o público esperando.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


Ant--
É verdade...
Abç

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


Ant--
Mauricio Luiz Bertola

Sim.... estava vendo os outros vídeos dele, do show em Amsterdã, e notei a fragilidade dele. É de fato muito triste ver isso.

Eu me referia com "ainda está lá" à dinâmica do sujeito.... Apesar de debilitado, a sutileza dele ainda está lá....

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Um blues com timbre absurdo.

Gosto é algo muito pessoal mesmo. Eu achei o timbre nada demais nesse vídeo.

O.o

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


Ant--
Infelizmente este não é mais o Peter Green. É só uma "shadow of the man he used to be".

Hoje em dia ele mal consegue cantar.


discordo. foi assim logo quando ele resolveu voltar, mas vendo os vídeos mais recentes dele nota-se que ele está tocando e cantando muito bem, jamais será o guitarrista que foi um dia, o problema maior deve ser o efeito de calmantes, mesmo problema do johnny winter e lanny gordin, mas só de ver ele subindo num palco de novo é uma alegria para nós e uma imensa vitória para ele, o cara é um sobrevivente...

Ant--
Veterano
# nov/10
· votar


Peter Green deve sempre ser lembrado pelo monstro criativo da guitarra que foi no final dos anos 60. Era referência para todo guitarrista mais jovem, alguns que viraram ícones mais tarde. Bandas como Led Zeppelin tinham nele muita inspiração (comparem "Oh Well" do Peter Green com "Black Dog" do Zep e verão semelhanças). Se não tivesse ficado louco, onde poderia ter chegado? Vale lembrar que o Peter Green substituiu Eric Clapton na banda de John Mayall, quando Clapton já era tido como "Deus", e alguém do meio chegou a dizer "o garoto é ainda melhor".
Seu brilhantismo acabou por prejudicá-lo, pois existiam pessoas riquìssimas na época que costumavam "recrutar" artistas gênios para viagens psicodélicas em mansões paradisíacas, festas regadas as drogas mais pesadas da época com as mulheres mais bonitas, incluíndo top-models de renome. Contam que o Fletwood Mac foi numa tour na alemanha e lá "raptaram" o Peter Green para uma festa dessas. Nunca mais foi o mesmo.

Até 1969-70 uma carreira curtíssima, um monte de músicas escritas e um timbre único. Gênio.

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


se isso for tocar mal, eu bem que queria tocar mal assim !



Ant--
Veterano
# nov/10
· votar


Curly
se isso for tocar mal, eu bem que queria tocar mal assim !

Ninguém disse que ele toca mal. Eu disse apenas que ele é a sombra do homem que foi, que mal consegue cantar e que não os solos principais de algumas músicas são tocados por outro guitarrista.

Veja o exemplo nesses 2 videos abaixo. O Peter Green original e depois o que restou dele. No 2° video, caso alguém queira esperar o Peter Green cantar, começa aos 2:13. Triste ve-lo assim.





old steel
Veterano
# nov/10 · Editado por: old steel
· votar


Mauricio Luiz Bertola
[i]O que se tem aqui é um cara que tem excelente "pegada" e um amp valvulado bem regulado. Nada mais...


Simples assim
Abx.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Esses caras tem seus segredinhos nas guitarras. Mas timbre anasalado é outra coisa, é bem fácil tirar de um bom valvulado. De novo, me parece que tem algumas sutilezas na guitarra, mas o timbre mesmo está mais no amp e não mão do cara.

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


Ant--

pois é, nem estou brigando com vc mas conheço cada nota que esse cara tocou e sei muito bem que ele jamais vai voltar a ser quem foi um dia, até mesmo porque hoje é um velho mas o importante é ter ele de volta, nos anos 80 li uma entrevista do clapton contando um encontro com ele, dava para sentir a tristeza do clapton falando que ele não podia tocar e tal, ele simplesmente amava aquele cara... E hoje ele está aí, fazendo o que ? o que sempre fez, tocando o Blues. Fato: está tocando bem e melhorando mas nem precisava disso. quanto a cantar mal discordo mas o que importa isso ? PG não passará para a história pela sua voz, abç...

Ant--
Veterano
# dez/10
· votar


Curly

Sim, concordo com voce pois também conheço bastante o PG e o tenho como um dos maiorais. Talvez voce não tenha me entendido porque tracei uma comparação com o artista excepcional que PG foi até o começo de 1970. Hoje ele pode ser bom, claro que é. Mas antes ele era simplesmente foda. Hoje ele canta, mas antes era só o lider vocal de uma das bandas mais autenticas dos disputados anos 60. A comparação entre o antes e o depois é que é cruel.
Ainda nos anos 70 ele voltou a tocar, depois de ter ficado enfiado num muquifo por anos a fio sem cortar as unhas (diziam que era para combater a vontade de voltar, e que as unhas grandes então o impediriam). Então ele voltou, com as unhas grandes ainda, a la Zé do Caixão... imagine como foi a performance dele.

Eu como fã fico satisfeito só de ve-lo empunhar a guitarra hoje em dia. Não precisava nem tocar. É uma lenda viva.

Konrad
Veterano
# dez/10
· votar


Curly
Ant--

Mas afinal, ele teve problemas de que espécie? Uma longa bad trip?
Um "nervous breakdown"? Todas as informações são confusas!

OFBRITO
Veterano
# dez/10
· votar


Konrad

Ler:

http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/67984
.
.
.
NÃO COMPREM INSTRUMENTOS MUSICAIS IMPORTADOS NO MERCADO NACIONAL, PAGUE MENOS COMPRANDO NO EBAY!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Konrad
OFBRITO
Ele foi diagnosticado com esquizofrenia (não sei se houve uma confirmação disso). Certamente desencadeada pelo consumo de LSD. Essa droga é perigosa.....
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a <==Peter Green - Fleetwood Mac==> Um blues com timbre absurdo. Captador Braco invertido?