Ajuda ake galera :D

    Autor Mensagem
    gui853
    Veterano
    # abr/10


    Eae galera, eu toco a um tempo mas queria saber como fasso um efeito igual ao que o cara faz no video abaixo em 2:54 e 2:57 min ... (um som agudo que sai das primeiras casas)

    http://www.youtube.com/watch?v=PVwDUt_FkNU

    Queria saber se eh pedal, guitarra ou só uma tecnica que ele usa e queria saber como faz...

    vlw =]

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara isso é um harmônico tem centenas de tópicos sobre isso aqui no fórum!

    mr.moretti
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    isso eh um pinch harmonic, tbm conhecido com o grito, eh uma tecnica que consiste em tocar uma nota e ''abafar'' a corda com o dedão da palheta

    Kyuss_Age
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    gui853

    Chama-se harmônico, é só mão e palheta, sem efeito.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Harmónica artificial ou Harmónico artificial é uma técnica utilizada em Guitarras Eléctricas, que é feita com o auxílio de uma palheta. Consiste em segurar uma nota qualquer no braço da guitarra e tocá-la junto com a parte lateral do dedão abafando de formal suave o som da nota. A nota deve ser tocada com a palheta e logo depois, o dedo deve raspar a corda lateralmente para que haja o que chamamos de "grito". O Harmónico Artificial está relacionado à distorção utilizada: se houver uma distorção pesada (ou bastante drive), o harmónico ira soar melhor.

    O princípio de funcionamento é idêntico ao do harmónico natural e são dois os motivos básicos do harmónico artificial dar "gritos" que são menos observados nos harmónicos naturais:

    1º é a "diminuição do comprimento da corda". quando a corda é pressionada em determinada casa (usemos para exemplo a 12ª casa), os dois trastes desta casa passam a dividir a corda em 2 segmentos, um que começa no capotraste ou pestana verdadeira e vai até o traste anterior e outro que começa no traste posterior(este é o traste que dá o nome à casa) e vai até a ponte da guitarra. quando toca-se a corda pressionada contra a 12ª casa, na verdade estará tangenciando-se somente aquele pedaço da corda e este passará a se comportar como se a corda estivesse solta, mas na realidade é somente um pequeno comprimento, uma parte, da corda inteira.

    assim com a corda dividida e tangenciada ouve-se um som mais agudo que o da mesma corda na condição solta.


    agora que a corda possui um som mais agudo, a localização dos harmônicos naturais neste pedaço de corda é análoga ao da corda solta(consultar Harmônica), e assim, pressionanda a corda na 12ª casa e realizando-se o harmônico natural na 24ª será constatado um som uma 8ª acima do som da corda pressionada. os Harmônicos artificiais nada mais são que tangimento da corda com abafamento em um ponto propositalmente escolhido(consultar Harmônica), processo idêntico ao harmônico natural, excetuando-se por esse abafamento ser executado de modo diferente, que geralmente é a base do polegar da mão da palheta.

    mas e o "grito"? porquê só com distorção esse som é mais pronunciado?

    como o harmônico natural foi executado numa corda de comprimento reduzido pela pressão de um dedo da mão sobre uma casa, é normal a redução do sustain da corda, e como o harmônico é na verdade só uma parcela dos sons que a corda já produz, ele é ouvido num volume de som bem menor que o som da corda tangida sem abafamento.

    a característica da saturação(distorção) de amplificadores e pedais de efeito é amplificar tanto uma onda sonora que esta terá evidenciados cada vez mais os seus harmônicos a medida que for mais saturada a onda sonora original. por esse motivo os harmônicos tocados com distorção são mais "gritantes", sejam eles artificiais ou naturais.



    gui853
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ah . entendi . vlw pela ajuda, tava querendo saber se era algum efeito de pedal ksoaoka

    vlw mesmo =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda ake galera :D