[Dúvida] Pentatônica, Escalas e Teoria

Autor Mensagem
    diegobob
    Veterano
    # jul/10

Olá Senhores, já fiz aula de violão há bastante tempo.
    Na época meu professor me ensinou o método "Pedagogia do Violão"
    Eu tinha qua basicamente repetir umas escalas que ele passava:
    de Dó:
    C Dm Em F G Am B7
    e sua relativa Lá Menor:
    Am Bm C Dm Em F G que é a de C também né?

Minha dúvida é:
    1) Essas sequencias servem para ter uma base para ajudar a tirar uma música?
    2) tem algum modo(método) de tirar uma música alem desse que citei? (sem ser de ouvido)
    3) como posso reconhecer o tom de uma música

Dúvida sobre Penta

Comprei um DVD do Mais que Música que o cara ensina a pentatonica e talz.
    Ai to as duvidas:

4)Ele passa uns BT para ir treinando e ele so faz a escala sem efeito (hammer, slide e etc)
    para mostrar. A escala que ele faz encaixa nas notas (na base) que ele está fazendo.
    Existe algum macete para na nota corrente da base estar em alguma parte da escala?

5)Vocês me indicam algum livro/método para aprender guitarra e teoria musical e/ou responda a
    essas duvidas?

Obrigado

JowR
    Veterano
    # jul/10
    · votar

1) Essas sequencias servem para ter uma base para ajudar a tirar uma música?
    Sim, dão uma base dos possíveis acordes na musica.

2) tem algum modo(método) de tirar uma música alem desse que citei? (sem ser de ouvido)
    Se tem outro eu nao sei, mas acho esse um bom metodo, alem de pegar de ouvido tudo.

3) como posso reconhecer o tom de uma música
    Ou voce pega a cifra e vê a harmonia ou tenha um bom ouvido pra saber quando a musica ta um tom que voce ja conheça.

4)Ele passa uns BT para ir treinando e ele so faz a escala sem efeito (hammer, slide e etc)
    para mostrar. A escala que ele faz encaixa nas notas (na base) que ele está fazendo.
    Existe algum macete para na nota corrente da base estar em alguma parte da escala?

Conhecimento do braço do instrumento.

5)Vocês me indicam algum livro/método para aprender guitarra e teoria musical e/ou responda a
    essas duvidas?

Essa parte nao sei ajudar, não sou da turma da teoria, mas tem gente aqui que vai saber te ajudar nesse ponto.

LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar

Compre o livro "Compêndio da Teoria Elementar da Música" e também o livro "Harmonia & Improvisação". São excelentes!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a [Dúvida] Pentatônica, Escalas e Teoria