Projetando minha guitarra de luthier

    Autor Mensagem
    pscb
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: pscb


    Olá pessoal,

    Compartilho com vocês o processo de planejamento da minha guitarra de luthier.

    Gostaria que os colegas dessem opiniões sobre possíveis melhorias. Também podem me lembrar se faltou algum item.

    O desenho é esse: http://www.eliezerlaraguitars.com/guitars/classic/classic2/index.html

    Mas seria com 2 humbucker (sem o single do meio) e sem floyd rose, apenas ponte Wilkinson. Algo mais PRS.

    * Corpo: Mogno
    * Braço: três peças de maple com duas lâminas de rouxinho
    * Tampo: Maple figurado
    * Escala: Jacarandá
    * Ponte: Wilkinson Gotoh VS100
    * Tarraxas: Gotoh com trava (possível troca por Schaller)
    * Captadores: 2 Seymour Duncan 59
    * Pestana: Tusq
    * Marcação: diamond ou pássaros tipo PRS (a definir)
    * Tamanho da escala: 25"
    * Trastes: 22 da Stewart Macdonalds
    * Cor: Acabamento natural semi-fosco
    * Controles: 1 volume pot, 1 tone pot, 1 chave de 3 posições, e duas mini chaves para tornar singles os captadores
    * Ponte, captadores, tarraxas e knobs cromados


    Para um timbre vintage com médios e graves, acertei nas madeiras e captadores?
    Me inspirei na PRS Custom 24.

    Se alguém tiver sugestões, vou ler todas, porque é tanta coisa pra escolher que pode escapar algo.

    Valeu, pessoal!

    Alexandre Loks
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Costa 85

    Amigo, você está fazendo o seu projeto com a Eliezelaraguitars, certo ? Eu também estou fazendo a minha com eles, e deve ficar pronta em algumas semanas.

    Fiz um tópico como você quando ainda estava iniciando o projeto no final do ano passado e já tem inclusive algumas fotos da madeira já cortada, braço, etc.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/222724/

    A minha será com corpo de Tele, em mogno (antigo como o seu), top em flame maple (3A), braço e escala em birdseye maple, seymour 59 na ponte e seymour jazz model no braço, com splitagem por meio de chavinhas, ponte gotoh VS 100, pestana Tusq, tarraxas Schaller.

    Acho que a sua configuração está bem legal. Só colocaria as tarraxas da Schaller, que são superiores. A minha opção pelo Jazz model no braço é que quero um timbre mais cristalino naquela posição. Como ele é um captador mais agudo, deve dar um contraste interessante com o mogno, que tem mais médios-graves. Também, se não ficar bom, captador é uma coisa fácil de ser trocada.

    Amadureça bem o seu projeto porque sempre rola uma dúvida no meio do caminho. Eu avaliaria colocar um maple exótico no braço, como o byrdseye, que é lindo.

    O que eu posso te garantir é que se for feita no mesmo local, o seu projeto estará nas mãos de pessoas muito competentes e que usam materiais realmente top.

    pscb
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Alexandre Loks

    Obrigado pelas dicas. Legal encontrar alguém que está fazendo com o mesmo luthier.

    Os opcionais do Eliezer Lara são fantásticos. Os tampos e braços em maple exótico são bem interessantes. O problema é que a cada detalhe que eu mudo o preço vai aumentando. E aí talvez eu já não tenha o capital disponível para agora.

    Minha dúvida ficou na marcação. Está incluída a marcação em dots brancos. Se eu colocar pássaros PRS ou blocos tipo Les Paul Custom o preço aumenta mais um pouco.

    Enfim, é um assunto para pensar muito.

    Contatei outro luthier de renome mas não obtive resposta. O pessoal do Eliezer Lara responde em um dia ou no mesmo dia e isso já dá um ânimo em fechar negócio.

    Abraço

    daniel_guitar
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Costa 85
    amigo em relação a madeira e captadores pra um som mais ´´vintage`` medio, grave acertou sim, e claro tendo boas madeiras como a que vc colocou a guitarra vai ficar excelente agora sobre a marcação eu faria igual a PRS

    pscb
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Alexandre Loks

    Estava olhando agora as fotos da tua Telecaster. A escala e o braço em byrdseye e ainda o tampo em flamed maple ficaram muito bonitos.

    Coloca fotos quando ficar pronta. Parece ser trabalho de alto nível.

    Por enquanto, estou na dúvida sobre colocar um braço como o teu ou um de maple com rouxinho. Escolher todas as peças é difícil pela qualidade e beleza de coisas como um tampo em quilted maple ou um em flamed maple.

    Alexandre Loks
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Costa 85
    Por enquanto, estou na dúvida sobre colocar um braço como o teu ou um de maple com rouxinho. Escolher todas as peças é difícil pela qualidade e beleza de coisas como um tampo em quilted maple ou um em flamed maple

    É difícil mesmo. Essa fase é a que gera mais dúvidas. Agora, se você acha que quer materiais top, e só irá fazer com alguns mais baratos por causa de disponibilidade de recursos, recomendo você aguardar mais um pouco, juntar uma grana (ou pedir mais prazo para pagar srsr) e fazer exatamente como você quer, até mesmo porque entendo que esse seja o objetivo das guitarras feitas por luthier; ser um instrumento para a vida toda..

    Quando a guitarra ficar pronta eu postarei as fotos no tópico que criei.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projetando minha guitarra de luthier