afinação mini harpa cítara

    Autor Mensagem
    menininha baixista
    Veterano
    # jun/10


    olá. comprei um instrumento de 15 cordas. não sei como afina-las. é igual a uma destas do link. por favor me ajudem. posto aqui no forum de guita porque já vasculhei a net e não achei nada.

    tentei afinar usando um afinador eletronico e observando a vibração das cordas. mas não vejo uma termulação como nas de violão por exemplo.

    http://www.ilista.com.br/sgm/arquivos/1044/image/imagem_10110912578619 83.jpg

    obrigada

    PuDiN
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    menininha baixista, compra uma cítara e posta no fórum de guitarra?

    Racso
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    caramba, eu tenho uma dessa! comprei quando era criança!
    Mas nunca tentei afinar... to vendo aqui, acho q o esquema é esse mesmo, com afinador mesmo e com uma chave de fenda vira os parafusos.

    O que acontece aí?

    menininha baixista
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Racso

    Hum! consegui tensionar as cordas, tudo beleza, usando uma chave de fendas. Porém não vejo uma tremulação nas cordas, como quando se afina outro isntrumento de cordas. O que pode acontecer pela pouca distância entre os rastilhos. talvez seja pequeno demais o espaço para as cordas tremularem como no violão.

    Achei um comentário importante na net hoje. "afine as primeiras sete cordas em escala natural e continua-se a afinação em oitavas até o final."

    Creio que a primeira cordas seja a de maior comprimento.

    ps: eu postei aqui em "guitarra" porque creio ser o fórum de maior números de visitas. Mas já sendo um pouco impertinente jogarei em musica erudita também caso não consiga tirar minha dúvida....

    A pergunta que fica é a seguinte, pode parecer besta, mas não é um isntrumento comum convenhamos

    : a escala natural C__D____E ___F____G___A ____B_____C

    eu afino tirando o Fá e partindo para o sol ou deixo um solb e depois o sol?

    grata para atenção galera.

    menininha baixista
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    bom dia!

    então afinei da seguinte forma!

    da menor corda para a maior.

    re mi sol la si re mi sol la si re mi sol la si

    alguma opinião?

    fill.zanchez
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    menininha baixista
    Afinou em Ré então né?

    1º, 2º, 4º, 5º, 6º de Ré.

    Já que conseguiu essas tensões na escala de Ré, poderia afinal na penta menor de ré ou na penta maior de ré.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_pentat%C3%B4nica

    No casa da penta maior de Ré é só mudar esse Sol para um Fá Sustenido, voltando meio tom. Aí você poderia tocar musica Oriental, que fica linda na harpa!

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    eu tenho uma dessas, eu afino assim

    da corda maior pra menor

    dó - ré - mi - fá - sol - lá - si - dó - ré ..... e assim por diante

    não sei quanto aos semi-tons, mas assim fica bom

    Heaffy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cara, q doidera!! como se toca isso? D:

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    nao sei direito nao ... mas não dá pra fazer acordes, não tem semitons, só a melodia msmo

    Heaffy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    esse instrumento em lembra Cavaleiros do Zodiaco hehe....
    mas tipo, tu tem e não toca???

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cara, eu comprei no nordeste pois achei bem interessante, eu peguei na internet "tablatura" pra essa parada, ai vc corta no tamanho certo pra caber debaixo das cordas e aí vai tocando como se fosse uma tablatura de guitarra msmo ... mas eu não percebi intervalos de semi-ton, apenas intervalos de 1 tom, e aí pra tocar de ouvido é só tocar na escala desejada, msmo sem os semitons

    Heaffy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    hehe q manero cara, esse instrumentos me intrigam...
    q nem acordeon, não intendo com eles tocam isso deve ser dificil rs.

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    nao cara, o acordeon é facil de entender

    ele é tipo uma gaita ( funciona pela passagem de ar )
    porém o que gera fluxo de ar é o movimento da sanfona, e para fazer as notas usa-se o teclado q tem na lateral, e para acordes usa-se os boteoes q tem do outro lado, é mais ou menos assim:

    o lado do teclado é realmente como um teclado, escala cromatica pura, cada tecla faz abrir a passagem de ar para que seja tocada uma única nota. mas vc pode tocar mais de uma tecla formando um acorde em triade ou tetrade.

    já aqueles botoes do outro lado, sao diferentes, cada botão permite o fluxo de ar em 3 notas, ou seja, com um botao vc faz um acorde em triade.

    a combinação das notas do teclado com as notas dos botoes, junto com a sanfona em movimento geram o som do acordeon.

    q é um som fantastico diga-se de passagem

    Heaffy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    haha
    interessante, o som do acordeon é bem legal msmo, é um intrumento nacional certo?

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    nao sei te dizer, acredito q não pois os melhor sao da europa, mas relamente não sei a origem nao

    Heaffy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    caaaaara não consigo ver um europeu todo sem jeito tocandu isso! rs
    é q nem futebol entaum, eles inventaram mas nós comandamos hehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a afinação mini harpa cítara