Particular ou Conservatório?

    Autor Mensagem
    Biffe
    Veterano
    # jun/10


    Antes de tudo achei um tópico igual mas não me ajudou muito...
    Bom, a questão é, se eu quero ser um MÚSICO mesmo qual é melhor, conservatório ou um bom professor particular?Sendo que eu já aprendi (sozinho) um pouco de guitarra e ando tocando umas coisas e outras, mais eu por isso mesmo quero me DEDICAR ao máximo para conseguir no futuro ter um bom e amplo conhecimento.. e como eu citei ser verdadeiramente um músico e NÃO apenas levar a coisa como um simples hobby...

    Até agora na minha cabeça:
    Conservatório: O professor te ensina bem as teorias e conselhos básicos de uma guitarra bem, mas com o tempo ele vai te ensinar técnicas... mas como normalmente a aula é em conjunto.. só porque o outro não ainda consseguio executar a técnica você fica encalhado junto.. e por isso as aulas rendem menos...

    Particular: Realmente não conheço um professor particular de confiança, mas conheço amigos dos meus pais que podem estar disponiveis para ensinar, mas o problema é, se eles realmente não são professores eles não vão ter um metoo formado para me ensinar, e eu apenas fica SABENDO tocar guitarra quenem eu toco agora, mas não ter técnicas...

    Espero ajuda pessoal,
    Abrços

    Ricardo.N.B
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Ricardo.N.B
    · votar


    Biffe

    Depende que tipo de musico vc quer se tornar.
    Quer tocar pra um estilo especifico do qual eu gosto mais, fazer um som pra ganhar R$ e curtir ao mesmo tempo, isso tudo tem que ser pra ontem porque a oportunidade já esta ai e tal... (professo).

    ou

    Quero ser musico de múltiplos estilos, profissional de estudio, acompanhar um artista independente do gênero musical, sexo, raça, cor ou religião e até mesmo saber mais do "simplesmente" tocar guitarra e sim arranhar conhecer bem outros instrumentos (conservatório).

    Não sabe ainda o que quer? Primeiro resolva isso depois invista em conhecimento musica.

    abraços

    Biffe
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ...nossa, vou ficar quieto...
    ...nesse fórum qualquer um detona meu problema...
    Bom, mas agora eu vou perguntar mais uma coisa um pouco mais específica.

    -Normalmente oq acontece no conservatório?
    -Não me preocupo com tempo de aprendizado, pois quero aprender o máximo possivél, mas um curso +/- completo é de quantos anos? Depende de quanto você se dedica?
    -Primeiro tem uma averiguação do que eu sei para ele colocar em algum grupo especifico ou como eu sei um pouco de tudo +/- eu devo começar desde o inicio sem averiguação?
    -Emfim, como é o conservatório?

    Abrços valeu...

    Math14
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Biffe

    Não posso te responder essa pergunta,mas pelo q eu sei conservatorio pra quem quer aprender musica mesmo, de partitura e ritmica certinho etc. e o que eu acho q aprende em conservatorio mas ai eu tambem penso nisso,e me pergunto oq o musicos aprende na faculdade de musica por isso eu nao sei oq e um conservatorio,mas eu acho q e bom ir pro conservatorio pra aprender tudo direito

    cristian1990
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    primeiro para ser musico, nao precisa gosta de tudo mas tem qe tokar de tudo deste de forró ate sertanejo nao pode fika com frescura nao qero toka isso pq eu nao gosto tem que ter isso em mente. Professor particular acho qe nao eh bom para vc qe quer ser musico, entra em uma faculdade de musica e fika mais facil para obter a carteirinha de musico, depois eh só ir estudndo outros instrumentos para fika mais completo ...... acho qe seria assim...

    quer ser um puta músico e ser bem pago toca em orquestra, só cara bom toka em orquestra e pagam bem

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cristian1990
    Faculdade de música não tem como requisito dominar algum instrumento?

    SK8Boy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Netinho Rodriguez
    Noções de alguns instrumetos(geralmente violão e teclado).

    Math14
    mas pelo q eu sei conservatorio pra quem quer aprender musica mesmo, de partitura e ritmica certinho etc...
    Kra, falou bobera, aprender partitura vc aprende até sozinho...

