coletânia de algum professor/artista de estudos para guitarra

    Autor Mensagem
    Raizen
    Veterano
    # jun/10


    Em primeiro lugar este tópico não tem como objetivo passar um cronograma de estudos para melhorar na guitarra. A internet está cheia disso.

    Meu objetivo é o seguinte: Gostaria de saber se existe alguma coletânia de algum professor/artista de estudos para guitarra.
    Eu vejo que nos instrumentos da música erutida, muitos compositores criaram estudos, onde cada um dele busca vender uma determinada dificuldade técnica, tanto para evoluírem, quanto para manter a técnica em dia. Além disso, muitos desses estudos são bastante musicais, na minha opinião (vide Chopin).

    Portanto...alguém conhece alguma coisa parecida para guitarra?



    Valeu!

    PS: não precisa necessariamente ser algo de graça disponível na internet.

    Caike_bend
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Já vi alguns vídeos soltos de aulas do Paul Gilbert, acho que ele tem algum material do tipo.. tenta dá uma pesquisada sobre!

    Valeu!

    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    up

    De Ros
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Raizen

    Aguarde...

    Andras
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Raizen

    O Troy Stetina tem bastante coisa. Da uma olhada.

    brunorockandroll
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    legal voce criar esse topico cara, to estudando violao erudito e tem muitos estudos realmente, todo guitarra também mas nunca vi nada parecido

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Raizen

    Infelizemente na guitarra é raro. É aquela coisa, ou o cara publica um exercício de 2 ou 3 compassos em um método ou coluna de revista ou uma música completa em um CD. O meio termo(estudo enquanto peça que abarca uma aspecto técnico de maneira mais musical)fica pouco explorado.

    Até no jazz é mais comum. O baixista Jon Patitucci por exemplo, tem um ótimo livro com excelentes estudos dentro desse contexto:

    http://www.amazon.com/60-Melodic-Etudes-John-Patitucci/dp/0825857058


    O Marc Johnson também:

    http://www.amazon.com/Concepts-Bass-Soloing-Chuck-Sher/dp/1883217008/r ef=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1275802547&sr=1-1


    Os métodos de baixo do Adriano Giffoni tem belos estudos.


    Eu tenho um background de música erudita(contrabaixo acústico), e sinto muita falta de estudos(que abundam na música erudita, e ajudam demais).
    Gostaria de mais material assim também na guitarra!

    Aqui um exemplo legal na guitarra de algo que se encaixaria na proposta de estudo(dueto de guitarras jazz):

    http://www.scribd.com/doc/12360458/Sheet-MusicFake-Book-Transcribed-Jo e-Pass-Herb-Ellis-Jazz-Duets-Guitar-Mel-Bay

    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    De Ros
    Aguardo sua contribuição! haha.

    Andras
    Então cara, aparentemente esse cara publica lições...e não estudos. Além disso, a seguinte frase me deixa com os dois pés atrás hehe: "Do you want to be awesome on the guitar? Want to get right to "the good stuff", without a lot of irrelevant garbage? If so, the Troy Stetina Series is for you."

    brunorockandroll
    Com certeza a escola do violão erudito tem material que chega muitos mais perto do que isntrumentos como piano e violino possuem. O próprio método Tárrega apresenta estudos "soltos" bem melodiosos.

    makumbator

    Grande makumbator, sempre contribuindo quando o assunto é sério [e as vezes quando é engraçado hehehehehe]!
    Bom, essa é uma peça que falta para a guitarra. A internet está cheia de "lick lessons", "chord melodies", "blues licks, shreds, etc etc etc"...Isso é muito legal, dá para, informalmente alguém montar uma coletânia de várias coisas soltas e falar que é um estudo...
    Porém, quando um estudo é feito para ser um estudo...aí é outra coisa. O cara que faz pensa em várias possíveis dificuldades dentro de um contexto e insere no estudo, de modo que ele consiga se adquirir a técnica e passar adiante.
    E...bem...infelizmente eu não tenho leitura fluente de partituras hahaha.
    No meu alcance, vou ver se consigo fazer alguma coisa sobre isso...falando com algumas pessoas.
    Vamos ver se alguém do fórum nos surpreende!hehe

    Raizen
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Raizen
    · votar


    Acredito que isso aqui se encaixa no termo Etude....Estudos..que estamos discutindo.





    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    último UP...
    Alguém pode contribuir??
    valeu.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Raizen

    infelizmente eu não tenho leitura fluente de partituras hahaha.

    Aqueles duetos de guitarra jazz que passei são bons para treinar leitura, além de se encaixarem na proposta de estudo.

    Acredito que isso aqui se encaixa no termo Etude....Estudos..que estamos discutindo.

    Sim, mas vc já viu esse material transcrito?

    Tinha um excelente estudo de tapping feito por um usuário do FCC(em vídeo), que se enquadra exatamente no que eu acho que falta ao universo da guitarra. Procurei na busca, mas infelizmente não achei...não lembro o nome do usuário e nem do tópico...hehehe, eu até comentei na tópico dele, mas não consigo achar...

    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    Aqueles duetos de guitarra jazz que passei são bons para treinar leitura, além de se encaixarem na proposta de estudo.

