Simbolos em Partitura

    Autor Mensagem
    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10


    Na minha empreitada para ler partitura venho me deparando com alguns simbolos digamos 'cabreiros'..

    Por exemplo, segundo a wikipédia o bemol e meio que apresenda que é desenhado mais ou menos assim db abaixa a altura da nota que se segue em 3/4 de tom.. o meio bemol tbm abaixa a altura em 1 /4 de tom..

    Como que se faz 3/4 de tom numa guitarra ?? Digam-me a implicação pratica disso..

    vlw

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Codinome Jones

    Provavelmente isto dai é de notação para músicas contemporâneas.

    3/4 de tom numa guitarra se faz da mesma maneira que se faz 1/4 de tom. Com bend, ou usando um slide.

    Agora, a implicação disto, pode ser pra músicas microtonais, ou sei lá o que mais.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Difícil conseguir precisamente 3/4 de tom numa guitarra.

    Talvez um vibrato chegue nisso.

    Não vejo (dentro das mihas limitações) aplicação prática pra guitarra.

    Geralmente em partitura pra guitarra o que vejo é um sinal de vibrato ou trêmulo, sem indicação de fração.

    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Então se na partitura diz que abaixa ou levanta a proxima nota em 3/4 ou 1/4 de tom significa a mesma coisa que dar um vibrato nas duas situações?

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Codinome Jones

    Complementando o que Tia Rute citou, deve ser partitura de música erudita contemporânea. Nesse casos usa-se ou instrumento não temperado, como toda a família do violino, voz, sopros de maneira geral(muda-se a nota na embocadura), etc... ou usa-se instrumentos de afinação fixa previamente preparados para isso(como pianos para música microtonal, que possuem ou mais teclas ou regulagens cambiantes para diferentes padrões).

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Codinome Jones
    Então se na partitura diz que abaixa ou levanta a proxima nota em 3/4 ou 1/4 de tom significa a mesma coisa que dar um vibrato nas duas situações?

    Não. Vibrato é uma coisa, intervalos microtonais outra coisa. É até comum na guitarra bends usando quartos de tom, mas dentro do contexto da música tonal, como um efeito, e não como uma nova divisão de oitava com mais intervalos.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Codinome Jones
    Então se na partitura diz que abaixa ou levanta a proxima nota em 3/4 ou 1/4 de tom significa a mesma coisa que dar um vibrato nas duas situações?

    Não. Vibrato é oscilação, ou seja, ir numa nota e voltar.

    Subir 1/4 de tom na guitarra é com um pequeno bend.
    Subir 3/4 é subir 3 vezes mais do que no caso anterior, um bend ligeiramente maior.

    Se for pra abaixar a nota, 1/4 de tom talvez dê pra fazer puxando a corda horizontalmente, como num vibrato de violão clássico 3/4 eu já não sei se dá.

    Também dá pra fazer com um slide ( não é a técnica e sim aquele tubinho chamado slide) e com alavanca.

    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Beleza..
    The Root Of All Evil
    LeandroP
    makumbator

    Obrigado.

    Daniel_MV
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Isso é para instrumento não temperado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Simbolos em Partitura