Obtendo um bom som com equipamentos medianos

    Autor Mensagem
    fernando_nunes
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: fernando_nunes


    Este tópico é para iniciantes/aspirantes/amadores que desejam obter um bom som tocando em casa sem gastar muito dinheiro.

    Bom, se você está na mesma situação que eu, toca a um tempo considerável, adora tocar mas nao tem banda e sempre pensa em investir em equipamento (guitarra, pedais e ampli) mas nunca tem coragem pelo preço exorbitante, talvez você concorde comigo no ponto de vista abaixo.

    Eu fiquei um tempo sem tocar guitarra pois meu equipamento era muito ruim e acabei por vende-lo. Sempre pensava em comprar uma guitarra novamente, porém ja fazia as contas de uma fender + pedais + ampli e já desanimava de voltar a tocar, pois não queria tocar em porcaria novamente.

    Eis que meu irmão comprou uma ibanez gio (guitarra na minha opinião nota 4 em 10) e um peavey 15w (também 4/10).

    Voltei a tocar um tempo mas logo desanimei de novo com o equipamento, até que achei o guitar rig 4 na internet e fui testa-lo.

    No começo chiou muito com a guitarra direto no pc mas já me impressionava o som que eu estava conseguindo.

    Então comprei o jamlab da m-audio, liguei a guitarra nele e liguei o guitar rig 4.

    Eu utilizo as caixas de som do pc, que é um home theather de R$150 e na minha opinião tem um bom som.

    Aqui está o som que eu consegui, fazendo um cover de sweet child 'o mine dos Guns and Roses.

    http://www.4shared.com/audio/GTZA-iBj/sweet_child.html

    Comentários sobre o audio:

    Não sou um profissional, então o solo contém vários erros e improvisações, porém este não é o foco, o foco é a qualidade do som gravado e a qualidade do som da guitarra no programa.

    Eu estava testando a gravação do guitar rig 4, então não tinha configurado o volume direito no começo, perdi minha palheta e estava tocando usando uma RÉGUA da leitura como palheta e as vezes assistindo TV nos intervalos entre os solos.


    Na minha opinião nunca precisarei de qualidade melhor que essa e nunca mais comprarei um pedal. Não sou profissional e nunca serei, porém sempre vou tocar guitarra.

    Equipamento:

    Pc: dual core 2gb ram, som on board

    Placa de som usb: Jamlab (R$150 - 200 - não é mais fabricado, comprei usado, existem opções ainda mais baratas)

    Guitarra: Ibanez Gio (R$500 usada)

    Software: Guitar Rig 4 (vale o que custa)

    Cabo: Hayonik do mais barato


    Se você gostou da qualidade do audio e será um eterno amador como eu, deixe de lado os pedais e invista no guitar rig + placa de som.

    Se alguem tiver algum audio gravado com equipamento semelhante poste por favor!

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    fernando_nunes: Na minha opinião, nunca precisarei de qualidade melhor que essa, e nunca mais comprarei um pedal, não sou profissional e nunca vou ser, porém sempre vou tocar guitarra.

    E dá pra melhorar ainda mais a gravação. :)

    on board + jamlab

    A Jamlab já não é uma interface? Acho que nem havia necessidade de citar a "onboard".

    Abs

    maspn
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Software: Guitar Rig 4 (vale o que custa)


    kkkkkkkkk.
    de graça na internet tu diz.


    cara, eu uso ele, bem legal.
    consigo simular um jcm da vida... to querendo pegar um desses guitar links tambem da vida, da pra quebrar um galho e juntando uma graninha pego um jcm900 daqui 1 ano.

    maspn
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    ouvindo o teu som, parece que tu nao consegue um clean legal também... :\

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    bem... eu ainda acho que vou ter que comprar um ampli e pelo menos um pedal, pois não posso depender nem um pouco do meu pc!

    hoje mesmo, o monitor dele foi pro saco, e vive dando problema! agora eu to no meu notebook, mas com ele eu tbm não posso contar, pois ele só tem a entrada de mic que é muito fuleira! o som sai todo zoado! além que de que o processador dele não aguenta e dá muito lag (celeron).

