Dúvida sobre capotraste

    Autor Mensagem
    Andrei.
    Veterano
    # abr/10


    Fala aew

    sei q o capotraste serve para subir a escala um tom a partir da casa em q for colocado. p ex, colocando um capotraste na 2ª casa, qdo vc tocá-la vai sair um G#, e nao F# como usual.

    mas eu fico pensando, e se eu colocar na 1ª casa? eu pensava q o certo seria sair um F#, já que a corda solta é em E, subindo um tom fica F#. mas outro dia eu vi na MTV um clipe q tinha Sandy, Junior, o carinha do Cachorro Grande e não lembro mais quem. ele tava com o capotraste na primeira casa e tava saindo F (sei pq tenho ouvido absoluto). aí meu confundiu todo.

    me expliquem aew

    abçs

    Thyagw
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Tem ouvido absoluto mas devia aprender teoria
    Cada traste da guitarra representa um semi-tom, e não tom
    Portanto, no 2 traste o capo aumenta 1 tom
    No 5, aumenta 2 tons e um semi-tom, etc

    []'s

    Van_Lorien
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    sei pq tenho ouvido absoluto

    E eu tenho um míssel nuclear na minha carteira.

    archmed-GuiTar_gUy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Tem ouvido absoluto mas devia aprender teoria
    Cada traste da guitarra representa um semi-tom, e não tom
    Portanto, no 2 traste o capo aumenta 1 tom
    No 5, aumenta 2 tons e um semi-tom, etc


    2

    ghb
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andrei.
    mas outro dia eu vi na MTV um clipe q tinha Sandy, Junior, o carinha do Cachorro Grande e não lembro mais quem. ele tava com o capotraste na primeira casa e tava saindo F (sei pq tenho ouvido absoluto). aí meu confundiu todo.

    Parece o caso daqueles caras que tocam com o instrumento afinado meio tom abaixo da afinação padrão e na hora de tocar na padrão colocam capotraste pra não ter que pensar... Em todo caso, instrumento afinado meio tom abaixo.

    Andrei.
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Thyagw

    Tem ouvido absoluto mas devia aprender teoria


    eu tenho ouvido absoluto e sei teoria sim cara. é óbvio q eu sei q cada traste é meio tom, mas eu nao sabia q em cada casa o capotraste aumenta uma quantidade de tons diferente, por isso vim perguntar.

    Van_Lorien

    E eu tenho um míssel nuclear na minha carteira.

    pq nao acredita q eu tenho ouvido absoluto?

    Nednada
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    "mas eu nao sabia q em cada casa o capotraste aumenta uma quantidade de tons diferente"


    É só ir pela lógica matemática da coisa.
    Cara, não aumenta em uma quantidade diferente... vc não entendeu o que o Thyagw disse.
    O capotraste é colocado em cima dos trastes, e não das casas...
    Com isso... colocando no 5º traste, como o Thyagw disse, aumenta 2 tons e meio... se colocar no 6º vai pra 3 tons... e assim vai... é só ir somando os semitons...

    RennanRdC
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Era playback

    Van_Lorien
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andrei.
    Por que acreditaria que tu tem?

    Andrei.
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Nednada

    O capotraste é colocado em cima dos trastes, e não das casas...
    Com isso... colocando no 5º traste, como o Thyagw disse, aumenta 2 tons e meio... se colocar no 6º vai pra 3 tons... e assim vai... é só ir somando os semitons...


    deixa eu ver se eu entendi

    * se eu colocar no 5º traste, aumenta 2 tons e meio;
    * se eu colocar no 6º traste, aumenta 3 tons;

    se no 6 aumenta mais q no 5, entao em cada traste aumenta uma quantidade diferente sim.

    agora fui pesquisar na Wikipedia e ela diz o seguinte:

    "Capos são usados para mudar a nota e a altura das cordas soltas de uma guitarra sem ter que ajustar as cordas com afinação. A altura das notas nos trastes não mudam, apenas
    as cordas sem traste são afetadas."