    Bom...como dizem, pra aprender ler partitura é 99% suor. É muito treino e não disponho de todo esse tempo. E concordo que se soubesse ler, teria muito mais opções de treinos e estudos.

    Sim, mas vc já viu esse material transcrito?
    Nunca vi, por que? Acretio que não existe a transcrição disso.

    Tinha um excelente estudo de tapping feito por um usuário do FCC(em vídeo), que se enquadra exatamente no que eu acho que falta ao universo da guitarra. Procurei na busca, mas infelizmente não achei...não lembro o nome do usuário e nem do tópico...hehehe, eu até comentei na tópico dele, mas não consigo achar...
    Essa é a famosa política do FCC de jamais deletar nada e ao mesmo tempo jamais organizar nada. hehehe.

    De Ros
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Velho, não era disso que eu tava falando, mas como o "aguarde " não é nem para esse ano, deixa eu dar uma pequena contribuição:








    Os dois podem ser considerados estudos, apesar de bem curtos.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Raizen
    Essa é a famosa política do FCC de jamais deletar nada e ao mesmo tempo jamais organizar nada. hehehe.


    Pois é, pior que procurei pra caramba na busca o tópico, mas sem lembrar o nome do usuário(é um cara que posta muito pouco, nunca tinha visto o nick dele), do tópico e do estudo, fica difícil! É uma pena, pois era ótimo! Só me lembro que era no fórum de guitarra.

    Bom...como dizem, pra aprender ler partitura é 99% suor. É muito treino e não disponho de todo esse tempo. E concordo que se soubesse ler, teria muito mais opções de treinos e estudos.

    Sim, quem sabe ler música tem todo um universo aberto(no tempo e no espaço), pois assim pode-se sair do mundinho de tablatura da guitarra, que apesar de seu tamanho considerável, é apenas um grão de areia no mundo da música. Não é tão difícil quanto possa parecer. Vale a pena o esforço!


    De Ros

    Bom material. Acho legal esses vídeos com partitura rolando embaixo.

    De Ros
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator

    Valeu!

    E o pior é que o que eu queria postar aqui eu não achei!

    Depois eu procuro direito. Acho que não devo ter deletado aquele video. Enfim...

    Ronalunático
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    alguém já fez algo, para guitarra, baseado nos estudos do Villa Lobos?

    tem algumas coisas que se marcá encaixam na guiatarra, o n2, por ex.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ronalunático

    Eu já toquei trechos de vários deles. Muita coisa se aproveita, outras ficam problemáticas com uso de palheta. Mas é sempre uma excelente fonte para se estudar.

    O n.2 que vc se referiu, eu já até transcrevi para baixo elétrico de 6 cordas. Ficou legal.

    As dissonances do Joe Pass, também são pequenos estudos(são curtas e escritas para guitarra solo). Eu toco algumas delas, e são ótimas para desenvolver certas habilidades(algumas exigem grande abertura da mão, outras o controle de mais de uma voz, etc...)

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Raizen

    Eu já vi uma série de apostilas do Joe Moghrabi. No site dele tem o conteúdo de cada uma, o preço e até dá pra comprar pelo site. Eu já fiquei tentado a comprar, talvez seja minha primeira tentativa de estudos autodidatas antes de pedir socorro a um professor.

    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao
    Devem ser de exercícios ou um método. Na verdade nós estamos procurando por "Etudes" para a guitarra.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    erico.ascencao

    Mas vc chegou a ver se essas apostilas tem o tipo de peça de estudo que estamos nos referindo? No caso, a gente pensa em pequenas peças(mas com mérito musical, não apenas exercícios) que trabalhem alguma técnica ou problema de execução.

    O molde são os estudos no universo erudito, que tem exatamente essas características(alguns são tão musicais que passam a ser executados em público, mesmo tendo o ensino e prática como origem). Como exemplos, temos os estudos de violão do Villa-Lobos, os de piano do Chopin, nas teclas há também as invenções e sinfonias e o livro de Ana Magdalena de Bach, entre muitos outros...

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator: Mas vc chegou a ver se essas apostilas tem o tipo de peça de estudo que estamos nos referindo?

    Não vi e não deve ter. Esquece o que eu comentei. Só agora entendi o que vocês procuram...

    O foda é que estudos de violão clássico se limitam até a 12a casa no mááááááááááááximo, o que pode decepcionar muitos shredders por aí. Isso sem contar que qualquer estudo de nível entre básico e intermediário começa a misturar baixo com melodia, ou seja, adeus palheta e sejam bem vindos os dedinhos...

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao

    Isso sem contar que qualquer estudo de nível entre básico e intermediário começa a misturar baixo com melodia, ou seja, adeus palheta e sejam bem vindos os dedinhos..

    Exato, por isso os estudos de violão acabam não sendo muito bons para se adaptar à guitarra com palheta, apesar da relativa semelhança entre os instrumentos.

    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    É, acredito que oficialmente estes estudos não existam.
    Vou dar uma olhada no que o Eric Johnson tem. Ele tem um DVD + aula chamado The Fine Art of Guitar...talvez encontre alguma coisa lá.
    Porém, acredito que lá o nível jpa seja bem avançado. Percebo que as composições do malmsteen muito tem a contribuir como estudos, porém, mais uma vez, são muito avançadas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a coletânia de algum professor/artista de estudos para guitarra