Autor |
Mensagem |
Daniel Reis Veterano |
# ago/10
Sei que existem milhares de tópicos aqui sobre o assunto, mas nenhum deles abordou de modo preciso a resposta de uma dúvida que tenho:
Sabemos que os os Modos Gregos são o Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio, e Lócrio (sem detalhes).
Na prática, por exemplo, aplicamos esses modos facilmente, NESSA ORDEM com acordes maiores...
Mas com os menores?
Por exemplo:
Gm...
Não pode comecar pelo Jônio, ir para o Dórico até o Lócrio, pois se trata de um acorde menor.
Se ele (esse acorde) começa no Eólio, depois vai para o Lócrio, Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, e Mixolídio? É isso? É só dar uma volta a partir do início (nesse caso Eólio) nas mesmas classificações?
|
AB-JDR-94HI Veterano |
# ago/10
· votar
http://whiplash.net/materias/guitarshred/000598.html
|
Filippo14 Veterano |
# ago/10
· votar
não, calma, pelo q eu sei, ´se é por exemplo Gm, o tom é A#, então vc pode começa pelo jônio só q no tom de A#, é essa a sua dúvida?
|
Daniel Reis Veterano |
# ago/10
· votar
Entendi, então o Jônio, nesse caso, não é com a tonica do acorde?
|
Filippo14 Veterano |
# ago/10
· votar
então, quano o acrode é menor, o tom deve passa a se otro, num é por exemplo, se o acorde é Gm o tom , não é G, Gm na verdade passa a se o relativo menor do A#, então pra vc sola, vc temq sola em A#
|
Daniel Reis Veterano |
# ago/10
· votar
Vamos ver se eu entendi:
Então no caso do acorde Fm, ele é relativo de G#? Isso mesmo?
Esse é o jônio de Fm?
|
Filippo14 Veterano |
# ago/10
· votar
é isso, q nem Am q é relativo menor de C
|
Daniel Reis Veterano |
# ago/10
· votar
Beleza, para matar a dúvida me dê então o prosseguimento do que você me disse inicialmente:
"Gm na verdade passa a se o relativo menor do A#, então pra vc sola, vc temq sola em A#".
Esse é o Jônio de Gm, o A#...
Qual seria os outros então?
Dórico, Frígio... até o Lócrio?
|
AB-JDR-94HI Veterano |
# ago/10
· votar
se tu tiver como arruma um professor vai ajudar demais viu cara... falando nisso vou estudar... flw...
|
Filippo14 Veterano |
# ago/10
· votar
então mano, é q na vdd eu perdi meus modos e acabei esquecendo um pouco então num sei te fla agora, va tentando descobri onde sola cada modo, é como na penta, os modos variam de 0,5 a 1 tom de espaço cada um, seria um bom treino vc descobri sozinho flw abrass
|
FAP Veterano |
# ago/10 · Editado por: FAP
· votar
Daniel Reis
Nesse caso acho que você está se referindo a campo harmônico, e não a modos gregos em si. Mesmo tendo pouco de conhecimento no assunto, acho que posso dar meus pitacos hehehe
Ao fazer o Gm, os acordes seguintes a serem tocados depende da escala que você está. Supondo que esteja na escala de Gm mesmo (que é equivalente à A#), então este seria o eólio - aí eu acho que se encaixa com aquilo que você falou, que bastaria partir do eólio e seguir dando a volta no campo harmônico. Já se estivesse na escala de F, o Gm seria o dórico. E assim por diante.
E respondendo a tua última pergunta, o campo harmônico de Gm (ou A#) seria: Jônio: A# Dórico: B#m ( = Cm) Frígio: C##m ( = Dm) Lídio: D# Mixolídio: E# ( = F) Eólio: F##m ( = Gm) Lócrio: G##ø ( = A meio diminuto)
Espero ter ajudado :)
|
Arimoxinga Veterano
|
# ago/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar
eu não sei muito tbm mas pelo que já andei lendo tenho em minha mente assim:
Cada modo vai servir para um acorde especifico tipo> eólio > um acorde menor. Frígio> menor com a 2° menor Doríco> menor com a 6° aumentada lócrio> em acordes diminutos lídio> maior com 4° aumentada mixolídio> maior com 7° menor Jônio> um maior
desculpa não por na ordem certa é que fui colocando os que lembrei primeiro.
Peace!!!!
|
Filippo14 Veterano |
# ago/10
· votar
Arimoxinga
então, mas se vc estiver improvisando, numa base, uma bem simples C- G- Am- F, vc vai te q usa o jônio no C-G e F e o eólio no Am, assim num vai ficar faltando algumas notas, por exemplo, eu num poderia puxa do jonio num impro desse pro dórico e depois pro frigio?
|
Arimoxinga Veterano
|
# ago/10
· votar
Filippo14
pelo que eu entendi sim pq se vc começar a solar em C vc pode correr todos os outros modos por que eles são apenas inversões do primeiro qualquer que seja agora para começar nesse caso ai tem que ser Jônio pq é um acorde maior
Peace!!
|
gui_paranhos Veterano |
# ago/10
· votar
Filippo14 Cara, você tem que seguir o campo harmônico. Do primeiro grau dele, sei o modo jonio, do segundo, o dórico, do terceiro, frígio, do quarto, lídio, do quinto, mixolídio, do sexto o eólio e do setimo o locrio. No caso dessa harmonia que você citou, do acorde de C sairia um jônio, pois ele é o primeiro grau do campo harmônico, do G sairia um mixolidio, do Am, um eolico e do F um lídio. Acredito eu que seja mais ou menos isso. Corrijam-me se estiver errado.
|
Daniel Reis Veterano |
# ago/10
· votar
Agora entendi perfeitamente.
Obrigado!
|