    Então sempre vou ter que ter um amplificador, porque com os meu pcs não posso contar de jeito nenhum!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    maspn
    eu tbm tenho o guitar rig 4 piratão!

    mas tenho muita vergonha do que fiz, então não façam como eu, e comprem o guitar rig, não vão baixar pela internet cmo eu fiz ou vão ter enormes dores na sua consciencia!

    xD

    fernando_nunes
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: fernando_nunes
    · votar


    ouvindo o teu som, parece que tu nao consegue um clean legal também... :\

    maspn em um tópico que ele criou

    e ae galera,
    bom, nao vou postar no off-topic pq as amizades e o povo que mais converso sao voces e acho que o meu problema faz parte da minha historia com a guitarra e tal.
    o problema é que entrei no mundo das drogas e nao consigo sair...
    toda vez que quero tocar bem e legal, uso drogas, nao sei porque, sinto melhor a música, enfim.
    o que voces me recomendam fazer?


    maspn em outro tópico

    e ae povao,
    pow. como é foda tocar e o povo esperar um slash no palco, toquei hoje opakseokaes, pqp ... toquei certo, mas alguns fãs mais conhecedor de musica e tal, ouvi boatos q nao tenho feeling,
    alguem ja passou por isso?
    tocar guns n' roses e dps do show falarem mal...



    O meu tópico é pra quem tá querendo tirar um som legal sem gastar dinheiro, não gostou do som? Quer tocar ao vivo? Nem entra aqui, se entrar e criticar posta coisa pra melhorar meu som então, pq essa frase sua não acrescentou nada no tópico.

    Você que gosta muito de guns, mas parece q não tem feeling, ensina ae a tirar uma distorção do slash no guitar rig 4, vamos ver se vc ajuda em algo!

    Bonnerfl
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    fernando_nunes
    ae cara eu tbm tenho o guirtar rig 4 jack sparrow signature XD
    eu acho q quebra um puta galho e a sua musica fico muito massa!
    mas fala ae quais "conponets" vc usou?

    fernando_nunes
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Eu usei uma distorção pronta god's love MC , que eu acho que simula uma distorção do steve vai

    Jube
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    O guitar rig é monstruoso mesmo, até para uma gravação bem bacana, casando ele com o sonar e outros vsts da pra fazer muita coisa

    Insomniac_
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    fernando_nunes
    Velho, ficou até bacana... mas tenho algumas considerações...

    Bom, se você está na mesma situação que eu, toca a um tempo considerável, adora tocar mas nao tem banda e sempre pensa em investir em equipamento (guitarra, pedais e ampli) mas nunca tem coragem pelo preço exorbitante, talvez você concorde comigo no ponto de vista abaixo.

    Fender, Gibson, PRS... isso é tudo equipo de quem tem muito dinheiro para gastar com isso e/ou profissionais. Com 1000 reais você compra guitarras muito boas pro que você faz (tocar em casa); e a Gio, com bons caps dá uma guitarra muito legal também. Não sei exatamente o que você chama de equipamento bom, mas não são só as grandes marcas que fazem bons equipamentos. Conhece as Schecter? Dá pra achar alguns modelos entre r$800 (usadas) e r$1500 (novas).

    Não sou um profissional, então o solo contém vários erros e improvisações, porém este não é o foco, o foco é a qualidade do som gravado e a qualidade do som da guitarra no programa.

    Pois é... desculpe a sinceridade, mas isso é uma coisa irreversível. Se tem vários erros e improvisações, não é uma Fender que vai mudar isso; preocupe-se primeiro em melhorar tecnicamente, depois melhore seu equipamento de acordo com a necessidade. Que bom que se encontrou nos VST's, mas isso não é a coisa mais importante na guitarra, heheh.
    Muito embora, eu tenha gostado da sua técnica (acho que você tá fazendo é charme, mesmo :P), tá tocando muito bacana.

    Na minha opinião nunca precisarei de qualidade melhor que essa e nunca mais comprarei um pedal. Não sou profissional e nunca serei, porém sempre vou tocar guitarra.

    Tá vendo só? Se com esse timbre você fica satisfeito, então é porque não precisava comprar uma Fender pra ficar 'feliz'.

    longlivetheking
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    fernando_nunes

    Cara vc usou noise reduction, tem um chiado ali no começo?
    Eu to pensando em comprar uma interface dessa, ou similar e quero saber se vc notou muita diferença de quando vc usou a on board, tipo latencia, chiado e se o som fica mais encorpado?

    Valew!!!

    fernando_nunes
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Insomniact, mas é justamente isso que eu estou falando.

    Não irei comprar equips caros, o máximo que pensei em comprar foi uma Sx sst 57 + caps originais da fender, e utilizando isso com um guitar rig 4 + interface usb de qualidade irei conseguir um som satisfatório, na minha opinião.

