Pintura Swirl - Ajuda!

    Autor Mensagem
    _bogus_
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: _bogus_


    E ai galera... Dei uma pesquisada na Internet sobre pintura SWIRL. Já lixei a minha guitarra e to louco pra fazer esse tipo de pintura mas não acho informações básicas, ou então acho várias informações diferentes... Já até dei uma pesquisada aqui no fórum mas não achei nada concreto...

    Queria tirar algumas dúvidas... quem sabe os luthiers daqui me dão uma luz:

    1) Guitarra lixada, com lixa grossa.. devo passar uma mais fina agora tipo 220 ?

    2) Como "selar" a guitarra?? Pelo que li é necessário selar pra que não entre agua dentro da madeira, ou ela vai inchar e eu perco tudo.. Minha guitarra tem um pequeno rachado na parte onde prende o braço, mas é só uma rachadura, nao existe espaco entre a madeira.. no entanto imagino que devo selar isso pra não ter problemas... como fazer?

    3) Depois de lixar, passo o que? Primer ?? Tem vários tipos, PU, etc.. nao sei bem o que uso...

    4) Qual o tipo de tinta a ser usado ?? Já ouvi vários palpites, me parece que a tinta tem que ser com base à oleo. Nos videos, percebi que são usadas poucas gotas, potinhos pequenos do tamanho de potinhos de guache. Alguns falaram tinta automotiva, mas estas custam R$ 30 a lata com 440ml, um desperdício claro... Já que a base é a óleo, pensei se não serviriam tintas à óleo de pintura em tela...

    5) Qual a concentração do Bórax ??? Encontrei pra comprar mas o cara disse que preciso saber a concentração pra ele preparar. Eu li uma referencia aqui no forum se não me engano, de 300ml pra 50L de água, mas o bórax é um pó. Alguém sabe me informar corretamente ???

    6) Depois de pintado, qual o acabamento que devo dar pra que ela fique com aquele aspecto brilhante como se tivesse um gel por cima, como a guitarra era antes ??

    Acho que é isso por enquanto, já agradeço quem responder ai!

    PS: http://www.projectguitar.com/tut/swirled.htm esse é um dos sites que estou usando como referência, mas ele é BEM VAGO sobre tudo...

    PPS: É muito complicado pintar a ferragem ?? Se é que vale a pena, pois a ferragem da minha guitar é fraquinha..

    Sobre a tinta...

    Originally Posted by Tubarão Guitars


    All i can say is that the best paint for MY SWIRLS aren't the car paints but the ones used to PRINT on t-shirts fabric (100% cotton).
    It's an acrilic based paint, also made in Brazil. Have no idea of brands for international market (and i don't care about you finding it at MalWart store close your house or not). LOL

    I'm pretty sure, back in the day, Darren used those acrilic based paints to swirl shirts and i started from this info to get my own results.
    Check some of threads i started to discover some swirls i've posted on all those years of swirling fun. Hope you like 'em!
    Long live swirling fun!!!
    Cheers,
    Will Tubarão.


    Retirado de um fórum, postado pelo Tubarão, que faz ótimos Swirls.. seria essa tinta pra tecido ?

    Ian Anderson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    _bogus_

    pinta a mão mesmo, talvez seja mais em conta.

    _bogus_
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Dica de um site...

    DICA: nunca pinte outro material , como madeira, com esta tinta pois ela ficará grudando sempre. Afinal de contas se trata de tinta para tecido.

    (http://www.loucarte.com.br/tinta.html)

    Já comprei o bórax, 100g (só consigo comprar de 100 em 100, R$ 5 cada pacote, em uma farmácia de manipulação)

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bem legal essa pintura. Mas infelizmente não conheço sobre...

    Acho que os luthieres do forum podem ajudar!

    Mateus Z.
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pra selar usa uma seladora. facil passa umas 2 mãos depois de lixada. vai no central de downloads, tem um material bem legal de pintura de guitarra. luthierbrasil.com.br tambem tem um material bom.
    esse acabamento brilhoso como se fosse uma laca é o PU. eu nao achei ainda pra comprar, mas se vc achar, deve usar com uma pistola e compressor, e passar bem certinho, em um lugar nao muito humido, tem umas bixisses pra ficar 100%.
    Nao sei direito, to com uma guitarra no galpao, só falta grana pra eu começar a pintura, por isso dei uma olhada basica nesse assunto.

    ldmaggot
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    cara sobre o Bórax que você vai usar é:
    Um copo de 300ml cheio de Bórax =D

    Andreziculaxxx
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Gosto bastante deste tipo de pintura e acho muito legal em guitarras, mas considere:

    1. Se ficar uma Bos.. vc vai tocar nela mesmo assim ou tem outra?
    2. Pinturas necessitam de um local com baixa umidade, sem vento direto sobre o objeto e praticamente isentos de poeira.
    3. Vc já lixou (que é o mais chato) não compensa mandar um estudio de graffite ou marceneiro pintar? Pensa que é só o acabamento e os caras tem técnicas e materiais adequados para uma pintura perfeita.

    Só estou falando isso pq sempre acabo metendo a mão para fazer tudo (principalmente coisas novas que não sou qualificado) e as vezes o resultado não é o que eu esperava.

    vlw!

    Forneria
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Algum resultado? Tenho vontade de fazer Swirl na minha Ibanha.

    Jfla15
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Li um post e vi um vido do Will(tenho ele no facebook) e ele coloca a guitarra na tinta calmamente e depois passa a guitarra para o outro lado da caixa dágua q ele utilizou para a pintura, e deixa ela ainda na agua.. até secar.
    Quando sai, pouco tempo depois, ele fala que pode até botar a mão que está seca.

    koveiro_guitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    No youtube tem varios videos fazendo esse tipo de pintura

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pintura Swirl - Ajuda!