    Biffe
    Vc prescisa ter em mente o que quer. Conservatorio é um lance formal, com prazo(temp) estipulado, e que não depende tanto da sua evolução.
    Eu acredito que o mais interessante é um bom professor particular(o q normalmente é caro), procure se informar se na sua cidade existe algum. Caso não exista, vai pro conservatorio msm, tenta violão erudito lá, e vai estudando guitarra por conta propria, atraves de livros, apostilas, video aulas, etc.

    cristian1990
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Netinho Rodriguez

    tem um teste de apidão que vc tem que fazer antes para terem uma nocao do que vc sabe.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Netinho Rodriguez

    Para bacharelado em instrumento, tem que saber tocar. Não é para quem quer aprender quase do zero, ou para quem arranha um instrumento. Faculdade de música é para lapidar técnica, obter conhecimento mais profundo de teoria, e fazer bastante prática em conjunto. É diferente da maiora dos cursos, aonde apenas uma certa vocação e o conhecimento do segundo grau bastam para forjar um profissional praticamente do zero.

    Existem cursos superiores na área de música erudita(instrumento, canto ou regência) e alguns de música popular(como na Unicamp, por exemplo). Mas ambos exigem conhecimento prévio e certo nível(não tem que ser um virtuose, mas não pode tocar mais ou menos).



    SK8Boy
    Noções de alguns instrumetos(geralmente violão e teclado).

    Em uma faculdade de música séria não costuma ser assim. Apenas em musicoterapia pode-se ter apenas noções básicas de um instrumento. Em licenciatura o nível é mais alto(mas não muito), e em bacharelado costuma ser alto(dependendo do instrumento e da instituição, o nível é bem forte).

    De Ros
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Math14

    Eu não sou um conservatório (hehehe), mas ensino a ler, inclusive a solfejar, ensino harmonia e improvisação, treinamento auditivo e tudo o que se ensina num conservatório.

    Tenho a mais absoluta certeza que muitos outros professores também fazem isso.

    cristian1990

    Eu não sei tocar forró (por isso acho ridiculo quando falam mal do Chimbinha) e não tenho facilidade para tocar vários ritmos regionais do Brasil. Ainda assim sou músico.

    Ah sim, eu tenho a carteirinha de músico, desde 1988. Sabe quantas vezes usei? Pois é, nenhuma. Quem sabe um dia seja útil...

    Biffe

    Cara, geralmente se usa o termo conservatório para o estudo de instrumentos eruditos. Como estamos no fórum de guitarra suponho que tu queira estudar guitarra, estou certo? Então vou passar a usar o termo "escola", ok?

    Então, um bom professor particular (estou falando de um bom, não de um enganador), pode te ensinar tudo o que tu vai aprender numa escola.

    Mas atenção - tem coisas que tu só vai encontrar em uma escola! Sabe qual é a principal?

    A convivência com os colegas!

    As vezes tu vai ser o mais adiantado da turma, e isso vai te dar uma grande satisfação. As vezes tu vai ver teu colega tocando bem melhor que tu, e daí tu vai te esforçar para "correr atrás da máquina".

    Se for uma boa escola, ela vai trazer regularmente professores de outros lugares para workshops exclusivos. Uma escola legal também pode ter convênios com outras escolas e oferecer intercâmbios.

    Ou seja, na escola, tu tem uma troca constante com outros músicos; na aula particular, é tu e o professor direto.

    Se tu é um cara que precisa de motivação constante, acho que a escola é uma boa. Se tu é do tipo que encarna e estuda várias horas por dia, pega um professor particular.

    E tomara que tu seja um cara legal e diga no mínimo um "Valeu De Ros", porque é muito chato falar com gente que não agradece por uma resposta!

    Abração e boa escolha!!

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    De Ros

    Complementando o que citou, a vantagem de uma escola é também o convívio com músicos de outros instrumentos, além de cantores, coisa que não acontece com um professor particular. Tal convívio pode ser decisivo para formar grupos, engatilhar trabalhos, etc...

    O ideal acho que seria uma escola boa com vários cursos de instrumentos diferentes(quanto maior a variedade mais legal), mas que tenha aulas individuais(além de atividades em grupo com músicos do mesmo instrumento e de outros também).

    off topic: Achei por acaso aquele seu CD Ad dei Gloriam para vender no Mercado Livre! Estava vendo outras coisas bem diferentes e ele apareceu(coisas do sistema de busca tosco desses sites).

