Sem guitarra, e aí?

Autor Mensagem
brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/10


Mto se comenta sobre ouvir outros instrumentos além do q tocamos para obter sonoridades diferentes e fugir do lugar comum, além de fugir da bitolação q tanto nos assola em algum momento da nossa vida musical: particularmente depois q comecei a prestar atenção em outros instrumentos passei a ter menos preconceito em relação a estilos q eu a princípio n curtia ou n prestava atenção, e hj em dia sou fã, além de ter evoluído mt musicalmente, e acho essencial para o crescimento de qq músico. Queria saber daki da galera quem partilha da mesma opinião e tem o mesmo hábito de n ouvir apenas bandas q tenham guitarra ou guitarristas, tenho ouvido mt instrumentos de sopro, piano, instrumentos de corda com afinação diferenciadas, enfim, praticamente nada com guitarra rsrs, opinem aí galera.

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


brunoepronto

Ouço muito o sax e fico maravilhado com as frases (pode-se falar assim?) pena que minha incapacidade me limita um pouco.

Presto muita atenção ao piano/teclado/órgão também. Se eu fosse músico de verdade, com certeza sentaria e tentaria transcrever as partes mais interessante e adaptá-las para guitarra!

mendigo_desabrigado
Veterano
# out/10
· votar


um dos exercicios que eu faço pra percepção é tirar musicas classicas lentas de ouvido (claire de lune, sonata ao luar mov. 1, etc.)

e também tirar musicas de jogos, tanto que atualmente eu e mais 3 amigos estamos "trabalhando" em um remake completo das musicas do jogo "Crash Bandicoot 3", tiro de ouvido as musicas, escrevo na partitura depois modifico pra deixar mais legal!

pode ter certeza que eu evoluí MUITO musicalmente fazendo isso, melhorou MUITO meu fraseado (que ainda é ruim, diga-se de passagem), mas devagar e sempre eu chego no topo! hehe :P

mendigo_desabrigado
Veterano
# out/10
· votar


ah sim, outra coisa que me fez melhorar muito:

ouvir musica e tocar vendado (de olhos fechados)

parece outro mundo, aumenta sua concentração umas 20 vezes, é fantástico O.o

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


Gosto muito de coisas violonísticas. Sempre que possível assisto o Sr. Brasil na TV Cultura, principalmente quando rolam uns chorinhos ou violonistas tocando peças instrumentais.

Iommi Young
Veterano
# out/10 · Editado por: Iommi Young
· votar


Cara, eu gosto daqueles SKA's com Punk Rock tipo em algumas musicas do Nofx, é muito massa cara.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/10
· votar


Konrad
Sax realmente é mt legal, sou apaixonado pelo som, e o fraseado é mt interessante e a anos-luz do q se faz na guitarra por exemplo.
mendigo_desabrigado
Legal o lance das músicas do jogo, depois se puder mostra como ficou.
erico.ascencao
Violão é bem legal mas pela afinação acaba ficando mt similar à guitarra, então eu colocaria quase no mesmo patamar.
Iommi Young
Ska e Punk Rock tem guitarra =)

Math14
Veterano
# out/10 · Editado por: Math14
· votar


[b]brunoepronto
Também to assim cara,to começando a gosta de todos o instrumentos,exemplo acho a bateria muito legal,e gingado do baixo e ótimo

acho q foi isso q vc perguntou não foi?

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/10
· votar


Math14
Sim.

Iommi Young
Veterano
# out/10
· votar


brunoepronto

Sim, mas a combinação deles fica muito boa =D

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/10
· votar


Iommi Young
Ah sim rs.

Math14
Veterano
# out/10
· votar


mendigo_desabrigado
eu tambem faço isso pegar musica de jogos,so eu ja tirei duas musicas inteiras no teclado ,do jogo Zelda do Nintendo 64,e ja passei para a guitarra

Emogotic
Veterano
# out/10
· votar


Eu sou fã de música eletrônica, technno. Também gosto de gaita.
O que eu menos ouço são músicas/bandas nas quais as guitarras são enfáticas.

makumbator
Moderador
# out/10
· votar


brunoepronto

A maioria da música que eu ouço nem tem guitarra!

Gosto muito de Jazz tradicional(principalmente no formato de trio clássico do estilo, com piano, baixo e bateria)

Aprecio demais também o Choro e o que os americanos chamam de "Brazilian jazz"

O que mais escuto é música erudita, gosto desde o barroco tardio até boa parte da vanguarda do séc XX


Então na verdade ouço até pouca coisa de guitarra no dia a dia, e aprecio diversos instrumentos que fogem totalmente ao universo dela.

sobrevivente
Veterano
# out/10
· votar


mendigo_desabrigado
Math14
Bom saber que tem gente que tira jogos de games! Eu também volta e meia pego umas músicas instrumentais de jogos para tirar. Eu cheguei a tirar umas 3 músicas do jogo Peak Performance, para playstation 1. Apesar do jogo ser bem ruim, as músicas são muito legais, bem no estilão rock instrumental.

