Como obter um timbre mais vintage?

    Autor Mensagem
    August Zakk
    Veterano
    # set/10


    Tenho uma epiphone custom sg e queria um timbre vintage queria saber informações sobre os captadores dela se alguem sabe e q captadores podia comprar para chega a um timbre vintage.
    Tipo eu toco com minha guitarra e percebo q falta alguma coisa.
    Queria um timbre estilo ac dc na decada de 70.

    nichendrix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    August Zakk

    Falta mesmo é um amplificador e talvez alguns pedais... boa parte desses timbres vem dos amps e eventualmente dos efeitos, não apenas da guitarra.

    August Zakk
    Veterano
    # set/10
    · votar


    é tipo eu tava olhando meu amigo ele tem uma strinberg les paul e um cubo meteoro e tem um timbre melhor q o meu,q pedal é ideal pra isso ?

    nichendrix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    August Zakk

    Qual o seu equipamento? Fora a guitarra obviamente.

    carecaslash
    Veterano
    # set/10 · Editado por: carecaslash
    · votar


    August Zakk

    Negocio é equip amigo veio !!
    Cara Pedais analogicos vai soar melhor e uma caixa Vox tambem !!
    o Overdrive OCD é uma boa pedida , Compressor MRX Vintage tambem !! São pancada !!

    Da uma pescada no set do Page !!

    August Zakk
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Amp warm music gtv 208 e a distorção do ampli msm,pq nao adianta te a guitarra e um timbre ruim q um cara com uma tonante consegue melhor

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    August Zakk
    Amp warm music gtv 208 e a distorção do ampli msm
    Com isso aí vc NUNCA vai conseguir timbre "vintage" (ou seja lá o que for isso) algum...........
    uma strinberg les paul e um cubo meteoro e tem um timbre melhor q o meu
    De fato...Mas não deve ser nenhuma maravilha também.....
    Cara, um bom timbre começa com um BOM amplificador. Mesmo que seja um apenas mediano, como um Laney LV100 ou Fender FM65R; mesmo assim, distorção boa com esses amps, só com um bom pedal...
    Abç

    August Zakk
    Veterano
    # set/10
    · votar


    to pensando no marshall jackhammer

    ROo
    Veterano
    # set/10 · Editado por: ROo
    · votar


    August Zakk
    Pra nós podermos te ajudar, você tem que dizer o seu equipamento completo e quanto você quer gastar.

    August Zakk
    Veterano
    # set/10
    · votar


    é só isso q eu tenho plugo guitarra direto no ampli igual ao angus,cara nao queria gasta mto talvez num pedal ou num captador to em duvida em qual iria me ajudar mais

    ROo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    August Zakk
    Procura um pedal que tenha um timbre Plexi.
    Como o Purple Plexi da Lovepedal

    ROo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    August Zakk
    Mas teu amp não ajuda, cara. É foda achar um amp barato que tenha um timbre parecido com os Plexis, mas eu sugiro um amplificador no mínimo bom, como os que o Bertola sugeriu + um pedal com timbre Plexi, como esse Purple Plexi.

    Delson
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ROo

    Desvirtuando um pouco...

    Ouvi muito falar de Plexi... O que é isso?

    nichendrix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    August Zakk

    O mais perto que você vai conseguir sem um amp novo é usar um simulamp, seja os analógicos a la Sansamp GT-2 ou digital a la V-Amp e Pod. Não vai ficar maravilhoso, mas vai ficar bem melhor e acredito que bem mais barato que trocar de amp, especialmente se o amp foi comprado tem pouco tempo.

    Guizaum......
    Veterano
    # set/10
    · votar


    usa um Guv'nor vintage.

    ROo
    Veterano
    # set/10 · Editado por: ROo
    · votar


    Delson
    Então, eu não sou muito entedido do assunto, não sei a história correta.
    Mas pelo o que eu me lembre Plexi foi o nome dado a série Superlead (e seus diversos modelos) na década de 60 e 70 devido ao painel Plexiglass.

    Gente mais entendida, como por exemplo o grande nichendrix e o carlos adolphs podem te dar mais informações e, eventualmente, me corrigir :).

    Quanto a timbre, Deep Purple (ao vivo), AC/DC, Jimi Hendrix, Malmsteen (JMP50 MKII), Led Zeppelin, Van Halen (no primeiro disco, um Superlead se não me engano com o transformador alterado) e vários outros.

    Zeraus
    Veterano
    # set/10
    · votar


    August Zakk
    Um bom amp faz maravilhas, mesmo o restante do set sendo bem modesto.

    nichendrix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ROo

    É por aí, embora muitos discordem Plexi era o apelido da série JCM800 antes de o Jim Marshall adotar esse nome, do 1959 em diante até a época do lançamento do 2203 todos eram chamados de Plexi. Depois disso os Plexis passaram a vir com JCM800 também.

    maspn
    Veterano
    # set/10
    · votar


    compre uma captação enferrujada.
    brincadeira,
    tem aqueles amplificadores da fender bem vintage...
    acho que da certo ou use um pedal de efeitos.