    Comprei por R$ 15,00 com frete! Já está a caminho. Lembro que tinha baixado uma das músicas dele de algum site, na época que vc o lançou(há trocentos anos!Hhashsa!). Acho que vc mesmo tinha disponibilizado em algum lugar(apesar que não lembro os detalhes).

    Vc ainda tem desse CD por aí? Ou já é raridade? heheh!

    De Ros
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator

    Opa! O Ad Dei Gloriam já está no mercado livre??? Mas é quase um lançamento! Não tem nem 20 anos (mas quase!) hehehe!!

    E velho, não é permitido comercializar no site, então eu não posso dizer que tu pagou quase o mesmo preço que um novo (a diferença é o frete). E também não vou dizer que tenho esse e outros ainda disponíveis... UHuhauhauhauha!!!

    Tomara que tu curta o CD!!!

    E no referente as escolas de música, é isso aí mesmo! Estar num ambiente que respira música 24 horas por dia é fantástico!

    Abraço!

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    Valeu velho! +1

    De Ros
    Não sabia de umas coisas que você falou, fiz um mes de aula em conservatório, mas era eu e o professor tambem, que por acaso não era nada bom.

    Valeu ae! +1 Tambem.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    De Ros
    E velho, não é permitido comercializar no site, então eu não posso dizer que tu pagou quase o mesmo preço que um novo (a diferença é o frete)

    Ops! Mas agora já era! Não procurei com vc pois achei que estava esgotado(afinal, tem tanto tempo...).Mas o seu novo CD, além do Masterpieces 2, eu vou comprar contigo

    Netinho Rodriguez

    O melhor mesmo é levantar informações sobre a qualidade tanto de professores particulares quanto de escolas de música. Lembrando que nas escolas em que há aulas individuais, deve-se tentar obter informações sobre os diferentes professores do seu instrumento na instituição(pois a qualidade pode variar bastante).

    Tenha em mente que nem sempre um exímio instrumentista, virtuose e excelente músico, será necessariamente um bom professor. Há músicos não tão exímios, mas que são professores excelentes. Claro que há vários virtuoses que também são professores incríveis(sem contar que também há músicos medianos que não ensinam nada).

    Math14
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    De Ros
    Mas tipo o meu Ex-professor passa nem tablatura nem partitura,ele colocava o numero da corda e depois a casa pra tocar,por isso q eu acho isso do conservatorio q la aprende tudo

    De Ros
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Math14

    Bom, antes de eu falar qualquer coisa, não conheço teu professor e não sei em que circunstância ele te dava aulas.

    Digo isso porque já tive alunos que não queriam aprender certas coisas, acredite se quiser.

    Muitos alunos não queriam de maneira nenhuma aprender a ler partituras, outros não queriam exercicios ou os estudos que eu passava (queriam aprender as músicas da rádio para tocar no violão!).

    E insistiam em fazer aulas comigo, apesar d'eu dizer que outros professores cobravam menos da metade do que eu e sabiam as músicas que eles pediam de cor e salteado...

    Ou seja, tu era um aluno realmente esforçado ou era daqueles moleques que só pegavam na guitarra no dia da aula e as vezes nem isso? Cansei de dar aulas para gente que não sabia qual eram os exercícios da aula passada...

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    De Ros

    Esse tipo de aluno que vc citou, deseja o que eu chamo de "professor delivey", que só entrega o que o cara pede, e nada mais que isso. É meio chato um aluno assim para um professor que quer mesmo ensinar música de maneira mais abrangente. Mas é claro que tem espaço para tudo!

    Biffe
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Biffe
    · votar


    Interessante, mas pra não ser um cara chato primeiro:
    "Valeu De Ros"
    Apesar de é claro todos terem me ajudado, bom mas eu acho que tudo tudo isso eu tenho que pensar mais e num ser tão apressado... Afinal agr ta começando as provas bimestrais e vai ferra tudo começa aula agr bem no meio, mais valeu pelas dicas, experiencias e comentários...
    Abrção Pessoal!

    SK8Boy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    Lincenciatura na federal daki do ES exige sim, só niçõa de instrumentos - violão e teclado. No bacharelado de outra instituição de ensino é que eles cobram um certo domínio do instrumento em específico da sua formação.

