Autor |
Mensagem |
Jimi Halen Benitz Veterano |
# mai/10
Opa,
Estou para comprar uma semi-acústica. Só que fiquei com uma dúvida; minha outra guitarra tem floyd, e quando arrebenta a corda durante show é uma m****; não gostaria de outra guitarra que perdesse a afinação nessa situação. Portanto, as pontes de semi-acústica (q não tume-o-matic) tem equilíbrio de afinação associado a presença de todas as cordas?
Valeu, André.
|
Del-Rei Veterano |
# mai/10
· votar
Jimi Halen Benitz
Cara... normalmente se vc arrebenta uma corda é normal todas as outras perderem um pouco de afinação.
Será uma corda a menos pra segurar a pressão do tensor.
O que faz o braço permanecer na posição "normal" é o tensor puxando de um lado e as cordas de outro. Quando esse equilíbiro é alterado, o braço se move pra um dos lados e a afinação se altera.
Abraços.
|
# mai/10
· votar
Sim, certo. Mas, com floyd acontece uma queda de afinação muito brusca, que não permite continuar tocando, o sistema de ponte das semi seria tão sensível?
|
Del-Rei Veterano |
# mai/10
· votar
Jimi Halen Benitz
Fala, cara!
Não é tão brusca não. Dá pra tocar. Já aconteceu de minha corda arrebentar no show, mas dá pra continuar.
É o mesmo esquema das tune o' matic.
|
kiki Moderador |
# mai/10
· votar
Del-Rei a diferença de tensao no tensor é ínfima, nao chega a desafinar pelo menos nao que se sinta
floyd é realmente dificil, perde toda a afinação.
Jimi Halen Benitz pra essa e outras duvidas do genero, consulte o topico de luthieria do seiji e do bertola
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# mai/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar
Com floyd perde toda a afinaçao e vc se ferra no show. A tune-o-matic permite seguir tocando sem a corda e sem perdas bruscas de afinaçao
|
kiki Moderador |
# mai/10
· votar
Jimi Halen Benitz Motoboy From Hell-SDMF ah, perai, fiquei com uma duvida: voce ta falando de que tipo de ponte de semi?
eu imaginei aquelas de alavanca tipo bigsby
mas tem umas que é tune-o-matic, e algumas são desse tipo, com cavalete e tail (cordal?).
|
# mai/10 · Editado por: Jimi Halen Benitz
· votar
kiki
Tipo essa:
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-5049-Ponte_Condo r_SM601GD_para_Guitarra_Semi_Acustica
|
Stan Mallone Veterano |
# mai/10
· votar
Jimi Halen Benitz
tu vai comprar uma semi acústica só por causa da ponte??
floyd qndo quebra a corda é horrível mesmo... por isso é bom ter uma 2ª guita com ponte fixa...
mas não entendi bem sua pergunta, vc quer saber se essas pontes aí seguram bem a afinação? se é isso, sim, elas seguram
|
Excelion Veterano |
# mai/10 · Editado por: Excelion
· votar
Amo essas pontes aí, tenho uma dessas, curto muito mesmo, segura afinação, fácil de colocar corda, e não parafusa no corpo. De parafuso já basta os captadores e o Tune-O-Matic!
|
Del-Rei Veterano |
# mai/10
· votar
kiki
Fala, cara! Blz?
olha, tua corda LA ja arrebentou? A afinação fica comprometida... Dá pra terminar a música antes de trocar a corda... Mas fica meio capenga a afinação.
Floyd eu não conheço....
Abraços!
|
# mai/10
· votar
É isso, eu vou comprar um semi-acústica, com esse tipo de ponte (da foto); e queria saber isso, se a afinação vai pra banha quando arrebenta a corda (como com floyd) ou se ele aguenta o tranco ateh a pausa. Simplesmente para não ter duas guitarras instáveis.
Valeu, pessoal. Muito obrigado!!
|
kiki Moderador |
# mai/10
· votar
Jimi Halen Benitz acho que uma dessa funciona igual tune-o-matic mesmo, nada comparavel ao floyd.
Del-Rei olha, tua corda LA ja arrebentou?
sério? caraca... eu nao lembro, acho que nao. ja estourei diversas vezes a ré, e não senti diferença na afinação.
floyd perde muito, por que é um equilíbrio muito mais sutil a ponte...
|
Del-Rei Veterano |
# mai/10
· votar
kiki
Fala, mestre kiki. Pô, então eu devo ser meio fresco mesmo... Hehehe.
Abração!
|