    Delson
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ROo
    nichendrix
    Valeu, gente. Saquei...

    Dr Jivago
    Veterano
    # set/10
    · votar


    nichendrix

    O nome Plexi vem da placa de vidro/acrilico (Plexiglass) utilizada no painel das primeiras versões do tradicional amp Marshall Super Lead 1959 (o primeiro Plexi que, na verdade, começou a ser produzido em 1965). Depois no inicio dos anos 70 substituiram o painel de acrilico por metal, surgindo o tambem famoso Metalface, que por coincidencia tinha algumas modificações internas proporcionando um pouco mais ganho do que o Plexi tradicional (o Metalface de 50W é o amp preferido do Malmsteen).

    Na metada da decada de 1970 foi lançada a série JMP, que nada mais era do que o Metalface com volume master, ou seja, esse foi o primeiro amp da MArshall que tinha controle de volume e ganho, permitindo uma distorção ainda maior do que as versões anteriores que só tinham um botão de volume para cada input. Em meados dos anos 80, a Marshall começou a chamar essa série de JCM800.

    Del-Rei
    Veterano
    # set/10
    · votar


    August Zakk

    Cara, uma guitarra boa vc já tem.
    O que ajudaria seria o amp.

    Se tu quer vintage mesmo, o caminho mais certo é um amp valvulado.
    ACDC era basicamente Gibson + Marshall.

    Procura uns handmades, que são mais baratos.



    Um aceno de longe!!!

    Jandira
    Veterano
    # set/10
    · votar


    August Zakk
    O lance é o amplificador mesmo, compre algo que produza um timbre de Plexi ou próximo disso, pode ser handmade ou original, dependendo do amplificador será necessário também um pedal de drive para empurrar, até um DS-1 bem regulado resolve o problema.

    Caso você não esteja satisfeito com isso compre e instale captadores da Gibson tipo um 490r, 498t, Classic 57, 500t, existem várias opções no mercado. Pesquise bastante e veja qual será mais vantajosa e viável pra você.

    Son Volt
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu não quero destruir o sonho de ninguém, mas pela minha própria experiência, o segredo do teu som está no seu amp. Não digo o segredo de tocar bem ou soar bem, mas é o que vai definir mais o seu timbre. Se você compra um amp pra tocar heavy metal, é o que ele vai fazer bem. Pra som vintage vc tem q comprar um amp estilo vintage.

    No teu caso, como você quer copiar o ACDC, vc pode achar alguma solução como os amigos sugeriram, existem pedais pra simular Marshalls. Se você trocar o amp por algum que aceite bem overdrives vai poder tirar algo parecido com o que quer, sem ter que comprar um Marshall.

    No meu set eu não consigo timbrar o AC/DC tão bem pois não posso tocar alto em casa, mas outro segredo é esse, sem volumes um pouco elevados, os amps não vão dar aquela distorção bacana do hard rock, vão soar meio emudecidos. Esse sons bacanas de guitarra antigos são baseados em amps e combinaçòes de amps, com poucos pedais só pra dar uma empurrada final ou pra ativar um amp e desligar outro, aumentar médios ou graves, etc. A distorção que faz o timbre em si vem do amp. A galera que usava Marshall gostava de usar um cabeçote como drive, botavam ele bem alto pro som distorcer, distorção analógica de tubo 100% natural, e ligava num pré ou até em outro amp pra colorir mais, ou alternavam um amp clean e outro sujo, etc.

    Foi daí que inventaram os canais limpos e sujos, eles colocam no mesmo amp um circuito pra dar um drive natural (ou simulado como é na maior parte dos amps modernos).

    Como a maioria dos guitarristas é hobbysta e não tem grana pra essas coisas, começaram a inventar pedais que prometem sujar um amp regular pra amadores, copiando Marshall, Fender, Vox etc, fora as simulações de quase tudo que temos hoje. Mas são apenas tentativas, os únicos que ainda soam bem são os pedais de drive que ligados num amp valvulado mais "simples" ou de outra marca conseguem parecer com outro amp mais quente. A Carl Martin tem pedais profissionais de drive analógicos que fazem isso, e são úteis pra quem não curte tocar sempre com o timbre sujo como os Marshalls costumam ser, o cara compra outra marca de amp e usa o pedal só pra algumas músicas ou trechos que ele quer aquela levada hard rock. Tem também pedais que tem uma válvula pra parecerem mais realistas e naturais.

    Mas meu conselho é, um pedal soa tão bem quanto o amp que ele está plugado. Não adianta procurar efeitos sem ter um amp que possa receber esse sinal e devolver uma distorção bacana e parecida com o que você quer.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Son Volt
    Concordo plenamente...
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como obter um timbre mais vintage?