    B.Frusciante
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Eu não sei tocar forró (por isso acho ridiculo quando falam mal do Chimbinha)


    Chimbinha, forró? =/

    Biffe
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Chimbinha, forró? =/ (2x)

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    SK8Boy

    Mas é em licenciatura, pois em bacharelado(que é a formação verdadeira do instrumentista), a coisa é bem diferente. Na verdade, o curso de licenciatura em música é mais como a capacitação musical de alguém com vocação para atuar no ensino formal. Tanto, que o programa dos cursos é mais dentro da pedagogia do que na música.

    Muita gente que passou no vestibular para bacharelado em música, faz licenciatura ao mesmo tempo. Mas o contrário não ocorre, justamente porque quem fez o vestibular para licenciatura em música normalmente não tem o nível técnico(e nem o interesse) no estudo aprofundado da música enquanto arte.

    Eu entendi que o Biffe está mais para o estudo da música como instrumentista(ou seja, bacharelado), e não voltado para lecionar música. Mas é claro que nada impede de tentar licenciatura.

    Biffe
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Bom, mas para falar a verdade eu não quero ter uma carreira PRINCIPAL de músico, mas sim em qual dos métodos eu posso ter maior rendimento, para no futuro TER UM NIVEL bom de guitarra.

    O "jeito" de levar as coisas no hobby, eu quis dizer daqueles que tem uma guitarra que um dia toca e outro não, mas na maioria das vezes é só pra dizer que toca para que os seus colegas bobos te achem maneiro porque nossa ele sabe tocar guitarra ele é o máximo? Acho que voceis já conheceram alguém assim, e isso COM CERTEZA não é ser músico.

    Então eu queria aprender guitarra não para saber tocar um rock maneiro e dizer POXA EU TOCO GUITARRA, mas sim se tornar mais um conhecedor e talvez inovador da arte músical.

    Concluindo todo esse texto que deve tar confuso:
    Quero ser um verdadeiro músico (OBS: Não necessáriamente como Profissional)

    ABRAÇÃO GALERAWW!

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Biffe

    Compreendi. E é possível ser um músico na verdadeira acepção da palavra, e ser "amador" no quesito profissional. Muitos músicos importantes na história eram "amadores" (boa parte dos jazzistas de raíz, bluseiros antigos, figuras importantes do choro e MPB, etc...muitos desses caras tinham outras profissões). Só vai depender de seu interesse, dedicação e também dos professores, músicos com quem tocará, etc...

    Biffe
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    Valeu, é por ai mesmo que com o tempo eu vou seguir...
    abração!
    flwww

    Math14
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Math14
    · votar


    De Ros

    Cara conserteza eu nao era assim todo dia eu pego na guitarra pra tocar (ou no teclando)

    eu so nao gostava do meu professor pq ele so passava musicas pra tocar,eu queria q ele passase exercisios

    De Ros
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    B.Frusciante
    Biffe

    Perdoem a minha ignorancia, eu não sei o estilo musical do Calipso. Achei que fosse forró!!

    Qui burro, dá zero pra ele...

    Math14

    Então procura um professor mais na tua onda. E velho, tem quilos de material para estudar aqui no fórum , e litros na internet, sem contar os quilometros de video-aulas que tem por aí, inclusive em Português.

    Abraços!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    De Ros
    Cansei de dar aulas para gente que não sabia qual eram os exercícios da aula passada...


    Isso desmotiva... Eu não consigo dar aulas pra um aluno assim.

    Você tocou num ponto interessante.

    Aluno que pede pra eu tirar música (salvo algumas excessões) eu digo pra baixar na net ou comprar uma revista.

    Pode parecer uma arrogância da minha parte, mas não consigo ir por esta linha.

    Ensino tablatura, inicío na partitura com as divisões, notas na pauta, harmonização, diversos diagramas de acordes e intervalos, e tudo aquilo que julgar útil pro aluno se virar sozinho (com os conceitos de harmonia)... Eu até digo pra eles que o professor não ensina o aluno a tocar o intrumento, mas ensina o aluno a "aprender", porque é o que ele vai fazer pro resto da vida... Se é que me faço entender.

    De Ros
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP

    Eu até digo pra eles que o professor não ensina o aluno a tocar o intrumento, mas ensina o aluno a "aprender", porque é o que ele vai fazer pro resto da vida... Se é que me faço entender.

    Eu digo a mesma coisa!

    Um bom professor indica os caminhos, as vezes algum atalho, mas a caminhada é com o aluno mesmo, não adianta!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    De Ros

    Yeah...

    °.°

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Particular ou Conservatório?