    continuo sem entender nada sobre capo

    alguém me explica please

    Thyagw
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Imagina cara
    O capotraste é como uma pestana fixa
    Voce tem uma sequencia simples em E-A-C
    Se voce quiser subir ela, por exemplo, dois tons(4 semi-tons), voce colocara o capotraste no traste numero 4, e tocara o formato dos acordes E-A-C como acordes abertos
    Porem, as notas desses acordes corresponderão à, respectivamente, G#-C#-E

    O capotraste é usado, como diz o wiki, pra alterar a altura das cordas soltas ( quando colocado na quarta casa, as cordas soltas se tornam: G#-C#-F#-B-D#-G#), podendo tocar-se uma melodia semi-tons acima sem precisar mudar o formato de execucao da musica inteira, ou ate possibilitando musicas com diversos acordes dissonantes de serem tocadas em diversos tons em acordes abertos

    []'s

    André Slash
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andrei.
    É que nem o Thyagw disse! Imagina a pestana do Fá por exemplo! Se vc cair meio tom (1 "casa"), ele vai virar um Mi! Mesmo com as cordas soltas! E assim vai!
    Dá uma estudada em Tom e Semitom que vc entende rapidinho!
    Abç!

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    1min de video aula do cifraclub dá uma idéia:


    Andrei.
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Andrei.
    · votar


    Van_Lorien
    Por que acreditaria que tu tem?

    é um direito seu nao acreditar mas eu tenho

    André Slash
    Dá uma estudada em Tom e Semitom que vc entende rapidinho!

    eu sei perfeitamente o q é tom e semitom, o q eu nao entendia é como funciona o capo

    T-Rodman

    agora com esse video eu entendi vlw man

    gosto de basear meus riffs e dedilhados em cordas soltas pq me dá mais mobilidade, quero usar bastante capo pra nao ficar escrevendo coisas sempre no mesmo tom.

    vi varios videos de capo no youtube e percebi que ele nao muda o tom das cordas, ele simplesmente fica segurando a corda. mas eu fiquei com duvida por causa do guitar-pro. p ex, na afinação padrão, qd eu colocava capo na casa 1, em vez de sair F saia F#.

    por isso precisava entender como é o capo, pra eu nao escrever pensando q vai soar de um jeito e qdo eu for tocar tomar um susto.

    guica
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pessoal,to começando a usar o capo agora,e pelo que eu entendi é simples,se a afinação ta em mi e coloco na primeira casa ela passa a ser fá,na segunda fá# e assim vai,o que eu não entende é na hora de tocar algumas músicas,por exemplo,essa música: http://www.cifraclub.com.br/taio-cruz/dynamite/ fala tom:C e capo na 4º casa,como assim ? capo na 4º não é G# ? e nessa outra: http://www.cifraclub.com.br/victor-leo/amor-de-alma/ tom:G capo na 5º casa ,não era pra ser na 3º ? não sei se eu entendi errado como que usa ou se é porque eu não entendo mesmo,mas por favor,me ajudem.

    xavy
    Veterano
    # set/11
    · votar


    guica

    Se coloca o capo na 4ª casa, mas os acordes são da tonalidade de C entendeu?

    e a segunda musica, com capo na 5ª casa se usa os acordes da tonalidade de G...

    Mas o correto seria dizer que a primeira música está em F(fá maior) e a segunda em B(si maior).

    Abrass

    Fireyeah
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Fireyeah
    · votar


    guica
    Cara, o tom da música não se relaciona com o capo em si, e sim com a progressão de acordes. Exemplo:
    A sequência: G - D - C; Ela está no tom de Sol.
    Agora imagina que eu ponha o capo na terceira casa e faça: E - B - A. O tom dessa sequência também é Sol, pois eu estou apenas fazendo a mesma harmonia numa região diferente.
    E só mais uma coisa que acho que ficou meio confuso pra você: O 'E', dos acordes soltos, corresponde à 6º corda solta na afinação padrão, apenas isso.

    guica
    Veterano
    # set/11
    · votar


    xavy fireyah

    entendi,desculpem pela ignorância ^^
    obrigado mesmo....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre capotraste