Os próximos jogos que eu vou pegar para tirar umas músicas serão Formula 1 95 e Indy 500 (também PS1).

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/10
· votar


makumbator
Sabia q eu tb? E achava q era só eu q tinha esse hábito, pelo menos recentemente.

F.BankZ
Veterano
# out/10
· votar


Eu gosto de prestar atenção no baixo e na bateria.

TavaresBluesMan
Veterano
# out/10
· votar


brunoepronto
Cara, eu escuto inúmeros gaitistas de Blues..
Abraços

May BA
Veterano
# out/10
· votar


Tô buscando isto no momento, músicas que quebrem a rotina guitarrística ou até mesmo mofiquem-na.
Tenho dificuldades em ouvir coisas que não sejam rock e mesmo dentro do rock tenho restrições, nem sempre por preconceito mas muitas vezes por não me identificar mesmo. Há algum tempo peguei um cd do wes montgomery e gostei de uma música apenas! O cara é amado por muitos mas sei lá, não fui com as músicas daquele cd.
Até ouço uma ou outra coisa sem guitarra ou onde ela não tem um protagonismo, mas, tô precisando ampliar os horizontes, até pq o rock já não está me deixando lá tão satisfeito, de vez em quando curto uma ou outra banda que não conhecia e só.
A jam de choro me empolgou a ouvir o estilo, se tiver alguma dica aí pra mim...

Agora no universo dos jogos há muita coisa legal como as músicas do megaman ou do street fighter II, aliás, as deste último são clássicos maravilhosos com melodias muito marcantes, prefiro ouví-las muitas vezes a ouvir cds instrumentais de guitarristas famosos.

Stormtrooper
Veterano
# out/10 · Editado por: Stormtrooper
· votar


Eu no início era bastante bitolado com isso. Pra mim só servia metal e hard rock.

Depois que comecei a tocar melhor, fazendo aulas e conhecendo mais as coisas, passei a admirar blues como nunca imaginei. Depois do blues comecei a me abrir mais a outros estilos e hoje acho interessante muitos improvisos que assisto no YouTube que fazem com músicas pop.

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


Nos tempos de bateria eu costumava escutar música Pop e Eletrônica com outros ouvidos. Quando eu pegava carona com meus amigos e me via obrigado a escutar rádios lixo, eu ficava ouvindo as músicas e tentando imaginar como seria tocá-las com uma bateria (mesmo que fosse eletrônica).

RennanRdC
Veterano
# out/10
· votar


Eu amo o som de violino e viola, quem sabe eu nao compro pramim!

Abçs

Stormtrooper
Veterano
# out/10
· votar


erico.ascencao
Lendo seu post lembrei daquele baterista, o Cobus. Creio que você conheça. Gosto muito do vídeo dele da música do N'Sync - Pop.

nicida
Veterano
# out/10
· votar


jazzão!
no jazz mais clássico e bebop o que mais brilha são os metais (trompete e sax, geralmente) e o piano (amo solo de piano jazz), apesar de também haverem bons guitarristas de jazz.
otro dia tava curtindo uns tupac, baixo muito foda e groovado, além das letras legais pra cacete. recomendo para tirar o preconceito.

Stormtrooper
Veterano
# out/10
· votar


Engraçado. Conheço muita gente que se amarra em jazz, mas eu não consigo gostar de jeito nenhum. Talvez eu não esteja escutando as pessoas certas.

ogner
Veterano
# out/10
· votar


brunoepronto

Jazz, muito jazz, sou tarado!! Das orquestra Standads de Duke Ellington, Count Basie, passando pelo trompete esquizofrênico Miles Davis, a naturalidade e poesia do sax do Coltrane, o verborragia louca e ao mesmo tempo coesa do Charle Parker, vocal roots de Etta James... Chales Mingus loucão!!!E.S.T, muito bacana tb!! trio nervoso....

Iommi Young
Veterano
# out/10
· votar


u ficava ouvindo as músicas e tentando imaginar como seria tocá-las com uma bateria (mesmo que fosse eletrônica).


hehehe, eu fico batento dos pézin no ritimo da musga (sou baterista também.)

ghb
Veterano
# out/10
· votar


brunoepronto
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/204947/
: ]

Jube
Veterano
# out/10
· votar


através do teclado eu brinco muito com outras sonoridades, chego até a tocar "ode to joy" com uma voz curiosa, latidos.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/10
· votar


ghb
Eu postei nesse tópico rsrs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sem guitarra, e aí?