Braço de RG 470 Escalopado

    Autor Mensagem
    rod_batera
    Veterano
    # out/10


    Olá Galera, td certo?
    Bem, é o seguinte, eu comprei há um tempo atrás (cerca de 1 mês), uma Ibanez RG-470 de 1995, em perfeito estado, elétrica, sem ferrugen e etc...
    Ela está com o braço escalopado, essa era a parte que me preocupou, até certo ponto...levei em um luthier para retificar os trastes, a guita pelo que vi nunca foi feita troca de trastes e os escalopes estavam meio feio, não digo que errado, mas feio...ele pegou a guitarra e verificou primeiro para depois retificar os trastes, ao primeiro ver, ele disse que a escala tinha "andado" um poko aparentemente, após 4 dias, liguei lá denovo e ele confirmou que realmente "andou" muito, e disse que da 8º casa, até a 15º +/- estava com um "barriga" pra cima, ele disse que talvez por terem escalopado, ele disse que terminou a retifica e depois iria colocar as cordas para verificar como o braço iria se "comportar" com as cordas...a minha pergunta é a seguinte... os escalopes estavam "desnivelados" uns mais fundos que o outro, será que isso pode ter ferrado o braço e o braço empenou? Segunda dúvida...será que tem conserto os escalopes no sentido de corrigir a diferença e corrigir essa "barriga"? Ou será que compensaria mais trocar a escala e mandar refazer os escalopes msm ou então pedir para colocar akele Jumbão...o maior mesmo?

    Obs: Desesperado e esperando uma resposta satisfatória rs

    Magrinho123
    Veterano
    # out/10
    · votar


    bom, se erraram na hora de escalopar e estiver com "barriga", o único jeito de corrigir seria escalopar um pouco mais fundo, mas dependendo de quanto precisar, pode colocar em risco o braço. Isto é, se a escala for da mesma madeira do braço, se for em outra madeira (tipo o mais comum braço maple + escala jacarandá) aí pode ficar tranquilo que não tem problema "cavar" mais um pouquinho pq a escala deste tipo de braço não interfere na dinâmica mecânica de reação de forças do braço, por que a madeira da escala é bem flexível.

    Mas uma coisa eu te digo: se os escalopes foram feitos errados, só empenou o braço se estiverem beeem fundos, e se a escala for da mesma madeira do braço.

    rod_batera
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Então...erraram na parte estética, e pelo jeito que o Luthier disse, erraram na "nivelação" das profundidades dos escalopes...Estou querendo levar para o Celso Freire de Campinas, como sou de Piracicaba, fica bem fácil...mas não sei qual o valor...e também se realmente compensaria trocar a escala...o Braço é de maple e a escala parece ser rosewood, será que pedir para colocar uma escala em Ébano, que é bem mais dura e resistente e mandar escalopar novamente, ficaria legal? Fora que com uma nova escala feita pelo Celso, a possibilidade de a afinação estar "perfeita" é maior e bem mais certa.

    daniel_guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    rod_batera
    cara o problema não é o escalopamento em si, e sim como se faz, tem gente que não tem o que fazer e escalopa a guitarra em casa não tem noção de nada, faz um serviço mal feito e pronto, qualquer material de boa qualidade e com boa secagem ficara bom o escalopamento

    Magrinho123
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Com toda certeza compensa sim encomendar uma escala com o Celso. Como vc já deve saber ele é um ótimo luthier, vai te entregar uma escala com qualidade excelente.
    Rosewood (jacarandá) é uma madeira meio frágil, da mesma forma que ela não aguenta quando vc troca de traste toda hora, eu acho que ficar "tapando buraco", ou corrigindo cagada vai acabar por gastar dinheiro e não ter um resultado 100% satisfatório.

    rod_batera
    Veterano
    # out/10
    · votar


    daniel_guitar

    Realmente, não sei onde foi feito, perguntei para o luthier se tinha sido ele, ele meio q respondeu de forma tipo "eu não faço esse tipo cagada" shuahsuhas, pq estéticamente tá feio, tipo, parece que o escalope não segue o formato do traste.


    Magrinho123

    Sim, realmente rosewood é frágil se comparando com Ébano que é bem dura msm, fora que Ébano por ser mais "preta" tem uma aparência melhor rs...Acho vou ligar pra ele e perguntar quanto que fica e mandar pau rsrs

    rod_batera
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Aliás...mais uma dúvida...uma RG 470 de 1995 (Antiga, época em que a Ibanez caprichava mais) compensa mandar trocar os caps também e blindar ela? Eu gosto muito do timbre dela, isso pq está com os INF 1, 2 e etc...da vida...quanto comprar outra, não é a questão, e sim em questão do som que ela vai ter...pois vai ficar mais barato que mandar por exemplo fazer uma que ficaria em torno de uns 5 mil

    daniel_guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    rod_batera
    escalope mal feito geralmente é feito em casa, povo não tem o que inventar ler um tutorial na internet e sai fazendo sem noção de como seguir e tal, um luthier nunca faria uma cagada dessa, to com uma n2 aqui escalopada em casa, o cara comeu até a marcação encima do braço mas levei para o luthier e ele falou que a estrutura do braço está ok, resolvendo isso acho que vale muito a pena um par de SD ou dimarzio´s nessa RG

    daniel_guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    rod_batera
    ou até mesmo a linha custom da malagoli que parecem ser excelentes pelo preço

    Ant--
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Troca a escala e manda esse escalope pro espaço.

    rod_batera
    Veterano
    # out/10
    · votar


    É...axo q vou "mandar a escala pro espaço" mesmo xD
    E já coloco um Tone Zone na ponte, um FS-1 no meio e um The Breed Neck no Braço, o que acham? ehehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço de RG 470 Escalopado