como harmonizar as escalas em um improviso?

    Autor Mensagem
    sauloko
    Veterano
    # out/10


    eu ja sei varias escalas, jonias, eolieas etc...

    e como fasso para fazerem elas se encaixar na base??

    por exemplo, vc faz C5(4x em colcheia) A#5(4x em colcheia) D5(4x em colcheia) C5(4x colcheia). ai fica repetindo.

    qual desses acordes que eu vo sola na escala??

    por exemplo: a eu vo pega escala de C jonio e vo fica brincando ai eu mudo pra escala de D jonio ai eu volto pra escala de C jonio e vopra escala A eolio. e assim que faz ?????

    sauloko
    Veterano
    # out/10
    · votar


    A DETALHE SE NAO FOR RESPONDER NAO FALE NADA.

    E MELHOR DOQUE VIM UM ZE MANE E FALE: PROCURE. SERIO NAO SEJA IDIOTA DESSE JEITO, SE NAO QUER AJUDAR NAO ATRAPALHE.

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # out/10
    · votar


    puts cara, isso é meio relativo, você pode descobrir a tonalidade comparando as notas dos acordes com as notas da escala, por exemplo, nesse caso você poderia solar em Cm (C D D# F G G# A#) percebe como as notas dos acordes se encaixam na escala?

    mas você também poderia muito bem variar o tom a cada acorde (o que as vezes pode ser legal e as vezes pode ser bizarro), ou então usar outras escalas que eu desconheço que também possuam essas notas...

    não sei explicar algo mais teorico do que isso, mas é assim que eu verifico tonalidades, meio que "por associação"

    espero ter ajudado :)

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # out/10
    · votar


    AH sim, use a busca, existem MUITOS tópicos sobre isso.

    Marc Snow
    Veterano
    # out/10
    · votar


    sauloko
    Faça aulas com professor... É a melhor coisa

    Math14
    Veterano
    # out/10
    · votar


    sauloko
    E MELHOR DOQUE VIM UM ZE MANE E FALE: PROCURE. SERIO NAO SEJA IDIOTA DESSE JEITO, SE NAO QUER AJUDAR NAO ATRAPALHE.

    não e ser idiota,e so para evitar topicos repetidos.

    LeandroP
    Moderador
    # out/10
    · votar


    sauloko

    Se você pesquisar na busca, vai encontrar muitas informações legais que irão muito além do que você precisa no momento. Mas vamos procurar adiantar alguma coisa por aqui.

    Você está tocando com powerchords, certo?! Esse tipo de acompanhamento deixa subentendido se cada acorde é maior ou menor, porque o intervalo que define isso é o de terça, que não está no acorde. Então vamos a eles: C5, Bb5 e D5 (chamei o A# de Bb pra utilizar o círculo das 4as e facilitar as coisas - veja este assunto na busca pra compreender melhor).

    Dentro do círculo das 4as, de cara da pra perceber que a escala que disponibiliza essas notas é a de Fá maior e sua relativa Ré menor. Como o "centro tonal" é o Dó, e o mesmo está no Vº grau de Fá maior, fica estabelecido que o Dó será representado pelo modo mixolídio, e por sua vez os outros acordes - D e Bb - são representados pelos modos eólio e lídio, respectivamente.

    Vejamos: C5 cobre um acorde que pode ser um C7 ou C7(9), o D5 cobre um acorde Dm7 ou Dm7(9) e o Bb5 cobre um acorde Bb7M ou Bb6.

    As notas desses acordes são as melhores notas para repousar quando estes forem tocados. São essas notas que formam os acordes e naturalmente elas soam melhores. As demais notas podem ser utilizadas como "ligação" entre as notas "boas" e as "menos boas", por assim dizer.

    Então pra você ter uma boa noção de notas legais eu recomendo que você pesquise pelos seguintes assuntos: intervalos (este é fundamental), formação de tríades e tétrades (agrupamento de 3 ou mais notas - acordes), formação de escalas (maiores, menores, diminutas, aumentadas, dominantes, etc), campo harmônico e harmonização de escalas.

    Boa sorte!

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/10
    · votar


    Bom dia!!!

    sauloko
    Primeiro: tem muito tópico bom criado sobre o assunto.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/244673/relacionados.html
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=2&q=improviso&bo olean=1&forum3=1
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=harmonizar&b oolean=1&forum3=1
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=2&q=escalas&bool ean=1&forum3=1
    Segundo: se não quer ajuda, seja ela qual for, não abra um tópico, pois ao fazê-lo, vc está se sujeitando a todo o tipo de respostas, não apenas as que vc quer.
    Terceiro: Leia as REGRAS
    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagado caso a moderação ache necessário.
    2. Respondendo tópicos
    2.4. Não use LETRAS MAIÚSCULAS em toda sua resposta.


    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a como harmonizar as escalas em um improviso?