Autor |
Mensagem |
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# abr/10 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
Tenho percebido muitos usuários com dúvidas sobre o que é pull-of, hammer-on, tapping, etc. e como eles são escritos nas tablaturas. Então, vou dar uma explicação por cima sobre isso. Vamos lá!
Hammer-On: É quando você toca uma nota e martela outra nota logo em seguida. É bem usada pra "economizar" palhetadas. Na tablatura é representada por um h. Ex:
e----- B----- G----- D-2h3- A----- E-----
A tablatura acima é executada desse jeito: coloque o dedo na corda D, casa 2, palhete a corda D e enquanto o som estiver soando aperte a corda D, casa 3 com qualquer outro dedo.
Nesse vídeo tem exercicios para Hammer-On:
Pull-Off: É o contrario do hammer-on, ao invés de martelar a segunda nota para obter a seqüência de primeira nota, depois segunda nota, você vai puxar a segunda nota para obter a seqüência de segunda nota, depois primeira nota. Dá pra entender mais nesse video:
Na tablatura é representado por um p. Ex:
e----- B-7p5- G----- D----- A----- E-----
A tablatura acima é executada desse jeito: você posiciona o dedo 1 na casa 5 da corda B, o dedo 3 na casa 7 da corda B. Agora você palheta a corda B, vai sair o som da casa 7, ai você vai puxar o dedo 3 pra baixo mas deixa o dedo 1 no lugar dele, ai vai sair o som da casa 5.
Bend: É quando você empurra a corda pra cima. Dependendo da força o bend pode mudar de tom (os mais comuns são de 1 tom e meio tom). Representado na tablatura por um b e as vezes pode ser representado por ^ também. Tem também os bends em que são representados assim: 1b3, que significa você dar um bend na casa 1 até chegar no som da casa 3 (Obrigado Guitarboy666!). Ex:
e----- B----- G----- D----- A-8b- E-----
e----- B----- G----- D----- A-8^- E-----
ou
e--------- B--------- G--------- D--------- A-8b10-- E----------
A tablatura acima é representada desse jeito: você toca a casa 8 da corda A e a empurra pra baixo ou pra cima. Video sobre bends:
Vibrato: Consiste em tremer (vibrar) a corda. Na tablatura é representado por ~. Ex:
e----- B----- G-8~~- D----- A----- E-----
A tablatura acima é executada desse jeito: você toca a casa 8 corda G e treme o pulso, se a corda começar a variar de som você fez certo. Vibratos:
Slide: É quando você desliza de uma nota pra outra. Em qualquer direção (esquerda, direita). Quando o slide é ascendente (a primeira nota é a mais grave) ele é representado assim: /. Quando o slide é descendente (ultima nota é a mais grave) ele é representado assim: \. Ex:
Ascendente:
e----- B----- G----- D-3/5- A----- E-----
Descendente:
e----- B-5\3- G----- D----- A----- E-----
Um video vale mais que 1kk de palavras!
Tapping: Consiste em usar as duas mãos no braço da guitarra pra tocar certos licks. Na tablatura é lido por T em cima da tablatura, quando tiver um T você vai pressionar bem forte e jogar pra baixo a casa que manda na tablatura com qualquer dedo da sua mão direita (se for destro).
T e------ B------ G-12-1- D------ A------ E------
Nessa tablatura nós deixamos a casa 1 pressionada na corda G, pressionamos com a outra mão a corda 12 e rapidamente empurramos a corda pra baixo. É como se fosse um pull-off com duas mãos.
Harmônicos: Bom, aqui eu não vou explicar bem os harmônicos porque acho que pra quem ta começando esse é uma técnica meio difícil (principalmente o Harmônico Artificial), talvez eu aborde sobre eles em outro tópico. Eles são bem usados por músicos como Joe Satriani, Zakk Wylde, Steve Vai e outros. São basicamente feitos por causa da construção do braço, pra esse efeito você tem que ter uma guitarra reguladissima. São representados nas tablaturas por HA (Harmônico Artificial) e HN ou H (Harmônico Natural). Ex: Harmônico Artificial:
HA e--- B--- G--- D--- A--- E-2-
e
Harmônico Natural
HN H e---- e---- B---- B---- G---- ou G---- D-12- D-12- A---- A---- E---- E----
Video sobre harmônicos (se quiser se arriscar tente aprender, mas vai ser dificil, recomendo treinar palhetada alternada primeiro):
# abr/10 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
· votar
AVISO: Os videos não são meus, apenas peguei do YouTube pra poder mostrar melhor pra vocês como é a técnica (ou então passar uns exercícios).
|
JP_dragon Veterano |
# abr/10
· votar
muito bom cara,vc fez um tutorial da tecnicas de guitarra (na verdade so achou eles pra gente e deu uma explicada) mas ficou muito bom ^^
|
mqolf Veterano |
# abr/10
· votar
LeondelFefon Muito bacana sua iniciativa ... acho que vai ajudar bastante gente. abs !
|
malucobeleza666 Veterano |
# abr/10
· votar
Rapaz, Muito boa iniciativa, tópico do kralho cara, parabéns!
^^
|
# abr/10
· votar
JP_dragon Hehe, peguei de um monte de outros sites umas ideias, não sei me expressar direito quando tô escrevendo, no mais, brigado!
mqolf malucobeleza666 =P
|
kiki Moderador |
# abr/10
· votar
LeondelFefon legal! muito bom! é verdade, sempre aparece mesmo...
|
# abr/10
· votar
kiki Brigado! É que fazia tempo que não postava algo no forúm, tinha visto uma pergunta desse tipo ai então pensei em fazer o tópico.
|
Guitarboy666 Veterano |
# abr/10
· votar
LeondelFefon Boa!! Geralmente eu vejo nas tabs o bend assim : 8b10 ,que é palhetar a nota na casa 8 e dar um bend até chegar no som da casa 10...
|
# abr/10
· votar
Guitarboy666 Tem esse também. Mas depois eu faço um tópico mais explicando tecnicas que tem que ser precisas como o bend ou então os harmonicos, ai vai ser um "avançado" dos bends e o básico dos harmonicos.
|
# abr/10
· votar
up
|
DiFonseca Veterano |
# abr/10
· votar
só o do tapping que achei o cara meio bobão, mas ta velendo. :D
|
# abr/10
· votar
DiFonseca Sotaque de baiano. =P
[/up]
|
kiki Moderador |
# abr/10
· votar
é importante destacar uma coisa:
não existe "regras oficiais" pra notação de tablatura, muito menos na internet. então as vezes voce ve ligado como 4h6p4, as vezes como 4^6^4. entre outras variações...
|