Autor |
Mensagem |
edsim Veterano |
# jun/10
pessoal, to estudando pentatonicas e me apareceram varias duvidas, vou enumerar pra ver se fica mais facil pra vcs responderem:
1) eu só posso ter pentatonicas das notas C D E G A?
2) isso aqui é uma pentatonica maior de A não é (a que ta marcada com numero 1)? http://4.bp.blogspot.com/_OX5m0XEpfYc/R7G9D6Ap37I/AAAAAAAAA8A/6JwxxYWf CtY/s1600-h/twin-guitar1.GIF
E as outras em diante, são o que?
a 2 não seria uma pent de C, a 3 de D e assim por diante?
obrigado pela ajuda!
|
edsim Veterano |
# jun/10
· votar
correção
1) eu só posso ter pentatonicas sem ser com as notas C D E G A?
|
GuitarDark Veterano |
# jun/10 · Editado por: GuitarDark
· votar
edsim Você pode formar a escala pentatonica em qualquer tom, usando a tonica do primeiro desenho, no caso da que você postou aqui, está em Am, então o primeiro desenho parte da 6º corda 5º casa, que é a nota A, se quiser mudar o tom, basta "partir" de outra nota...
Simplificando a sua segunda duvida... A grosso modo, você pode pensar na pentatonica como maior ou menor. o primeiro desenho é a referencia menor, e o segundo a referencia maior... então se quiser fazer uma pentatonica de A maior por exemplo, você iniciaria o segundo desenho da nota A
Então a pentatonica de A maior ficaria mais ou menos assim:
E----5---7---- B----5---7---- G--4----6----- D--4------7--- A--4------7--- E----5----7---
E você pode usar todos os outros desenhos que o seguem, sempre pensando que o tom se encontra no primeiro desenho para menor, ou segundo desenho para maior...
Claro que esse é somente um modo BEM SIMPLES de ver as coisas, pois você vai ver muitas outras formas ai no decorrer do seus estudos...
Usa a busca que ta cheia de otimas informações tambem!
|
Jeffdmaais Veterano |
# jun/10
· votar
essa foto que vc mando,
é a pentatônica de C(dó) começando da Nota A no primeiro compasso e dps Em C no segundo dps D dps E dps G e A d novo
vc pode executar qualquer escala pentaônica, usando esses desenhos, Basta pegar, O desenho que começa NA nota da escala, ex, o de C, o desenho de C, começa na 8 csa, na nota C
|
Jeffdmaais Veterano |
# jun/10
· votar
Olha, se vc executa o desenho que começa na 5 csa na nota La, vc esta executando a escala pentatonica de C, começando em A
se vc executar esse desenho 1tom a frente, vc tara fazendo a escala pentatonica de D, começando em F
|