    Quando falei sobre o guitar rig + equipamentos medianos foi justamente pra quem não quer gastar com guitarra + amplicadores caros. Eu mesmo ja pensei em juntar grana e comprar um jcm 800, ou buggera equivalente, mas tirando o dinheiro que eu vou gastar com isso, o que eu vou fazer com isso aqui no meu apartamento? tocar no volume 0.05?

    Quanto a técnica, realmente eu so irei melhorar se fizer aulas pq até hoje não fiz haha, nessa gravação especifíca algumas partes ficaram muito ruins mesmo :/

    longlivetheking

    Na distorção god's MC não tem nenhum componente de noise reduction, no começo chia mesmo, mas eu considero um chiado normal

    Quanto a ligar no som on board e na placa externa usb a diferença aqui no meu computador foi GRITANTE.

    Na placa on board fica chiando MUITO, insuportável, e a guitarra perde completamente o sustain, vc da uma nota e 3s depois ela some, alem de não pegar notas agudas, ou seja, intocável.

    Com a interface USB ocorre o casamento de impedâncias e o som fica perfeito, sem perdas, sem chiados e com alta qualidade.

    felipelfln
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    É que eu preciso de mais um adaptador pro cabo, mas pretendo usar o PC só de pedaleira com o Guitar Rig, porque o som dele é muito ruim, nem chia, mas parece um radio relógio de pilha, sem grave e nada se compara a um amp de verdade, é totalmente diferente, outro som, outro tudo, por mim eu nem ligava no PC, mas uns efeitinhos fazem falta. E se for pensar, pro som do PC ter a mesma qualidade do amp vai ter q investir um dinheiro numa placa de som boa, caixa de verdade e se quiser levar a guitarra pra algum lugar não vai ter amp pra levar junto. Guitarra no PC é só quebra galho e bem ruim. No começo é bom pra dar uma brincada, mas depois o amp vai fazer falta.

    Meu equip é uma Ibanez GRG150, um Fender Frontman, cabos Santo Angelo, pc hp com windows xp, áudio realtek ALC861 hd, caixas da hp mesmo

    fernando_nunes
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Ninguem mais tem uma gravação com equip mediano ai pra postar não?

    fernando_nunes
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Gravei uma outra música e acho que o som ficou até melhor dessa vez.

    O solo ao vivo e improvisado que o jimmy page faz de stairway to heaven no show the song remains the same.

    fernando_nunes
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Segue o link:

    http://www.4shared.com/audio/viQIi0u6/solo_-_fernando_nunes_-_stairw.h tml

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    fernando_nunes
    Procure os tópicos de músicas feitas e postadas pelo mano Mauricio Bahia que ele é o cara do FCC que mais procura tirar 'o melhor som com equipamentos medianos' - desde guitarras, até pedais, interfaces, etc.
    Salvo engano, ele usa guitarras Condor e Vintage, pedais aos montes, e a interface é a Zoom H4.
    Em tópicos mais antigos, ele até já teve vários outros produtos 'de marca' e hoje em dia ele tira som com sets desse tipo.

    amplexos

    T.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bom, eu estou no mesmo dilema que você amigo, com equipos fracos e sem amp/pedaleira.
    O que eu fiz? Guitar Rig 4.
    To tirando um som legal pra caramba.
    Eu nem manjava muito de efeitos, mais agora to domando legal o guitar rig.
    Eu uso sempre o GT2 + Simulação de caixa 4x12 Vintage 2 e os outros efeitos.
    Fica legal pra caramba.

    Acho esse VST é uma mão na roda para pessoas que querem tocar mais nao tem seus 1000 reais para gastar num amp, e nem mais 1000 para gastar em pedais/pedaleira.

    Uso ele com uma placa onboard Vinyl AC'97 Audio num sistema de som que eu liguei (caixa amplificada Frahm SS400 ligando como Sobwoofer em um Microsystem Sony com 2 caixas de 130w cada) ficou muito bom mesmo.

    Ontem meu professor me falou da opção "GATE" que fica la em cima perto do volume master do Guitar Rig, eu aumentei ele, e mesmo com distorção pesadona não chia, mesmo sem as mãos nas cordas a guitarra não chia. É uma condor rx30 com captadores originais xing ling de fabrica.

    Não vejo a hora de chegar minha Condor CLP2 e colocar os caps bons pra ver como vai ser o resultado.

    Boa sorte com seus sons ai, mais aumente o volume da próxima vez, ficou bem baixinho esse ultimo, mais ta legal, ja ta "domando" o Guitar Rig.
    Parabéns.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Obtendo um bom som com equipamentos medianos