Altura "individual" das cordas

    Autor Mensagem
    diegodavid
    Veterano
    # abr/10


    Pessoal, por exemplo, se minha guitarra strato (q tem aquela curva caracteristica do braço) estiver com 2mm de distancia entre a 6ª corda e o 12° traste, as outras cordas tbm deverao ter 2mm de distancia do 12° traste ??

    froggy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    sim,matematicamente,na parte inferior irão ter a mesma altura,mas na superior,a corda q for mais grossa dará impressão de estar mais "alta".

    guitar lok
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    se for ponte tremulo ,depende da altura que os carrinhos da ponte estaum regulados,mais se os carrinhos estiverem todos da mesma altura é logico que todas as cordas estarao na mesma altura nas oitavas (12º traste)

    froggy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    guitar lok
    bem lembrado. +1

    diegodavid
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    guitar lok, se os carrinhos estiverem na mesma altura entao as cordas do meio ficarao mais perto do traste, enquanto as cordas da extremidade ficarao mais longe pois minha guitarra nao tem braço tipo ibanez, e sim braço do tipo da fender com a curvatura caracteristica da strato

    Gostaria de saber se a maneira correta e confortavel regular as cordas é deixando todas com a mesma distancia do traste ou se cada corda deve ter uma diferença de altura devido a sua espessura

    diegodavid
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Alguem me dá uma dica de como deixar elas alinhadas em relação o traste? sempre que mexo fico achando q tá desproporcional umas as outras

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Boa noite!!!

    diegodavid
    Não está correto deixar todos os saddles na mesma altura, nem todas as cordas à mesma distância dos trastes.
    Primeiro vc deve saber bem o que está fazendo, pois não se trata apenas de ajustar a altura das cordas. Antes disso é necessário ajustar o braço pelo tensor e isso requer experiência; caso não tenha, leve num luthier. Feito o ajuste do tensor, aí sim vc pode passar para o ajuste da ação.
    É necessário levar em consideração a sua "pegada". Se vc tocar "leve", será necessária uma ação mais baixa das cordas; se tocar mais "pesado" vai precisar de uma ação mais alta ou sofrerá com os trastejamentos.
    A altura dos saddles varia de acordo com o raio de curvatura da sua escala. Pra isso, consulte o manual ou o site do fabricante da sua guitarra a fim de descobrir tal dado. Meça a distância entre a parte de baixo da corda e o topo do 17º traste, considerando o seguinte:
    Raio da Escala de 7,25" - 6ª corda a 2mm e 1ª corda a 1,6mm
    Raio da Escala de 9,5" a 12" - 6ª corda a 1,6mm e 1ª corda a 1,6mm
    Raio da Escala de 15" a 17" - 6ª corda a 1,6mm e 1ª corda a 1,2mm.
    Valeu!!!

    Gambá do Rock
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    diegodavid
    Pessoal, por exemplo, se minha guitarra strato (q tem aquela curva caracteristica do braço) estiver com 2mm de distancia entre a 6ª corda e o 12° traste, as outras cordas tbm deverao ter 2mm de distancia do 12° traste ??


    Não! Se os saddles são individuais, é para serem ajustados de acordo com a necessidade, e não todos ficarem na mesma altura.

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    Penta_Blues
    Raio da Escala de 9,5" a 12" - 6ª corda a 1,6mm e 1ª corda a 1,6mm
    Usei esse padrão da Fender pra regular a minha Fender, mas tive que subir a altura da mizona pq achei que tava trastejando muito...
    Certa vez, levei minha Squier Deluxe pro Luthier dar uma regulada nela tb e o cara deixou muito boa a altura, eu só aumentei um pouco a mizinha e a mizona pq achei que estavam trastejando muito.
    Então, a pegada é o que define qual a altura "correta" dos saddles.

    diegodavid
    Leva no luthier que é a melhor solução, e se der, marque com ele pra vc ver como é feito esse serviço!!!

    guitar lok
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    diegodavid

    cara isso depende do seu gosto
    naum vai enfluencia em nada,so naum dexa ficar trasejando.

    flw!!!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Altura "individual" das cordas